Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2014
RESUMO O presente artigo tem como objetivo trazer um panorama geral de como se encontra a EaD na área da música nos dias atuais, passando por toda sua história, pela sua evolução, até chegar na atualidade. Traçamos um paralelo entre a Educação a Distância e a EaD, especificamente na área da música, com todas as suas peculiaridades e singularidades que merecem a devida atenção. Traremos, também, uma reflexão sobre as pesquisas realizadas nesta área, para que haja um entendimento maior dos elementos supostamente fundamentais do ensino musical via EaD, para que facilite futuros trabalhos de outros pesquisadores. Para a realização deste trabalho, foi feito uma revisão bibliográfica. O artigo conclui que existe uma escassez de pesquisas na área que correlacionem a EaD com EaD musical, e ressalta a iniciativa dos pesquisadores envolvidos com o tema. Palavras-chave: Educação a Distância. Música. Educação Musical. ABSTRACT The aim of these article is to bring a general overview of how Distance Education in music area is composed today, passing through its history, its evolution, until today. was drawn a parallel between distance education and distance education, specifically in the area of music, with all its traits and uniqueness that deserve proper attention. It also brings a reflection on the research conducted in this area, so to have a greater understanding of the supposedly fundamental elements of musical education via distance education, that facilitates future work of other researchers. For this work, a literature review was done. The article concludes that there is a research gap in Distance music education and distance education in general way, and emphasizes the initiative of the researchers involved with the topic.
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Nos últimos anos, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19 e às medidas de isolamento social dela decorrentes, a Educação a Distância (EaD) ganhou ainda mais notoriedade e discussão dentro do espaço acadêmico. Um dos temas mais presentes nessas discussões diz respeito ao uso das metodologias ativas em seu processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, conforme pesquisas demonstram, é perceptível a existência de dificuldades na implementação dessas metodologias ativas na EaD, que colocam em risco o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e viabilizam a reprodução da forma de ensino tradicional, na qual o professor assume um papel de portador e transmissor do conhecimento. Com a corrente transposição imediata do ensino presencial para o ensino a distância, tal cenário pode vir a se.
Linha Mestra
Este artigo trabalha a partir da hipótese de que a Educação a Distância (EAD) atua como ferramenta na produção de cidadãos funcionais para o sistema-mundo. Para tanto, a partir de recortes do pensamento de Enrique Dussel e Michel Foucault, busca observar a EAD, contextualizando com um trecho de uma entrevista com uma formanda em EAD.
In: MUSICOM, II, 2009, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2009. p. 1-8, 2009
O presente artigo constitui o embasamento necessário à realização de uma mesa-redonda no I MUSICOM, evento a ser realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este trabalho visa a tornar explícito questões relativas a Música e Mídia sob um enfoque musical, reforçando aspectos histórico-culturais e pedagógicos que embasam a visão de um músico acadêmico, além de enfatizar a atual posição da Música Popular no meio acadêmico brasileiro. Em seguida, será estabelecido um diálogo com possíveis definições de Música e Mídia por parte da Comunicação Social e da Música, a fim de evidenciar a diversidade de pontos de vista.
Este artigo destaca reflexões sobre as observações realizadas em três escolas de Goiânia, uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Música -EMAC -UFG, intitulada: Artes Integradas: características das práticas desenvolvidas em escolas de Goiânia. Destacamos a importância da prática musical tratada com o olhar complexo e interdisciplinar, tratando a educação musical a partir dos conhecimentos musicais e dos extras musicais, o que permite dialogar com outras áreas do conhecimento, principalmente, com as demais linguagens artísticas (artes visuais, dança, teatro). Este artigo está voltado para uma prática metodológica diferenciada na educação musical, entendendo que diversos processos acontecem durante a abordagem educacional. Assim, novas posturas necessitam ser tomadas para que o rumo da educação pela música faça diferença no contexto escolar.
ETD - Educação Temática Digital
Gostaria de dedicar este volume a toda uma nova geração de seres humanos que, em nosso milênio, nascem imersos em um mundo onde a inclusão digital é uma das principais frentes de investimento de muitos governos no mundo. Em boa parte das escolas, públicas ou não, a presença do computador já é uma realidade. O governo uruguaio, para citar um caso que conheci de perto, já distribuiu pequenos notebooks à grande maioria das crianças matriculadas na rede pública de ensino: não é incomum se observar antenas wireless nas escolas, o que permite as crianças se conectarem a internet durante as aulas, nos intervalos ou enquanto esperam seus pais à porta do colégio. Acesso aberto sem censuras e sem controle. Eu mesma checava emails na porta de um desses colégios, mas não posso fazer isto (ainda) nas cantinas ou bibliotecas da UNICAMP usando meu laptop.
2015
A luta pelo reconhecimento e obtenção de direitos negros tem como instrumentos de trabalho a música, o rap. Nesse contexto, a música de Emicida, Boa esperança (2015), é o objeto deste artigo que busca analisar aspectos da música e da letra para revelar a mensagem de empoderamento negro, utilizando as matrizes de semiótica de Santaella – análise rítmica, harmônica, melódica e verbal.
Resumo: Ser professor não é uma tarefa fácil, ainda mais se levarmos em consideração os processos que agem na educação não formal, educação familiar, realidades sócio-econômicas e a função exercida pelos meios de comunicação nos alunos, por isto, ao se pensar a Educação Musical para adolescentes e adultos, é praticamente impossível desvincular-se das influências recebidas, pois são tão fortes que agem na construção do gosto musical, tornando-se de extrema relevância para um professor, conhecer algumas das influências exercidas pelos veículos de mídia, como se dão estes processos e seus reflexos em sala de aula. Este tema originou-se de observações durante o período de estágio, quando trabalhei com uma turma de 8ª série do noturno, em uma escola Municipal de Pelotas, onde os alunos recebiam forte influência dos meios de comunicação, chegando a ponto de preferir ouvir rádio na aula de música, onde era clara a influência exercida pelos meios de comunicação. Palavras chave: mídia, adolescentes, aula de música.
Revista Temas em Educação, 2025
Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o papel do CEEd/RS na implementação do ensino de Música, utilizando seus documentos oficiais como dados. A metodologia empregada foi qualitativa, com ênfase na pesquisa documental. Os dados foram coletados via internet, por meio do site do CEEd/RS. Os resultados indicam que o CEEd/RS não emitiu normativas específicas nem pareceres oficiais sobre o ensino de Música nas escolas. Foram encontradas coletâneas de leis de ensino contendo atos federais e estaduais, mas estes não foram utilizados como base para promover a presença da Música nas escolas do Rio Grande do Sul. A pesquisa destaca a importância do CEEd/RS no fortalecimento das políticas públicas estaduais, ressaltando a necessidade de consolidar a legislação educacional relacionada ao ensino de Música escolar e fortalecer o papel dos Conselhos de Educação como órgãos consultivos e normativos.
INTERRITÓRIOS, 2020
O presente manuscrito apresenta um estudo sobre o Ensino Superior no Brasil na modalidade EaD, analisando mecanismos e instrumentos de avaliação de algumas IES como elementos de promoção de competências e habilidades para o exercício profissional. A pesquisa ocorreu durante os meses de outubro de 2018 a março de 2019, a partir de levantamento de dados, revisão bibliográfica e análise documental, através dos portais das principais instituições promotoras de cursos de graduação on-line. A metodologia de análise de dados está baseada na Análise de Conteúdo. Os resultados alcançados formam um grande apanhado de informações sobre a EaD no Brasil como nicho mercadológico, possibilidades de inovação pedagógica e fomentadora de discussões, interação e colaboração entre participantes dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Como conclusões, identificamos fissuras paradigmáticas da formação acadêmica e novas problemáticas acerca do papel da Educação Superior no Brasil contemporâneo, em sua con...
Anais do Seminário Nacional sobre Música, Cultura e Educação, 2018
RESUMO Este trabalho apresenta um protocolo de investigação sobre o Exame Na-cional de Desempenho Estudantil (Enade) de 2006, com o foco nas questões espe-cíficas da área de música. Trata-se de um estudo inicial que busca gerar categorias de organização e de análise que subsidiarão os consequentes estudos das outras edições do exame. As perguntas de partida são: como se organizam as perguntas do conteúdo específico no Enade para os cursos de música? E qual a sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) específicas da área de música? A metodologia de trabalho adotada seguiu uma perspectiva de análise documen-tal, buscando tendências do conteúdo das questões do Enade seguindo categorias emergidas das DCNs, da política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dos dados em si. Os dados analisados até o momento dão conta das tendências encontradas e se referem a: a) questões que são dirigidas a uma ou outra ênfase dentro da área que não são, necessariamente, abordadas em todos os currículos de música; b) não há distribuição equitativa das questões entre os três eixos definidos pelas DCNs, com predominância dos conteúdos específi-cos; c) a maioria dos itens são baseados em conhecimentos memorísticos; d) as perguntas são, na sua massiva maioria, de "interpretação com resposta única", o que pode ser um fator que reforça o conhecimento memorístico; e) partituras são amplamente utilizadas nessa prova, em quase metade das questões específica, possivelmente com uma correlação do uso das partituras vinculadas a questões de teoria, harmonia e análise musical. Palavras-chaves: Enade; Avaliação em Música; Avaliação Massiva.
Revista Profissão Docente
Entrevista com Marília de Dirceu Cachapuz Daher sobre o histórico da EAD na Uniube.
Resumo: Este artigo, de caráter bibliográfico, visa problematizar a ideia de inclusão que permeia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Adotou-se o conceito de inclusão voltado para aspectos sociais e culturais. Dessa forma, objetiva-se compreender como a música pode colaborar para esse processo de inclusão, através de uma educação significativa para os alunos. Essa modalidade de educação básica possui como característica principal a diversidade de faixa etária dos alunos que a compõem. Esse aspecto gera ao educador musical desafios relacionados a questões metodológicas. Constatou-se que a música facilita a inclusão, se ela adquirir um aspecto significativo para os alunos.
SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma atividade virtual elaborada para a classe de regência do curso de Licenciatura em Música da UNINCOR, em Três Corações-MG, cujos sujeitos somavam 57 alunos. A formação de Músicos-Professores para a EaD, cuja prática compõe o cerne do fazer musical, depende de um conjunto de atividades virtuais e deve proporcionar um método suficiente para que os alunos tenham autonomia e fruição nos novos conceitos da disciplina. A partir da comparação de 2 vídeos com execução da mesma obra, com 2 maestros diferentes, pergunta-se: Poderia uma atividade virtual proporcionar uma mudança de paradigma do olhar do aluno do curso de regência na modalidade EaD? Esta análise qualitativa procura deixar em relevo as perspectivas que tomavam os alunos nas respostas do questionário apresentado. Com base nos resultados pode-se perceber o quanto esta transformação é possível com os encaminhamentos de um Professor atendo às necessidades de desenvolvimento acadêmico e prático dos alunos, sendo que, ao final da atividade, os alunos já demonstram uma nova visão de regência, mesmo tendo contatos anteriores com os mesmos vídeos.
2016
Este artigo se configura como um estudo de cunho bibliografico, com foco especifico no curso de Licenciatura em Musica a Distância da Universidade de Brasilia (UnB). Tem como objetivo identificar tematicas de pesquisas realizadas no âmbito do referido curso, especificamente, considerando teses, dissertacoes e artigos em periodicos. 4 (quatro) categorias tematicas emergiram das producoes analisadas: Papel do Tutor, Pesquisa com Discentes, Pesquisa com Docentes, e Evasao. Espera-se que as reflexoes descritas neste artigo possam trazer contribuicoes e apontar possibilidades de pesquisa para a area de Educacao Musical a Distância.
pesquisamusicaufpb.com.br
Resumo: O ensino da Música nas igrejas evangélicas do Brasil tem sido de grande importância na formação inicial de músicos. Esse cenário é notado em todas as regiões do Brasil. Na região nordeste, mais especificamente na cidade do Natal, é uma prática das Igrejas Assembléia de Deus dispor do ensino da música a seus membros. Este artigo busca descrever os principais processos de ensino e aprendizagem de música no contexto da IEADERN, localizada no Bairro da Cidade da Esperança, na Cidade do Natal/RN. Nosso universo de pesquisa foi constituído por músicos iniciados pela escola da igreja, que formam a Orquestra Êxodo. Tivemos como instrumento de coleta de dados a observação participante das atividades da orquestra e entrevistas semi-estruturadas com seus integrantes. A partir da organização e análise dos dados, pudemos observar que o crescente interesse pelo fazer musical, levou a muitos dos alunos a se especializarem em escolas formais nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, bem como a profissionalização no campo musical. Concluímos, portanto, que esse cenário constitui-se como importante centro de iniciação musical e como suporte indispensável para as atividades musicais vinculadas à liturgia.
CIET:EnPED, 2018
Aberta do Brasil. Objetivou-se analisar as ferramentas usadas em cursos de Educação a Distância, plataforma Moodle considerando o sistema avaliatório numa perspectiva dialógica, a norma legal que define as diretrizes para a avaliação em EaD, compreendendo as várias possibilidades da avaliação no processo de ensinoaprendizagem em ambiente virtual, as ferramentas utilizadas, os critérios definidos, a concepção legal, os desdobramentos do uso dessas tecnologias para a consecução dos objetivos de ensino. Pela verificação das estruturas configuradas pelas instituições de
2017
Nos ultimos anos, as pesquisas acerca da evasao na Educacao a Distância no contexto brasileiro revelam-se fundamentais no mapeamento das causas e na busca por estrategias que auxiliem o aluno a concluir os estudos. Uma das maiores virtudes da EAD, que e o livre arbitrio por parte do educando na escolha do local e horario para estudar, pode transformar-se num problema se o aprendiz nao possui disciplina, nao entende sua parcela de corresponsabilidade e esta preso aos paradigmas da educacao presencial. Este artigo tem por objetivo investigar as causas do alto indice de evasao na EAD e possiveis alternativas para auxiliar a diminuir esse problema. A partir do metodo de pesquisa bibliografica, de cunho qualitativo, baseado no Censo Escolar da EAD (2010) e no Anuario Estatistico de Educacao Aberta e a Distância (2008), constatou-se que os principais motivos para evasao sao financeiros, falta de tempo, nao adaptacao ao metodo, acreditar que o metodo EAD e mais facil e a obrigatoriedade da...
Educar em Revista, 2014
O maior acesso ao ensino superior no Brasil foi alvo de expressivas políticas públicas; a educação a distância também é incluída neste contexto. No ano de 2005, foi publicado um decreto que regulamentava a oferta desta modalidade de ensino, prevendo as formas pelas quais se daria o credenciamento e a autorização de cursos. Desde então se assiste a algumas reformulações do que fora proposto, sem que seja observada uma avaliação mais aprofundada do instaurado até aqui. O presente artigo objetiva explicitar determinadas tendências e delineamentos presentes na oferta da educação a distância que indicam urgência na e para a avaliação desta política pública. Para tanto, analisa documentos emanados do Ministério da Educação, dados de Resumos Técnicos de Censos do Ensino Superior e publicações dedicadas ao tema. Daí torna-se possível evidenciar distorções e problemas no processo de instauração da educação a distância. Foram observados, sobretudo, na concentração de oferta em apenas dois cur...
Trama, 2019
A EAD - Educação a Distância - tem conquistado um espaço considerável na pluralidade das áreas, segmentos intelectuais e técnico-profissionais da cibercultura. O presente artigo terá a Análise do Discurso de linha francesa como principal base teórica para empreender uma discussão sobre a tendência do ensino a distância no imbricamento com o sujeito dessa época e suas condições de produção no espaço virtual. A EAD promete permanecer e transformar o que se entende por aprender, incidindo no sujeito atravessado pelo discurso da era digital, ligeiramente afetado pelo modo de ser e agir on-line, ao passo que o ensino a distância propicia uma experiência de autonomia na busca pelo conhecimento, alavancando estratégias comerciais do ramo da educação por desconstruir modelos de ensino vistos até então. O que implica atentar é que a EAD é um caminho sem volta: ou os sujeitos se adaptam a ela, se apropriam dessa atual esfera de captação do saber, ou estarão à margem de uma tendência educacion...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.