Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Para dar início ao estudo do seu curso Ulpan de hebraico, o Módulo I apresenta as principais características do idioma, algumas dicas de aprendizado, e um exercício de revisão.
Revista de Ciências Sociais e Jurídicas, 2021
e Brasil). É Autor de vários livros, entre os quais, Antropologia Jurídica (2017); Direito, Mito e Sociedade (2021) e Pierre Proudhon e o Direito Civil: Teorias da Propriedade como "droit d'aubaine" e como função libertária (2021). É autor de centenas de artigos e pareceres jurídicos; é Poeta, com vários livros de Poesia publicados, e membro da UBE -União Brasileira de Escritores (São Paulo), assim como da Accademia Napoletana (Napoli). Em PALAVRAS-CHAVE: direito hebraico, direito comparado, fontes do direito, torá, judaísmo
Uma bacia hidrográfica é uma unidade fisiográfica, limitada por divisores topográficos, que recolhe a precipitação, age como um reservatório de água e sedimentos, defluindo-os em uma seção fluvial única, denominada exutório. Os divisores topográficos ou divisores de água são as cristas das elevações do terreno que separam a drenagem da precipitação entre duas bacias adjacentes.
Neste trabalho estudamos os discursos nacionais e religiosos encontrados em material didático de ensino de hebraico, produzido por uma escola paulistana judaica. Considerando a influência da ideologia sionista e das fontes judaicas na formação do hebraico moderno, entendemos que a relação entre as duas abordagens discursivas representa um projeto pedagógico e ideológico específico. Assim, o objetivo principal é compreender de que modo o religioso e o nacional são incorporados no ensino do idioma em comunidades fora de Israel. Palavras-chave: língua hebraica, material didático, Análise do discurso, Políticas linguísticas ABSTRACT In this paper we study the national and religious discourse founded in Hebrew's teaching material, produced by a school in the city of Sao Paulo. Considering both Zionist ideology and the Jewish sources's influence over the modern hebrew's formation, we understand that the relation between the two discursive approaches represents a specific pedagogical and ideological project. Therefor, the main goal is to understand how those elements are incorporated in the didactic material used for Hebrew teaching outside of Israel.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2011
O presente texto, à guisa de Contribuição Introdutória ao Estudo do Direito Hebraico, é o resultado da apresentação do tema feita por mim em encontros realizados em 2011, 2012 e 2013 no Curso de História do Direito I, da Faculdade de Direito da USP, Cadeira então regida pelo Prof. Dr. Hélcio Maciel França Madeira. Nossos encontros aconteceram por conta do oportuno convite, feito pelo “chaver” (amigo) sob as Arcadas, objetivando enriquecer o respectivo programa e, assim, oferecer aos alunos – e demais convidados, o conhecimento, ainda que em poucos encontros, dos fundamentos do Direito Hebraico, suprindo, destarte, um vazio histórico, não apenas nos programas do Curso de Direito da USP, mas, dos principais Cursos jurídicos do Brasil (e América Latina). Neste sentido, e nos limites de uma introdução (melhor seria dizer “contribuição” a uma introdução), é oferecida aos alunos e, agora, ao público em geral, a síntese da referida apresentação, assim como, ao final, uma relação bibliográfica básica para o aprofundamento do tema, ou melhor, para o contorno do tema, tendo em vista que é escassa a respectiva produção bibliográfica em língua portuguesa sobre o Direito Hebraico. Pietro Nardella-Dellova
Nesta Unidade, abordaremos sobre a pressão hidráulica e o princípio de Pascal, tendo como principal objetivo calcular o transporte de fluidos por via pneumática ou hidráulica. Ex.: elevadores hidráulicos. Caro(a) aluno(a), Leia, atentamente, o conteúdo desta Unidade, que lhe possibilitará conhecer os conceitos de fluido e o comportamento de um fluido em uma condição de equilíbrio estático como a pressão hidráulica e o princípio de Pascal.
David VELANES, 2019
IN: ROCHA, Gabriel Kafure da. Bachelard, um livro vivo (Homenagem aos 135 anos de nascimento do Filósofo). [recurso eletrônico] / Gabriel Kafure da Rocha (Orgs.) – Goiânia, GO: Editora Phillos, 2019. ISBN: 978-65-5071-005-7 O capítulo põe em evidência que a posição de Bohr acerca de seu “princípio de complementaridade” é incompatível com a ideia de “recorrência histórica” de Bachelard, que tem como fundamento a noção de “ruptura epistemológica”. Demonstra-se que o princípio bohrniano é omitido na epistemologia de Bachelard, um princípio fundamental no desenvolvimento da mecânica quântica. Com base nessa análise, extrair-se uma crítica não explícita de Bachelard a Bohr a respeito do “princípio de complementaridade” e uma crítica explicita em relação ao modelo atômico planetário bohrniano.
A troca de nutrientes e dejetos entre o sangue e os tecidos é realizada por uma extensão de capilares, equivalente a aproximadamente 700 metros quadrados. Aquelas trocas requerem a presença da água, como o meio nobre em que as células vivem e realizam as suas funções; a permanência da água nos diferentes compartimentos do organismo, depende da presença de um teor adequado de diversos eletrólitos.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a Marca de Diferencial Objeto 'et, também chamada de Caso acusativo em algumas gramáticas. Entre as principais questões que discutiremos à luz da Morfologia Distribuída (MD) (Cf. HALLE; MARANTZ (1993), MARANTZ (1997) e HALLE (1997)) está a questão de que tipo de contribuição semântica o 'et traz para as sentenças em que tal marca ocorre. Como resultado da análise dos dados do hebraico em comparação com o Turco, e também com Armênio (Cf. YEGHIAZARYAN (2005)), chegamos a algumas conclusões parciais: (i) o hebraico não apresenta uma especificidade ancorada no discurso e marcada pelo 'et; (ii) o hebraico apresenta dois tipos de partitivo: um formado com a partícula me e ligado com o contexto precedente e outro formado com o Construct State e que não está ligado com um contexto dado previamente e (iii) entre as principais contribuições semânticas do 'et estão a marcação de aspecto acabado e a desambigüização entre a leitura de indefinido e a leitura de definido em certos tipos de Construct States. Palavras-chave: Marcação Diferencial de Objeto, hebraico, definitude, especificidade, Construct State.
2011
Estudos do Direito Hebraico e do Judaísmo como fontes do Direito e dos Direitos Humanos
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ
Phoînix, 2007
Resumo: Compreendemos a construção e formação da identidade e memória no Judaísmo tendo como base o texto bíblico. Para tal, realizamos um estudo da formação do texto bíblico. Cabe ressaltar que a Bíblia Hebraica, Tanach, constitui a pedra fundamental da cultura, do pensamento e da prática judaica, e toda a literatura judaica subseqüente consiste, em grande escala, em comentários a seu respeito. Palavras-chave: texto bíblico; identidade; memória; interpretação; judaísmo. Abstract: This article tries to understand the construction andformation ofthe identity and memory in Judaism, using the texts in the Hebrew bible as base. Witchfor we accomplished a study of the formation of the Hebrew bíblica! text. lt is necessary to stand out that the Hebraic Bible, Tanach, constitutes the fundamental stone of the culture, of the thought and of the Jewish practice, and the whole subsequent Jewish literature consists, in great scale, in comments about these texts. Keywords: biblical text; identity; memory; interpretation; judaism.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.