Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O livro organizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a UNIFUTURO (Faculdade de Ensino Superior do Nordeste) aborda temáticas que têm em comum a sustentabilidade no contexto do turismo e da hotelaria. Assim, apresenta estudos teóricos e empíricos que conjugam diversos setores do conhecimento.
O livro organizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a UNIFUTURO (Faculdade de Ensino Superior do Nordeste) aborda temáticas que têm em comum a gestão no contexto do turismo e da hotelaria. Assim, apresenta estudos teóricos e empíricos que conjugam diversos setores do conhecimento.
E- BOOK OPEN ACCESS
Turismo & Hotelaria no Contexto da Sustentabilidade, 2018
O Livro organizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo(GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a UNIRIO ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) aborda temáticas que têm em comum a sustentabilidade, Hotelaria e o turismo, com estudos que mostram e discutem como esses temas estão profundamente interligados.
Com o objetivo de chamar atenção dos governantes de todos os países e da sociedade de forma geral para a conscientização e para a necessidade da adoção de providências no intuito de garantir a acessibilidade, a igualdade de condições, a participação plena e a mudança de valores sociais, foi o ano de 1981 proclamado, pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), como Ano Internacional das Pessoas Deficientes
2012
A gestão sócio ambiental é o caminho para as organizações que decidiram assumir sua responsabilidade frente à esfera social e adotar as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos. O turismo e a hotelaria através de estudos e do tempo harmonizam-se com a tendência comum e vão, cada um dentro de seu âmbito, descobrindo formas de promover a consolidação dessa recente forma de pensar e descobrir soluções que perpassam pela legislação ambiental vigente, por uma mudança paradigmática na forma de lhe dar com os processos e procedimentos que possam afetar ao meio ambiente. O objetivo deste artigo foi o de propor e estabelecer uma reflexão sobre os modelos de certificação a serem utilizados em edifícios verdes brasileiros tendo como referenciais cinco tipos de certificações utilizadas internacionalmente que relevam a dimensão da sustentabilidade na construção. Tendo em vista o grande investimento no setor da hotelaria face às necessidades de aumento de instalações, alojamentos e infraestrutura ligados ao setor do turismo, em especial a hotelaria, urge a necessidade de se pensar nos impactos provenientes das atividades relacionadas à construção civil na referida esfera. Ao longo dessa reflexão busca-se apresentar modelos de certificação de edifícios sustentáveis e relaciona-los com a realidade brasileira. Palavras-chave: Turismo, Hotelaria, Green Buildings, Sustentabilidade.
O presente trabalho realizou um estudo sobre o tema Sustentabilidade para a Qualidade Ambiental no Turismo através do diagnóstico de práticas ambientais responsáveis nos meios de hospedagem. Foi realizada uma investigação e análise através de estudo de caso nos hotéis de uma cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. Para a investigação foram utilizados instrumentos de coletas de dados fechados e dirigidos. A pesquisa foi elaborada à partir da análise dos dados que foram coletados durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012, através da aplicação sistemática dos instrumentos de coleta de dados. O questionário foi aplicado aos gerentes dos hotéis. A análise foi feita através dos dados compilados e interpretados e seguindo uma análise de um "check list" abordando todos os aspectos a serem considerados e analisados. Os resultados demonstram que ainda é muito reduzida em geral a conscientização pelas práticas cotidianas de sustentabilidade tanto entre gestores e colaboradores de estabelecimentos de hotelaria, quanto entre hóspedes e clientes destas unidades. Palavras-chave: Hotelaria -sustentabilidade -qualidade ambiental -turismo.
2018
Série: Turismo e Hotelaria; Capítulo do Livro: T&H no contexto da sustentabilidade
2009
Em pleno século XXI o turismo ganhou o estatuto de maior actividade económica do mundo. Como tal, o meio ambiente está a assumir um lugar central no desenvolvimento turístico, fazendo com que os investidores do sector atribuam a prioridade à preservação do património natural. Além de uma actividade economicamente poderosa o turismo é, também, um factor importante de desenvolvimento sustentável, na medida em que tem o poder para aprimorar o meio ambiente, prover fundos para a sua conservação e protecção e defender a cultura e a história. Contudo, sem um apropriado planeamento também pode ter uma acção contrária. O futuro passará pela conjugação do económico com o ambiental, ou seja, a viabilidade de um sem a sustentabilidade do outro é indesejável e a lucratividade turística depende da harmonia entre as duas componentes. Este artigo contribui para a compreensão de algumas ideias importantes que servem de base para a área da economia e sociedade, em geral, e do ambiente, em particular. Vamos começar por apresentar um enquadramento histórico e conceptual da sustentabilidade ambiental, económica e social, para depois nos debruçarmos com maior incidência no turismo sustentável. *Doutorada em Biologia (Área: Bioquímica e Fisiologia). Frequenta o segundo Doutoramento em Sociologia (Área: Desenvolvimento e Sustentabilidade).Docente no Instituto Superior de Ciências Educativas **Mestre em Gestão do Desenvolvimento Turístico. Doutorando em Ciências do Trabalho.
T&H TURISMO & HOTELARIA NO CONTEXTO DO DARK TOURISM, 2021
O Dark Tourism é um tema que ainda desperta a curiosidade e traz muitas dúvidas e até mesmo rejeições, por isso, merece uma análise mais profunda em todos os seus aspectos de forma a esclarecer esse segmento turístico. Neste contexto, surgiu a proposta do livro Turismo & Hotelaria no contexto do Dark Tourism, como forma de debater as possibilidades desse segmento sob diversos pontos de vista de pesquisadores que desenvolveram pesquisas nessa área.
2010
A atividade turística está intimamente relacionada com o uso do espaço físico, com a interação dos atores sociais locais e ainda mantém uma forte relação com a preservação da natureza. O desenvolvimento sustentável mostra-se como uma alternativa plausível para se alcançar a sustentabilidade, e a atividade turística pode contribuir para este fim de modo eficaz. Este artigo, apresenta uma discussão teórica com objetivo mostrar a interação das dimensões econômica, ambiental, sócio-cultural e institucional da sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo. São apresentados conceitos de turismo sustentável e metodologias para mensuração e análise da sustentabilidade. Considerando a importância do setor turístico e seu impacto nas localidades em que está iserido, esta discussão teórica indica que o planejamento do turismo passa necessariamente pela consideração de seu impacto econômico, ambiental, espacial e sócio-cultural, para que se torne sustentável.
RESUMO - O presente artigo aborda o momento atual do setor de hospedagem, investiga o desenvolvimento de boas práticas e a adoção de novas tecnologias no contexto da sustentabilidade socioambiental, para tanto define como modelo referencial a Norma ABNT 15401. Como método adotado na investigação adota-se de pesquisa bibliográfica e documental dispostas em sites e periódicos. O objetivo da pesquisa é identificar as ações de sustentabilidade socioambiental contempladas na norma ABNT 15401, ao avaliar se estas tendem a beneficiar o entorno do empreendimento e por fim, verificando se estes requisitos encontram-se de acordo com a realidade dos meios de hospedagem atuantes nos limites territoriais do Brasil Nesse contexto busca-se compreender o impacto da atividade hoteleira nas cidades e como o fomento de boas práticas nas atividades de rotina no ambiente destas organizações pode contribuir para a construção de cidades sustentáveis, assim a contemplando os múltiplos participantes deste cenário. ABSTRACT - This article discusses the current situation of the hosting industry, investigates the development of good practices and the adoption of new technologies in the context of environmental sustainability for both sets as a reference model ABNT 15401. As a method adopted in the research it was chosen the bibliographical and documentary research arranged in sites and journals. The objective of the research is to identify the social and environmental sustainability actions contemplated in ABNT 15401, when assessing whether these tend to benefit the environment of the enterprise and finally, making sure that these requirements are in accordance with the reality of lodging facilities active in territorial limits of Brazil In this context we aim to understand the impact of the hotel business in the cities and how the promotion of best practices in routine activities in the environment of these organizations can contribute to building sustainable cities, thus covering the multiple participants in this scenario.
Editora CCTA, 2022
Compreender e analisar as experiências que são vivenciadas no contexto do turismo e da hotelaria é algo bastante relevante, principalmente quando se faz referência ao contexto atual, no qual os consumidores têm passado por uma grande transformação de mercado, que tem sido imposta, muitas vezes, pelos avanços e inovações tecnológicas e consequentes mudanças nos processos de compra.
Editora CCTA, 2020
Esta obra foi organizada pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a RENUTEG, Red de Redes, Nuevas Tendencias de Gestión, instituição renomada de pesquisa, com colaboradores nacionais e internacionais. O livro Turismo & Hotelaria no contexto da Responsabilidade Social faz parte da Série Turismo & Hotelaria, com o intuito de incentivar a pesquisa e a disseminação do conhecimento nessas áreas, por isso, a opção de sempre buscar parcerias institucionais e a colaboração de pesquisadores que se dedicam às distintas temáticas em diversos países de forma a promover um diálogo internacional. ISBN Brasil - 978-65-5621-004-9 ISBN Espanha - 978-84-1829-103-6
Finisterra, 2020
A COVID-19 e a crise devastadora que por sua causa se anuncia no turismo justificam uma reflexão. Neste ensaio proponho uma leitura da relação COVID-19/ turismo a partir de uma perspetiva mais-do-que-humana e de ecologia integral. Após um breve enquadramento em que a COVID-19 é apresentada como um evento socionatural, é discutida a relação entre a pandemia, o sobreturismo e a crise turística mundial atual. Termino com uma breve reflexão sobre o turismo pós-COVID-19.
Com certeza você já utilizou ou conhece alguém que tenha utilizado um serviço de hospedagem. Existem diversos meios de hospedagem, sendo o mais conhecido o Hotel. O principal serviço de um hotel é a hospedagem, que consiste em oferecer um lugar para a pessoa, denominada hóspede, se acomodar. Além disso, um hotel disponibiliza no serviço de hospedagem uma estrutura capaz de oferecer ao hóspede, alimentação e estrutura.
Turismo & Hotelaria no contexto da Acessibilidade, 2018
O livro organizado pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turis-mo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Fe-deral da Paraíba (UFPB) em parceria com a UNIFUTURO (Faculdade de Ensino Superior do Nordeste) aborda temáticas que têm em comum a acessibilidade no contexto do turismo e da hotelaria. Assim, apresenta estudos teóricos e empíricos que conjugam diversos setores do conheci-mento.
T&H TURISMO & HOTELARIA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA, 2020
Com prefácio do Professor Dr. Mário Beni, esta obra foi organizada pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET), ligado ao Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Faculdades Integradas do Brasil – UNIFUTURO da cidade de João Pessoa/PB e com a FCU - Florida Christian University dos Estados Unidos da América, instituições renomadas de pesquisa e ensino, com colaboradores nacionais e internacionais. O livro Turismo & Hotelaria no contexto da Histórico aborda temáticas que têm em comum as questões históricas relacionadas ao turismo e à hotelaria.
Turismo e Sociedade, 2017
Trabalhar o conceito de sustentabilidade nas empresas pode significar uma grande influência nos resultados que elas desejam alcançar e, também, um importante diferencial no mercado. Por isso, muitos empreendimentos têm adotado esta política e trabalhado a gestão sustentável em seu dia a dia. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte problemática: “Por que os quesitos ambientais, sociais e econômicos seriam importantes para a gestão de um hotel?”. Teve-se por objetivo apresentar a importância de uma gestão sustentável em hotéis, visando ao equilíbrio entre os fatores ambientais, sociais e econômicos para o sucesso do empreendimento, considerando a hospitalidade na relação com os stakeholders para tal. Examinou-se como estava se dando essa gestão sustentável em hotéis, mostrou-se a importância dos stakeholders para esta gestão e procurou-se avaliar como a hospitalidade exerceria influência na relação entre as partes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, empírica e qualitat...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.