Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
6 pages
1 file
1. Professor Doutor Titular da UFPB [email protected] 2. Bolsista PROBEX/PRAC//UFPB 3. Extensionistas voluntários, graduandos da UFPB Área Temática: Saúde Resumo Este trabalho é parte do projeto "Atenção Primária em Saúde (componente saúde bucal) na Comunidade Maria de Nazaré" e consiste da atuação educativa e preventiva sobre crianças institucionalizadas na Creche Estadual Santa Terezinha, bem como de seus cuidadores.
Revista Funec Científica - Multidisciplinar, 2012
O presente estudo relata a experiência da prática pedagógica do estágio supervisionado, que faz parte do projeto curricular do Curso de Bacharel em Educação Física. O desenvolvimento da programação do estágio proporciona condições ao futuro profissional, de complementação educacional ao acadêmico, e prática profissional mediante efetiva participação no desenvolvimento dos programas, e planos de trabalho junto à unidade organizacional em que realiza o estágio, bem como complemento do processo ensino-aprendizagem. Os projetos na área da saúde, como a natação para crianças em situações de risco, atividades físicas na residência terapêutica, ginástica aeróbica para mulheres dependentes químicas e academia escola, com musculação para alunos e funcionários da Funec, são voltados para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde nas diferentes manifestações e expressões do movimento humano, observando o nível de desenvolvimento físico, psicológico e social das pessoas envolvidas no âmbito do estágio, e vivência do trabalho em equipe para adequar atuação junto às equipes multidisciplinares.
No presente trabalho, as abordagens relatadas desenvolveram-se durante o ano de 2014, no âmbito do Observatório da Educação de Ciências – OBEDUC, projeto que visa fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação (Decreto 5.803, de 8 de junho de 2006). Afiliado a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em parceria com escolas da rede pública de ensino que apresentam reduzido Índice de Desenvolvimento da Escola Básica - IDEB, nesse projeto tivemos como um de nossos objetivos, analisar e discutir questões referentes aos exames nacionais e internacionais. Nosso olhar pauta-se pela apreciação de itens advindos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa, relativos às questões que abordavam a experimentação científica, principalmente as que abordavam aspectos sociais relacionados à Saúde Bucal. Principiamos discussões entre professores e pesquisadores, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com educandos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola básica do município de Florianópolis – SC, inspirando-se nas perspectivas sociais, políticas e culturais propostas nas obras de Paulo Freire e Gérard Fourez. Tal abordagem realizou-se em diversas etapas, oportunizando refletir e (re)pensar os limites e desafios para a construção de estratégias que possibilitassem uma aprendizagem minimamente reflexiva e contextualizada. Palavras–Chave: Perspectivas reflexivas, Saúde Bucal, Educação em Saúde.
Anais do(a) Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Educação popular em saúde: desafios atuais, 2018
Na atualidade brasileira, é fundamental que, cada vez mais, nos debrucemos sobre ideias, concepções, reflexões e debates aprofundados no intuito de conseguirmos, em primeiro lugar, conhecer novas perspectivas e novos olhares para o campo da EPS e suas várias interfaces, compartilhando de outras experiências e desvelando as diferentes possibilidades e obstáculos que vão se revelando na prática. Em segundo lugar, para gerar um processo de aprendizagem de modo que cada protagonista leve para si e para o interior de suas práticas e realizações uma reflexão profunda, uma avaliação crítica sobre quais são as situações-limite de suas práticas e que caminhos podem ser construídos para superá-las. Isso deve ser pensado para que as práticas de EPS sejam permanentemente qualificadas e possam avançar consistentemente na construção de alternativas para os principais desafios colocados no SUS.
Diálogos & Ciência
A educação é uma ferramenta importante da promoção de saúde bucal, uma vez que proporciona aos indivíduos a percepção de valores e conhecimentos, o resgate de sua autonomia e o autogerenciamento da sua saúde. Aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, a disseminação desses conteúdos científicos pode atingir grupos populacionais e comunidades em diversas regiões, sendo de grande valor social. Este trabalho teve como objetivo apresentar alternativas adotadas por componentes curriculares de Odontologia para a realização da educação em saúde durante a pandemia. Vídeos com linguagem clara e objetiva, foram solicitados para os alunos de diversos semestres do curso de Odontologia do Centro Universitário UniFTC - Feira de Santana, Bahia. Após a avaliação criteriosa de conteúdo abordado e linguagem acessível, alguns foram divulgados nas redes sociais da instituição e dos alunos. A conexão entre a Educação e a Tecnologia é um caminho inovador e que se mostra irreversível, principalmen...
The aim of this study is to evaluate the cultural perceptions on oral and general health of an adult Indian population from the Indian reservation of Icatu in Brauna, São Paulo, Brazil. The study population (N=23) comprised 57,5% of the total adult Indian population of the reservation. They answered orally a 5-question questionnaire. The interviews were transcribed and analyzed. The results showed that for 82,6% of the respondents, the concept of general health is related to their being able to doing the daily chores they are expected in their community. In a relation to oral health 47,8% relates oral health to being able to chewing, 43,4% relates it to their physical appearance and the oral hygiene. Even though almost of the Indians interviewed were partially (N=20) or totally toothless (N=3), 78,3% stated that their oral health was regular and 17,4% stated that it was good. In regard to the opening of a dental clinic in the Indian reservation, 47,8% agreed it would be important for tooth cleaning and 26% for tooth extraction. The replacement of lost teeth was considered important for 39,1%. These results show the importance the Indian give to dental appearance, chewing capacity, and the association between work capacity and general health. The Indians perception of their general and oral health status should be approached by any health promotion program developed in the reservation. Uniterms: perception -indians -health bocalsouth american RESUMO A proposta deste trabalho foi avaliar a percepção de saúde dos índios adultos habitantes do posto indígena de Icatu, localizado no município de Braúna, São Paulo, Brasil. A população de estudo foi composta por 23 indígenas, 57,5% dos índios adultos da aldeia, que responderam um formu-lário7 composto por cinco questões. Após as entrevistas, os depoimentos foram transcritos para análise. Os resultados demonstraram que, para 82,6%, a percepção de saúde está diretamente relacionada à capacidade de exercer os afazeres dentro da comunidade. De maneira geral, existe uma certa preocupação com a saúde bucal -47,8% relaciona a saúde bucal com a mastigação, 43,4% com a aparência e a higiene bucal. Embora quase todos sejam desdentados parciais, sendo três desdentados totais, há um contraste com a afirmação de que suas condições de saúde bucal são regulares (78,3%) ou boas (17,4%). Existe grande interesse na instalação de um consultório odontológico na aldeia, cuja finalidade principal seria a limpeza dos dentes (47,8%) e exodontias (26,0%). A substituição dos dentes perdidos é considerada importante por 39,1% dos entrevistados. Diante dos resultados, conclui-se que a importância atribuída à aparência e à capacidade de mastigação, assim como a capacidade de trabalho é relacionada à saúde geral, devem ser abordadas no programa de promoção de saúde. Unitermos: percepção -saúde bucal -índio sulamericano.
Cogitare Enfermagem, 2009
RESUMO: Estudo qualitativo realizado a partir do entendimento de que a educação em Saúde é um dos pilares do trabalho do Agente Comunitário de Saúde-ACS. O objetivo da pesquisa foi conhecer a concepção deste tema por ACS. A amostra foi não-probabilística por saturação. A técnica utilizada para análise dos dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Após a análise foram encontradas três ideias centrais nos discursos do ACS em relação à educação em saúde. O pensamento de que educar é dar o exemplo, é dar palestras e orientações e a de que é algo difícil de fazer. Concluiu-se que o conhecimento que os ACS têm de educação em saúde é pautado na concepção tradicional de educação. PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Saúde da família; Saúde pública.
M mudanças sociais produzem impacto, refletindo-se no pro cesso educacional, impondo alterações noS seus obj etivos, nas téc nicas de aprendizagem e no seu conteúdo progr.amático. Reconhe ce-se que a Escola de hoj e não pode se manter apenas como uma, agência de alfabetização, mas como um centro de socialização, res ponsável por desenvolver todas as potencialidades da criança tor nando-a elemento útil e ajustado à comunidade a que vai perten cer. Este é um empreendimento complexo para cuj a realização é nece&'!ário uma integração de recursos e esforços, visando modifi car mentalidades através da partiCipação ativa da comunidade. To davia, a problemática educacional assume feição particular no Bra sU em virtude das suas características próprias de pais em desen volVimento, sobressaindo seu alto crescimento demográfico, com a conseqüente concentração nas primeiras faixas etárias, fenômeno que aumenta cada vez mais o número de depedentes em relação à popUlação econômicamente ativa. Acresça-se a isso o auto grau da migração rural-urbana.
IV Congresso Nacional de Educação, 2017
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Odontologia: Colaborações e trabalhos interdisciplinares e inovadores
Carlos Alailson Licar Rodrigues, Jackson Ronie Sá-Silva, Alanna Hevelyn da Silva Gomes da Rocha, 2020
CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, 2020
REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2020
Revista E-Ciência, 2019
Revista Expressão Católica Saúde, 2018
Revista Brasileira de Educação Médica, 2015
Anais do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE 2022), 2022
E-Locução, 2021
Revista Geográfica de América Central , 2011
Semina : Ciências Biológicas e da Saúde, 1997
… e Clínica Integrada, 2010
Revista de Graduação USP