Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
2 pages
1 file
Esta é a 3ª edição dos textos de "Fundações". A 1ª edição de, 1979, destinou-se aos alunos de "Estruturas Especiais" do 5º ano da FEUP. A 2ª edição, de 1991, não teve grandes alterações em relação à primeira e já se destinou aos alunos de "Fundações" do 4º ano do curso de Engenharia Civil da U. M. (2º semestre).
Agora vamos identifi car os tipos de fundações que são usadas em nossas construções, pois sua importância é muito grande, já que toda a carga exercida pelo Fig. 15 -Sapata Corrida. Fonte: SANTOS, A. C. O. Tecnologia das construções.
Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas. Além disto, segundo este referida norma, nas fundações profundas a profundidade de assentamento deve ser maior que o dobro da menor dimensão em planta do elemento de fundação, conforme esquematicamente mostrado na Figura 4.1. h > 2B P B NÍVEL DO TERRENO RP RL P = RL + RP ONDE: RP: RESISTÊNCIA DE PONTA; RL: RESISTÊNCIA DE FUSTE;
Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica, 2022
Neste artigo, analiso diferentes versões de fundacionalismo (nomeadamente, o fundacionalismo clássico, o fundacionalismo moderado internista, e o fundacionalismo moderado externista) como resposta ao enigma sobre a estrutura da justificação, também conhecido tradicionalmente como o Trilema de Agripa. Começo por formular explicitamente esse enigma e, de seguida, examino o argumento da regressão a favor do fundacionalismo. Por fim, discuto as diferentes versões de fundacionalismo e defendo que a versão mais plausível é a do fundacionalismo moderado externista.
Filiação é a relação de parentesco consanguíneo, em primeiro grau e em linha reta, que liga uma pessoa aquela que a geraram, ou a receberam como se as tivessem gerado."
O característico polimórfico do ferro e sua facilidade de processamento explicam sua ampla utilização em todos os setores da Engenharia. Aço é a liga ferro-carbono além de certos elementos residuais resultantes do processo de fabricação.
Suponha que John crê que P e que é questionado sobre os motivos que possui para crer que P. É de se esperar que John responda citando uma razão, digamos Q, para crer que P. Sendo assim, poderia ser o caso que seu inquiridor questione sobre os motivos que John tem agora para crer que Q. Novamente John poderia responder citando uma razão, digamos R, para crer que Q. O processo poderia certamente continuar por algum tempo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Perspectivas Online : Exatas e Engenharias, 2014
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, 2010
RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico, 2007
Revista Cereus, 2019
7º Encontro Nacional de Aproveitamento de Resíduos na Construção, 2021
ABM Proceedings, 2018
Apostila do mestre Luis Fernando Pedroso Sales