Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2018, Análise Social
…
8 pages
1 file
Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, 2018
A realidade social contemporânea é marcadamente associada a circunstâncias que geram um “permanente estado de crise”. Zygmunt Bauman se destacou pela atenção dedicada à compreensão do status de crise na modernidade líquida. O presente ensaio lança luz sobre duas de suas últimas obras, a saber, Estado de Crise e Estranhos à nossa porta. Os argumentos e ideias destacados à discussão representam possibilidades a abordagens interdisciplinares que interpelem a condição humana e as práticas sociais hodiernas. Neste sentido, a perda do poder de agência do Estado, a difusão dos riscos e vulnerabilidades decorrentes, assim como as condutas de estranhamento e desconfiança à alteridade, são questões debatidas à luz de outras obras do autor e em diálogo com contribuições recentes da teoria social. A reflexão aponta o caráter indissolúvel da crise na pós-modernidade como fonte de tensão que articula incertezas, inseguranças e vulnerabilidades, asseverando o individualismo e a hostilidade em dete...
Obras de Zygmunt Bauman: 44 cartas do mundo líquido moderno Amor líquido Aprendendo a pensar com a sociologia A arte da vida Bauman sobre Bauman Capitalismo parasitário Comunidade Confiança e medo na cidade Em busca da política Europa Globalização: As consequências humanas Identidades Legisladores e intérpretes O mal-estar da pós-modernidade Medo líquido Modernidade e ambivalência Modernidade e Holocausto Modernidade líquida A sociedade individualizada Tempos líquidos Vida a crédito Vida em fragmentos Vida líquida Vida para consumo Vidas desperdiçadas 18. O que aconteceu com a elite cultural? (p.88-91) 30. Interregnum (p.146-149)
Todos os direitos reservados. A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação de direitos autorais.
A incerteza é o habitat natural da vida humana -ainda que a esperança de escapar da incerteza seja o motor das atividades humanas. Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental, mesmo que apenas tacitamente presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade. É por isso que a felicidade "genuína, adequada e total" sempre parece residir em algum lugar à frente: tal como o horizonte, que recua quando se tente chegar mais perto dele. 1
2016
O presente trabalho busca fazer um paralelo entre a compreensao de Bauman e Jonas acerca da necessidade de se reconhecer a realidade da contingencia (ambivalencia) na existencia e acao humanas. Dentro do processo de racionalizacao do mundo Ocidental a contingencia foi sistematicamente negada, no intuito de eliminar qualquer tipo de obscurantismo no campo existencial, etico e social. Nesse processo, se buscou mediante uma racionalidade pratica e instrumental eliminar, ou na melhor das hipoteses, deixar em segundo plano a ambivalencia presente no mundo. Bauman tece duras criticas a racionalizacao da modernidade. Ja Jonas identifica a situacao paradoxal na qual culminou a racionalidade moderna. E evidente que nao se pretende, no presente trabalho, esgotar toda a producao filosofica dos dois filosofos em questao acerca da tematica abordada. Neste trabalho seguimos o objetivo de uma apresentacao de carater geral e introdutorio.
DIMENSÕES DA CRISE BRASILEIRA - DEPENDÊNCIA, TRABALHO E FUNDO PÚBLICO, 2018
O livro trata das dimensões econômicas, políticas, ideológicas e culturais da crise brasileira que tem como um dos marcos o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Reúne doze estudos de pesquisadores, intelectuais e ativistas vinculadas a várias instituições de ensino superior e de movimentos sociais.
WEBER, José Fernandes, 2023
WEBER, José Fernandes; SILVA, Claudinei Aparecido Freitas da (Orgs.). DOSSIÊ CRISE / Argumentos - Revista de Filosofia / n. 29. 2023
Cadernos de Pós-graduação, 2017
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática, 2016
Revista Espaco Academico, 2011
Revista Economia & Tecnologia, 2013
Revista Culturas Jurídicas, 2019
Comitê Brasileiro de História da Arte eBooks, 2022