Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, PLURAL - Revista do Programa de Pós ‑Graduação em Sociologia da USP
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2019.138359…
23 pages
1 file
No ano de 2005, o governo Lula deu início ao Programa Universidade para Todos (Prouni), uma política pública criada com o propósito de formar mão de obra qualificada, abrindo espaço para que 1,4 milhão de pessoas de classes baixas chegassem ao ensino superior privado até 2014. Através do programa, o governo passou a dar isenções fiscais às instituições de ensino em troca da concessão de bolsas de estudo. Neste estudo de caso ampliado, utilizou-se a etnografia em uma grande universidade privada da cidade de São Paulo, em que jovens estudantes de cursos de tecnologia foram questionados sobre modos de vida, opiniões e expectativas sobre educação e trabalho, visões de mundo e da política em particular. Em busca de se manter em condições competitivas no mercado de trabalho contemporâneo, este grupo especialmente incorporado pela reestruturação produtiva vê no diploma uma “fuga para a frente”, negando as características que marcaram o fordismo periférico da geração de seus pais. Palavras-chave Abstract In 2005, the Lula government launched the University for All Program (Prouni), a public policy created to provide skilled labor, opening up space for 1.4 million people from lower classes to reach private higher education until 2014. Through the program, the government began to grant tax exemptions to educational institutions in exchange for the granting of scholarships. In this extended case study, ethnography was used in a large private university in the city of São Paulo, where young students of technology courses were questioned about lifestyles, opinions and expectations about education and work, worldviews and politics in particular. In order to maintain competitive conditions in the contemporary labor market, this group, especially incorporated by the productive restructuring, sees in the diploma an “fleeing forwards”, denying the characteristics that marked the peripheral Fordism of the generation of their parents.
No ano de 2005, o governo Lula deu início ao Programa Universidade para Todos (Prouni), beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas até 2014. Junto de outras políticas públicas de inspiração lulista, ele acompanha o desenvolvimento do modo de regulação e a demanda por um determinado tipo de mão de obra pouco qualificada e de baixa remuneração. Neste artigo, destacam-se dois grupos de estudantes bolsistas do Prouni – dos cursos de Pedagogia e da área de tecnologia – de uma grande universidade privada da cidade de São Paulo, destacando suas disposições políticas em estreito vínculo com as suas dinâmicas de vida. No decorrer da pesquisa, eles se mostraram diferentes em suas concepções revelando, de um lado, uma categoria entre o projeto do trabalhador e o lulismo e, de outro, um setor dinâmico do capitalismo pós-fordista em que surgem aspectos de negação da condição operária.
Eventos Pedagógicos
Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.
A garantia da qualidade da educação superior compreende uma das principais metas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, uma vez que a produção do conhecimento tem sido diretamente associada ao desenvolvimento humano, econômico e social. Trata-se, portanto, de um problema multifatorial, que envolve inúmeros aspectos educacionais, institucionais, sociais, culturais, entre outros. Dentre esses, acredita-se que as diferentes formas de acesso à universidade representem um dos fatores que podem gerar impacto sobre a permanência dos estudantes. A partir da metade da década de 90 foram sendo implantadas políticas e ações afirmativas, pelos governos, com o objetivo de mudar significativamente o panorama do Ensino Superior no Brasil, principalmente, no que diz respeito à expansão das Instituições de Ensino Superior e ao ingresso dos estudantes das classes menos favorecidas. Uma destas propostas veio a ser o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que foi anunciado como carro-chefe da expansão e democratização da educação superior brasileira. Este programa, entre outros em desenvolvimento, deixa claro as mudanças nas políticas públicas voltadas para esta democratização, no entanto, é fundamental reconhecer que as políticas compensatórias são uma forma de minimizar o problema sem, afinal, resolvê-lo. Por isso somos desafiados a questionar como e quanto essas ações afirmativas têm, de fato, alterado o cenário da educação superior, no que diz respeito à democratização do ingresso à universidade e permanência dos sujeitos socialmente excluídos. O presente trabalho assume a tarefa de propor a reflexão, a partir das percepções dos estudantes de Graduação em Pedagogia, bolsistas do PROUNI, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sobre as condições de permanência e manutenção destes sujeitos e da superação das dificuldades encontradas, por meio de uma análise qualitativa das entrevistas realizadas com os mesmos. Espera-se com esta pesquisa, contribuir para problematizações acerca dos desafios e compromissos que as Instituições de Ensino Superior privadas precisam assumir para garantir a permanência destes estudantes.
Educar em Revista, 2014
Em todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo semestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantitativa, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fide...
2015
O presente artigo tem como objetivo analisar a conducao da politica publica de acesso no ProUni por meio de da visao dos egressos da Unama, a intencao em pesquisar o Programa Universidade Para Todos como politica publica de acesso na cidade de Belem, tem relevância cientifica, politica e social. Do ponto vista, cientifico, procuramos respostas a pesquisa em nossa investigacao, visto que, a tematica em questao atua dialeticamente na realidade, bem como, de modo polemico na literatura do ensino superior, visto que, remete a constantes discussoes e reflexoes a certa dos rumos que o programa assume, no cenario nacional. Socialmente o programa tem sido objeto de varias pesquisas que discutem a questao da inclusao/exclusao proposta pela politica. Metodologicamente adotamos a Pesquisa Bibliografica que nos possibilitou conhecer as opinioes favoraveis e contrarias ao programa, a Pesquisa de Campo ao locus de investigacao, pesquisa documental coletando informacoes proveniente do MEC e da p...
Economia Aplicada
O objetivo do estudo é analisar o efeito do Programa Universidade para Todos (Prouni) ao longo da distribuição de notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 a 2017. Para isso, estimou-se o efeito quantílico do tratamento a partir do método proposto por Firpo (2007). Os resultados indicaram que o impacto do Prouni, além de ter sido positivo ao longo de toda a distribuição de notas (principalmente para os alunos que receberam bolsa integral), também foi maior para os alunos que declararam renda familiar de até 3 salários mínimos e para aqueles matriculados em instituições com conceito de qualidade 4 e 5.
Revista de Ciências Humanas, 2016
RESUMO : Este artigo resultado de reflexoes acerca de mais de uma decada do Programa Universidade para Todos-Prouni, politica de insercao no ensino superior criada aos jovens para acesso a esse nivel de ensino vem descrever e analisar a partir de um numero restrito da literatura ja produzida sobre o tema quais efeitos causados nas vidas dos egressantes, bolsistas Prouni. Sob a perspectiva de analise politica e historica, a pesquisa de natureza qualitativa objetivou conhecer atraves dos jovens bolsistas egressantes o significado do Prouni para suas carreiras. Uma reflexao, a partir da literatura produzida em periodicos de educacao e de livros publicados, como politica publica educacional dentre as politicas neoliberais da decada de 90. Foi realizada uma coleta de dados, por meio de um questionario semiestruturado aplicado aos bolsistas egressos de uma universidade privada tradicional do sul de Minas Gerais. O estudo do impacto dessa politica na formacao do egresso mostrou que, apesa...
Estudos em Avaliação Educacional, 2012
Investir na formação do professor é uma das metas do Plano Nacional de Educação-decênio 2011-2020. Entretanto, questiona-se: Como os egressos dos cursos de licenciatura estão no mercado de trabalho? Estão satisfeitos com o trabalho atual? Estão atuando na área de formação? Há diferenças entre egressos Prouni dos cursos de licenciatura e os dos cursos de não licenciatura? O objetivo deste trabalho é mostrar um pequeno estudo comparativo entre graduados Prouni dos cursos de licenciatura e não licenciatura. A metodologia usada teve enfoque quantitativo e técnica descritiva e analítica inferencial. Entre os resultados apresentados evidencia-se a necessidade de estudos em âmbito maior, de modo a melhor entender as relações desses graduados no mercado de trabalho, envolvendo aspectos relacionados com a formação acadêmica, com o trabalho atual, com a remuneração e com a satisfação em relação ao trabalho.
ETD - Educação Temática Digital, 2015
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com estudo de caso na região do Alto Uruguai e das Missões, em específico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEDU-URI/FW). A pesquisa, realizada em 2013, buscou investigar o perfil dos acadêmicos ex-prounistas da URI/FW que ingressaram na pós-graduação em educação no período 2011 a 2013 e o impacto da política pública para eles. O estudo se caracterizou como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e com estudo de caso, que teve por finalidade registrar e analisar fenômenos fundamentados nas ideias de Bourdieu enquanto capital cultural. A amostra desse estudo se constituiu de forma não probabilística e intencional por oito mestrandos ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado em Educação no período mencionado. A amostra do estudo compõe a totalidade da população de ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado. A tabulação dos dados foi...
Mediações (UEL), 2019
O presente artigo pretende discutir o lugar de precariedade de mulheres paulistanas contempladas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) no ensino superior privado, comparando dois perfis caracterizados por área ocupacional, idade e localização do campus universitário de uma grande instituição de ensino privado de São Paulo. Criado no ano de 2005 pelo governo Lula, o Prouni se firmou como uma política pública cujo propósito de formar mão de obra qualificada abriu espaço para que 1,4 milhão de pessoas de classes baixas chegassem ao ensino superior privado até 2014. Com base em entrevistas inéditas e no trabalho de campo desenvolvido entre os anos de 2012 e 2014, trabalhamos metodologicamente como um estudo de caso ampliado, com o objetivo de mapear as trajetórias de vida e as visões de mundo cultivadas por essas mulheres diante de temas centrais em seus lugares de classe: o trabalho, a educação, a mobilidade e, evidentemente, as relações sociais de sexo. Em cada grupo, a precariedade se apresenta em suas especificidades, em que a flexibilização ressignifica a própria heterogeneidade do mercado de trabalho brasileiro. The present paper intends to discuss the precarious place of women students from the Programa Universidade para Todos (Prouni) in private higher education, comparing two profiles characterized by occupational area, age and location of a university campus of a large private education institution in São Paulo. Created in the year 2005 by the Lula administration, Prouni established itself as a public policy whose purpose of forming skilled labor opened space for 1.4 million people from lower classes to reach private higher education until 2014. Based on interviews and fieldwork developed between the years of 2012 and 2014, we work methodologically as an extended case study, with the objective of mapping the life trajectories and world views cultivated by these women in face of themes that are central to their class spots: work, education, mobility and, of course, the social relations of sex. In each group, precariousness presents itself in its specificities, in which the flexibilization re-signifies the very heterogeneity of the Brazilian labor market.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2016
education policy analysis archives
Universitas Jus, 2016
Revista de Ciências Sociais, 2020
Revista Metodista de Administração do Sul, 2016
Revista Contemporânea de Educação, 2017
Revista Eletrônica de Educação, 2014
palestra feita na Semana Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,, 1983
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 2014