Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista da Escola Superior de Guerra, 2021
This article deals with the War of the Triple Alliance (1865-1870) that involved Brazil, Argentina, and Uruguay, against Paraguay. By analyzing the conflict from the perspective of the Theory of War, the dynamic of relating Clausewitz's Trinity to the status of the countries before and during the war was created. The methodologies used were qualitative, inductive, and exploratory. Requirements engineering was also used to establish analysis and measurement of the stability levels of the trinity in each criterion, in different phases and for each country. The conclusion ratified the outcome of the war as it is known.
Resumo O cenário internacional da atualidade apresenta-se bastante complexo, notadamente a partir da década de 1990, com a derrocada da União Soviética e a consequente quebra da ordem mundial bipolar. Ainda assim, a transformação dos Estados Unidos da América na única superpotência mundial não trouxe a paz esperada ao sistema internacional, verificando-se o surgimento de diversos conflitos. Os Estados passaram a adaptar suas estratégias militares às demandas advindas dessa nova conjuntura. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a aplicabilidade da teoria da guerra proposta por Sun Tzu aos conflitos contemporâneos. Para alcançar esse fim, foram traçados os seguintes objetivos específicos: estudar os conceitos e as estratégias conexas às abordagens abrangentes dos conflitos contemporâneos; estudar a escola estratégica chinesa, destacando a teoria da guerra de Sun Tzu; discutir as aproximações dos postulados de Sun Tzu aos conflitos contemporâneos. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, valorizando a epistemologia da complexidade. As categorias estudadas foram: estratégia indireta; conhecimento do inimigo; dissimulação e previsão; tempo; preparação do campo de batalha e liderança. A revisão da literatura foi feita por meio de pesquisa bibliográfica. A discussão compreende a análise de conteúdo e a triangulação das entrevistas e de textos dos novos conflitos. Por fim, pôde-se constatar a validade e a aplicabilidade das teorias de Sun Tzu aos conflitos contemporâneos, tornando sua obra uma leitura recomendada para qualquer estrategista do século XXI.
Após o atentado de 11 de Setembro de 2001, muito se tem discutido acerca das possíveis transformações na natureza da guerra, especialmente em virtude do terrorismo e de outros conflitos não tradicionais. Os atores neste contexto são diversificados, e os inimigos não são mais clássicos e claramente identificáveis, no caso da guerra ao terror e às drogas. Conquanto o crescimento da guerra irregular tenha adquirido maiores proporções no início dos anos 2000, esta remete a tempos bem mais antigos. No século XIX, o general Carl von Clausewitz promoveu importantes contribuições sobre a guerra – especialmente no que tange à sua essência, aos meios e aos objetivos –, onde a violência se constitui parte fundamental e a política é vista como o cerne deste processo. Neste sentido, o presente artigo visa analisar, ainda que brevemente, alguns princípios estabelecidos pelo autor no que diz respeito a um modelo clássico de guerra, a fim de comparar argumentos que possam ou não indicar a presença de uma “nova” configuração no atual cenário.
REVISTA QUAESTIO IURIS, 2018
Este trabalho pretende demonstrar que a guerra faz parte da sociedade internacional, da sua natureza mesmo, ou, nas palavras de Carl von Clausewitz, a guerra é a "continuação da política por outros meios". Se essa afirmação for aceita, não se pode conceber a guerra como algo alheio e, até mesmo, avesso à Política e ao Direito. Antes, ela integra o quotidiano das relações entre os Estados: uma medida que políticos e chefes de Estado utilizam com tanta naturalidade como outra qualquer; não raro, nem mesmo constitui a última ratio. Aqui, intenta provar-se duas teses: a da "naturalização" da guerra e a da sua instrumentalização. Os conflitos armados não são uma "doença" que acometem os Estados, nem o resultado de uma mente insana, mas um dos instrumentos postos à disposição dos homens de governo, uma das formas pela qual se manifesta a Política. Sem dúvida que não se trata de uma forma qualquer, mas daquela que se vale de um meio bastante singular: a violência. Ainda assim, esta medida, por mais cruel que possa parecer, não significa a falência da Política e do Direito. Clausewitz apresenta dois conceitos de guerra, o absoluto e o real, os quais demonstram o funcionamento da lógica e da tensão presente na essência da sociedade internacional. A seguir, o trabalho procurará mostrar que Clausewitz era um homem do contexto do equilíbrio europeu e que, portanto, não poderia advogar a tese da "guerra total", como releituras posteriores-sobretudo a de Ludendorff-fizeram crer. O conceito de guerra absoluta de Clausewitz é distinto daquele de guerra total; este foi uma derivação imprópria. Por fim, buscar-se-á traçar uma genealogia do pensamento do autor até O Príncipe de Maquiavel. Esse percurso tem por objetivos demonstrar a relação estreita entre guerra e Política; no caso, entre a formulação clausewitziana de guerra e a teoria política de Maquiavel. Empregou-se uma metodologia indutiva. O autor foi estudado a partir de três fontes primárias: A campanha de 1812 na Rússia, Princípios da Guerra e a magna opus inacabada o Da Guerra. A referência a alguns comentadores, sobretudo Raymond Aron, foi também necessária. 1 Professor de Direito Internacional da UERJ, vice coordenador do PPGD/UERJ.
Guairacá, 2024
Feli pe Lui z 2 Resumo: As reflexões filosóficas sobre a guerra são quase tão antigas quanto a própria filosofia, nos conduzindo, pelo menos, até Heráclito, mas englobando também, no período clássico, Platão e Aristóteles. Na Idade Média, foi também analisada filosoficamente em termos de guerra justa. Outros autores, ainda, como Maquiavel e Kant, analisaram a guerra. Mas é em Clausewitz que se encontra a grande reflexão ocidental sobre o tema. Mais contemporaneamente. Em nossas investigações constatamos pelo menos quatro formas de se abordar a guerra: uma objetivista, uma ontológica, outra metafórica e, por fim, uma metodológica. Nossa pesquisa centra-se em torno da comparação de duas dessas visões, a objetivista e a metodológica, através do cotejamento dos escritos de dois autores distintos, respectivamente Clausewitz e Foucault, expoentes dessas abordagens. Para tanto, analisamos um curso de Foucault no Collége de France, bem como outros textos menores. Quanto a Clausewitz, nossa análise se foca nos primeiros livro de sua opus magnum, Da guerra; neste, visamos sobremaneira sua visão de guerra, que contrasta com as posições apresentadas de modo prévio. Finalmente, fechamos o artigo com conclusões e buscamos responder à questão de saber se em Foucault há uma verdadeira filosofia da guerra.
EDIPUCRS, 2019
Comunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisas Históricas da PUCRS. É um recorte da pesquisa desenvolvida para o meu Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em História da Arte (UFRGS), apresentado em 2018, na qual foram analisadas as possíveis relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna e Revolucionária Chinesa, no contexto da República da China (1912–1949), momento de guerra civil entre nacionalistas e comunistas. Kollwitz, em suas gravuras e esculturas, retratou conflitos de classe oriundos da industrialização do Império Alemão, os marcos históricos da classe trabalhadora europeia e também as perdas humanas da Primeira Guerra Mundial (1914–1918). Considerada uma artista “provocativa” pelo Império e, mais tarde, “degenerada” pelos nazistas, suas obras repercutiram em países distantes, como Brasil e China. A arte de Kollwitz chegou à China através de Agnes Smedley (1892–1950), sua amiga pessoal e jornalista. Trabalhando como correspondente no país, Smedley fez contato com intelectuais chineses, como o médico, escritor e colecionador Lu Xun (1881–1936), a quemapresenta as gravuras de Kollwitz. Lu Xun, ao lado dos irmãos Uchiyama, funda a sociedade Flor da Manhã, promovendo atividades de divulgação da técnica da gravura, bem como das obras de artistas “degenerados” alemães, entre eles, Käthe Kollwitz. Contudo, a repressão do Partido Nacionalista, comandado por Chiang Kai-shek, põe fim à sociedade, confiscando trabalhos e materiais considerados “subversivos”, além de assassinar membros. Apesar disso, a semente do movimento gráfico já estava plantada, e dela emergem muitos grupos de gravura, interessados em promover mudanças políticas e sociais. Dessa forma, buscando compreender como se deu a influência de Kollwitz entre os gravadores chineses dos anos 1930, a pesquisa objetiva identificar, além das temáticas comuns, as semelhanças formais entre artistas de culturas tão diferentes, ampliando o olharsobre essas obras tidas como “panfletárias” – produzidas por gravadores comovidos com a obra de Kollwitz, que resistiram à repressão nacionalista e que, pela primeira vez na história da arte chinesa, retrataram a classe trabalhadora. Palavras-chave: Käthe Kollwitz; Lu Xun; Modern Woodcut Movement; Gravura Revolucionária Chinesa; censura.
Espaço Ameríndio, 2021
Os verbos intransitivos têm recebido atenção dos estudos linguísticos desde o início do Século XX, em razão de diferenciarem, em algum aspecto, da morfologia ou da sintaxe de muitas línguas, subclasses com comportamentos distintos. A esse fenômeno se dá o nome genérico de Cisão Intransitiva (CI). Nas línguas Tupí-Guaraní (TG), as questões sobre a cisão intransitivam ganham tons ainda mais divergentes, uma vez que não há unanimidade entre os pesquisadores em reconhecer a existência de duas subclasses intransitivas, uma composta por verbos ativos, outra por estativos. Os critérios comumente empregados para distinguir classes lexicais não ajudam a resolver a questão: as línguas TG não apresentam classes formais produtivas de adjetivos, as diferentes classes de palavras compartilham material morfológico e as funções de predicado e argumento não são exclusivas de verbos e nomes, respectivamente. Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento das palavras estativas e a cisão intransitiva atestada em quatro línguas da Família Tupí-Guaraní (FTG): o Tapirapé, o Guajá, o Emerillón e o Guaraní
Conjuntura Internacional, 2016
Clausewitz é um dos maiores pensadores da guerra e da estratégia. Dentre as ideias concebidas pelo militar alemão, destaca-se a "Trindade da Guerra", conceito formado por três tendências dominantes, que agem como forças dentro da guerra e que estão sempre presentes nos conflitos, sendo eles: a violência primordial que liga os indivíduos a guerra e aumenta o impulso para a luta contra o inimigo; o jogo do acaso e da probabilidade, que junto com a coragem e o talento, permeiam os combates, fazendo da guerra um ato imprevisível e, finalmente, a subordinação da guerra a política, que é um instrumento para que o Estado alcance seus objetivos. Contudo, persiste a dúvida se as teorias de Clausewitz permanecem relevantes nos dias atuais com o recrudescimento da globalização e da guerra assimétrica (terrorismo), uma vez que ficou enfraquecida a definição Vestfaliana de um Estado-nação e aumentou-se a participação de atores não estatais nos conflitos. Esse trabalho se baseou num estudo qualitativo, caracterizado por ser uma pesquisa do tipo aplicada, onde elencamos algumas interpretações da trindade de Clausewitz e buscamos verificar a contemporaneidade da mesma para o terrorismo. Por fim, a emergência do Estado Islâmico tornou o tema terrorismo novamente atual, uma vez que o terror é, cada vez mais, uma preocupação e uma ameaça a diversos governos do Ocidente. Palavras-chave: Terrorismo. Estratégia. Clausewitz. Trindade da Guerra
O presente trabalho tem por objetivo apresentar, ainda que de maneira superficial, um dos temas mais ricos da Filosofia do Direito, a saber, o Jusnaturalismo, na visão de dois de seus grandes expoentes: Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) em seu De Legibus e Francisco Suárez (1548-1617 d.C.) em seu Tractatus de legibus ac Deo Legislatore. Apesar de separados por séculos, ambos integram o esteio dos debates acerca do Direito Natural, que encontra desdobramentos atualmente em questões relativas principalmente ao direito internacional (v.g.: conceito de guerra justa) e aos direitos humanos (v.g.: pena de morte, eutanásia, sacrifícios humanos), para citar apenas alguns exemplos.
Limited wars hold an increasing relevance on the contemporary strategic debate due to the low results by Western countries in the last decades. That leads to negative prognostics of future performances. This paper argues that the contemporary diagnosis of the study and practice of limited wars outlined methodological requirements and operational questions, which are addressed by the theories designed by Carl von Clausewitz and Julian Corbett. It contributes with a synthesis of both theories and two of theirs empirical corroborations that answers to those contemporary demands. As closing remarks, the paper proposes a progressive research agenda.
(na imagem, Chuang Tsu sonhando que é uma borboleta, ou uma borboleta sonhando que é Chuang Tsu) Chuang Tsu (século IV a.C.) foi um incrível contador de histórias, que tornou o Tao acessível aos leigos, deixou uma mensagem humanística profunda e surpreendeu a todos com sua sensibilidade, agudeza e humorismo. O texto de Chuang Tsu não era menos profundo de que o de Lao Tsé; mas sua maior virtude, talvez, tenha sido a de tornar a ideia do Tao menos hermética, mais legível e compreensível, ilustrando-a com parábolas instrutivas e, muitas vezes, divertidas. Em seu livro são tratados os mais diversos temas, tais como a natureza, a condição do ser humano, o conhecimento, etc.
Hoplos, 2022
A questão é: como abordar a dialética entre guerra e paz conforme Carl von Clausewitz? Para buscar responder à indagação enunciada, esta reflexão tem por objetivos: a) demonstrar o caráter unitário e dialético da guerra e da paz em torno da noção de política conforme Clausewitz; b) argumentar a ausência de uma continuidade e de uma descontinuidade absoluta no que tange à guerra e à paz no construto teórico do general prussiano; c) enunciar o nexo com a política e a paz a partir da noção da guerra. Há quatro etapas do texto. Primeiro, uma breve biografia do autor prussiano. Posteriormente, tratar-se-á de seus principais conceitos com vistas ao nexo orgânico e dialético entre guerra e paz. Um panorama geral da recepção mais ampla das ideias de Clausewitz, normalmente distorcida, será tratada posteriormente com vistas a mostrar como o distanciamento entre guerra e paz foi estabelecido pelas interpretações de Clausewitz. Por fim, mas não menos importante, uma discussão sobre aspectos dos séculos XX e XXI no tocante à dialética guerra e paz a partir da perspectiva clausewitziana, com algumas conclusões apontando o resumo dos argumentos e propostas para novas pesquisas e reflexões. The question is: how is it possible to approach the dialectics between war and peace according to Carl von Clausewitz? In order to try to answer the above question, this reflection aims to: a) demonstrate the unitary and dialectical character of war and peace in the meaning of politics according to Clausewitz; b) argue the absence of continuity and absolute discontinuity with regard to war and peace in the theoretical construct of the Prussian general, and c) enunciate the nexus with politics and peace based onthe notion of war. There are four stages in the text. First, a Prussian author’s brief biography. Later, it will deal with his main concepts with a view to the organic and dialectical nexus between war and peace. An overview of the generally distorted reception of Clausewitz's ideas will be treated later in order to show how the gap between war and peace was established by Clausewitz's interpretations. Last but not least, a discussion on aspects of the 20th and 21st centuries regarding the dialectics of war and peace from a Clausewitzian perspective, with some conclusions pointing to the summary of arguments and proposals for further research and reflection.
Lume - Repositório Digital da UFRGS, 2018
Esta pesquisa busca compreender as relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, nos anos da República da China (1912–1949). Käthe Kollwitz, artista gráfica e escultora, legou diversas obras marcadas por preocupações sociais, em grande parte motivadas pelos impactos do processo de industrialização e da Primeira Guerra Mundial sobre a classe trabalhadora do Império Alemão. Teve obras consideradas “provocativas” aos olhos do governo imperial e, posteriormente, durante a Alemanha Nazista, foi intimidada pela Gestapo. Apesar disso, foi uma artista que exerceu influência para além da Alemanha, reverberando em países como Brasil e também na China, com o escritor Lu Xun (1881–1936) e a fundação da Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa. Este movimento gráfico surgiu no final dos anos 1920, momento em que Chiang Kai-shek, do Partido Nacionalista Chinês, assume o poder e inicia um período de terror e perseguição a comunistas. Lu Xun e demais envolvidos no movimento encontraram na gravura uma alternativa de comunicação com a massa trabalhadora e analfabeta, acreditando também que a gravura era uma ferramenta potente na promoção de mudanças políticas e sociais. Palavras-chave: Käthe Kollwitz; Lu Xun; Modern Woodcut Movement; Gravura Revolucionária Chinesa; censura. This research aims to comprehend relations between the work of german artist Käthe Kollwitz (1867–1945) and the Modern Woodcut Movement, in the years of China’s Republic (1912–1949). Käthe Kollwitz, graphic artist and sculptor, bequeathed many works marked by social concern, largely motivated by the impacts of industrialization process and First World War on the working class of German Empire. Her works were considered “provocatives” in the eyes of imperial government and, posteriorly, during Nazi Germany, she was intimidated by Gestapo. Despite this, she was an artist that exerted influence beyond Germany, reverberating on countries like Brazil and China too, with the writer Lu Xun (1881–1936) and the foundation of Modern Woodcut Movement. This graphic movement emerged in the end of 1920s, moment when Chiang Kai-shek, from Nationalist Party, takes power and starts a terror’s time and persecution to communists. Lu Xun and other envolved on the movement found on woodcut an alternative of communication with the workers mass and unlettered, believing that woodcut was a potent tool on the promotion of political and social changes. Keywords: Käthe Kollwitz; Lu Xun; Modern Woodcut Movement; censorship.
2018
O general prussiano, Carl von Clausewitz, autor da obra "Vom Kriege", ou "Da Guerra" em português, é um dos maiores estudiosos da temática da guerra. Dentre suas contribuições está o estudo acerca do nexo entre guerra e política, da qual o general postula ser a guerra uma "continuação da política por outros meios". Ainda que vivido em um importante contexto-o período de guerras napoleônicas-sua reflexão vai além de modelos esquemáticos, de modo que a historicidade da abordagem da guerra tem possibilitado interpretações por muitos acadêmicos em diferentes épocas e perspectivas. Neste século, o crescente aumento de atos terroristas tem levantado um debate acerca da contribuição clausewitziana no tocante ao terrorismo, de modo a ponderar se este segue a máxima do autor em ser uma continuação da política por outros meios ou um sinônimo de guerra. Dessa forma, tem-se como objetivo testar a hipótese de que guerra e terrorismo são ambos fenômenos políticos, mas que não podem ser equalizados, visto a incongruência entre o terrorismo e a conceituação clausewitziana de uma guerra regular. Sendo assim, diante da relevância do pensamento de um dos maiores estudiosos de guerra e política e de que não há uma densa produção literária dedicada especificamente a esse problema de pesquisa é que se enseja a necessidade de verificar as possíveis contribuições de Clausewitz sobre o tema.
A Arte da Guerra Sun Tzu Sobre a avaliação. Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós. Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra. O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina. A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo. O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência. O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.
2024
Neste breve texto buscamos responder à seguinte pergunta: em que consiste a nomeação correta para Platão e para Xunzi? Nosso objetivo é comparar o entendimento do problema da nomeação correta para Platão e para Xunzi, com ênfase nos textos mencionados – Crátilo e Zhengming. Pela própria natureza metodológica da pesquisa comparada, vamos identificar aspectos comuns e distintos nos textos, para, por fim, estabelecer algumas análises a partir dessas evidências textuais.
Conversa entre o Sol e Plutão, 2023
Este texto discute como o ChatGPT funciona. Para isso, trata do treinamento dos "grandes modelos de linguagem" (LLMs - Large Language Models), no contexto do Processamento da Linguagem Natural (NLP - Natural Language Processing), uma das mais importantes categorias do Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Também são discutidas em nível introdutório as redes neurais com arquitetura Transformer e seus mecanismos de Atenção, que são utilizadas no treinamento dos modelos GPT da OpenAI. O texto é destinado a consultores, executivos, desenvolvedores, pesquisadores e outros interessados em IA Generativa, no ChatGPT e nas redes neurais Transformer.
A Dialética do Real e do Imaginário: Uma Proposta de Interpretação do Fenômeno OVNI, 1999
In this work we attempt to unfold the understanding and reveal the symbolic deepness of a phenomenon that changed into a source of hope and fears of contemporary man. While dealing with this autentic “myth in development”, bound to the concept of space travels and alien invasions, we made a review of the vast untemporary background, full of visionary experiencies, religious miracles and folklore meetings with supernatural beings. The flying saucers were immediately marked as being extra-terrestrials. It seemed right that this mysterious objects, apparently under intelligent control, weren’t man-made and came from outer space. The involvement of the governments with the subject helped to stimulate an unheard-of interest, resulting in the edition of a great amount of books, articles and films about it. A new range of interests and studies was born – ufology –, and, along with it, a new specialist – the ufologist. During the Cold War, the two super potencies used UFOs as a countenance to a psychologial operation of cover-up to the new secret weapons they developed. Due to the proliferation of atomic arsenals, they needed to create the fear of an objective enemy from outside the planet: the extra-terrestrials. This enemy was useful for them to proceed with their politics of share of the world and resultant creation of an empire in joint ownership, what actually happened. In the last part of the work, we analyse the millenarist-messianic movement by contactee Aladino Félix, responsible, paradoxically for almost the half of all terrorist outragues in São Paulo in 1968 – imputed to the left, by mistake – which helped conclusively to the decreeing of AI-5. From the DOPS documents found by us at the Archive of State of São Paulo, soon after it was made available to public, we reconstituted the group’s trajectory, tied to the echelons of the Military Regime.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.