Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
4 pages
1 file
Este trabalho busca avaliar a utilização do resíduo de granito, como pigmento, em tintas para construção civil, que atendam aos requisitos de uma tecnologia social. Inicialmente, caracterizou-se o resíduo, para determinar a potencialidade de uso desse material em tintas. Para a produção das amostras de tintas, definiu-se um modelo experimental, baseado na variação das proporções dos componentes da mistura. Nesse modelo, as proporções de pigmento e resina foram definidas de acordo com a faixa de variação de PVC (Pigment Volume Concentration) esperada para uma tinta fosca. Já a proporção de água variou, de modo a se manter a viscosidade dentro de uma faixa que permitisse a boa aplicação da tinta. Em seguida, foram realizados ensaios de determinação do poder de cobertura e resistência à abrasão para cada uma das amostras. Verificou-se que, o resíduo de granito apresenta características que o habilitam a ser utilizado, como pigmento, em tintas. Notou-se ainda que foi possível produzir misturas com elevados teores de sólidos e que o PVC exerceu grande influência sobre o desempenho das tintas. Entretanto, os resultados dos ensaios de determinação de desempenho indicaram que em nenhuma das misturas produzidas foi possível atender simultaneamente aos requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 15079:2011. Abstract This work aims to evaluate the use of granite waste as a pigment for construction paints, that comply with the requirements of a social technology. Initially, the residue was characterized in order to determine the potential use of this material in paints. To produce the paint samples, an experimental model was defined by varying the proportions of the mixture's components. In this model, the proportions of pigment and resin were defined according to the range of PVC (Pigment Volume Concentration) expected for a matte paint. The proportion of water varied in each mixture, in order to maintain the viscosity within a range that ensures the good application of the ink. Then, tests were performed to determine the hiding power and abrasion resistance for each one of the samples. It was verified that, the granite waste presents characteristics that enable it to be used, as pigment, in paints. It was also noted that it was possible to produce mixtures with high solids content and that PVC significantly affects the performance of the inks. However, the results of the performance tests indicated that none of the produced paints meet all of the requirements established by ABNT NBR 15079: 2011.
No aperfeiçoamento de processos de produção de tintas à base de solos, desenvolvido pelo projeto Cores da Terra, foram identificadas dificuldades para desagregar os solos, estabilizar as suspensões, homogeneizar e emulsificar as misturas com resinas adesivas para garantir boa viscosidade e resistência à abrasão às tintas. Este trabalho discute o efeito isolado e combinado da dispersão mecânica e química sobre um solo caulinítico e de duas resinas sobre a resistência à abrasão das tintas. A dispersão mecânica foi realizada com o disco Cowless e a química com a adição de NaOH. As resinas utilizadas foram o poliacetato de vinila (PVA) e o polivinil-álcool (à base de PVA, NaOH e álcool etílico). As formulações foram delineadas nos seguintes experimentos de mistura: F01-04. Dispersão mecânica e adições graduais de PVA; F05-07. Dispersão mecânica e química e adições graduais de PVA; F08-10. Dispersão mecânica e ação combinada da dispersão química e efeito adesivo promovido pelo polivinil-álcool. Os resultados demonstraram a instabilidade da viscosidade das amostras F01-04, devido à emulsificação das tintas, e que, para as amostras F05-07 e F08-10, a viscosidade manteve-se estável. A resistência à abrasão das amostras F04, F08, F09 e F10 atendeu aos requisitos da NBR 15078, enquanto as demais apresentaram resultados inferiores ao determinado pela norma. Diante disso, conclui-se que, a ausência de NaOH, no caso das amostras F01-04, prejudica a estabilidade da viscosidade das tintas, enquanto que, com a adição de NaOH, no caso das amostras F05-07, o efeito da resina PVA sobre a resistência à abrasão é prejudicado. Já para o caso das amostras F08-F10, o uso do polivinil-álcool combinado com a dispersão mecânica atendeu às demandas de resistência à abrasão e estabilidade da viscosidade esperadas.
Este trabalho é um estudo científico e tecnológico sobre o controle de qualidade na fabricação e montagem de estruturas metálicas, elaborado por meio da análise e interpretação de informações obtidas em levantamentos bibliográficos, visitas técnicas e entrevistas à empresas do setor, evidenciando o conhecimento da literatura existente. Sendo assim, são abordados os processos de obtenção do aço estrutural e suas propriedades, as diversas etapas da fabricação e da montagem das estruturas metálicas, assim como ensaios não destrutivos. A pesquisa tem como objetivos, definir critérios de inspeção durante a fabricação e a montagem das estruturas metálicas, para identificação prematura de manifestações patológicas, apresentar os principais sintomas patológicos encontradas em estruturas de aço, estabelecendo suas origens e causas, expor um fluxograma sobre o processo de produção de uma estrutura metálica, indicando os principais pontos de checagem de desempenho e, por fim, analisar algumas manifestações patológicas, indicando as falhas no processo de produção. Conclui-se que existem cuidados a serem observados para não cometer erros construtivos, facilmente evitáveis por meio de planejamento e fiscalização eficientes. O intuito do estudo é promover o intercâmbio dos resultados da pesquisa com o setor produtivo e colaborar na revisão e elaboração de normas.
2013
Este projeto constitui um estudo teorico sobre o planejamento da vida util na construcao civil, aplicado em sistemas de revestimento de pintura em fachadas, bem como uma pesquisa experimental aplicada em amostras com substratos distintos, e pintadas com quatro cores diferentes. Nesta pesquisa foram consideradas as caracteristicas climaticas da regiao metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem por objetivo apresentar a complexidade de uma metodologia de previsao da vida util, bem como verificar o comportamento do sistema em questao, por um determinado periodo. O planejamento da vida util e uma das estrategias utilizada em alguns paises para obter o aumento do desempenho no setor da construcao civil e vem sendo estudado desde a decada de 90. No Brasil, ainda e uma metodologia pouco disseminada, no entanto, ha a tentativa de inserir como pre-requisito na Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). Visto a necessidade de um estudo mais meticuloso sobre o planejamento da vida util, est...
No meio rural brasileiro, ainda é possível encontrar casas pintadas de branco, com a técnica do barreado, que consiste na aplicação de solos nas paredes, com o uso de um pano úmido. Por depender apenas de solo, o barreado pode ser considerado a técnica mais barata de pintura imobiliária. No entanto, seu uso está atualmente restrito a comunidades rurais isoladas e reduzindo progressivamente devido ao surgimento de tintas industrializadas. Além disso, a absorção e perda constantes de água gera um movimento de dilatação e contração que desestabiliza as ligações entre as partículas dos solos e tornam o barreado pouco resistente às intempéries. Por outro lado, a emergência das questões ambientais e a valorização dos conhecimentos populares apontam no sentido do resgate e aperfeiçoamento da técnica do barreado em contraposição ao uso das tintas industrializadas. Portanto, o objetivo desse trabalho é discutir os efeitos da desagregação mecânica de solos com diferentes formas de agregação para a produção de tintas. Foram produzidas 24 amostras de tintas com dois tipos de solos, submetidos à desagregação mecânica e ao simples destorroamento, com adições graduais de PVA (Poli-Vinil-Acetato), e realizados ensaios de determinação de resistência à abrasão, conforme ABNT: NBR 15078. Os resultados dos ensaios demonstraram que a resistência à abrasão aumeutou à medida que aumentou a proporção de PVA adicionada. No entanto, quando se compara os resultados com base nos tipos de tratamentos realizados (simples destorroamento e desagregação mecânica), verifica-se que a desagregação mecânica gerou efeitos inversos nos dois solos: aumentou a resistência à abrasão do Solo 1 e reduziu a resistência do Solo 2. Os resultados permitem concluir que a quantidade de PVA necessária para alcançar a resistência à abrasão mínima exigida para qualificar as tintas imobiliárias à base de pigmentos e cargas minerais depende da mineralogia e da textura do solo utilizado. Além disso, a alta intensidade de desagregação para produzir tintas imobiliárias à base de solos aumenta ou reduz a resistência à abrasão em função da mineralogia e da textura dos solos usados.
Neste trabalho foram desenvolvidos processos de produção de tintas para a construção civil que utilizam os solos como fonte de pigmentos, na perspectiva da criação de uma tecnologia social. Foram coletados três solos representativos das cores e ocorrência no município de Viçosa-MG. O disco Cowles foi aperfeiçoado e usado para dispersar as partículas dos solos e selecionar as de menores tamanhos (< 0,18 mm). A estabilidade das suspensões de pigmentos foi avaliada na presença e ausência de dispersante químico. Por meio do delineamento experimental de misturas, foram produzidas misturas ternárias e quaternárias, cada qual utilizando um tipo de resina. O desempenho das misturas foi avaliado quanto aos poderes de cobertura seco e úmido e à resistência à abrasão, de acordo com os limites estabelecidos pela ABNT para tintas látex da categoria econômica. A viscosidade e o pH foram medidos e relacionados ao desempenho das misturas. Os resultados obtidos indicaram que em nenhuma das misturas foi possível obter formulações que atendessem a todos os requisitos de desempenho simultaneamente, e que as misturas quaternárias proporcionaram os melhores resultados. O pH exerceu forte influência sobre o desempenho das tintas, no que se refere à viscosidade, à resistência à abrasão e aos poderes de cobertura. As misturas quaternárias e a dispersão mecânica mostraram-se como alternativas promissoras para a adoção como tecnologia social.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Ambiente Construído, 2016
Impactos das Tecnologias na Engenharia Civil 4, 2019