Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Celebridades no século XXI - vol. 2
A pesquisa da qual este paper se origina problematiza a presença pública das crianças por meio dos usos que fazem das mídias digitais. Intenciono investigar as repercussões de tamanha visibilidade e verificar se as práticas de youtubing podem amplificar suas vozes nas sociedades em que estão inseridas. Interessa-me saber, portanto, de modo mais amplo, se a celebridade dos chamados youtubers mirins poderia se constituir um modo efetivo de participação infantil no Brasil contemporâneo
Educação, Cultura e Comunicação, 2017
Resumo Um dos objetivos da pesquisa à qual este artigo está vinculado é compreender as condições de possibilidade da passagem de uma infância moderna para uma infância contemporânea, no contexto brasileiro da virada do século. Nessa perspectiva, o artigo investiga como os youtubers mirins, crianças com centenas de milhares de assinantes em seus canais no YouTube, constroem modos de ser e estar no mundo através da produção e divulgação de seus vídeos. A análise se ampara no seguinte argumento: uma vez que " os muros da vida privada " tenham sido fundamentais na construção de uma infância moderna, sua erosão está permitindo a visibilidade crescente das crianças e sua colonização na esfera pública, contribuindo para o surgimento de novas concepções de infância. Dentre as conclusões preliminares desse estudo está a de que ser famoso ou uma celebridade figura uma possibilidade de ser criança na contemporaneidade. Abstract One of the objectives of the research to which this paper is linked is to understand the conditions of possibility of passage from a modern childhood to a contemporary childhood in the Brazilian context of the turn of the century. From this perspective, the article investigates how the kids youtubers, children with hundreds of thousands of subscribers on their YouTube channels, construct ways of being in the world through the production and dissemination of their videos. The analysis is based on the following argument: since "the walls of privacy" have been instrumental in building a modern childhood, their erosion is enabling increased visibility of children and their colonization in the public sphere, contributing to the emergence of new conceptions of childhood. Among the preliminary findings of this study is that being famous or a celebrity can be a possibility to be a child in contemporary.
2020
Neste artigo, iremos analisar como os engajamentos identitarios em torno do ser crianca, articulados a ecologias de pertencimento, de youtubers mirins nos deixam ver alguns de seus modos de ser e estar no mundo. Reconhecemos, atraves do olhar para o audiovisual infantil no YouTube, uma multiplicidade de contextos, construindo conjunturas que deixem ver os processos sociais contemporâneos. Todas essas questoes tambem nos trazem reflexoes sobre a mobilizacao de afetos em torno das infâncias no Brasil contemporâneo. Partimos de uma imersao em alguns textos da obra de Lawrence Grossberg (2005; 2010a; 2010b; 2015; 2018), no que se refere especialmente ao conceito de afeto e o que ele mobiliza teoricamente. Palavras-chave : Infâncias, Youtuber mirim, Afeto, Engajamentos identitarios.
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Este artigo tem como objetivo investigar a produção de conteúdos audiovisuais publicados na plataforma YouTube destinados ao público infantil, tendo como critério de seleção vídeos produzidos por YouTubers mirins. Por meio de uma pesquisa exploratória, foram analisados cinco canais de YouTubers mirins, escolhidos a partir de critérios previamente estabelecidos, tais como número de inscritos e total de visualizações dos vídeos mais populares. Elegemos canais com expressividade dentro do YouTube para o público infantil e de cada um deles analisamos o conteúdo do vídeo mais popular, buscando conhecer e descrever o que está sendo consumido pelas crianças.
Intexto, 2021
Este artigo busca refletir sobre os youtubers mirins e os modos de ser criança promovidos por tais personagens. Para isso, tomamos como ponto de análise o canal Crescendo com Luluca, disponível na plataforma do YouTube, para tecer considerações sobre a produção midiática de um tipo de subjetividade que estamos denominando como a criança conectada. Consideramos os youtubers como agentes que promovem certos modos de ser e estilos de vida pautados pelas lógicas do consumo. Nesta nossa análise empírica destacamos três fatores preponderantes nas produções da pequena Luluca: o uso de objetos como marcadores sociais; a tênue fronteira entre a vida privada e pública da youtuber; e o uso de uma linguagem informal e descontraída capaz de gerar proximidade entre a youtuber e seus espectadores-fãs.
Mídia e Cotidiano, 2020
O objetivo deste artigo é problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing, veiculados em canais do YouTube. Por meio da análise crítica, argumentamos que esses vídeos, protagonizados por youtubers mirins, constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras e produzir subjetividades. À revelia das regulamentações que normatizam a publicidade infantil no Brasil, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais on-line, como apontam os resultados da investigação.
A identificação do público infantil com youtubers: mediações, autenticidade e performance, 2019
Embasada teoricamente nos estudos de recepção e em seus desdobramentos no ciberespaço, esta reflexão investiga a articulação entre o público infantil e o YouTube. A hipótese sustenta que existem, entre a narrativa dos youtubers e as crianças, mecanismos de identificação evidentes e articulados entre si. Para analisar essa questão, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e o grupo focal como metodologias principais. Espera-se que esta pesquisa contribua com as discussões acerca da consolidação de narrativas audiovisuais digitais de youtubers e das mediações da recepção infantil na Internet.
Devir Educação
Este texto é um ensaio que busca abordar o conceito educacional a partir do enfrentamento da subjetividade e da alteridade. A proposta refere-se a um pensamento crítico que orienta uma possível reflexão sobre a questão das fundações educacionais nos tempos líquidos modernos, na perspectiva de Zygmunt Bauman. Nesse sentido, cabe a nós fazer uma pergunta: como pensar a educação neste momento em que aspectos de uma crise de fundamentos nas diretrizes pedagógicas da educação contemporânea florescem cada vez mais? Pensar em subjetividade e alteridade à luz do pensamento de Bauman é uma tarefa que não pode ser evitada por algumas categorias potencialmente formativas de subjetividade no pensamento contemporâneo, na perspectiva da modernidade líquida.
Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, 2019
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
El Descubrimiento Pendiente De America Latina Diversidad De Saberes En Dialogo Hacia Un Proyecto Integrador 2005 Isbn 9974 7936 0 2 Pags 125 130, 2005
Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB
O artigo tem como propósito principal problematizar as representações infantis postas em circulação a partir de vídeos postados em canais do YouTube e protagonizados por três youtubers mirins que estiveram, ao longo dos anos de 2017 e 2018, no ranking de mais acessados, com grande índice de visualizações e inscritos. Para empreender as análises, foram selecionados 27 vídeos publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2017, a partir dos quais foram analisadas as imagens e as falas das crianças youtubers, bem como foram discutidos alguns comentários postados por seus seguidores. A partir do campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, as análises centraram-se na discussão do modo como as crianças youtubers propagam e reforçam representações em decorrência das quais podem ser produzidas identidades infantis voltadas à cultura de sucesso, a qualcompreende tanto o status de ser uma criança famosa, considerada uma celebridade, quanto a posição de uma cri...
This article presents results of a research that aimed at verifying the underlying themes of the videos in the Orkut Profiles of the members belonging to a community named "Biologia – UFPel" (Biology – Federal University of Pelotas). The community was created by students of the referred university, who are Biology bachelors and teachers-to-be. Our aim was to identify if there were any biology-related videos in those students' profiles. The methodology used was the netnographic. We understand such videos as "Training Objects", combining leisure, information sharing, as well as knowledge and learning diffusion. The video is a technological artifact that works as an educative device – a new way of getting educated mediated by information technologies.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2019
infancia en la actualidad han sido guiadas por los aparatos tecnológicos, configurando terreno fértil para la divulgación de publicidad disfrazada con la voz de un niño que dice para otros niños, moldando, sus modos de ser, pensar y consumir.
Buscamos ao longo desse trabalho discutir como o crescente interesse pelos cabelos crespos e cacheados está associado (1) à conectividade proporcionada pelas tecnologias digitais, conforme nos aportam as discussões de Clay Shirky (2012); e (2) às possibilidades de constituir outras performances (SIBILIA, 2015; 2016) e apropriações (MORALES, 2009; NEÜMAN, 2008) nos espaços das mídias digitais. Como nosso objeto, analisaremos um conjunto de quatro vídeos de YouTubers “crespas” e “cacheadas” (ou YCeC, em abreviação). O intuito é observar como elas incidem sobre o intricado universo dos cabelos naturais, atravessado por questões de gênero e raça, ao criarem relatos sobre as suas vivências. Para tal, escolhemos como metodologia de investigação a concepção dos modos de endereçamento (ELLSWORTH, 2001), pois nos permitem perscrutar os indícios das escolhas que dão a ver a tentativa de diálogo das YCeC com o atual contexto ideológico e político acerca do cabelo. Propomo-nos olhar especialmente para o uso de elementos técnicos audiovisuais (como a edição do vídeo, a escolha de trilhas sonoras ou de narração), de símbolos (sejam eles as roupas, os cenários, os acessórios ou outros elementos que constituem esse espaço visível do vídeo), de discursos (as escolhas acerca do posicionamento discursivo de suas enunciações) e da sua própria forma de se colocar em cena (a mise-en-scène) .
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
Resumo: O objetivo deste ensaio é reconhecer as diferentes imagens construídas sobre e para as crianças no âmbito das produções audiovisuais. O texto é conduzido a partir da literatura que aborda o referido tema, a análise e exemplificação de obras a respeito, sejam feituras do cinema ou das mídias sociais, como vídeos presentes no YouTube e desenhos infantis. Observa-se uma visão adultocêntrica da infância nas telas, que a projeta sob o seu ponto de vista e pretensões, seja pelo anseio de promover a problematização de assuntos que necessitam ganhar ênfase na legitimação dos seus direitos e espaços no âmbito social, ou pela emergência de apresentar personagens na perspectiva do incentivo ao consumismo, condição que dissemina modos ideais de viver a infância na sociedade de hoje. Tais apontamentos nos levam a considerar que as crianças foram e são alvo de múltiplas projeções nas telas, assumindo diferentes papéis e perspectivas, em uma complexa rede de sentidos e significados. A prom...
2019
This article discusses about the mediations between the cultural context of Brazilian society and the process of meaning negotiation made by the children's audience with the videos digitally distributed by youtubers. The methodologies which guide this text are the focus group and the bibliographic research. It presents results from an empirical research that investigated the perceptions of YouTube users about performance in communication and thinks about them as from Performance Studies and Mediation Theory. The discussions in field highlighted the tendency of the collaborators to associate the youtubers’ performance with an authentic and improvised discourse.
Cadernos CEDES
RESUMO Este artigo problematiza o lugar de fala e de expressão da criança no YouTube, sob a ótica dos seus direitos digitais, consubstanciados no direito à proteção, à provisão e à participação. O estudo tem por base a playlist “Rico vs Pobre”, procedendo a uma análise crítica do discurso de cinco vídeos. O exercício do direito à participação, numa rede marcada pela lógica mercadológica e a pressão pelo reconhecimento público, tem como contraponto o incentivo ao consumismo, à rivalidade entre crianças e à falta de consciência social, revelando o comprometimento dos direitos à provisão e à proteção.
Resumo: Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época. Palavras-Chave: Infância, mídia, ética, subjetividade. Abstract: This text's proposal is to offer the theoretical basis to the understanding of the ethical implications of the consumer's culture and media in the subjective constitution of childhood. As a methodological strategy we emphasize the articulation of different authors, with questions which embrace themes related to subjectivity, consume and media, with fragments from interviews carried out with parents, teachers, children and adolescents, approaching the intersubjective transformations in contemporary times. As long as the construction of knowledge takes place in the conversation between different voices which reveal their view in the world as well as about the world, this text intends to be an opportunity of dialogue and knowledge to elucidate the challenges of our time. Key Words: Infancy, mídia, ethics, subjectivity.
Revista ECCOM, Educação Cultura e Comunicação, 2020
Este artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa mais ampla realizada sobre o tema da cultura da fama e dos processos de celebritização inerentes ao YouTube. O objetivo deste artigo em específico é o de diagnosticar os hábitos de consumo dos usuários brasileiros do site, seus interesses coletivos, gostos, os grandes temas que procuram, assistem e compartilham, e, principalmente, o que está por trás disso, elaborando assim um exame de nossa sociedade e época. Para isso, lançamos mão de dois métodos: o primeiro, uma análise quali-quantitativa dos vídeos posicionados no ranking Em Alta da plataforma, dissecando os 50 vídeos mais assistidos e compartilhados do país diariamente durante o período de um mês (entre setembro e outubro de 2017) e com isso mapeando os principais temas, categorias e formatos em evidência; o segundo, um survey on-line realizado com grupos de fãs dos youtubers Kéfera Buchmann e Whindersson Nunes entre os meses de maio e novembro de 2017. O questionário continha 29 perguntas (fechadas e abertas) que foram respondidas por um grupo amostral de 119 fãs. Com esse survey, a intenção era compreender como o espectador encara e participa do fenômeno youtuber. Os resultados obtidos apontam para uma atmosfera social que enxerga na visibilidade midiática e, mais precisamente, na fama, uma validação da existência e uma fuga da solidão, com ênfase no êxito das relações parassociais; o que remonta a dualidade comunitário-massivo explorada pelo próprio YouTube ao se equilibrar entre suas duas polaridades: a de rede social e a de indústria midiática. Palavras-chave Cultura da fama; YouTube; Webcelebridades. Abstract: This research synthesizes the results of a larger study about the culture of fame and the processes of celebritization inherent in YouTube. The purpose of this article in particular is to diagnose the consumption habits of Brazilian users of the website-their interests, tastes, the great themes that we seek, watch and share, and, mainly, what is behind this-thus elaborating an examination of our society and time. To do this, we used two methods: the first, a qualitative and quantitative analysis of the videos positioned in the Trending ranking of the platform, dissecting the 50 most watched and shared videos of the country daily, during a month period (between September and October 2017) and so mapping the main themes, categories and formats in vogue; the second, an online survey conducted with fan groups of the youtubers Kéfera Buchmann and Whindersson Nunes between the months of May and November 2017. The questionnaire contained 29 questions (closed and open) that were answered by a sample group of 119 fans. With this survey, the intent was to understand how the viewer see and participates in the youtuber phenomenon. The results obtained point to a social atmosphere that sees in media visibility and, more precisely, in fame, a validation of existence and an escape from solitude, with emphasis on the success of parasocial interactions; which goes back to the community-massive duality explored by
TIC KIDS ONLINE BRASIL - Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil, 2017
A pesquisa (Tomaz, 2017) a que este artigo está vinculado investigou o fenômeno dos youtubers mirins, crianças que chegam a ter 3 milhões de inscritos em seus canais no YouTube. O objetivo foi compreender a formação de um sujeito infantil comunicacional por meio das interações travadas em quatro canais brasileiros: Bel para Meninas, Julia Silva, Juliana Baltar e Manoela Antelo. Auxiliadas por familiares, sobretudo as mães, as quatro meninas, que têm idades entre 9 e 11 anos, valem-se de equipamentos próprios para criar, gravar, editar e postar vídeos sobre brinquedos, teatrinhos de bonecas, novelinhas, relatos de viagens e competições, entre outros conteúdos
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.