Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2014
Como aluna especial no programa de Pós-graduação da FFLCH/ USP em 2014 frequentei o curso do Prof.Dr.Mauricio Salles de Vasconcelos que ministrou as aulas de Teoria da Literatura para o século XXI e pude tomar conhecimento com a obra de Avital Ronell, que foi sua supervisora de Pós-doc nos EUA. Então, para avaliação na disciplina produzi este artigo.
Issn 2318 9215, 2013
Ronell investiga a cena cultural contemporânea cruzando elementos éticos, estéticos, performáticos e literários. O mapeamento que faz do plano dos saberes na atualidade, a partir dos Ensaios para o fim do milênio, reunidos em Finitude's Score (1994) e em The Telephone Book (1989), propõe uma reflexão a partir das matrizes do pensamento da diferença, mas não se contenta com a desconstrução operada. Atende, pois, com urgência, a um chamado involuntário que dilacera, uma vez que é necessário prestar contas daquilo que se impõe. O telefone torna-se, então, para ela, uma figura metonímica da tecnologia atual, das novas mídias e dos processos de subjetivação, dado que provoca a criação de realidades e imprevisibilidades. Franqueamos o terreno do ruído, da falha, da lacuna, com a introdução da tecnologia, materialidades desejáveis tão caras à literatura.
Alea : Estudos Neolatinos, vol. 13, n° 1, p. 52-66, 2011
O estilo espetacular da filósofa americana Avital Ronell, inspirada pelos dispositivos performativos de Derrida, está a serviço de um pensamento filosófico autêntico. Ela procede menos por descons trução da clausura da metafísica ocidental do que por ramificações clandestinas e curtos-circuitos que eletrificam redes de sentidos des percebidos em autores fundamentais, de Platão a Blanchot, passan do por Flaubert, Nietzsche e Heidegger.
Dedico este trabalho às três mulheres de minha vida (mãe, avó e esposa) e em especial a meu filho querido e amado Saulo.
revistasusp.sibi.usp.br
O grande projeto de d. Manuel (r. 1495-1521) era, na sua essência, um projeto de cruzada, visando o ataque ao Império Mameluco pelo mar Roxo e a recuperação de Jerusalém. O Brasil não podia representar nele senão o modesto papel de escala técnica para as naus da Índia. Embora haja múltiplos indícios de que, pelo menos ca. 1492, conhecia-se já vagamente a existência de terras naquela zona do globo e de que o desvio de Pedro Álvares Cabral para ocidente foi intencional, este não parece imputável a instruções secretas de d. Manuel, mas antes a manobras da corte, majoritariamente adversa aos planos de cruzada do soberano. Palavras-chave Expansão portuguesa • cruzada • descobrimento do Brasil • d. Manuel • política de sigilo.
Em Tese, 2021
A enunciação poética da brasileira Ana Cristina Cesar se levanta desejosa de novos encontros. Impulsionada pela alteridade, ávida pela conectividade, a poeta carioca aparece na cena cultural contemporânea pronta para o debate, sendo possível distender sua interlocução com a estética e a tele-grafia da filósofa norte-americana Avital Ronell. Interessa-nos, portanto, mapear os pontos de diálogo entre as autoras que evidenciam, ainda, uma aproximação com o autor argentino Jorge Luis Borges, pela identificação de posturas reconhecidas no vitalismo crescente da criação estética e crítica da cultura na qual estão inseridas. Em ambas, o traço do urbano e da conversação capta o ritmo da cidade e das ruas, não como uma mera reprodução dialógica, mas como a produção de algo melódico e harmônico, embora frenético. De algum modo, Ana Cristina antecipa o projeto de Ronell, primando pelo trabalho da escrita, pelos efeitos da leitura e da criação de sensações, retomando a singularidade que conecta...
Revista da ANPOLL, 2019
Para Amar Clarice: como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra é um livro que foi lançado no momento em que se comemoravam os 40 anos de morte da escritora e que se propõe como um itinerário e também como uma espécie de guia sobre como descobrir e apreciar os aspectos inovadores da obra de Clarice Lispector. O livro é dividido em 8 capítulos, todos com excertos da obra e diversas imagens: 1) Perfil da autora; 2) Dar voz ao que é silenciado; 3) A ficção como exercício da aventura humana: perfis singulares; 4) Cumplicidade entre narrador e personagens: a interioridade; 5) A arte de tocar o inexpressivo; 6) Uma (des)montagem da tradição; 7) A escrita caleidoscópica ou de como (não) se tocar a coisa com a palavra; 8) Para amar mais Clarice. No texto de apresentação, Amaral define Clarice como uma escritora "[...] que viveu e escreveu sob os signos da fascinação e do paradoxo: adorada por muitos, eleita como objeto de várias tendências críticas, ao mesmo tempo, avessa a diferenciações de gênero, entre outras categorias classificatórias" (2017, p. 9). No primeiro capítulo, conforme o título indica, "Perfil da autora", Amaral apresenta aspectos biográficos de Clarice, trazendo informações sobre a vida, assim como suas primeiras aventuras no mundo da literatura até a publicação do seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, de 1943. Aqui também encontramos relatos de Sérgio Milliet, Lúcio Cardoso e Antonio Cândido, que escreveram críticas positivas, mas também de Álvaro Lins, que discordava do formato da narrativa da primeira publicação de Clarice. Nesse capítulo encontramos uma lista dos prêmios recebidos pela autora e informa ainda sobre as traduções das obras de Clarice, como a de A maçã no escuro para o alemão, que aconteceu na década de 60 do século XX, e para o francês na década de 70. Ao final do capítulo, Amaral oferece um guia de obras claricianas, em ordem de publicação. Em "Dar voz ao que é silenciado", a autora chama a atenção para uma característica comum à obra de Clarice: dar voz aos personagens femininos. Para exemplificar, Amaral cita a última obra, publicada dois meses antes de sua morte, A Hora da Estrela, de 1977, que é considerada seu testamento literário. A discussão, segundo Amaral, é relevante porque essa é uma obra que "ao mesmo tempo contém, num tom bastante particular, seus principais temas, personagens, imagens e traços estilísticos." (p. 29). A análise é permeada por excertos, que servem de exemplo para tratar do desenvolvimento do enredo de A Hora da estrela e o processo criativo de Clarice. Ao final do capítulo, a autora oferece ao leitor, como leitura RESENHAS
Sumário: 1. Introdução; 2. O Direito Civil na feição liberal; 3. A humanização do Direito Civil ; 4 a eficácia dos Direitos Fundamentais nas relações privadas; 5 o mínimo existencial; 6 o mínimo existencial e os direitos sociais; 7 a privatização dos espaços públicos; 8. A vinculação dos particulares aos direitos sociais ; 9. O Ministério Público e o acesso à Justiça; 10. A atuação do Ministério Público em prol dos Direitos Sociais; 11. O Ministério Público e o poder privado; 12. Conclusão; 13. Referências bibliográficas.
Environmental problems are associated with the depletion of the natural environment due to the expansion of the artificial medium. The consumption model currently in use involves the generation of a large volume of tailings. The treatment and disposal of these wastes have become a matter of debate in society, this responsibility falls to local governments, yet they are scavengers, carrying out the work effectively. It is urgent to discuss public policies that consider the solution of this impasse. This study aims to present a descriptive analysis of public policies in waste management by the municipal government in the implementation of selective collection in the municipality of Ijuí/RS. The investigation is classified as exploratory and descriptive qualitative approach. Technical activities: literature searches and document. The results show that the problem "garbage" is far from a satisfactory solution for all stakeholders, especially the natural environment, but experience shows that it is possible to follow a path to the efficient management of waste and this path runs through the synergy between human human and nature, and respect for life and work.
Tempo Social, 19(1), 131-168., 2007
This study presents the distribution of leishmaniasis in the town of Buriticupu, Maranhão, Brazil, by month, season, occupation, gender, and age from 1996 to 1998. These data were compared with those on sand flies obtained by other authors during the same period. The disease affected all age groups, in the following order: 0-5 years (4.1%), 6-10 (7.1%), 11-15 (13.6%), 16-21 (20.8%), 22-30 (21.1%), and > 30 (33.3%). The disease predominantly affected males (70.1%) and agricultural workers (52.5%), followed by students (17.7%), and domestic workers (16.0%). Like the sand fly vector, the disease was distributed throughout the year, but the greatest concentration of cases was recorded in the dry season (58.5%), while sand flies presented bimodal peaks in the first two years and occurred more frequently in the rainy season in 1998. The disease continues to present the same characteristics as in the past, but there was a proportional increase in cases among children and females, suggesting transmission in the anthropic environment.
Revista Dissertatio de Filosofia, 2011
A edição especial da Revista Dissertatio pretende refletir sobre a importância da filosofia moral e política de John Rawls no cenário filosófico atual no ano em que sua obra mais conhecida, A Theory of Justice (TJ), completa quarenta anos. Esta data comemorativa é apenas um pretexto para uma avaliação integral do projeto de Rawls, o que inclui obras posteriores, como, por exemplo, Political Liberalism (PL) e The Law of Peoples (LP). Os artigos aqui reunidos procuram tematizar tanto a estrutura quanto o conteúdo da teoria da justiça como equidade (justice as fairness), avaliando atentamente as suas virtudes e, também, as suas fraquezas. Originalmente publicada em 1971, e já traduzida para mais de trinta idiomas, TJ rapidamente se constituiu em um dos marcos filosóficos da segunda metade do século vinte ao procurar construir uma teoria moral normativa de forma independente das investigações em epistemologia, ontologia, filosofia da mente e teoria do significado, isto é, prioritária em relação às investigações metaéticas que eram hegemônicas até a primeira metade do século vinte, propondo uma forma diferenciada de justificação do critério de justiça (fairness-equidade) para sociedades plurais e democráticas. Ao recusar um modelo fundacionalista de justificação, como o cartesiano, utilitarista, intuicionista, naturalista ou perfeccionista, Rawls adota um modelo coerentista de justificação, conectado às propostas de Wittgenstein, Goodman, Quine e White, defendendo que a natureza da justificação se encontra no consenso. Isto corresponde à estrutura da teoria da justiça como equidade, em que os procedimentos da posição original, equilíbrio reflexivo e, mais tarde, consenso sobreposto, são chaves para se compreender a proposta construtivista e coerentista de Rawls. No que diz respeito ao conteúdo, Rawls propõe uma co-originalidade entre liberdade e igualdade, defendendo uma concepção igualitarista de justiça que respeita a individualidade, propondo dois princípios de justiça que se pretendem superiores ao princípio da utilidade ao assegurar (i) igual liberdade e (ii) igualdade equitativa de oportunidade e respeito à diferença.
2015
O tema do trabalho que desenvolvemos é “A Estratégia de Segurança Interna da União Europeia (ESIUE): o contributo da GNR”. Iniciamos este trabalho com um levantamento do estado da arte nas questões abordadas, efetuando uma revisão da literatura por forma a ficarmos habilitados com ferramentas que nos permitissem fundamentar todas as exposições ao longo do trabalho. Numa segunda fase, realizámos entrevistas tendo por base os critérios de experiência, conhecimento, função e responsabilidade dos entrevistados. Como principais conclusões deste trabalho, retiramos que a ESIUE é a tentativa de materialização de um espaço de liberdade, segurança e justiça sendo que é intenção da UE, tornar cada vez mais seguro o espaço que faz parte da União, fazendo uma interligação cada vez maior entre segurança interna e externa. A GNR poderá contribuir para esta Estratégia com as suas variadíssimas valências, afirmando-se assim a nível nacional e Europeu, como um parceiro a ter em conta. Abstract: The ...
Transiçóes do Imutável- Introdução
“Transições do Imutável” é um conjunto de breves reflexões - Working Papers #1 (Revolução Tecnológica, Inovação Pedagógica e Ética), #2 (Pilares Fundamentais da Aprendizagem: Empatia, Respeito e Bem- Estar) e #3 (Imigração, Inclusão e Diversidade Linguística e Cultural)- sobre a constância da Escola, isto é, a sua aparente rigidez, o conservadorismo dos seus processos enquanto instituição, e sobre os desafios que à Escola se têm vindo a colocar, desde há várias décadas, num contexto de crescente globalização, marcado por uma dinâmica de profundas alterações demográficas, económicas, sociais e ideológicas; de um veloz desenvolvimento tecnológico, com elevado potencial disruptivo, no seio de uma crise climática que ameaça a existência no planeta e à beira de um novo paradigma civilizacional, Ferreira (2020).
SÍNTESE ACERCA DA FILOSOFIA ARISTOTÉLICA DO PONTO DE VISTA DA IDEIA DE EXPERIÊNCIA
Suportei o melhor que pude as mil e uma injúrias de Fortunato; mas quando começou a entrar pelo insulto, jurei vingança. Vós, que tão bem conheceis a natureza da minha índole, não ireis supor que me limitei a ameaçar. Acabaria por vingar-me; isto era ponto definitivamente assente, e a própria determinação com que o decidi afastava toda e qualquer idéia de risco. Devia não só castigar, mas castigar ficando impune. Um agravo não é vingado quando a vingança surpreende o vingador. E fica igualmente por vingar quando o vingador não consegue fazer-se reconhecer como tal àquele que o ofendeu.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.