Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Resumo A indústria da construção civil seguramente é uma das mais importantes atividades socioeconômicas do Brasil, perfazendo uma parcela de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2014. Contudo, devido à capacidade de mudança da paisagem, o consumo excessivo de recursos naturais e a elevada geração de resíduos, a construção civil configura-se como uma atividade potencialmente degradante ao ambiente. O gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC) torna-se indispensável para garantir a correta destinação destes resíduos, visando à utilização dos recursos empregados nas construções com adoção de práticas mais sustentáveis. Neste prisma, o trabalho busca apresentar as etapas que devem ser contempladas no gerenciamento dos RCC das diferentes classes definidas pela Resolução N° 307/2002 do CONAMA. Para isso, leva-se em conta a prévia caracterização dos resíduos e posteriormente as etapas de segregação, acondicionamento, transporte, até o tratamento e a disposição final ambientalmente correta dos resíduos em questão. Palavras-chave: Gestão ambiental. Canteiro de obras. Planejamento. Abstract The construction industry is surely one of the most important socioeconomic activities in Brazil, accounting for a share of 6.5% of gross domestic product (GDP) in 2014. However, due to landscape change capacity, excessive consumption of natural resources and generation of waste, construction appears as a potentially degrading activity to the environment. The construction and demolition (C&D) waste management becomes indispensable to ensure the proper disposal of this waste, in order to use the resources employed in buildings with adopting more sustainable practices. In this light, the work seeks to present the steps that must be considered in the management of construction and demolition (C&D) waste of different classes defined by Resolution 307/2002 of CONAMA. For this, it takes into account the previous waste characterization and later stages of segregation, packaging, transportation to treatment and disposal of the waste concerned.
A preocupação mundial com a questão ambiental atinge, na atualidade, também, o segmento da construção civil, um grande gerador de resíduos sólidos. Os expressivos volumes de resíduos resultantes desta atividade não recebem, em sua maioria, soluções adequadas, impactando o ambiente e a paisagem urbana, além de permitir a proliferação de doenças e o incremento dos problemas de saneamento e drenagem nas áreas urbanas, responsabilidades dos municípios. O objetivo deste trabalho é o de descrever a gestão dos Resíduos de Construção e Demolição- RDC no município de Mauá, na Região do Grande ABC, após o advento da Lei 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. A pesquisa aqui apresentada se configura de natureza exploratória e ocorreu por meio de um estudo de caso, que contou com a participação do coordenador da Secretaria de Serviços Urbanos de Mauá/SP. A análise dos resultados evidencia que o poder público do referido município apresenta práticas exitosas no que tange à gestão dos Resíduos de Construção e Demolição, como a Usina de Reaproveitamento de Resíduos de Construção Civil (RCC), mas também mostrou que ainda há muito por ser feito.
The global concern with environmental issues now affects also the branch of construction, an important generator of solid waste. The significant waste volumes resulting from this activity are not given for the most suitable solutions, impacting the environment and the urban landscape, and allows the proliferation of diseases and the increase in sanitation and drainage problems in urban areas, responsibilities of municipalities. The objective of this work is to identify and describe the management of construction waste and demolition in the municipality of Mauá, in the Greater ABC region, with the enactment of Law 12.305 of 2010, which established the National Policy on Solid Waste - PNRS. For methodological contribution of this work, which constitutes an exploratory nature and occurred through a case study in Mauá-SP municipality, with the participation of the coordinator of the urban services department? Analysis of the results shows that the government of Mauá presents successful practices regarding the management of construction and demolition waste, such as Plant Construction Waste Reuse (RCC), but much remains to be done.
Revista Boletim do Gerenciamento, 2019
Gestão Ambiental: A importância do Gerenciamento de Risco em Resíduos Sólidos na Construção Civil
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa descritiva realizada na Região do Grande ABC, e ele se justifica em virtude da responsabilidade do poder público no tocante à gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), especialmente a partir da Lei nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Objetivou-se descrever e comparar as práticas de gestão dos RSU adotadas pelas sete prefeituras dos municípios que integram a região. Foram realizadas 17 entrevistas com pessoas do poder público e cooperativas envolvidas com a gestão dos resíduos. Os dados foram analisados por análise de conteúdo. Concluímos que a coleta seletiva caminha a passos lentos na maioria dos municípios, no tocante à implementação e institucionalização. Os representantes das cooperativas manifestaram que a dependência do poder público e a mudança de governos interferem diretamente no desempenho da coleta seletiva, pois precisam se adequar a cada troca de governo, podendo provocar descontinuidades ou paralisações.
Relatório do II SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL: SAÚDE AMBIENTAL E INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
A geração de resíduos cresce à proporção que aumenta a população e o consumo, impactando diretamente o meio ambiente e a saúde pública. No Brasil, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Lei nº 12.305/10, os lixões deveriam ter sido extintos para dar lugar a Aterros Sanitários e os Resíduos Sólidos Urbanos - RSU somente devem ser destinados aos aterros quando não apresentarem potencial de reutilização, o que inclui a logística reversa e a reciclagem de quase todos os materiais. As prefeituras são responsáveis por assegurar o serviço de limpeza pública incluindo a coleta e disposição final dos RSU. Esta pesquisa justificou-se pela necessidade de apresentar um panorama da Gestão Pública dos RSU na Região do Grande ABC, sendo necessária a adoção de práticas de gestão apropriadas e que eliminem ou minimizem ao máximo seus impactos. Nesse cenário, estabelece-se a questão que norteia a pesquisa: Como os municípios da Região do Grande ABC realizam a Gestão dos RSU? O objetivo geral foi o de descrever as práticas adotadas pelas sete prefeituras dos municípios que integram a Região do Grande ABC em relação à Gestão dos RSU. Como metodologia, estabeleceu-se a pesquisa descritiva, valendo-se do método comparativo, com técnicas de coleta de dados por meio da análise documental, da legislação disponível e entrevistas com representantes municipais responsáveis pela gestão dos RSU, representantes das cooperativas existentes nos sete municípios, representantes dos aterros e representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, totalizando 17 pessoas entrevistadas. Isto posto, conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pelas prefeituras municipais, os desafios enfrentados e oportunidades que a gestão de resíduos sólidos propõe, trouxeram à luz o que está sendo realizado e desenvolvido para a mitigação dos impactos ambientais nessa região. A conclusão foi de que a coleta seletiva ainda caminha a passos lentos na maioria dos municípios estudados, no tocante à implementação e institucionalização. Os representantes das cooperativas manifestaram que a dependência do poder público e a mudança de governos interferem diretamente no desempenho da coleta seletiva, pois precisam se adequar às novas gestões, as quais podem provocar descontinuidades, recomeços ou paralisações. Ressalta-se a importância de continuidade, haja vista que em algumas cidades existiam projetos promissores no passado e que por mudanças na gestão pública, o projeto foi paralisado, causando um retrocesso para o município.
Bem-vindo à Rede e-Tec Brasil! Você faz parte de uma rede nacional de ensino, que por sua vez constitui uma das ações do Pronatec -Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O Pronatec, instituído pela Lei nº 12.513/2011, tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira propiciando caminho de o acesso mais rápido ao emprego.
A geração de resíduos na construção civil, 2017
Trabalho de conclusão de curso realizado pela aluna do Instituto Federal de Minas Gerais Isabelle Matos no intuito de informar sobre os resíduos que a construção civil gera, seu correto manejo, os impactos que esses causam tanto ao meio ambiente quanto para a própria população e também demonstrar como os resíduos da construção civil na região de Santa Luzia- MG são manejados.
2019
(2019): "A importância do manejo dos resíduos sólidos da construção e demolição para viabilizar usinas de reciclagem no Brasil", Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (marzo 2019). En línea: https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/03/manejo-residuos-solidos.html RESUMO: Os resíduos da construção civil e demolição (RCD) causam graves impactos ambientais. Uma alterativa eficiente para a diminuição destes impactos é a reciclagem ou a reutilização. Para a viabilidade desse processo é importante prévia segregação e o correto manejo dos resíduos, permitindo a produção de agregados reciclados de qualidade, preconizado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, 2010). Este artigo tem como objetivo levantar as práticas de manejo do RCD desenvolvidas por gestores de obras de pequeno porte, a fim de apontar caminhos sustentáveis que favoreçam a viabilidade para a existência de uma usina de reciclagem. A metodologia adotada foi estudo exploratório sobre o estado da arte do manejo dos RCD e investigativo por meio da aplicação de entrevistas junto a gestores de obras. A partir dos dados levantados, observou-se que o fato dos gestores desconhecerem os arcabouços legais e normativos acarreta a inviabilidade de existência de usina de reciclagem.
Programa de Pós-graduação em geografia (UEL)
Resumo: A gestão de resíduos sólidos urbanos tem sido um dos maiores desafios a serem equacionados pela sociedade nos dias atuais, intensificados, pela crescente geração de resíduos per capita. O objetivo principal deste trabalho é avaliar a situação da gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Londrina, inclusive as áreas de disposição final e a possibilidade de soluções intermunicipais. Foi utilizado o IQR da CETESB como instrumento de classificação das áreas de disposição final dos resíduos domiciliares, que podem ser classificadas em adequadas ou inadequadas. Além disso, foram realizados estudos visando à avaliação de programas de coleta seletiva de resíduos potencialmente recicláveis; programas de compostagem; bem como as formas de tratamento dos resíduos de poda e galhos, varrição e resíduos da construção civil, além de identificação das áreas de passivos ambientais. Para tanto foram utilizados procedimentos metodológicos tais como: pesquisa prévia por correio eletrônico; levantamentos de campo; uso de Sistema de Informação Geográfica, incluindo construção de roteirização; entrevista participativa com autoridades municipais e aplicação de questionário quantitativo. A análise realizada nos municípios estudados da RML em relação a suas áreas de disposição final de resíduos sólidos domiciliares mostrou que de um total de 16 municípios estudados doze (12) apresentam condições inadequadas e quatro (04) áreas de disposição apresentam condições adequadas. Foi constatado que a situação crítica apresentada pelas áreas de disposição final dos resíduos domiciliares, bem como da gestão dos resíduos de varrição, poda e galhos e de construção civil, são decorrentes de uma série de fatores, entre eles: municípios deficitários de recursos para limpeza pública; quadros técnicos pouco preparados para lidar com o problema dos resíduos sólidos; deficiências gerenciais e de equipamentos para operar os aterros e órgão ambiental estadual responsável pela fiscalização com uma estrutura de fiscalização deficiente. A possibilidade de gestão consorciada e/ou soluções intermunicipais para os RSU na RML encontra respaldo entre os atores centrais, os quais entendem que a solução cooperada é mais viável. De modo a minimizar os aspectos negativos da destinação final dos resíduos domiciliares nos municípios da RML, foram propostos cinco (05) cenários norteados por três premissas logísticas: a roteirização do transporte, a consolidação e cargas e as estações de transferências (transbordo). Dentre estes cenários, o mais favorável do ponto de vista do custo foi o quinto cenário, cuja proposta é de destinação dos resíduos domiciliares para um aterro regional no município de Cambé e quatro (04) estações de transbordo para atender a toda a região. Para que a gestão dos RSU seja efetiva e eficiente é preciso que se privilegiem outros resíduos gerados pela população de um município, além dos resíduos domiciliares, tais como: resíduos recicláveis, RCC de pequenos geradores, podas e galhos e volumosos. Nesse sentido, para os mesmos municípios considerados nos cenários para RSD, foi proposto que cada município tenha PEVs (Postos de Entrega Voluntária), para recebimento, segregação e destinação final adequada dos resíduos supracitados. Abstract: The management of municipal solid waste is a significant challenge to be equated by society today, intensified by the increasing generation of waste per capita. The aim of this study is to evaluate the situation of the management of municipal solid waste from municipalities in the Metropolitan Region of Londrina, including the areas of disposal and the possibility of inter-municipal solutions to the problem. The IQR CETESB index was used as a classification instrument for final disposal areas of household waste, how to appropriate or inappropriate. In addition, studies have been conducted in order to evaluate the selective collection of potentially recyclable waste programs; composting programs; as well as ways of dealing with pruning waste and branches, sweeping and construction waste, as well as identifying areas of environmental liabilities. Therefore, we used methodological procedures such as prior: research by e-mail; field surveys; use of Geographic Information System, including construction of routing; participatory interview with municipal authorities and application of quantitative questionnaire. The diagnosis conducted in the municipalities studied the RML in relation to your final disposition areas of solid waste showed that a total of sixteen (16) municipalities studied twelve (12) had inadequate conditions and only four (04) were classified as appropriate. The critical situation of the disposal areas of the given household waste, as well as verified in the management of waste from sweeping, pruning and branches and construction, result due to several of factors, including: deficit municipalities of funds to public sanitation; technical staff unprepared to deal with the problem of solid waste; managerial deficiencies and equipment to operate the landfill and state environmental agency responsible for monitoring with a deficient supervisory structure The possibility of consortium management and/or intermunicipal solutions for urban solid waste in RML finds support among central actors, who understand that the cooperative solution is more feasible. To minimize the negative aspects of the disposal of household waste in the municipalities of RML were proposed five (05) guided for three scenarios logistics premises: the routing of shipping, consolidation and charges and transfers stations (Transshipment site). Among these scenarios, the most favorable cost point of view was the fifth scenario, whose purpose is to disposal of household waste to a regional landfill in the city of Cambridge-four (04) transfer stations to serve the entire region. For the management of Municipal Solid Waste to be effective and efficient it is necessary to prioritize other waste generated by the population of a municipality, in addition to household waste, such as recyclable waste, construction waste small generators, pruning and branches and voluminous . In this sense, for the same municipalities considered in the scenarios proposed model in which each municipality has VDS (Voluntary Delivery Stations), for receiving, proper segregation and disposal of waste above.
Ao Prof. Armando, pela oportunidade de realizar este trabalho, pela orientação, confiança, apoio, ensinamentos e compreensão, mesmo nos momentos mais difíceis.
Resíduos sólidos volumosos (RSV) são aqueles bens inservíveis não removidos pela coleta pública municipal rotineira. Os maiores problemas enfrentados pelas Prefeituras atualmente são o não cumprimento da logística reversa por parte dos fabricantes ou associações; a ações desregradas da população e, consequentemente, o descarte irregular destes resíduos; além disso, também é possível citar os elevados gastos econômicos assumidos pelas Prefeituras para o gerenciamento destes. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar quali-quantitativamente os RSV, o sistema atual de coleta, armazenamento e destinação desses resíduos do município de Piracicaba e avaliar o nível de informação da população quanto ao sistema disponível, a fim de propor novas alternativas e melhorias de gerenciamento, fornecendo, assim, subsídios para outros municípios do país. O estudo está dividido em quatro etapas distintas: (i) revisão da legislação pertinente e análise dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para identificação das ações já previstas para esses materiais ; (ii) levantamento de exemplos de ações de gerenciamento desses resíduos em outros municípios e países; (iii) caracterização do sistema atual de gestão dos RSV no município de Piracicaba e avaliação do nivel de informação da população quanto ao sistema disponível; e, (iv) levantamento de propostas de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. A partir da análise dos resultados obtidos espera-se gerar informações sobre este tipo de resíduo e propostas de soluções adequadas para o seu gerenciamento.
The CONAMA 307/2002 resolution generated an important regulatory mark in the Brazilian solid waste management of construction, primarily in imposing responsibility for the management of such waste in the municipalities. It was also responsible for establishing instruments that stimulated the appreciation of CDW 2 as an input for recycled aggregates production.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.