Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2009
Resumo: O desenvolvimento de museus e exposições virtuais de ciências contribui para a popularização das ciências e para a qualificação do ensino das ciências. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento inicial de um museu virtual de ciências, onde são descritas e justificadas as escolhas relacionadas ao projeto de arquitetura e ao projeto de interface. Além disso, descrevem-se as primeiras exibições elaboradas para esse museu, que estão relacionadas às geociências.
Ensino em Re- …, 2010
Grupo de discussão virtual como espaço de formação de monitores/professores de um museu..
Renote, 2007
Resumo: O desenvolvimento de museus e exposições virtuais de ciências contribui para a qualificação do ensino das ciências, com ênfase na criatividade, experimentação, argumentação e interdisciplinariedade. Neste artigo de revisão, pretendemos indicar alguns argumentos encontrados na literatura sobre a popularização das ciências e a inclusão digital, a didática das ciências e sua relação com a visitação de museus de ciências e as tecnologias utilizadas no desenvolvimento de exposições virtuais. Por fim, sugerimos algumas alternativas técnicas que podem ser utilizadas na implementação de museus virtuais de ciências, exemplificando-as em relação à mineralogia.
Anais do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2019), 2019
Com o advento da word wide web a partir dos anos 1990, muito do que existia apenas no mundo "físico" começou a existir também no mundo "virtual". Um exemplo são os museus que, embora tradicionalmente sejam lembrados como instituições de preservação de objetos históricos ou obras de arte, também guardam outros tipos de coleções. Neste trabalho é abordado o museu entomológico, que consiste em uma coleção de insetos organizada principalmente para fins de estudo. O objetivo foi analisar a viabilidade da utilização exclusiva de software livre no desenvolvimento de um museu entomológico virtual. Desta forma, esta categoria de software foi utilizada, desde a aquisição e tratamento das imagens até a disponibilização do resultado final na web. O método mostrou-se viável e de baixo custo, evidenciando que as ferramentas utilizadas são totalmente eficazes no que se propõem.
2020
Through their origins, museums seek, through sensations, to illuminate the essential values of human beings, seeking to recover the human dimension that fades for hours seeking adaptations amid the technological transformations imposed in our current world, without losing its essence, and seeking alternatives to get closer to society. Through the new information and communication technologies, muses are more inserted in this scenario, mainly in the character of virtuality so that teachers, students, and society, obtain more information and knowledge through the learning they offer. Therefore, opting for the choice of virtual museums accessed by museological websites and applications, aiming at what potential they offer for education, teaching, and learning and in favor of scientific dissemination, seeking to know what the forms of access are, what content, actions, and instruments these offer for Science and Biology teaching. Using as a methodology for data collection, Kozinets' "netnography performing online ethnographic research" (2014). The results were 1,027 analyzes carried out between sites and applications described, in addition to the objectives proposed for this research, with the conclusions that museums are disseminators, disseminators of information and knowledge in virtual museums of Science and Natural History, for the teaching and learning process of Sciences and Biology.
Revista Museu, 2021
"Este artigo se insere no tema proposto pela Revista Museu para a celebração do Dia Internacional dos Museus 2021, que trata das adaptações que se fizeram necessárias nas instituições museais, devido ao prolongamento do cenário pandêmico, que já dura desde o início de 2020, bem mais longo do que se poderia imaginar. Apresentaremos aqui as estratégias realizadas nesse período pelo Museu da Vida, localizado no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro, dentro do campus da Fundação Oswaldo Cruz - uma das maiores instituições de ciência, tecnologia e saúde da América Latina."
2009
Tese de mestrado, Museologia e Museografia, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas ArtesTem sido através da arte do azulejo que mais se tem expressado a criatividade e o génio artístico português no plano das artes ornamentais, cujos artistas e artífices têm sabido tirar partido das características de flexibilidade, utilidade e durabilidade deste material, jogando sempre com os seus valores cromáticos e o efeito de luz, em articulação com os locais onde é aplicado. Utilizada de forma exuberante e sem par em qualquer país da Europa, a azulejaria, que proliferou durante mais de cinco séculos em Portugal, acabou por se transformar numa autêntica contribuição do nosso país para o património cultural e artístico mundial. Constituindo o conhecimento do nosso património artístico uma etapa fundamental para assegurar a sua preservação, o presente trabalho, tem como principal propósito estudar a Azulejaria da Colecção Berardo, portadora de um eminente interesse histórico, artístico...
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2022
Reflexões que museus de ciências viabilizam sobre os modelos educacionais de seus programas e ações, utilizados conscientemente ou não, têm movido pesquisas em educação científica. Nessa linha de investigação, o objetivo deste estudo foi de caracterizar a concepção educacional por detrás de um pequeno museu de ciências de uma cidade do interior do Estado do Paraná-BR, analisando os meios de comunicação ali planejados, tanto entre visitantes e objetos de interação quanto entre visitantes e monitores. Levando em conta que na literatura há uma variedade de modelos de aprendizagem possíveis com distintas inspirações epistemológicas, elaborou-se um referencial teórico que abrangesse restritos contextos epistemológico-pedagógicos no estabelecimento dessa leitura das atividades museais desenvolvidas no setor, que se espera, inclusive, servir como uma orientação analítica às similares instituições de educação não formal que assim se identificarem. Em relação aos resultados, dois ambientes i...
Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA)
As tecnologias da informação permitiram a humanidade construir museus na dimensão virtual. O presente artigo relata a experiência da construção de um site para abrigar o Museu Virtual Resíduos Sólido (MVRS) na área das Engenharias e Ciências Ambientais. A construção do site do MVRS foi dividida em duas etapas, (Revisão bibliográfica, Processo de construção do Museu), sendo a segunda dividida em cinco etapas (Elaboração de um fluxograma, Definição da organização do Museu e dos conceitos que o compõem, Processo de elaboração do site MVRS, Avaliação do MVRS e Socialização do MVRS). A avaliação do MVRS, mostrou que a construção do site do MVRS foi bem aceita pelo público. Destaca-se a necessidade de monitoramento e avaliação constante do Museu, como forma de garantir sua eficácia.
… de Informação e Comunicação na Educação …, 2007
Resumo Este estudo teve como objectivo, obter informação que nos permitisse por um lado, avaliar as potencialidades educativas dos laboratórios virtuais de química, e por outro, desenvolver o protótipo concebido a partir do feedback obtido junto dos professores de química, físico-química e informática sobre questões relacionadas a usabilidade e potencial pedagógico de um protótipo base escolhido. Começamos por introduzir o tema sobe os laboratórios virtuais, mostrando suas vantagens e desvantagens, procedemos uma análise das experiências em curso na área dos laboratórios virtuais. Apresentamos ainda, a forma como o estudo foi realizado, a amostra e os métodos de recolha de dados e por último apresentamos o protótipo concebido com base nos resultados do estudo.
Anais da Semana nacional de Museus na UNIFAL-MG, 2021
This paper seeks to identify a little of the conceptions developed by the Surrupira Virtual Museum of Amazonians Enchanting. An extension project of the Federal University of Pará (UFPA), characterized as a museum and museum experimentation, in the sense of developing theories and practices about the Amazonian Afro-diasporic religions. Being presented the relevance of the concepts of amazonids enchanted and enchanting, mainly of the Tambor de Mina, with the intention of evidencing the epistemes in force in these groups as well as their mythopoetics. Which get highlights, narratives about Rei Sebastião, Légua Boji Buá and the Surrupiras. Este trabalho busca identificar um pouco das concepções desenvolvidas pelo Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas. Um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), caracterizado como uma experimentação museal e museológica, no sentido de desenvolver teorias e práticas acerca das religiões afro-diaspóricas amazônidas. Sendo apresentados a relevância dos conceitos de encantados e encantarias amazônidas, principalmente do Tambor de Mina, com intuito de evidenciar as epistemes vigentes nestes grupos assim como suas mitopoéticas. As quais ganham destaques, narrativas sobre Rei Sebastião, Légua Boji Buá e os Surrupiras.
Paulo Meireles, 2020
Os museus ocupam uma importante posição no seio de uma comunidade prestando um serviço fundamental ao conhecimento, contribuindo como instrumentos essenciais na educação e cultura. Os museus de hoje não são locais perecidos, têm dinâmicas, geradas pelos eventos, exposições e comunicações públicas. O avanço tecnológico e em concreto a democratização do acesso à internet, definiram novas formas de comunicação e interação entre as pessoas e as instituições. A internet potência o acesso aos Museus de forma mais ampla, sendo ela muitas vezes a porta de entrada. O Museu Nacional Soares dos Reis tem cerca de 90 mil visitas por ano (gráfico n.º 4 em apêndice), realçando a internet como o meio de informação mais utilizado em termos de consulta. O Projeto “Museum Web Exhibition” tem como objetivo, dar resposta a uma necessidade do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), transversal a outros Museus e Galerias de Arte, - O que fazer com os registos produzidos numa exposição? - Como perdurar no tempo essa exposição? - De que forma os divulgar? São questões concretas tidas pelo Museu, tornando-se mais relevantes conforme o grau de importância da exposição. Museums occupy an important position within a community providing a fundamental service to knowledge, contributing as essential instruments in education and culture. Today's museums are not perished places, they have dynamics generated by events, exhibitions and public communications. The technological advance and specifically the democratization of internet access have defined new forms of communication and interaction between people and institutions. The internet improves access to museums more broadly, being often the gateway. The Soares dos Reis National Museum has about 90.000 visits a year (graph n.º 4 in apendix), highlighting the internet as the most used information in terms of consultation. The Project "Museum Web Exhibition" aims to respond to a need of the Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), transversal to other Museums and Art Galleries, - What to do with the produced records in an exhibition? - How to last in time this exhibition? – How to spread them? These are concrete issues taken by the Museum, becoming more relevant according to the importance of the exhibition. The study object of this Project is the exhibition of João Allen – colecionar o mundo, held at MNSR in 2018. Through the interactive cultural experience, the author intends, to recreate the exhibition on a micro website, making it available to the visitor in an intuitive and appealing way, based on the collection of data and scientific elements about the theme of the exhibition. Contextualizing the data collected in a structure web page, with free access, providing the continuity of the exhibition, its subjects and the exposed pieces, actively disseminating cultural knowledge in a globalized way. In Portugal, by the research carried out on several Museums and Art Galleries, it is verified that some institutions try to reproduce the exhibitions through photo galleries, which are just that. In this context, this Project can be considered as pioneer in Portugal, assisting Museums in the need to adapt their communication plan of exposure to new realities.
2019
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.Esta pesquisa procurou conhecer a trajetória do Museu de Ciências da Universidade Federal de Goiás e a sua proposta de gestão em rede. Para isso, foi analisado o anteprojeto do Museu de Ciências, que previa como seria a implementação desse Museu, assim como foram analisados os portais dos núcleos museológicos para identificação dos modelos de gestão seguidos. Desta forma, a pesquisa proporcionou uma reflexão sobre o processo de estabelecimento dessa proposta de gestão em rede promovendo uma reflexão acerca dos Museus da Universidade cujo objetivo tem sido a integralização por meio de saberes e trazer para o debate dentro da universidade e para a comunidade externa a popularização e difusão das ciências.This research sought to know the trajectory of the Science Museum of the Federal University of Goiás, and its proposal of network management. For that, the preliminary design ...
Apresentações Trabalhos Científicos
Resumo É nos grandes centros urbanos que encontramos a quase totalidade dos Centros e Museus de Ciências brasileiros. Para Hamburger (2001), isto ocorre devido a maioria dos museus de ciência pertencerem às universidades, normalmente localizadas nas áreas metropolitanas. Dessa forma, consideramos fundamental e urgente superar esta barreira, e com isso oportunizar à população do interior dos estados um acesso sistemático às informações cientificas, que em sua maioria circula nestes grandes centros. Ou seja, a divulgação cientifica aproxima o público da compreensão do que é feito em ciência e de seus processos e, veicula informações que auxiliem na melhoria da qualidade de vida (CARDOSO, 2001:176) Este trabalho se constitui na perspectiva de buscar relatar a experiência de um novo projeto que foi inaugurado em outubro de 2006, denominado " Ciência Móvel: Vida e Saúde para todos ". Serão apresentados o contexto das experiências similares em andamento no Brasil, os conteúdos, os objetivos, resultados obtidos até o momento, assim como as perspectivas do projeto e do setor em que está inserido.
Blucher Design Proceedings, 2018
Extensão em Foco, 2013
A preservação digital é uma área da Ciência da Computação que foca a geração de representações digitais de objetos que têm importância cultural ou científica. Este trabalho tem como objetivo relatar as iniciativas do Grupo de Pesquisa Imago, da Universidade Federal do Paraná, para a preservação digital de acervos naturais e culturais e para a exibição de acervos pela internet. São descritas técnicas utilizadas na geração e visualização de modelos tridimensionais construídos a partir de objetos preservados digitalmente. Os resultados obtidos a partir da aplicação dessas técnicas são apresentados no Museu Virtual 3D do Grupo Imago (http://www.imago.ufpr.br).
2013
Alfabetizacao Cientifica e entendida como conhecimento que uma pessoa deve ter para compreender, refletir e emitir opiniao acerca de processos e feitos cientificos, bem como suas implicacoes para a sociedade. Caracteriza-se, portanto, como um processo de aquisicao de conhecimento, analise, sintese e avaliacao da ciencia e tecnologia que ocorre em diferentes contextos sociais. Apesar de as discussoes e pesquisas sobre Alfabetizacao Cientifica (AC) estarem ancoradas no ensino formal, pensar este processo restrito ao espaco escolar mostra-se uma visao equivocada. O presente trabalho, de cunho teorico, tem como objetivo discutir a educacao em museus de ciencias na perspectiva da AC e apresentar uma ferramenta de analise para exposicoes. Como resultado, apresentamos quatro indicadores e seus respectivos atributos que permite identificar indicios de AC nas exposicoes em museu.
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os espaços virtuais dos museus de ciência brasileiros, a fim de identificar e caracterizar os materiais produzidos nestes espaços que envolvem o conteúdo de Química no âmbito do ensino de ciências. Para isso foram investigados os sites dos museus de ciências cadastrados no Brasil, bem como os museus virtuais, utilizando o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e a plataforma MuseusBr. O intuito da pesquisa foi selecionar os ambientes virtuais que permitissem algum grau de interação com o público, portanto, foram selecionados os museus que correspondem à classificação de Piacente (1996) de Museus no Mundo Virtual e Museus Realmente Interativos, além da classificação de Museus Virtuais, que abrangem o conteúdo de Química (BRASIL, 2011). Assim, foram encontrados 10 ambientes virtuais de museus no Brasil dentro dos critérios apresentados, sendo que nenhum destes corresp...
cienciamao.if.usp.br
Resumo O Museu de Ciências de Cachoeiro de Itapemirim vêm sendo implementado desde o ano de 2007, através de uma parceria envolvendo diversas instituições: Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de ...
Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), 2015
This article presents a software product line for development of virtual museums for e-learning, which aims to enhance the development in this domain through software reuse and to promote the using of best practices of software engineering in e-learning area. A case study is reported to show the viability of the line and the advance in terms of software quality and productivity. Resumo. Este artigo apresenta uma linha de produto de software para desenvolvimento de museus virtuais para aprendizagem, cujo objetivo é intensificar o desenvolvimento para este domínio através do reuso de software e promover o desenvolvimento de aplicações para a área de aprendizagem utilizando boas práticas da engenharia de software. Um estudo de caso é apresentado demonstrando a viabilidade da linha e os ganhos em termos de qualidade de software e produtividade.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.