Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do método científico de Descartes e o que foi conhecido como seu método geométrico, e sua importância para a filosofia. This article aims to present an overview of the scientific method of Descartes and what was known as its geometric method, and its importance to philosophy, philosophical tree, racionalism.
RESUMO Este artigo discute as influências do filósofo e matemático francês René Descartes, que nasceu em plena Revolução Científica e exerceu forte influência sobre o rumo que a ciência tomaria posteriormente. Conhecido como pai da Filosofia Moderna por suas inúmeras contribuições para a filosofia, Descartes deu também importantes contribuições para a matemática, relacionando a Geometria e a Aritmética e a Álgebra, dando bases para a Geometria Analítica cuja criação muitas vezes lhe é atribuída, além de outras contribuições como o tão largamente usado plano cartesiano. Para a Álgebra e a Aritmética, sua contribuição vai além do uso destas como ferramentas para a Geometria, o matemático contribuiu com a notação que ainda na atualidade é utilizada.
Universidade de Lisboa por esta louvável iniciativa e, ao mesmo tempo agradecer a oportunidade de, neste fórum, poder expor uma breve visão das ameaças e riscos envolvidos no espaço do Mediterrâneo, espaço que consideramos inserido no flanco Sul da Europa e que vai da Mauritânia ao Afeganistão, passando pelo Médio-Oriente e a Turquia.
Editora UNIEDUSUL, 2019
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati apresenta o primeiro livro com artigos que evidenciam uma problemática sobre as velhices e processos de envelhecimentos. O material tem como compromisso provocar reflexões teóricas e atualizadas que atravessam diversos campos de saber, tornando-o um material que possa contribuir com as realidades regionais que apresentam complexidades e análises diferenciadas. Para a composição dos artigos, o conselho municipal visa garantir o processo de transparência e estímulo no registro de reflexões teóricas como práticas que colaboram com a área da velhice e do processo de envelhecimento. O livro tem como proposta debater de forma interdisciplinar o desenvolvimento do mundo científico, publicando relatos de experiências, resultados de pesquisas primárias e secundárias que são afetas a área de conhecimento. O livro está composto de dez (10) artigos abordando estudos e reflexões que tratam as temáticas da assistência social, das facetas das velhices, de mobilidades, longevidades, da violência orientada às construções de gênero na velhice, das transições demográficas e epidemiológicas do envelhecimento e de reflexões sobre a velhice fragilizada pela afasia e/ou demência. Num processo de organização metodológica, o livro será subdividido em dois momentos, sendo: (1) artigos com olhares conceituais sobre envelhecimento que atravessam diversas literaturas das Ciências Humanas, Sociais, da Saúde e (2) relatos de experiência que contribuem de forma relevante para a área estudada, de modo, contextualizado, com objetividade e considerações teóricas. Na Primeira parte do livro temos trabalhos que apresentam propostas micro políticas na área da velhice e do processo de envelhecimento que perpassam diversos saberes e provocam interferências nas relações macro de estrutura social. Na segunda parte são relatos de experiências que aproximam a esfera das políticas sociais do universo acadêmico e como o registro e publicação dessas práticas corroboram com o universo científico.
Marim dos Caetés, 2023
Um dos aspectos que mais me chama atenção quando penso no passado é o conjunto de mudanças ocorridas no Recife desde que eu o conheci nos anos 1950. Morava em Nova Descoberta, migrante da Mata Norte do Estado, e minha família vivia de um comércio na rua principal, uma venda, do tipo de antigamente, um pequeno empório de secos e molhados, muito comum nos bairros periféricos da cidade, antes da chegada da modernidade dos supermercados. E ela veio com a rede Bompreço, de João Carlos Paes Mendonça, comerciante de sucesso em Aracaju e Propriá, no Estado de Sergipe, que decidiu investir no Recife e, estabeleceu a sua primeira loja recifense em Casa Amarela, no ano de 1966. Posteriormente ocorreu a chegada do novo modelo americano dos shoppings center. Pequenos comerciantes sentiram o baque da concorrência, normal no sistema capitalista. Toda inovação no sistema econômico produz mudanças e, os supermercados e shoppings center, fatores externos do sucesso comercial, promovem modificações nas relações de clientela dos pequenos e médios comerciantes varejistas que não conseguiram acompanhar o ritmo de investimentos necessários para manter a concorrência. A chegada dos
REVISTA DA TULHA, 2018
This article exposes the use of rhetorical figures in the 1 st Matin responsory and commendation of the dead, by José Maurício Nunes Garcia, emphasizing that these resources were applied with the purpose of elaborating an eloquent and persuasive musical statement. The methodology used is based on analyses of musical rhetoric elements related to the text, harmony and placement of the musical discourse, presented in some examples.
As palavras que você ainda não tem, 2021
Este livro passou por avaliação e aprovação às cegas de dois ou mais pareceristas ad hoc.
Este texto percorre alguns casos específicos nos quais a preparação do diário para publicação se configura como prática problemática. As evidências de cortes, correções e omissões podem ser analisadas a partir de algumas características formais da escrita diarística fornecidas por Philippe Lejeune. Tais manipulações arriscam alterar a feição do "eu" dessa escrita íntima. Além de ameaçar extirpar dessa escrita aquilo que nela se apresenta como característica formal.
Projeto Pedagógico – Estação dos Sentidos - Audição, Visão, Tato, Paladar e Olfato
O trabalho acadêmico apresenta o desenvolvimento de um projeto pedagógico que explora os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. O projeto visa incluir alunos com necessidade de atendimento educacional especializado, tendo o trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática como proposto na LDB. Feito a parceria com Centro Educacional que desenvolve atividades com os alunos da escola no horário contrário, com aulas de dança e brinquedoteca, realizado um senso com a comunidade escolar, professores, alunos e seus responsáveis afim de colher informações e fazer uma avaliação tanto da estrutura física quanto aos métodos de ensino adotados na escola, assim identificando o que a Instituição de Ensino pode oferecer para a realização do projeto. Depois dos dados coletados, a elaboração do projeto intitulado Estação das Sensações que tem o objetivo aguçar os sentidos das crianças e promover a inclusão de todos os alunos na atividade proposta, além da interdisciplinaridade usada como forma de aprendizagem, aplicar modos de ensinar diferentes linguagens e despertar maior interesse das crianças ao prazer de estudar, aprendendo de forma prazerosa, contribuindo para a formação do currículo, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e para relações sociais para formação dos alunos.
HÁ NOITES, DONA MARISA NÃO DORMIA DIREITO. Constantemente, era acordada por diversos ruídos advindos de sua cozinha; não somente deste ambiente, bem como também de vários outros cômodos da casa. Aliás, todos os lares têm seus sons estranhos. Pensar sobre ou tentar saber o que são na realidade, levaria fatalmente, em qualquer cabeça, a suposição de infinitas hipóteses.
Todos nós vivemos primeiramente em busca de sensações, ansiamos por sensações. Estamos sempre à procura de novas sensações e toda a nossa vida é um esforço para obter novas sensações, trabalhamos e nos empenhamos para ter novas sensações. Mas o que acontece é que quanto mais sensações você buscar, mais insensível você se torna. A sensibilidade é perdida pelo crescimento de sua objetividade. Parece paradoxal, mas é nas sensações, que a sensibilidade é perdida. Então você necessita de cada vez mais sensações, e esse "mais" irá exterminando o seu maravilhar-se. Então você necessita de mais ainda e, finalmente, chega um momento em que todos os seus sentidos ficam adormecidos. O homem atual nunca foi tão insensível. Precisamos de mais sensibilidade. Busque menos sensação e cresça em sensibilidade.
O presente estudo debruça-se sobre a reflexão dos novos rituais de despedida, bem como sobre a forma que estes estão sendo realizados, uma vez que o atual momento mundial da pandemia da COVID-19 impede a realização dos rituais convencionais. Assim, objetiva-se (re)conhecer os rituais de despedidas que estão sendo praticados neste momento e, através disso, refletir sobre as repercussões emocionais associadas ao enlutado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória em redes sociais, sites e blogs que tratassem das mais diversas formas desses novos rituais. Assim, foi possível concluir que a dimensão social das despedidas foi perdida e isso afetou diretamente a maneira de enfrentamento do luto. Com isso, fez-se necessário buscar outras alternativas para a realização dos rituais de maneira humanizada e que proporcione afeto diante desse momento. Nesse sentido, sugere-se às pessoas enlutadas suporte psicológico e construção de espaços para fala que envolvam empatia e acolhimento.
Academicas do 4º ano de Enfermagem * ; 2 Docente do curso de Graduação em Enfermagem * , Coordenadora do grupo de curativo, Mestre em Enfermagem pela USP Ribeirão Preto * Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto -FAMERP O Diabetes Mellitus (DM) vem se destacando como um importante problema de Saúde Pública. A Declaração das Américas considera o diabetes como uma pandemia e estima que até o ano de 2010, o número de casos nas Américas crescerá para 45 milhões, levando em conta o envelhecimento demográfico da população. O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos diabéticos sobre os cuidados com os pés, atendidos em uma Unidade Ambulatorial de um Hospital Universitário do interior do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, cuja população foi composta por 100 pacientes de uma amostra não probabilística e que seguiram a critérios de inclusão. Das 100 pessoas entrevistadas, 44% são do sexo masculino e 56% do feminino, a idade média foi de aproximadamente 43,5 anos, quanto ao estado civil 63% eram casados; 88% da raça branca; em relação à escolaridade 48% tinham o ensino fundamental incompleto; 61% eram diabéticos do tipo 2 seguidos de 38% com diabetes tipo 1; 52% desconheciam sobre o diabetes; com relação ao tabagismo 9% eram fumantes seguidos de 28% ex-fumantes, 11% eram etilistas; 49% não tinham informação sobre as complicações e 53% desconheciam as complicações em extremidades inferiores. Observou-se ainda que 41% apresentavam complicações microvasculares; 59% dos pacientes relataram hipertensão arterial, 47% eram sedentários; 30% andavam descalço; 16% tinham calos nos pés; 16% já tiveram feridas nos pés; 5% possuíam feridas; 50% relataram diminuição na sensibilidade dos pés e 5% tinham amputação de extremidades inferiores. Conclui-se que a maioria dos pacientes diabéticos não possuía conhecimento acerca da doença e, principalmente, dos cuidados com os pés, e foram observadas práticas que colocam em risco as extremidades inferiores, portanto, se faz necessário a orientação contínua a essas pessoas a fim de minimizar os possíveis comprometimentos vasculares, que possam culminar em perda das extremidades inferiores. Diabetes Mellitus; Pé diabético; Educação em Saúde; Educação do Paciente; Cuidados Primários de Saúde.
Estudos Medievais no Maranhão: Primeiros Olhares é dividido em 14 capítulos. Um artigo inicial aponta a importância de estudarmos a História Medieval no Brasil, fazendo um balanço do seu crescimento no Maranhão. Os demais textos fazem parte da produção maranhense e estão divididos em: 1. Idade Média e Cultura Maranhense; 2. Poder, Memória e Literatura no Medievo; 3. Religiosidade e Salvação na Idade Média.
Pelo mundo afora, quando se menciona a "nova narrativa latino-americana", pensa-se quase exclusivamente na produção deveras impressionante de todos os autores espalhados em todos os países da América que falam a língua espanhola, isto é, dezenove, se não estou enganado. Uma unidade compósita, maciça e poderosa, em face da qual, num segundo momento, lembra-se que existe uma unidade simples que fala português e é preciso incluir, a fim de completar o panorama. E então se juntam alguns nomes, em geral Guimarães Rosa e Clarice Lispector. A mesma coisa acontece no Brasil, onde, quando se menciona a referida narrativa, pensa-se na produção dos nossos parentes de idioma espanhol, em geral com um senso unificador e mesmo sim-plificador que permite considerar como aspectos do mesmo fenômeno o mexicano Rulfo, o colombiano Garcia Márquez, o peruano Arguedas, o paraguaio Roa Bastos, o argentino Cortázar, considerando-se caso à parte os nossos próprios escritores, que só depois de alguma reflexão a gente se esforça por integrar no conjunto. A Espanha estilhaçou-se numa poeira de nações americanas Mas sobre o tronco sonoro da língua do ão Portugal reuniu vinte duas orquídeas desiguais, diz Mário de Andrade no "Noturno de Belo Horizonte", aludindo à unidade da América portuguesa e aos atuais Estados brasileiros. Ora, alguns desses Estados, por vezes grupos deles, quiseram formar países independentes, como a Confederação do Equador (1824) e a República de Piratini (1835-1845), para mencionar apenas duas tentativas importantes que
RNTI-Revista Negócios e …, 2006
Carrying out a good requirement elicitation and specification is crucial to those who work with the development of software systems. This elicitation does not guarantee that the software will meet all the users' real needs, but tries to anticipate the occurrence of potential misunderstandings and inconsistencies, thus improving the software products' development process. This paper addresses the existing methodologies that leverage the requirements elicitation, presenting the structure of the Volere methodology in more detail. Keywords: Requirements, Volere, Software Engineering
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.