Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
CONJUNTO DE TESES E ENUNCIADOS DE TODAS AS DEFENSORIAS PÚBLICAS, EDITADO PELO CNCG
Direito, Processo e Cidadania
O presente artigo analisa o funcionamento interno dos órgãos que integram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pesquisa, de natureza qualitativa, é descritiva e se utiliza das ferramentas de revisão bibliográfica e análise documental para evidenciar relevantes engrenagens da instituição. Os resultados indicam: i) que existem alguns espaços de poder valorizados pelo regimento interno do CNJ ocupados por magistrados da cúpula judicial (Presidência, Corregedoria e Secretaria-Geral); ii) esses espaços valorizados possibilitam controle de determinados aspectos da agenda e na possibilidade de propor normas; iii) as competências/atribuições do plenário são permeadas por questões atinentes à Independência, Accountability e Gestão do Judiciário. Trata-se de esforço para contribuir com a agenda de estudos sobre o conselho judicial brasileiro, particularmente por explorar um prisma ainda pouco debatido pelos pesquisadores da área.
As Secções Nacionais Portuguesas do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (1908-2012)Vb es, 2019
Portuguese elites have been all along the 20 th century attentive to international debates about administrative reforms, especially to those promoted by the International Institute of Administrative Sciences (IIAS). From 1947 to 1974 a Portuguese national section was very active, attending to Congresses and Round Tables. The most outstanding names were those of António Pedrosa Pires de Lima, Aureliano Felismino, Marcelo Caetano. The ties between Portugal and IIAS have since weakened and memories of this period seem to have been almost completely forgotten.
Os agentes públicos, as pessoas físicas ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público são obrigadas a guardar sigilo das informações classificadas, conforme previsto no O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada ficarão restritos a pessoas com necessidade de conhecê-la e que sejam credenciadas. Todas as pessoas que tiverem acesso a este documento são obrigadas a manter o sigilo da informação, sob pena de responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da lei (Decreto Federal 7845/2012). Os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em decorrência da divulgação não autorizada ou utilização indevida de informações sigilosas ou informações pessoais, cabendo à apuração de responsabilidade funcional nos casos de dolo ou culpa, assegurado o respectivo direito de regresso nos termos da Lei 12527/2011.
vi vii AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus, primeiramente, por todas as minhas conquistas e por me dar paz, saúde e força para enfrentar os obstáculos.
Questão 3330 -argumento: relação que associa um conjunto de proposições A1, A2, ..., Andenominadas premissas -a uma proposição B -denominada conclusão; -argumento válido: um argumento no qual a conclusão é uma conseqüência necessária de suas premissas, isto é, a verdade de suas premissas garante a verdade da conclusão.
OUTUBRO/2010 RESUMO O presente trabalho aborda um dos temas mais preocupantes da nossa sociedade, trata do contexto de extrema violência em que os nossos jovens estão inseridos, e não apenas como vítimas, mas como protagonistas de atos delitivos que, não poucas vezes, deixam perplexa a nossa comunidade pela sua natureza hedionda. Dá enfoque na importância da ressocialização do menor infrator que cumpre medida sócio-educativa. Investiga a metodologia empregada pela Fundação da Criança e Adolescente do Pará em Santarém, bem como a eficácia dos dispositivos legais encontrados no Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizando-se como referencial os autores Miguel Reale, Luiz Otávio de Oliveira Amaral, Luiz Antônio Nunes e Edson Sêda. Analisa a participação do Estado, da comunidade e, principalmente, da família no processo de reabilitação do menor, visando estimular ao leitor uma auto-análise sobre sua participação neste processo de singular complexidade e relevância.
Revista Sillogés, 2020
Resumo: Durante o período da Ditadura (1964-1985) os militares, ao chegarem em uma situação limite, lançavam mão de atos institucionais a fim de manter o poder independente das prerrogativas da Constituição Federal (1946 e 1967). Deste modo, este artigo busca analisar as relações entre os atos institucionais (AI's) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Os embates políticos, o jogo de forças, as aproximações e distanciamentos do STF com o governo militar, e como, ao longo da ditadura, este sofreu intervenções e foi moldado para cumprir seu papel de reprodutor das vontades governamentais, são também objeto de problematização e análise deste artigo, já que em algumas oportunidades o STF parece ter se oposto, mesmo que de modo velado, às discricionariedades do Regime. Para além da discussão geral sobre os atos institucionais, abordaremos o AI-5, de forma a desmistificar a premissa de que as esquerdas armadas foram responsáveis pela edição do ato mais repressivo do governo ditatorial. O AI-5 serviu, no entanto, para reprimir setores da sociedade civil que deram apoio ao golpe civil-militar e que ao longo do período 1964-1968, tornam-se críticos a repressão. Palavras-chave: Atos Institucionais. Supremo Tribunal Federal. Ditadura Civil-Militar. Abstract: During the dictatorship period (1964-1985), the military, when reaching a limit situation, would use institutional acts to maintain power although the Federal Constitution prerogatives. Therefore, this article seeks to analyze the relationships between the institutional acts and the Federal Court of Justice. The political contests, the power struggle, the approaches and distances of that same Court with the military government and how, along the dictatorship era, it went through interventions and was arranged to keep the governmental wills, are also analyzed and problematized in this article-since, at some moments, the Court appears to have, even in a veiled way, opposed the Regime. Beyond general debate over the institutional acts, we shall approach the Institutional Act number 5, in order to desmystify the idea of an armed left-wing group as being responsible for the most repressive act in the dictatorial government. However, the IA-5 made it possible to repress sections from the civil society who supported the coup and, over the 1964-68 period, became critics of repression.
Programa de Curso UNTL, 2012
A disciplina busca introduzir o aluno à análise das relações políticas e sociais que permeiam instituições nacionais e internacionais em Timor-Leste. Considerando a história mais recente do país, na qual a formação do Estado e a criação de importantes instituições timorenses estão vinculadas a processos e decisões efetuadas em outros contextos globais, pretende-se examinar criticamente o caráter destas relações que, de um modo ou outro, inflectem diretamente sobre a organização da nação, chegando a enquadrar os poderes soberanos do Estado timorense e até mesmo definir os direitos de seus cidadãos. Para tal a disciplina está dividida em dois blocos: 1) Formação da nação e do Estado timorense frente às instituições internacionais 2) Instituições garantidoras dos direitos da cidadania na nova ordem global Metodologia: As aulas serão expositivas com espaço para debate e discussão coletiva sobre os textos indicados. A disciplina conta com a visita de instituições selecionadas e exige esforço dos alunos na leitura e escritura de textos em Língua Portuguesa. Além disso, as aulas serão ministradas nesta língua, sendo que a Língua Tétum poderá ser utilizada como auxílio na facilitação dos conteúdos. Será necessário que os alunos possuam dicionários de língua portuguesa e os utilizem diariamente em sala de aula. Os textos e o programa poderão ser modificados no decorrer do curso e de acordo com o desempenho e o interesse demonstrado pelos alunos. Avaliação: Prova, entrega de trabalho, participação em sala de aula e empenho na leitura e interpretação de textos. Os alunos deverão apresentar, em grupo, seminários sobre certas instituições-chaves indicadas no programa da disciplina e entregar para os colegas de classe, no dia do seminário, uma folha descrevendo as informações mais importantes da instituição: data de criação, contexto histórico de surgimento, objetivo gerais e específicos da instituição, principais atividades desenvolvidas, relação com Timor-Leste e bibliografia de referência utilizada para a pesquisa. Além disso, cada aluno deverá entregar um relatório de uma das visitas feitas com a classe, descrevendo também: a data de criação da instituição e sua história, os objetivo da instituição, as impressões e informações que descobriram na visita, assim como o endereço, o horário da visita e as atividades desenvolvidas durante a visita.
A Constituição de 1988, em seu Título II, classifica o gênero "direito e garantias fundamentais" em cinco espécies: 1. Direitos individuais; 2. Direitos coletivos; 3. Direitos sociais; 4. Direitos à nacionalidade; 5. Direitos políticos.
A LDB é a lei orgânica e geral da educação brasileira, estabelecendo, com base nos princípios presentes na Constituição, as diretrizes e normas básicas para a organização do sistema educacional, incluindo as obrigações que pautam a criação e a organização das IES (faculdades, universidades, etc.). 10 Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 01/08/2013. 11 Dados do Sinopses Estatísticas da Educação Superior (1995 e 2013). 12 Segundo dados do Pnad (considerando apenas jovens entre 18 e 24 anos).
This text contains the general contents of the International Law course, 2020/2021 academic year, of the Faculty of Law of the University of Porto. It crosses the "orthodox" contents of na International Law course and goes on to approach some of the new challenges of the 21st century, like "global governance", "R2P" or "cybersecurity". Este documento contem a generalidade dos conteúdos da unidade curricular "Direito Internacional", ano letivo 2020/2021, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Atravessa os conteúdos "ortodoxos" e avança com uma abordagem a novos desafios do século XXI, nomeadamente a "governação global", a R2P ou a cibersegurança.
E-Legis, 2022
Resumo: O presente artigo se insere na área dos estudos do controle político no contexto do presidencialismo de coalizão e da delegação de poderes no âmbito intra-executivo Federal no Brasil. Guiado pela pergunta: "Quais foram os desenhos administrativos da CGU entre 2001 e 2016?", o artigo pretende explorar as mudanças dos desenhos administrativos do órgão a fim de verificar possíveis interferências no grau de discricionariedade e na autonomia. Utilizando o modelo analítico de agency design proposto por Lewis (2013), os principais achados do artigo apontam para o fortalecimento da CGU nos dois mandatos de FHC (PSDB) e nos mandatos dos petistas Lula e Dilma, ambos petistas e um possível enfraquecimento do órgão durante o governo de Michel Temer (PMDB). Contudo, os achados não permitem conclusões taxativas a este respeito.
A Análise e Intervenção institucional é um processo feito com coletivos de quaisquer naturezas, cujo objetivo é propiciar que esse grupo que se torne capaz de auto-analisar-se e de gerenciar suas próprias questões.
tributario.net, 2008
O artigo discute a ilegalidade da subsunção da atividade de corretagem de seguros à classificação legal de serviços, em face do Código Civil, e a consequente ilegalidade na cobrança do ISSQN das referidas empresas.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.