Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Este curso visa retomar uma série de reflexões acumuladas sobre a santidade e a devoção e avançar em algumas propostas de interpretação, dando continuidade à disciplina ministrada no segundo semestre de 2007. Naquela ocasião, a ênfase esteve na santidade, conceituando-a e levantando diferentes possibilidades de seu estudo pela Antropologia. Já no curso atual, o privilégio será dado à devoção, destacando as teorias "clássicas" que têm sido usadas para interpretá-la, as formas de sociabilidade que a ela estão articuladas e algumas (novas) etnografias que têm se preocupado com esse tema. Em comum com o curso anterior, mantém-se a preocupação de relativizar modos de enquadramento: se esses fenômenos têm sido comumente circunscritos a partir das trocas e da reciprocidade, pretende-se refletir criticamente sobre essas chaves de leitura, e explorar outras possibilidades interpretativas. Plano de aulas: 1 a. sessão-Apresentação do curso e do programa PARTE I: Introdução a alguns debates 2 a. sessão-Antropologia e religião
2023
Horário: Quinta-feira 14hrs-18hrs [Programa sujeito à alterações ao longo do semestre ] Ementa: Debates clássicos e contemporâneos sobre a moralidade e a ética na antropologia e disciplinas afins. Apresentação e objetivos: Uma das aspirações originais da antropologia era estabelecer-se como uma "ciência da moralidade". Cientes das limitações de abordagens de cunho filosófico-especulativo para este tema, os antropólogos pretendiam desvelar empiricamente o papel da sociedade e da cultura na formação e reprodução dos deveres, valores, julgamentos e paixões morais. Passado mais de um século, tanto "sociedade" quanto "cultura"-antigos pilares da disciplina e bases para a sua organização clássica em paradigmas-foram submetidas a um intenso processo de dissolução crítica. Esse período gerou uma forte diversificação da disciplina através de "viradas" temáticas e teóricas. Algumas das mais importantes foram: o fascínio pela dialética da estrutura e agência, a auto-crítica pós-moderna e pós-colonial, a virada ontológica, a virada material e ecológica e, mais recentemente, uma preocupação renovada com a ética/moralidade, que retorna a esses temas fundacionais sem as pretensões objetivistas do passado. A ética/moralidade (a diferença ou não entre ambas será discutida no seminário) passa a ser assumida como um conjunto de recursos para a ação e não mais como forças explicativas de ordem sistêmica ou códigos morais estáticos. O problema de "como viver?" avança assim do fundo da teoria sociocultural para o centro focal da análise etnográfica, desta vez em diálogo menos agonístico com determinadas tradições filosóficas (especialmente a filosofia moral de base aristotélica, o último Foucault e a filosofia da linguagem ordinária). Questões como tradição, corpo, agência, subjetividade, virtude, exemplaridade, cuidado, autoridade, justiça, liberdade, violência e sofrimento passaram a ser avaliadas enquanto questões éticas/morais "nativas", que merecem ser examinadas na companhia de nossos interlocutores em campo. O presente seminário propõe revisitar a trajetória histórica, política e intelectual das preocupações antropológicas com a moralidade e a ética e introduzir algumas escolas, temas e problemas que animam a sua versão contemporânea. Metodologia: Aulas em discussão aberta e seminários. Conteúdos audiovisuais podem ser acrescentados. A disciplina fará uso do Moodle para compartilhamento de textos, material audiovisual, e tarefas. Avaliação: Realização de seminários em duplas; engajamento com discussões; trabalho final. (Formas alternativas de avaliação serão debatidas no primeiro encontro). Programação (Traduções para uso didático serão ofertadas para os textos em inglês com *)
Tese de doutorado, 2021
Este trabalho se propõe a revisitar a obra do professor Carlos Rodrigues Brandão, procurando ressaltar o caráter de suas contribuições teórico-metodológicas no que tange aos estudos sobre a cultura e a religião. Para tanto, busca contextualizar sua biografia, sua trajetória intelectual, seu engajamento nos movimentos sociais da esquerda católica, sua carreira docente, bem como destacar os principais temas de suas pesquisas e as metodologias adotadas para realizá-las, articulando-as com as produções de outros autores de sua geração, além de alguns dos clássicos da Antropologia. Por fim, são apresentados relatos de experiências empíricas de campo realizadas em festas populares do catolicismo santoral sob sua orientação pela autora, que propõe um diálogo interdisciplinar das áreas de abrangência da Antropologia e da Ciência da Religião no que diz respeito à abordagem e ao tratamento analítico destinado ao fenômeno religioso, discutindo em especial a utilização do método da observação participante.
Acta Paulista De Enfermagem, 2023
Pressupostos epistemológicos das cidades amigas das pessoas idosas: revisão de escopo Epistemological assumptions of age-friendly cities: a scoping review Presupuestos epistemológicos de las ciudades amigables con las personas mayores: revisión de alcance
2015
A escrita invadiu incontestavelmente o cotidiano. Se esta sociedade ja girava em torno das letras, as novas tecnologias, com suas diversas roupagens, vem diversificando o modo de o ser humano se comunicar, valorizando ainda mais o grafocentrismo. Mesmo assim, estudantes do ensino medio, ainda que colaboradores de blogs ou usuarios de redes sociais, encontram-se atados diante da necessidade de redigir um texto dissertativo-argumentativo, conforme as exigencias dos principais vestibulares do pais, inclusive do ENEM. Sao varias as questoes existentes em torno dessa dificuldade. Propoe-se, entao, discutir alguns motivos que levam esses jovens ao usual temor diante das linhas em branco, a partir, nao so de experiencias pessoais, como de algumas relatadas por Othon M. Garcia, Alcir Pecora e Maria da Graca Costa Val.
Revista de Enfermagem UFPE on line, 2014
Objective: to assess the discursive construction of the health-disease process at the radio station of a health institution of religious character. Method: exploratory study of qualitative approach based on interviews conducted with two persons responsible for the institution. Data analysis was performed taking the thematic content analysis as reference using the category "social participation in the media". Results: data analysis enabled understanding three empirical categories: the communication management at the radio station; the model of health communication at the radio station; and the spirituality in health in the radio communication. Conclusion: it was found that the management of communication was not democratic and that the model of communication in health was based on the broadcast of content to inform and not to educate Spirituality permeated all programming through the discourse that proposed this dimension as essential for health. Descriptors: Media; Community Radio; Social Participation. Objetivo: analisar a construção discursiva sobre o processo saúde-doença na rádio de uma instituição de saúde de caráter religioso. Método: estudo exploratório de abordagem qualitativa, com base em entrevistas com dois responsáveis pela instituição. A análise dos dados foi realizada tomando como referência a análise de conteúdo temática, a partir da categoria de análise "participação social na mídia". Resultados: a análise dos dados propiciou a compreensão de três categorias empíricas: a gestão da comunicação na rádio; o modelo de comunicação em saúde na rádio; e a espiritualidade em saúde na comunicação da rádio. Conclusão: depreende-se que a gestão da comunicação não era democrática e que o modelo de comunicação em saúde estava fundamentado na transmissão de conteúdos com o objetivo de informar e não de formar. A espiritualidade perpassava toda a programação, pelo discurso que propunha essa dimensão como primordial para a saúde. Descritores: Meios de Comunicação; Rádio Comunitária; Participação Social.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2008
Neste trabalho, tomamos a fala e a escrita como formação discursiva, destacando as razões para convertê-la em objeto de análise, e apresentando diferentes instrumentos para tanto. Ressaltamos a importância da análise do discurso para o desenvolvimento das pesquisas em saúde, por permitir a interpretação da realidade a partir do texto, ou dos textos, evidenciando os sujeitos da produção e interpretação deles, assim como o contexto de sua produção. São explicitadas as contradições, as continuidades e rupturas construídas historicamente, que fazem do discurso uma prática social. Consideramos a análise do discurso como possibilidade de captar o sentido não explícito na fala e escrita, portanto como mais uma forma de aproximação do processo saúdedoença. O objetivo desta reflexão é incorporar a análise do discurso à área da saúde, enfatizando este método como rica contribuição das Ciências Sociais.
DAT Journal
Esta edição especial do DAT Journal considera o pensamento do Sul. Ela parte da seguinte indagação: “No lugar em que a prática é constituída como investigação, como seriam as vozes do Sul na pesquisa em Arte e Design?” Em 2009, Raewyn Connell publicou um livro chamado Southern Theory (Teoria do Sul). Respondendo às crescentes preocupações sobre a maneira pela qual o Norte Global domina o modo como o discurso é moldado e disseminado, a autora questiona a validade de representar o conhecimento global a partir de uma perspectiva essencialmente cosmopolita. A crítica de Connell desafiou as percepções de que o Sul Global era periférico. Mas, afinal, o que é esse tal Sul Global e como isso afeta o conhecimento? Srinivas Aravamundan argumenta que Norte e Sul são “ontologias relacionais e dialéticas, e não absolutas”1 , e Anthony Gardner sugere que o processo de construção de conhecimento do Sul é essencialmente “um modo de questionamento (...) tanto analítico quanto catalítico.”2 Certament...
Revista de Estudos Empíricos em Direito, 2016
O artigo apresenta a descrição de uma disciplina oferecida na graduação em Direito a partir do estudo de casos com role play e seminários, aqui estruturado por meio da descrição da metodologia utilizada em sala de aula, passando por narrativas de experiências ocorridas em sala, até o apontamento de reflexões alcançadas quer por observações à s dinâmicas ou por diálogos estabelecidos com os próprios alunos. A disciplina oferecida envolveu a discussão de temas relativos ao direito constitucional, sendo adaptada à s condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante as aulas, com o exercÃcio constante de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possÃvel estabelecer reflexões acerca da necessidade de estranhamento do campo jurÃdico e relativização e desnaturalização de categorias jurÃdicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial...
Revista de Saúde Pública, 2012
O artigo problematiza certos usos de métodos qualitativos no campo da saúde coletiva que se caracterizam pela ausência de referências teóricas e escamoteiam a racionalidade presente na sua exclusiva utilização como técnica. A proliferação e aceitação desses estudos possivelmente ocorrem pela força da racionalidade instrumental com que têm sido conduzidos. Freqüentemente vistos de maneira cuidadosa, os resultados nem sempre são secundados pela apresentação criteriosa do quadro teórico que fundamenta a interpretação. O uso de técnicas "validadas", os discursos construídos e as narrativas das ações dos "sujeitos" pesquisados não comprometem o pesquisador na relação, já que prescindem da contextualização histórico-espacial e do marco teórico-metodológico que imprimem sentido histórico e social aos estudos.
DATJournal, 2018
Editorial Esta edição especial do DAT Journal considera o pensa-mento do Sul. Ela parte da seguinte indagação: "No lugar em que a prática é constituída como investigação, como seriam as vozes do Sul na pesquisa em Arte e Design?" Em 2009, Raewyn Connell publicou um livro chamado Southern Theory (Teoria do Sul). Respondendo às crescen-tes preocupações sobre a maneira pela qual o Norte Global domina o modo como o discurso é moldado e disseminado, a autora questiona a validade de representar o conhecimento global a partir de uma perspectiva essencialmente cosmopo-lita. A crítica de Connell desafiou as percepções de que o Sul Global era periférico. Mas, afinal, o que é esse tal Sul Global e como isso afe-ta o conhecimento? Srinivas Aravamundan argumenta que Norte e Sul são "ontologias relacionais e dialéticas, e não ab-solutas" 1 , e Anthony Gardner sugere que o processo de cons-trução de conhecimento do Sul é essencialmente "um modo de questionamento (...) tanto analítico quanto catalítico." 2 Certamente, poucos pesquisadores entendem a ideia do Sul meramente como uma localização geográfica. De fato, se as-sim fosse, então "Sul" seria um equívoco, porque muitas das populações indígenas no hemisfério sul se veem no centro do mundo em que vivem. 3 Dito isto, é preciso considerar que certas populações con-sideradas "do Sul" têm características distintas. Além dos pro-cessos de negociação da descolonização, países como a Nova Zelândia e muitas nações do Pacífico têm tradições acadêmi-cas que enfrentam desafios históricos e contínuos, incluindo o triunfo do individualismo sobre a responsabilidade coletiva, a revogação do respeito pelo conhecimento e influência ances-trais, a remoção das dimensões genealógicas e cosmológicas da Sérgio Nesteriuk, Welby Ings Novos Pensamentos & Reflexões Emergentes Prática enquanto pesquisa em arte, design e tecnologia
Saúde em Debate, 2019
Social networks can be regarded as webs of relationships established between people, and their consequences, in individual and collective behaviors. Studies on support networks contribute to unravel the understanding of social interactions, the formation of bonds, exchanges and reciprocities, which circulate the symbolic goods and materials essential to the constitution of social bonds, capable of strengthen everyday practices. The objective of this article was to analyze the social support networks for Breastfeeding stimulation and to develop actions to strengthen them. This is an action research developed in four phases: exploratory, planning, action and evaluation. Data were collected by interviews, field diary and focal group. They were analyzed by thematic content analysis technique. The results, interpreted from sociological contributions of the theory of social networks and the theory of gift, revealed that the nuclear family has a very strong relationship with the nursing mothers, highlighting the partner and the mother as the most influential members in the network social of these. The educational actions performed were constituted of three types of activities, that were complemented: the home visits, the conversations wheels and the interaction of a virtual group. The conclusions affirm the importance of the support network for the practice of Breastfeeding, involving relationships of positive reciprocities, generating feelings of recognition, solidarity and satisfaction. KEYWORDS Family health. Breastfeeding. Social networking. RESUMO As redes sociais podem ser consideradas teias de relações estabelecidas entre as pessoas, e suas consequências, nos comportamentos individuais e coletivos. Os estudos sobre redes de apoio contribuem para desvendar a compreensão sobre as interações sociais, a formação de vínculos, as trocas e as reciprocidades, que fazem circular os bens simbólicos e materiais essenciais à constituição de laços sociais, capazes de fortalecer as práticas cotidianas. O presente artigo teve como objetivo analisar as redes sociais de apoio ao Aleitamento Materno e desenvolver ações para seu fortalecimento. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em quatro fases: exploratória, de planejamento, de ação e de avaliação. Os dados foram coletados por entrevistas, diário de campo e grupo focal. Foram examinados pela técnica de análise temática de conteúdo. Os resultados, interpretados a partir de aportes sociológicos da teoria das redes sociais e da teoria da dádiva, revelaram que a família nuclear possui uma relação muito forte com as nutrizes, destacando o parceiro e a mãe como integrantes mais influentes na rede
Revista Temas em Educação, 2020
O texto resulta da análise de uma obra cinematográfica que aborda dentre outros aspectos áridos da nossa sociedade, a pobreza, a exploração do trabalho, o desperdício do potencial humano e as suas relações com a condição dos encarcerados no Brasil. Por meio da metodologia de Análise de Filmes (PENAFRIA, 2020; VAYONE, 2006) o trabalho descreve, contextualiza e interpreta o filme Estômago (2007). Essa comédia conta as guinadas da trajetória de Raimundo Nonato, migrante pobre nordestino que muda sua forma de ser e viver ao aprender os segredos da gastronomia em São Paulo. Além de refletir sobre a relação saber/poder e os processos de construção de identidade de pessoas encarceradas na sociedade atual, nas perspectivas teóricas de Michel Foucault (1989; 2009) e Erving Goffman (1974), o artigo ainda ressalta o uso inteligente e criativo dos recursos fílmicos e destaca a instigante negação do maniqueísmo na abordagem dos complexos temas presentes na obra. Palavras-chave: Cinema brasileiro...
Protestantismo em Revista, 2009
The article aims to present a possible aspect of the paradoxical feature of the contemporary hermeneutics, namely, the construction of a knowledge through the subject’s action and, at the same time, through his being affected. To unauthorize the knowledge based on the action of the interpreter - without which, of course, it would not have paradox - it intents to point the dangers of a hermeneutics in metaphysical tone. Therefore, such purpose emphasizes, from the concept of pathos, the pressing necessity of a hermeneutics conscious of its opening to that knowledge that comes without Being searched. For, therefore, an opening to the novelty.
Letras & Letras, 2019
A tradução e interpretação profissionais agem sobre textos e discursos como um serviço de comunicação em contextos específicos de interação social. Ao se avaliar a qualidade desse serviço, os atores humanos envolvidos e suas intenções e outros parâmetros da situação de comunicação precisam ser levados em consideração. A variabilidade nas suas posições e na capacidade de aferir vários parâmetros de qualidade fazem da avaliação da qualidade um construto composto de um certo grau de subjetividade.
Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 2013
Objective: to understand the meanings of ostomized patients regarding stoma, as well as the factors involved in self-care based on the assumptions of the Orem Theory. Method: it is a qualitative, descriptive study, with phenomenological analysis. The collection was done through the semi-structured interview, with the participation of five people who have a colostomy bag. Results: it is revealed that, from the analysis of the interviews, the following categories emerged: Embarrassment/Social Isolation; Faith and Resignification. It is observed that the stoma carriers present difficulties even though they have adapted, mainly in the aesthetic aspects and the insecurity caused in some by the fear of leaks, flatulence and of causing annoyances in the people around them. It was found that most of the ostomized patients did not meet three of Orem's assumptions: human functioning, the dangers of life and well-being, and potential developments. Conclusion: participants demonstrated a still repressed demand for information, listening and individualized and holistic care. Descriptors: Colostomy; StomataSurgical; Self-Care; Nursing; Quality of Life; Health Services. RESUMO Objetivo: compreender os significados por pacientes estomizados quanto ao estoma, bem como os fatores intervenientes ao autocuidado a partir dos pressupostos da Teoria de Orem. Método: trata-se de estudo qualitativo, descritivo, com análise fenomenológica. Deu-se a coleta por meio da entrevista semiestruturada, com a participação de cinco pessoas que utilizam a bolsa de colostomia. Resultados: revela-se que, da análise das entrevistas, emergiram as categorias: Constrangimento/Isolamento Social; Fé e Ressignificação. Observa-se que os portadores de estoma apresentam dificuldades mesmo adaptados, principalmente nos aspectos estéticos e pela insegurança provocada em alguns pelo medo de vazamentos, flatulências e de causar incômodos nas pessoas ao seu redor. Constatou-se que a maioria dos estomizados não alcançou três dos pressupostos de Orem: o funcionamento humano, os perigos da vida e o bem-estar e desenvolvimentos potenciais. Conclusão: demonstrou-se, pelos participantes, uma demanda ainda reprimida de informação, escuta e assistência individualizada e holística.
Psicologia em Estudo
Nos estudos sobre adolescência, percebemos que, cada vez mais, a psicologia tem sido convocada a dar respostas a questões inerentes a esta fase específica do desenvolvimento. A perspectiva histórico-cultural, proposta por Lev Semenovich Vigotski e seus seguidores, tem se apresentado enquanto importante abordagem teórica para a compreensão do humano. Assim, o presente estudo objetiva oferecer contribuições ao debate da adolescência enquanto uma categoria social e uma etapa particular do desenvolvimento cultural dos sujeitos. Desta forma, apresentam-se aqui as principais ideias do pensador russo, aliando-as a uma discussão que ainda é incipiente nos estudos da perspectiva histórico-cultural: o papel do corpo na constituição dos sujeitos. Com este ponto de partida, constroem-se argumentos que reforçam o caráter monolítico da constituição do humano, no qual mente e corpo são partes indissociáveis de uma mesma engrenagem, que se desenvolvem conjuntamente ao longo da história do sujeito, ...
2004
À minha família... pelo carinho, pela paciência, pela solidariedade, pelas palavras de incentivo e por estarem sempre ao meu lado me fazendo sentir segura diante das decisões que precisei/preciso tomar. Aos professores do mestrado, que ao proporcionarem momentos de reflexão em suas aulas, nos ajudavam a mudar de rota, traçar caminhos, e a perceber que a pesquisa é uma construção coletiva. Aos amigos Everaldo Almeida, Josete Dias, Jesus Brabo, Lourivaldo Santos, Sued Oliveira, Wilton Pessoa, que sempre se mostraram dispostos a ajudar. Aos colegas professores e funcionários do CPADC/Abaetetuba e NPADC/Belém. As professoras Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Vanda Porpino Lemos e Andréa Horta Machado pelas contribuições prestadas a esta pesquisa. A tia Marilda Maués pela leitura cuidadosa que fez na versão final da dissertação. Aos alunos que me fizeram aprender. Raimunda Parente Te vejo não só como uma mãe que é vista por sua filha... Te vejo não só como uma mãe que ensina sua filha... Te vejo não só como uma professora que é vista por sua aluna... Mas te vejo como uma mãe, que à sua filha, também, ensinou a ser professora. Apesar do tempo curto, e com tarefas a cumprir, dedicaste teu precioso tempo para compartilhar os direcionamentos deste trabalho, sendo, na maioria das vezes, o primeiro leitor do que eu escrevia, Obrigada Osvando Alves. Com várias cores pintou muitos textos... lembro-me muito bem do primeiro... combinou vermelho, amarelo e verde... Numa cor e noutra, me mostrou falhas, me proporcionou caminhos, me colocou diante de questões instigantes... Com você, prof. Moysés Alves, aprendi a olhar minhas aulas e a ver detalhes que jamais veria sozinha.
Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2012
Este estudo teve como objetivo apreender as representações sociais de mães sobre o cuidar materno diante do filho prematuro. Participaram da pesquisa 30 mães de bebês prematuros que estiveram em três serviços de estimulação precoce em Jequié-BA. O instrumento de coleta de dados foi o Teste de Associação Livre de Palavras, que solicitou às participantes que evocassem cinco palavras sobre o cuidar materno diante do filho prematuro e que atribuíssem ordem de importância para as palavras. Os dados foram processados pelo EVOC 2003, gerando um quadro de quatro casas. No quadrante superior esquerdo apareceram as palavras amor e cuidado; no superior direito, angústia, atenção, carinho, paciência; no inferior esquerdo, medo, prevenção; no inferior direito, alegria, dedicação, dependência, dificuldade, experiência, proteção, responsabilidade, superação. O amor e o cuidado aparecem como núcleo central das representações. O amor diz respeito ao papel de mãe a ser exercido. O cuidado pode repres...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.