Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
9 pages
1 file
2012
O objetivo da pesquisa é avaliar os artigos publicados nos anais de congressos da área contábil quanto à inserção da contabilidade de custos do setor público e sua aderência as diretrizes do IFAC. A metodologia se delineia como descritiva, bibliográfica e qualitativa com utilização de pesquisa bibliométrico. Os dados foram coletados por meio da análise do conteúdo de todos os artigos dos anais do CBC, ANPCONT, ENANPAD, ENAPG, USP, ENEPG e ENEO no período de 2001 a 2010. Destacou-se o CBC com a maioria das publicações e com o maior número de laços entre seus autores. Prevalecem os estudos de custos nas áreas de saúde pública e educação, bem como, a metodologia do ABC. A tipologia do custo total é compreendida como mais adequada para o setor. Conclui-se que os artigos avaliados são aderentes as funções gerenciais do Estudo n° 12 do IFAC. Palavras-chave: Custos no setor público. Estudo n° 12 do IFAC. Congressos.
2018
O presente estudo tem por objetivo verificar a adoção do Sistema de Custos nas Universidades Federais localizadas na cidade de Belém do Pará que possuem o maior indicador institucional, através do estudo de caso representado pelas universidades: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Caracterizando-se como um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de campo com os setores Administrativo-Financeiro da UFPA e UFRA. Os resultados analisados das IES em estudo, embora disponham de estruturas financeiras e contábeis, não adotam sistemas específicos para mensuração de custos, e portanto, não prevêem os custos parciais para manter suas unidades em funcionamento. Mediante isto, considera-se que a ausência da implantação do Sistema de Custos dificulta a tomada de decisão e qualidade dos gastos, logo, propõe-se que as entidades pensem como prioridade o processo de implantação.
Crise Econômica e Proteção Social: por que ampliar investimentos nas redes de segurança social em países em desenvolvimento Economic Crisis and Social Protection: why developing countries should increase investments in social security nets RESUMO Crise Econômica e Proteção Social: por que investir em redes de segurança social, mesmo em momentos de crise RESUMO Este artigo faz um exercício simples de observação de dados a respeito de investimentos em Proteção Social em grandes economias, e mobiliza a teoria mais recente que sustenta a relevância dos investimentos públicos na área, mesmo em situações de crise e especialmente nos países em desenvolvimento. ABSTRACT This article presents a simple exercise articulating data on Social Protection and development, and mobilizes recent theories sustaining the importance of public investment in the field, even in contexts of crisis and especially in developing countries.
Ciências sociais evoluções e atualidades
O conteúdo dos livros e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a
2015
Este trabalho teve por finalidade avaliar o processo de implantacao, bem como do monitoramento e apuracao de custos no Ministerio da Saude, dentro do ambiente historico que sera mencionado. Com essa finalidade, inicialmente fez-se uma analise do contexto historico tanto no Brasil como em outros paises ate chegar ao quadro atual. A pesquisa foi realizada atraves de uma metodologia exploratorio-descritiva, com predominância da analise qualitativa, partindo do ponto de vista empirico sob a logica indutiva, e com uso de fontes bibliograficas. Os resultados encontrados evidenciam um processo avancado de implementacao do sistema de custos dentro do Ministerio da Saude, com o apoio da Secretaria do Tesouro Nacional (Orgao Central de Custos), bem como dos proprios gestores. A conclusao a que se chegou e nao obstante a prematuridade da mudanca que ora se analisa, e inegavel a importância desse novo enfoque para a Administracao e Contabilidade Publica, que se tornara ainda mais relevante a me...
Anais Do Congresso Brasileiro De Custos Abc, 2014
Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da implementação de sistemas de informação de custos no setor público, através de uma pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental, que se utilizou de dados secundários (livros e artigos) e primários (leis e normas). Para tanto se expõe a relação existente entre gestão pública e qualidade do gasto público; discorre-se sobre a avaliação de desempenho na administração pública; destacam-se as informações de custo como instrumento de avaliação da eficiência e economicidade na aplicação dos recursos públicos. Como resultado, conclui-se que vários dispositivos legais apontam para a necessidade de se implantar sistemas de informação de custos no setor público, a fim de garantir eficiência e economicidade na aplicação de seus recursos, além de maior transparência na sua gestão, seja para controle interno, externo ou controle social. Além dos aspectos legais, ressalta-se a importância das informações de custos para fins gerenciais, consolidando-se como ferramenta imprescindível no processo de gestão pública, apoiando-a desde o planejamento estratégico até a avaliação de seus resultados e desempenho.
1994
O artigo procura mostrar uma inter-relacao entre a gestao estrategica, a gestao estrategica dos custos e a gestao organizacional. A gestao estrategica foi colocada como uma forma da alta administracao em manter a unidade de comando, necessidade gerada no momento em que as unidades de uma grande empresa comecam a ganhar autonomia propria. Apontam-se algumas limitacoes dessa abordagem. Aprimorando a gestao estrategica, o artigo destaca a gestao do custo estrategico como sistema de informacao que ampara o processo decisorio e da suporte a comunicacao entre os diversos processos da empresa. A comunicacao dos objetivos estrategicos na empresa exige a concepcao de novas configuracoes organizacionais, reformulando o papel dos recursos humanos e a sua interferencia na estrategia. Procurou-se destacar, desta forma, os custos industriais como uma forma de linguagem e, em especial, o custeio ABC (Activity Based Costing) como linguagem estrategica.
ABCustos
Este artigo discorre sobre o desenvolvimento de um modelo conceitual de custos para o Setor Público. O caso concreto analisado é o da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMEC/SSA). A Lei de Responsabilidade Fiscal, particularmente o art. 50, §3º, prescreve a necessidade do controle de custos no setor público, demandando por conseqüência a busca de soluções compatíveis para a área pública. A partir de estudos e pesquisas in loco, este trabalho apresenta e discute uma solução proposta para a SMEC/SSA. A despeito de peculiaridades no modus operandi da área pública, notadamente a flutuante cultura organizacional, procurou-se identificar as premissas mais relevantes para montagem de um sistema de acumulação de custos, chegando ao custo por escola e custo por aluno. A construção desse sistema de custos buscou atender às necessidades de avaliação, acompanhamento e controle da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Foi priorizado o desenvolvimento de um modelo geral e flex...
2008
A Administracao Publica se faz utilizar do orcamento publico como ferramenta para evidenciar o controle fiscal e administrativo em seu gerenciamento, alem de utiliza-lo para executar o planejamento de suas acoes, tendo sempre como escopo a melhor qualidade de vida de seus administrados. E para melhor trabalhar com este orcamento, a Administracao Publica, utiliza um gerenciador de seu sistema contabil e financeiro chamado SIAFI. Entretanto, esta metodologia nao se mostra adequada para outras funcoes importantes a Gestao Publica, fazendo-se necessario a implantacao de um sistema de custeio que torne a “Maquina Publica” mais gerencial, primando pela eficiencia de suas atividades atraves de instrumentos de analise de dados que subsidiem os gestores na tomada de decisao. Tendo em vista esta afirmativa, este estudo vem a apresentar as diversas metodologias de custeio, demonstrar as vantagens de implantacao de um sistema ABC/ABM no referido setor, partindo da premissa de que um sistema des...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista de Direito Internacional Econômico e Tributário, 2014
Contabilidade Vista & Revista, 2021
Revista de Administração Pública, 2011
Revista Digital Del Instituto Internacional De Costos, 2009
RBGN Revista Brasileira …, 2007