Academia.eduAcademia.edu

Visitas Técnicas: Ensino-Aprendizagem no Curso de Turismo

Abstract

Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o processo de visitas técnicas como metodologia de ensino-aprendizagem no curso de Turismo da UNEB-Campus XVIII-Eunápolis, BA. Tendo como método a pesquisa documental, se analisou os relatórios das experiências de campo realizadas no curso, desde a sua implantação em 2006 até 2011. Para tanto, fez-se uma discussão a cerca do turismo pedagógico, sua expressiva relação com o meio ambiente, sua contribuição para a aprendizagem sob uma perspectiva pluri e interdisciplinar. Desta maneira, se buscou pela sistematização dos processos envolvidos na visita técnica como a elaboração, o desenvolvimento e a conclusão verificando sua relação entre teoria e prática aplicada com base nos componentes curriculares do curso, chegando ao fomento do ensino-aprendizagem. Verificou-se que as visitas técnicas se constituem em práticas capazes de desenvolver processos de ação, observação, reflexão, comprometimento, integração de forma concretizar a teoria-prática na formação do bacharel em Turismo. Palavras-chave: Turismo pedagógico. Visita Técnica. Ensino-Aprendizagem. Introdução O primeiro curso de turismo teve origem na década de 70 em São Paulo na antiga Faculdade Anhembi Morumbi e que durante esse curto espaço de tempo muitas faculdades particulares surgiram devido ao nicho de mercado nas modalidades: sequencial, bacharelado e tecnológico. Apenas na segunda metade de 2000 é que ocorre alguma expansão dos cursos em Universidades públicas, principalmente nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. No entanto, nessa mesma época inicia-se a redução do número de alunos e o encerramento de cursos em instituições privadas, refletindo, em duas questões: problemas de sobrevivência dos cursos e/ou apenas "acomodações" do mercado (CARVALHO, 2008).

Key takeaways

  • Faz-se mister o uso como prática pedagógica das visitas técnicas que se constituem num prática recorrente nos cursos de Turismo.
  • Ainda contribuir para indicar novos estudos sobre a temática tendo em vista a escassez de publicações.
  • O artigo é constituído por fundamentação teórica que discorre sobre o processo de ensino aprendizagem no ensino de turismo, a proposta da visita técnica como turismo pedagógico e a visita técnica em sua estrutura.
  • A formação técnicoprofissional aponta para uma compreensão da atividade técnica do turismo, observou-se na visita uma metodologia de ensino-aprendizagem importante para relacionar teoria e prática.