Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O presente artigo resulta de um pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Curitiba cujo objetivo foi compreender as principais necessidades dos profissionais da educação básica em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, prevista na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram feitos, num período de três meses, estudos de caso em 9 escolas através de questionários, entrevistas, reuniões, observações participantes em sala de aula e em atividades extraclasse. Foram acompanhados 31 alunos com necessidades especiais, 33 professores e 15 membros de equipes pedagógicas, tendo sido atingidos os três níveis da educação básica. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria das escolas investigadas não têm um projeto específico de inclusão, o que parece acarretar dificuldades como rigidez curricular, metodológica e avaliativa, bem como falta de esclarecimento sobre as necessidades educativas especiais. Observou-se também a necessidade de instrumentalização dos professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais. Constatou-se que a concepção de aluno vigente na escola tende à homogeneização, o que é incompatível com a inclusão. Assim, ainda é creditada ao aluno com necessidades especiais a responsabilidade por seu aprendizado nas classes regulares de ensino. Pôde-se concluir que a implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova realidade. A conjuntura aponta a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, pois cabe ao poder público oferecer as condições que permitam a instrumentalização das escolas e dos profissionais da educação.
ritual em vigência do REAA não menciona a hipótese do atraso, portanto, não há ainda uma orientação O oficial nesse sen do. O novo ritual previsto para o ano de 2024 trará uma orientação nesse sen do. Sem a pretensão de regulamentar o atraso, haverá uma orientação de procedimento para o caso.
Os cursos de graduação na modalidade a distância oferecidas pela Universidade Anhanguera-Uniderp estão entre os de melhor qualidade acadêmica do Brasil. O planejamento das teleaulas e videoaulas, o preparo dos materiais didáticos impressos e digitais, o Programa Livro-Texto, os Polos de apoio presencial as Atividades Avaliativas, os desafios de aprendizagem, as provas, os coordenadores acadêmicos EAD, os tutores presenciais, os professores EAD, tutores a distância, os coordenadores de curso estão entre os principais componentes desse complexo sistema que tem como principal objetivo colaborar com o pleno desenvolvimento dos alunos. Este manual do aluno deve ser analisado com atenção, pois visa orientar quanto à vida acadêmica dos estudantes em sua relação com a Universidade.
2020
Direitos para esta edição cedidos pelos autores à Amplamente Cursos e Formação Continuada. Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND). Este e-book contém textos escritos por autores de diversos lugares do Brasil e, possivelmente, de fora do país. Todo o conteúdo escrito nos capítulos, assim como correção e confiabilidade são de inteira responsabilidade dos autores, inclusive podem não representar a posição oficial da Editora Amplamente Cursos.
IV SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NARRATIVAS POLÍTICAS E MEMÓRIAS, 2010
Essa incerteza é uma incitação à coragem. A aventura humana não é previsível, mas o imprevisto não é totalmente desconhecido. Somente agora se admite que não se conhece o destino da aventura humana. É necessário tomar consciência de que as futuras decisões devem ser tomadas contando com o risco do erro e estabelecer estratégias que possam ser corrigidas no processo da ação, a partir dos imprevistos e das informações que se tem (Edgar Morin). Este trabalho é o resultado de uma recente pesquisa realizada durante o primeiro semestre de 2010, na disciplina Estágio Supervisionado III, do 8º período do curso de Pedagogia; componente curricular que tem como objetivo "possibilitar a reflexão e a inserção dos alunos/as-pesquisadores/as em contextos de gestão educacional, formação inicial e contínua de professores/as, tomando como eixo articulador as possibilidades instituintes da atuação do pedagogo" (BRAGANÇA, 2010). Os objetivos da pesquisa Realizamos o referido Estágio no Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) e desenvolvemos trabalho de investigação-formação com objetivo principal de identificar e analisar os motivos que levam os estudantes a optarem pela formação de nível médio no
No quadro da imprevisibilidade, mudanças e incertezas atuais, deveremos continuar a atuar na sala de aula como se fazia no século passado? Considerando que os alunos, a cada ano, chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências em sua história de vida, poderemos estar atuando na " formatação " da aula utilizada desde o descobrimento do Brasil e proposta na Ratio Studiorum, em 1599 ? Como trabalhar as relações, os nexos, a construção de quadros teóricos práticos previstos nos currículos universitários, altamente complexos, superando a forma tradicional de relação entre professor, alunos e conhecimento? Quais as formas, os jeitos necessários? Nossa proposta situa o estudo e análise das estratégias de ensino e de aprendizagem diretamente relacionadas a uma série de determinantes: um Projeto Político Pedagógico Institucional, onde se define uma visão de homem e de profissional que se pretende possibilitar na Educação Superior; a função social da universidade; a visão de ensinar e de apreender; a visão de ciência, conhecimento e saber escolar; a organização curricular em grade ou globalizante, com a utilização de objetivos interdisciplinares (módulos, ações, eixos, problemas, projetos, etc). É nesse contexto que se constrói o trabalho docente; é onde o professor se vê frente a frente com a necessidade e o desafio de organizá-lo e operacionalizá-lo. É também nesse contexto relacional que se inserem as estratégias de ensinagem.
Realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do curso de 44 alunos e 13 professores das turmas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em informática do Câmpus Rio Branco, no ano letivo de 2013, através da aplicação de questionários com cinco questões. A investigação deu-se em razão da grande evasão e reprovação no curso de 2011 a 2013. A aparente desmotivação dos alunos revelou-se como sendo descontentamento com a estrutura organizacional. Os professores concordaram que é primordial uma reforma no curso oferecido. Palavras-chave: Educação Profissional; Ensino Médio Integrado; Fracasso Escolar.
2016
O presente artigo objetiva discutir a producao do genero textual diario de leituras como ferramenta para a formacao do aluno-professor na Universidade. Para tanto, a partir do modelo de analise proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, 2009), analisa diarios produzidos por graduandos. Como resultado, aponta para a importância da producao do referido genero no desenvolvimento do aluno-professor em formacao docente inicial, no que se refere ao seu letramento academico-profissional.
A garantia da qualidade da educação superior compreende uma das principais metas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, uma vez que a produção do conhecimento tem sido diretamente associada ao desenvolvimento humano, econômico e social. Trata-se, portanto, de um problema multifatorial, que envolve inúmeros aspectos educacionais, institucionais, sociais, culturais, entre outros. Dentre esses, acredita-se que as diferentes formas de acesso à universidade representem um dos fatores que podem gerar impacto sobre a permanência dos estudantes. A partir da metade da década de 90 foram sendo implantadas políticas e ações afirmativas, pelos governos, com o objetivo de mudar significativamente o panorama do Ensino Superior no Brasil, principalmente, no que diz respeito à expansão das Instituições de Ensino Superior e ao ingresso dos estudantes das classes menos favorecidas. Uma destas propostas veio a ser o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que foi anunciado como carro-chefe da expansão e democratização da educação superior brasileira. Este programa, entre outros em desenvolvimento, deixa claro as mudanças nas políticas públicas voltadas para esta democratização, no entanto, é fundamental reconhecer que as políticas compensatórias são uma forma de minimizar o problema sem, afinal, resolvê-lo. Por isso somos desafiados a questionar como e quanto essas ações afirmativas têm, de fato, alterado o cenário da educação superior, no que diz respeito à democratização do ingresso à universidade e permanência dos sujeitos socialmente excluídos. O presente trabalho assume a tarefa de propor a reflexão, a partir das percepções dos estudantes de Graduação em Pedagogia, bolsistas do PROUNI, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sobre as condições de permanência e manutenção destes sujeitos e da superação das dificuldades encontradas, por meio de uma análise qualitativa das entrevistas realizadas com os mesmos. Espera-se com esta pesquisa, contribuir para problematizações acerca dos desafios e compromissos que as Instituições de Ensino Superior privadas precisam assumir para garantir a permanência destes estudantes.
A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
In the search for new alternatives for the teaching and learning more attractive and innovative and facing a new profile of students, the use of learning objects in the school context will be proposed. This technological resource, which can be used several times, taking different goals, is well known in the distance, also being shown in regular education. The school today is living a new reality: the insertion of new information and communication technologies (ICT). In this sense, educators must also be updated before this new scenario. And, according to authors of the area in a literature should describe it is that this technological resource, its main characteristics and where it can be located.
SILVA, Ademo Carvalho; DINIZ, Eder Carlos Cardoso;MACIEL, Viviane Barros, 2017
A Educação Matemática constitui um campo de trabalho multifacetado, no qual devemos incluir o trabalho científico, feito prioritariamente nas universidades e centros de investigação, e o trabalho de natureza profissional, empreendido por todos aqueles que ensinam Matemática num dado nível de ensino (fundamental, médio, superior). Integra também este campo a formação de professores, tanto a formação inicial como a formação continuada. A Educação Matemática é, portanto, um campo científico, um campo profissional e um campo de formação, sendo necessário relevar as dimensões comunicacionais, associativas e colaborativas em que diversos atores interagem por via do seu trabalho conjunto, dos seus encontros e discussões e das suas leituras e reflexões.
A presente pesquisa teve como essencial preocupação identificar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC podem contribuir de maneira construtiva no ensino e aprendizagem dos alunos com dislexia. Também teve por objetivo contribuir para uma nova prática educativa feita pelos docentes envolvidos em processos que exigem uma pedagogia diferenciada no trabalho com alunos disléxicos. A investigação partiu do estudo sobre as características inerentes aos portadores de dislexia. Investigou-se também a informação pertinente e atualizada sobre as TIC’s e a inclusão de crianças disléxicas de modo a conhecer melhor a sensibilidade dos docentes na utilização das TIC em contextos de aprendizagem. Metodologicamente foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada tendo os resultados auferidos sido alvo de tratamento e análise. Perante os resultados obtidos é possível concluir que o aluno com dislexia em um contexto educacional inclusivo pode se desenvolver e interagir de maneira promissora, principalmente quando esse processo de inclusão se concebe em um Laboratório de Informática. As TIC’s possibilitam que alunos com essa deficiência intelectual possam fazer uma grande diferença na escola, quando existe uma interação professor-aluno que construa novas possibilidades para o seu aprendizado. Palavras chaves: Tecnologias da Informação e da Comunicação, dislexia, Necessidades Educativas Especiais.
2022
Neste artigo, temos o objetivo de investigar as percepções sobre como ocorreu o desenvolvimento de letramentos acadêmicos durante a disciplina de estágio curricular supervisionado, doravante ECS, pelos alunos do 4º ano de Letras/Português de uma universidade pública paranaense, por meio de um questionário aplicado por uma plataforma on-line. Como aporte teórico, recorremos aos pressupostos dos Letramentos Acadêmicos defendidos por Street (2010). Como considerações finais, afirmamos que o ECS proporciona uma diversidade de sentimentos contraditórios nos alunos e, de acordo com as percepções dos alunos, o professor orientador tem uma função fundamental no sucesso dos alunos na realização das regências e das atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina, ajudando-os a superar as dificuldades e buscar respostas para interrogações resultantes do estágio
2016
Este estudo busca analisar a abordagem de um aprendente de portugues lingua estrangeira (PLE) americano que, apos assistir a um programa de televisao sobre o pantanal brasileiro – aos sete anos, decidiu aprender o portugues. Essa historia de vida foi levantada com base em relatos do participante e explorada a luz dos principios teoricos discutidos por autores como Almeida Filho, Prabhu, Unternbaumen e Araujo. A metodologia adotada foi o estudo de caso de carater interpretativista, de acordo com os estudiosos Freebody e Moura Filho.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.