Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Enquanto evoluímos como humanidade, vemos uma série de eventos em que o trato dado ao ser humano não condiz com a sua condição, já que o próprio homem acaba por proceder ofensas e barbáries das mais diversas estirpes contra os seus irmãos e contra o meio ambiente no qual está inserido, tudo pelo poder, pelo interesse, por conta da luta, da religião, da etnia e até por riqueza. A ganância do homem acaba por levá-lo a cometer tais atos lancinantes, subjugando o outro, não dando o respeito e o direito necessário reconhecido a cada pessoa.
Reflete sobre o conteúdo de alguns bens extrapatrimoniais juridicamente pro- tegidos, discorrendo sobre a racionalidade por trás desses bens no tocante à identificação do dano indenizável, no que no Brasil se denominou dano moral. Em seguida, investiga internacionais de direitos humanos e alguns casos concretos analisados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos ou julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, de modo a analisar se existe diferença substancial entre o que é considerado violação de bens extrapatrimoniais protegidos no âmbito interno (dano moral) e o que é visto como violação de direitos humanos.
Anais do II CoBICET, 2021
Com a alegação de incentivar a indústria nacional, patrocinando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, além de combater o descaminho de itens de informática pelas fronteiras entre Brasil e Paraguai, principalmente o ocorrido na região de Foz do Iguaçu (no Paraná), divisa com Ciudad del Este (no Paraguai), o governo federal brasileiro criou a chamada “Lei do Bem”, que a partir do ano de 2005 estimulou a indústria nacional de produtos de informática através de renúncias fiscais. O objetivo deste artigo é o de investigar as consequências advindas da promulgação da Lei nº 11.196/05, tendo o descaminho e o contrabando como foco principal. Para tal fez-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, através de um estudo de caso, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, encerrando com uma análise de conteúdo do material selecionado. O leitor verá como a mudança no mercado de informática levou a uma diminuição no descaminho de itens de informática, mas incentivou o contrabando de outro tipo de produto indesejado pelo governo brasileiro. Pôde-se concluir que medidas estatais para o combate ao contrabando e ao descaminho nem sempre surtem os efeitos desejados, sendo que algumas vezes o efeito colateral pode ser pior que a situação anterior.
A análise dos Direito Humanos à luz da moderna teoria do transconstitucionalismo imprescinde a sedimentação de uma gama de pressupostos indispensáveis ao entendimento do tema.
Organizadoras João Pessoa 2017 ANAIS DO IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA UFPB ------------SUMÁRIO Reitora Vice-Reitora UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO DINIZ
Portal NFL, 2021
A Constituição equatoriana de 2008 levantou para o mundo duas propostas estreitamente relacionadas e claramente opostas à mentalidade e dinâmica capitalista e, ao mesmo tempo, com enorme força para repensar não só a economia e a política, mas também o nosso modo de vida, seus critérios e suas procuras. Nesse sentido, essas propostas não só se opõem ao capitalismo, mas também propõem uma alternativa para superar esse capitalismo que se baseia na exploração destrutiva do homem e da natureza. Essas duas propostas das quais estamos falando são o Bem Viver e os Direitos da Natureza, ambos intimamente vinculados e consagrados na Constituição.
A lei positiva das gentes civis - uma abordagem diacrônica destes termos, 2017
O presente texto é resultado do esforço de trabalho do grupo de pesquisa Jurisdição Constitucional e Democracia da Universidade Gama Filho (PPGD/UGF - CNPq). Pretende sistematizar o debate jurídico acerca da temática da fundamentação dos Direitos Humanos. Registrando-se os questionamentos sobre sua pertinência e possibilidade, aponta duas grandes matrizes: subjetivistas e objetivistas, que dariam respostas a tais indagações. Essas matrizes se associam a possibilidade de apreensão racional dos valores. E aponta que a tese da fundamentação suficiente e da salvaguarda dos Direitos Humanos de PERELMAN e Olbrechts-TYTECA, baseada em sua Teoria da Argumentação, seria uma síntese das justificativas desses direitos. Trabalho apresentado no CONPEDI deBrasília, 2008.
Os Direitos Humanos com Alcance Universal: uma Realidade Tangível ou uma Utopia Inalcançável?, 2020
RESUMO. O presente artigo traz uma reflexão sobre o real papel dos direitos humanos na atualidade. O objetivo do artigo é analisar a temática, dando maior enfoque a visão articulada dos compromissos, exigências e dependências sociais para justificar seu alcance universalizado. O problema da pesquisa é: atuando com base em sua dimensão ética, construir direitos humanos com alcance universal é uma realidade tangível ou uma utopia inalcançável? O método de abordagem adotado é o dedutivo, e o método de procedimento utilizado é o monográfico. A hipótese principal responde ao problema de pesquisa de modo afirmativo. A conclusão é de que a noção ética que norteia o conceito sobre direitos humanos, se utilizada em paralelo a uma ideia de dignidade humana dúplice (dimensão básica e cultural), permitem que se estenda substantivamente a efetividade de ações práticas, incluindo reconhecimento universal, somados a uma legislação vigente e eventuais intervenções para garantir sua implementação. PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos. Ideia. Utopia. ABSTRACT. This article deals with the real role of human rights today. The objective of the article is to analyze the theme, giving greater focus to the articulated vision of social commitments, requirements and dependencies. The research problem is: acting based on the ethical dimension, is building human rights with universal scope a tangible reality or an unreachable utopia? The method of approach adopted is the deductive, and the method of procedure used is the monographic. The main hypothesis answers the research problem in the affirmative. The conclusion is that the ethical notion that drives the human rights concept, whether used along with a notion of human dignity subdivided into two branches (basic and cultural dimensions), makes feasible to enlarge the effectiveness of practical actions and to recognize the human rights as a universal category.
Revista da Faculdade de Direito da UFMG, 2021
This paper aimed to analyze the impacts of developmentalism in Latin America and the possible legal-political responses arising from the search for the effectiveness of socio-environmental rights and the idea of "buen vivir" coming from Latin American Constitutionalism. To achieve this purpose, the text is developed based on three specific objectives: a) to present generically the environmental problems arising from human activities, in particular, those related to the developmentalist idea; b) highlight the losses of this logic for Latin America, and c) bring reflections on the possible contributions regarding the recognition and realization of socioenvironmental rights and regarding the "buen vivir", as a parameter to guide the relations between nature and societies. The method used is the dialectic, seeking to treat the theme by the triad thesis-antithesissynthesis, in order to bring a criticism to the situation addressed and shedding light on new possibilities of overcoming. In conclusion, there are contributions on the needs to create new legal-political models that can collaborate in the construction of alternatives in view of the environmental problems observed in today's society.
O presente artigo aborda as “gerações” dos Direitos Humanos a partir das linhas de evolução proposta por Norberto Bobbio e desenvolvida por Gregorio Peces-Barba. O objetivo geral é apresentar algumas questões que partem da proposta geracional de Norberto Bobbio e que compõe a visão integral dos Direitos Fundamentais, desde as obras de Gregorio Peces-Barba e Antonio Pérez Luño. O método de abordagem adotado é o dedutivo. Percebe-se, como parte das conclusões, que o tema se apresenta de fundamental importância para o entendimento da mudança de mentalidade tão necessária para uma verdadeira efetividade dos direitos no Brasil e na América Latina. This paper discusses the "generations" of human rights from the lines of evolution proposed by Norberto Bobbio and developed by Professor Gregorio Peces-Barba’s work. The objective is to present some questions that leave from generational proposed Norberto Bobbio and that makes up the integral vision of Fundamental Rights, since the works of Gregorio PecesBarba and Antonio Pérez Luno. The adopted approach method is deductive. It is perceived as part of the conclusions, that this theme is crucial to understanding the mentality for a true realization of the rights in Brazil and Latin America.
Direitos Humanos: uma introdução
Trata-se de um ensaio para material didático que tematiza os Direitos Huamanos, permitindo uma perspectiva contemporânea, com idicação de materiais e teorias de qualidade.
Revista Culturas Jurídicas, 2021
A América Latina foi constituída, em certa medida, mediante a colonização e as colonialidades do poder, do saber e do ser com a classificação dos seres humanos em níveis distintos de valor. Problematiza-se, assim, a definição colonial de pseudo-humanos na modernidade e os seus efeitos institucionais e sociais na atualidade em relação aos direitos humanos. A partir do pensamento descolonial, objetiva-se analisar o sistema-mundo forjado na modernidade, refletir a ascensão da raça e do racismo e retomar a história velada sobre os direitos humanos no território latino-americano. Este estudo, realizado com o horizonte do “método” fenomenológico-hermenêutico, da abordagem qualitativa, da técnica exploratória e do procedimento bibliográfico, valida-se devido à constante violação dos direitos humanos. As perspectivas descoloniais emergem, finalmente, como condição de possibilidade para a afirmação e efetivação dos direitos humanos a todas as pessoas.
REVISTA ARGUMENTUM - ARGUMENTUM JOURNAL OF LAW, 2018
O objetivo central do presente artigo consiste em analisar as contribuições da teoria biopolítica para a reflexão acerca dos direitos humanos na contemporaneidade. A análise é realizada a partir de casos de violação de direitos humanos da população LGBTTs que chegaram ao conhecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O problema de pesquisa que orienta a discussão pode ser assim sintetizado: considerando as diferenças no enfoque da visão clássica/tradicional dos direitos humanos pela biopolítica, em que medida esta teoria pode ser utilizada para (re)pensar criticamente a temática dos direitos humanos na contemporaneidade? Na primeira parte do artigo, objetiva-se, especificamente, analisar as principais diferenças entre a teoria tradicional dos direitos humanos e as reflexões propostas, neste campo, pela teoria biopolítica; na segunda, busca-se ilustrar a contribuição da teoria biopolítica a partir da análise dos casos selecionados; na terceira, busca-se discutir as principais contribuições da teoria biopolítica para a compreensão dos direitos humanos na contemporaneidade. Para a concretização da pesquisa utilizou-se o método do “estudo de caso”. No que diz respeito à técnica de pesquisa, optou-se pelo emprego de pesquisa bibliográfica.
Pensar - Revista de Ciências Jurídicas, 2015
do buen vivir, sua inserção na Constituição de Montecristi e as tentativas de implementação a partir de sua consagração constitucional serão objetos dessas notas. O resultado dessa análise permitirá jogar luzes sobre o processo constitucional e infraconstitucional de afirmação de direitos dos povos e comunidades tradicionais do Brasil.
Revista Latinoamericana De Estudios Sobre Cuerpos Emociones Y Sociedad, 2014
Resumo Para aprofundar a discussão sobre os limites epistêmicos da utopia de consumo materialista do capitalismo que inspiram os modelos de desenvolvimento dominantes, por um lado, assim como explorar o alcance das reações anticoloniais em curso, por outro, consideramos importante meditar sobre a emergência de novas sensibilidades sobre a vida que se apresentam no momento na América Latina e, em particular, na Bolivia. São sensibilidades cognitivas, afetivas, morais e políticas que se refletem sobre novos direitos coletivos, enfocando aspectos humanos e inspirados nas perspectivas de valorização dos bens comuns, da justiça social e do igualitarismo. O caso boliviano é propício para esta reflexão por ressignificar os sentidos da saúde desde outros entendimentos das relações entre Homem e Natureza. A metáfora do Bien Vivir tem valor prático e político que deve ser objeto de reflexão ampliada por aqueles que se interessam sobre as perspectivas da crítica anticolonial.
APOROFOBIA: UM DESAFIO PARA OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL, 2022
O presente trabalho se propõe a demonstrar a pobreza como cerne de todo preconceito e também analisar dentro de um contexto social como a aporofobia é naturalizada por interesses políticos contrários aos direitos humanos. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho bibliográfico, delimitando o campo de estudo para a realidade atual do Brasil, no intuito de apresentar possíveis soluções para que a desigualdade alimentada por esse preconceito invisível possa ser assimilada, analisada e minorada.
O presente artigo tem como objeto de estudo a evolução histórica dos direitos humanos, bem como os principais marcos históricos que contribuíram para a sua importância na atualidade. Assim, os estudos serão iniciados a partir do pós 2ª. Guerra Mundial, tendo em vista as atrocidades e violações sofridas nesse período, as quais deram ensejo para uma maior preocupação com a dignidade da pessoa humana, e conseqüentemente, com os direitos humanos. O conceito de abrangência mundial e que será utilizado como base é o da chamada concepção contemporânea de direitos humanos, que veio a ser introduzida com o advento da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 e reiterada pela Declaração de Direitos Humanos de Viena de 1993. Essa concepção pode ser definida, de maneira clara e resumida, como sendo um conjunto mínimo de direitos que cada ser humano possui baseado na sua dignidade humana. Daí decorre a importância dos direitos humanos no mundo contemporâneo. O artigo tem como principais referenciais teóricos Melina Girardi FACHIN, Flávia PIOVESAN, Norberto BOBBIO, Fábio Konder COMPARATO e Peter HABERLE. PALAVRAS-CHAVE: evolução histórica; 2ª. Guerra Mundial; dignidade da pessoa humana; concepção contemporânea; concepção pós-contemporânea. INTRODUÇÃO Escolheu-se como objeto de estudo do presente Artigo o tema "Uma evolução histórica dos direitos humanos" em virtude da sua relevância no cenário mundial. O estudo versa sobre a matéria dos direitos humanos que, no contexto pátrio, encontra respaldo na ordem constitucional dos direitos fundamentais. 1 Estudante do 10° período do curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil -Unibrasil orientada pela Profa. Ms. Melina Girardi Fachin.
Logos, 2016
Há nove anos, a Revista Logos proporciona a realização de sonhos, tornando as expectativas de produção acadêmica de professores, alunos e comunidade jurídica plenamente concretos. E, neste sentimento de absoluta realização, com muita satisfação, apresento a presente edição. Tornar efetiva a pesquisa, que atinge a academia, trazendo novas, atualizadas, ou, valiosas reflexões recuperadas, ratificam o resultado como sendo do mesmo alto nível intelectual e com multiplicidade de temas e enfoques. Entre os autores, consagrados juristas e novos talentos, oriundos do meio jurídico brasileiro e estrangeiro, a confirmar a perfeita convivência entre mestre e novatos; e, todos por um ideal; a construção do Direito.
Pensamiento Actual, 2017
O Bem Viver nos territórios andinos e amazônicos provém de uma existência de milhares de anos, sobrevivendo como um processo prático alternativo, construído frente a um modelo de desenvolvimento dominante. Neste contexto, a ecossocioeconomia emerge de desafios contemporâneos para pensar sociedades sustentáveis, diferentemente do que se constitui atualmente como sociedade de consumo, individualista e instrumental. O artigo busca debater questões do referencial teórico sobre o Bem Viver, dialogando com práticas econômicas sustentáveis. Metodologicamente, utilizase de pesquisa com revisão teórica e abordagem interdisciplinar, a partir das categorias dialéticas da subjetividade, coletividade e dinâmica ser humano-natureza. Os resultados evidenciam um constructo teórico que releva abordagem interdisciplinar, intercultural, sobretudo quando o tema do Bem Viver possa representar formas de vida de comunidades tradicionais da Americana Latina. Evidenciam também um olhar sistêmico, para-econô...
Envolve a busca pela fundação de uma nova cultura de direitos fundados na solidariedade a ser aceite nas sociedades contemporâneas, tendo a ética filosófica ubuntu como uma alternativa possível. A autora aprofunda as principais ligações entre ubuntu, igualitarismo liberal, comunalismo e cultura de tolerância, na definição de bases alternativas de efetividade para uma teoria dos direitos humanos.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.