Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
História Geral Livro de Conteúdo, 2021
Livro de conteúdo. Disciplina de História Geral. Material destinado aos alunos do Pré-Enem Atitude. Vitória, Espírito Santo, Brasil. Obra inspirada na série didática de Alfredo Boulos Júnior (2016). Da Pré-História a Segunda Guerra Mundial.
ATENA EDITORA, 2022
O e-book “História Tempo & Argumento” traz um conjunto de estudos inéditos que apetecem contribuir com o campo da pesquisa em história. Nero e Evangelista Júnior, em sua pesquisa, investigam o "Monstro de Guaianases" que teria sido autor de pelo menos 29 crimes entre ataques sexuais e homicídios na cidade de São Paulo no período entre 1936 a 1952, um tema ousado, que levanta questionamentos que merecem a atenção do leitor. No texto de Bandeira, há uma discussão pautada no medo que acompanha a sociedade brasileira desde a pandemia do século XIX. Por meio das charges publicadas na Revista Ilustrada, o autor traça um paralelo com a pandemia do século XXI, de COVID-19, buscando propor um equilíbrio para a vida em comunidade. A imagem do caixeiro viajante ressurge no estudo de Vieira Filho, que traz sua importância social e econômica para o interior do Piauí, trazendo elementos da cultura material e imaterial que envolve o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Estado. No artigo de Claro, a autora propõe seu olhar a partir do estudo da líder religiosa do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, Eugênia Anna dos Santos e seu papel educacional na resistência e luta negra em Salvador/BA. No artigo de Lara, a autora discute o drama social vivido pela pandemia de COVID-19 e sua relação com a ocupação/desocupação do espaço acadêmico da UNEMAT, no município de Cáceres/MT, propondo como esse processo impactaria na trajetória acadêmica destes alunos. A história da Universidade de Sorocaba foi registrada por Xavier e Pinto que pesquisaram o período de 1951 a 2021 apontando o crescimento da instituição em várias áreas, com destaque a extensão universitária. Utilizando-se da história oral, Mendes e Marta pincelam a história da cena musical do rock em Vitória da Conquista/BA no período de 2000 a 2009. É uma importante oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre esse gênero musical e sua presença no interior do Brasil. Uma ótima leitura a todos! Willian Douglas Guilherme (Organizador)
Relata resultados de pesquisa que investigou a perspectiva dos alunos do Ensino Médio sobre os Livros didáticos de História incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. Os manuais escolares ganharam espaço na pesquisa educacional nas últimas décadas, especialmente no campo da História da Educação. Mas apenas nos últimos anos os pesquisadores vêm intensificando estudos e abordagens epistemológicas e didáticas, particularmente para entender a presença dos livros nas aulas. Diferentes estudos avaliativos apontam a necessidade de desenvolver pesquisas que se aproximem das salas de aula para compreender o que os professores e alunos pensam sobre os manuais escolares, e de que forma os utilizam para ensinar e aprender. Livros escolares são artefatos culturais que, inseridos na escola, afetam diferentes dimensões da experiência escolar, em especial a dimensão do ensino. No caso dos livros de História, encontra-se referência nas indicações de Rüsen (2010) quanto ao livro didático ideal, e também as determinações e critérios derivados do Programa Nacional do Livro Didático que estão materializados nos Editais e Guias de Livros Didáticos PNLD 2012. Do ponto de vista empírico, propôs-se uma investigação com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público da rede Federal de ensino, localizada na cidade de Curitiba, Paraná (BR). Os livros aprovados no PNLD 2011 foram disponibilizados aos alunos e foram realizadas atividades de análise e discussão dos manuais durante as aulas de História. Dois questionários aplicados possibilitaram conhecer o que os jovens alunos pensam sobre os livros aprovados pelo PNLD e identificar os critérios que eles privilegiam quando solicitados a escolher entre os livros didáticos disponíveis. Os resultados evidenciam a presença de critérios de ordem geral, como a qualidade dos textos e imagens, e de critérios específicos da disciplina de História, como a presença de fontes e abordagem cronológica dos conteúdos.
A Fundação Alexandre de Gusmão, instituída em 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e tem a finalidade de levar à sociedade civil informações sobre a realidade internacional e sobre aspectos da pauta diplomática brasileira. Sua missão é promover a sensibilização da opinião pública nacional para os temas de relações internacionais e para a política externa brasileira.
Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018
Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela autora, em 23 de março de 2018, para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. REFERÊNCIA: GERLIN, Meri Nadia Marques. Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. 210 p. (Coleção no balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 1). Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10882/32008>. Acesso em: 26 set. 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar livros didáticos para Ensino Fundamental – Séries Finais – produzidos a partir do ano 2000 com o intuito de perceber a maneira como a História Antiga foi abordada, levando-se em conta que tais obras visavam estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Contudo, mais do que uma análise propriamente dita dos aspectos formais ou didáticos dos livros em questão, se esperava traçar um diagnóstico da apropriação de valores atribuídos à Antiguidade presentes na sociedade brasileira, uma vez que – ao considerarmos os livros didáticos como artefatos culturais que apresentam uma dinâmica própria de produção e circulação – ocorrem processos interativos entre autores, editoras, público leitor e Estado.
Com o objetivo de compreender como se deu a construção das políticas públicas de saúde e higiene na cidade de Santa Maria durante a segunda metade do século XIX, optou-se por fazer uma revisão bibliográfica deste tema. Isto posto, destaca-se que se trata de uma pesquisa inicial que resultará numa dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de algumas teses analisadas que abarcavam o período da segunda metade do século XIX, como a de Nikelen Witter (2007) e a de Beatriz Weber (1999) sobre o final do XIX e início do século XX; se percebeu uma grande preocupação com as práticas de cura no Rio Grande do Sul, bem como os saberes e interpretações dos grupos relacionados com as doenças. Entretanto, ainda que não se desconsidere a análise desses agentes envolvidos diretamente com as enfermidades, percebe-se a necessidade de compreender as implicações externas que isso causou na sociedade. Ou seja, uma investigação que permeie quais as influências materiais que as doenças podem causar nos meios por onde passam. Assim sendo, inclui-se uma apreciação da formação urbana da cidade de Santa Maria sob uma perspectiva de intervenções políticas com fins relacionados à saúde pública. A análise, na dissertação, será desenvolvida sobre a segunda metade do século XIX, justificando-se porque em 1858 foi a data da primeira carta trocada entre um pároco de Santa Maria com o Presidente da Província do período, tendo a finalidade de realocar o cemitério da cidade em função de garantir a salubridade do local. Ou seja, mesmo que indiretamente, já se percebe uma ação política na área de saúde que implicou em uma modificação urbana, visto que o cemitério referido estava localizado na região central e foi trocado para um local mais afastado. Decorrendo desta data, houve outros meios de intervenção até chegar-se ao início do
A At to os s d do os s A Ap pó ós st to ol lo os s I I n n s s t t i i t t u u t t o o d d e e F F o o r r m m a a ç ç ã ã o o e e E
RESUMO O presente ensaio propõe-se a trilhar alguns dos percursos da história da crítica machadiana chegando até Roberto Schwarz, este tido como representante de uma corrente crítica denominada perspectiva formativa da literatura brasileira. Para tanto, foram estudados alguns dos importantes críticos da obra de Machado de Assis, através de seus trabalhos mais relevantes, como
Nenhuma parte deste material poderá ser reproduzida, transmitida ou gravada, por qualquer meio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Coordenação UAB/UNEB. Depósito Legal na Biblioteca Nacional Impresso no Brasil 2013 COLABORADORES SUPERVISÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COORDENAÇÃO UAB/UNEB O conteúdo deste Material Didático é de inteira responsabilidade do(s)/da(s) autores (as), por cuja criação assume(m) ampla e total responsabilidade quanto a titularidade, originalidade do conteúdo intelectual produzido, uso de citações de obras consultadas, referências, imagens e outros elementos que façam parte desta publicação. EaD UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Caro (a) Cursista.
Capítulo de livro publicado em parceria com o primeiro autor, Ary Albuquerque Cavalcanti Jr., no qual apresentamos alguns resultados, em formato de ensaio, sobre as representações das mulheres em livros didáticos de História.
Ensino de História Antiga, 2020
Coletânea sobre Ensino de Estudos da Antiguidade. A obra congrega diversos docentes do ensino superior e básico, assim pensando propostas pedagógicas que envolvam o campo da Antiguidade. Há contribuições e relatos de pibidianos e alunos que desenvolvem o olhar para o ensino de Antiguidade.
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, 2020
Segundo Arnaldo Szlachta Júnior (2019), os livros didáticos integram a vida escolar em aproximadamente dois séculos. Há uma longa tradição de uso que possibilitou uma familiaridade com esse recurso pedagógico, devido ao espaço que ele detém na sociedade, sendo fácil diferenciar sua estrutura dos demais gêneros literários. Nesse texto, o nosso objetivo é analisar três livros didáticos utilizados na rede de ensino particular do Rio de Janeiro, em turmas do Ensino Médio. Para tanto, iremos tecer considerações sobre o papel do livro didático no Ensino de História, a sua abordagem sobre Antiguidade e, por fim, apresentaremos o método que utilizamos para analisar as informações dos livros didáticos.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.