Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Este ensaio objetiva analisar a situação grupal do filme " O senhor das Moscas " a partir da teoria de Pichon-Rivière. Por meio da seleção de algumas cenas, são alinhavados os conceitos da teoria pichoniana ao que é retratado no filme. A obra narra a estória de algumas crianças que sofrem um acidente, ao voltar para casa de avião, e são obrigadas a conviver em uma ilha, sendo que o único adulto presente na viagem, o piloto, falece. Assim, o filme aborda a luta dessas crianças pela sobrevivência e nos permite discuti-lo através dos conceitos pichonianos de papéis, tarefa e tipos de líderes. Essa análise produz um novo olhar sobre esse clássico, enfatizando como os processos grupais influenciam o desenvolvimento da narrativa. ABSTRACT This essay aims to analyse the group situation in the film entitled "The Lord of the Flies" using the theory of Pichon-Rivière. A linkage between theoretical concepts by Pichon-Rivière and scenes portrayed in the film are made. The film tells the story of a group of children who suffer an airplane accident when coming back home, and is forced to live on an island. The pilot, the only adult in the plane, dies. Thus, the film deals with the children struggle for survival and enable us to understand it through the Pichon-Rivière concepts of roles, task and types of leaders. This analysis produces a new perspective of this classic, emphasizing how group processes influence the development of the narrative.
209 Comum -Rio de Janeiro -v.7 -nº 19 -p. 209 a 219 -ago. /dez. 2002 O ser humano é simultaneamente um ser sociável e um ser socializado, sendo assim, entendemos com isso que ele é, ao mesmo tempo, um sujeito que aspira se comunicar com os seus pares e, também, membro de uma sociedade que o forma e o controla, quer ele queira ou não. Esse artigo descreve os processos grupais, conceito da psicologia social que procura estudar a interação social, manifestações do comportamento de uma pessoa com outras, ou pela simples expectativa da tal interação.
Cadernos do CEAS, 2022
Este trabalho tem como objetivo realizar um gesto de interpretação sobre como a Braskem tenta silenciar sua autoria no crime corporativo em Maceió, Alagoas. Considerando a Teoria do discurso associada às abordagens críticas à atuação empresarial do ponto de vista da sustentabilidade e utilizando a Análise do Discurso Francesa, fundada por Michel Pêcheux, aplicada sobre um corpus que reúne três sequências discursivas retiradas do relatório da Braskem sobre seu programa de compensação financeira e apoio à realocação em junho de 2022. O trabalho visará como principais resultados a Braskem, após explorar o subsolo de Maceió colhendo avidamente um bem natural, gerando valor para os acionistas e repassando os custos dos danos socioambientais à Administração Pública, em última instância, à sociedade, procurou encobrir sua responsabilidade na causa do desastre por meio de uma política do silêncio. A empresa utiliza a designação “fenômeno geológico” produzindo um discurso no qual os cinco bairros da capital alagoana foram atingidos por um fenômeno natural, inesperado e desvinculado da mineração desastrosa do sal-gema. Tenho como conclusões que o discurso da Braskem reduz o maior crime socioambiental em área urbana, em curso no planeta, a um evento da Natureza. Está presente no funcionamento discursivo, não somente a omissão diante da autoria do crime, mas a utilização do discurso para atenuar a gravidade dos fatos. Da posição de causadora do desastre, a Braskem se torna apenas mais uma parte interessada, que envida esforços para mitigar os efeitos de um fenômeno geológico.
A nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade -que pode ser assistir a aula de inglês ou realizar nova tarefa no trabalho (que, provavelmente, envolverá mais de uma pessoa); pensamos no nosso namoro, em nossa família. Raramente encontraremos uma pessoa que viva completamente isolada, mesmo o mais asceta dos eremitas levará, para o exílio voluntário, suas lembranças, seu conhecimento, sua cultura. Por encontrarmos determinantes sociais em qualquer circunstância humana', podemos afirmar que toda Psicologia é, no fundo, uma Psicologia Social.
2020
Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça Rev. de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça | e-ISSN: 2525-9814 | Evento Virtual | v. 6 | n. 1 | p. 66-86 | Resumo: O Código de Processo Civil estabeleceu já em seu dispositivo inaugural uma interlocução do processo com a Constituição Federal. Reafirmou este como instrumento de cidadania e democracia participativa e, justamente por isso, revelou o seu compromisso com a ética. Uma ética que não independe de agências externas para se consolidar, senão do próprio indivíduo, baseado na máxima Kantiana. O Digesto enumerou pontualmente algumas situações violadoras dessa ética, trazendo, entretanto, a cláusula geral da boa-fé objetiva, capaz de tutelar um número indefinido de situações, inclusive o abuso processual, que se pretende conceituar, mediante revisão bibliográfica e situar na práxis forense. Palavras-chave: Processo. Ética. Boa-fé. Abuso processual. PROCEDURAL HARASSMENT: AN ANALYSIS FROM THE KANTIAN CATEGORICAL IMPERATIVE Abstract: The Civil Procedure Code already established in its inaugural provision an interlocution of the process with the Federal Constitution. He reaffirmed this as an instrument of citizenship and participatory democracy and, just for that reason, revealed his commitment to ethics. An ethics that does not depend on external agencies for consolidation, but on the individual himself, based on the Kantian maxim. Digesto punctually lists some situations that violate this ethics, bringing, however, a general clause of objective good faith, capable of protecting an indefinite number of situations, including procedural abuse, if conceptualizing, using the bibliographic review and the forensic predictive situation.
2023
O Brasil possui vasto histórico de inserção de crianças e adolescentes em entidades de acolhimento. Com as mudanças nas concepções infantojuvenis e nas políticas socioassistenciais, promovidas, precipuamente, pela Carta Magna e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou-se prioridade fomentar acolhimento compatível com o direito à convivência familiar e comunitária – o que ensejou a regulamentação do acolhimento familiar. O Município de São José dos Pinhais, Paraná, apesar de ter instituído o Serviço Família Acolhedora em 2011, somente viabilizou seu funcionamento em 2019. Ainda assim, o serviço possui pouca efetividade no território, não sendo possível priorizar essa modalidade de acolhida. Destarte, valendo-se do método dedutivo e das técnicas descritiva-exploratória e qualitativa, com análises bibliográfica e documental, pretendeu-se propor soluções viáveis ao relatado litígio estrutural, a fim de propiciar efetiva reforma institucional e o aperfeiçoamento do programa na localidade, bem como assegurar aos acolhidos o direito à convivência familiar e comunitária.
Este trabalho é o resultado de cursos de pós-graduacão onde alunos e professor se propuseram rever a noção de pequenos grupos em função de uma redefinição da Psicologia Social, onde o grupo não é mais considerado como dicotômico em relação ao indivíduo (Indivíduo sozinho X Indivíduo em grupo), mas sim como condição necessária para conhecer as determinações sociais que agem sobre o indivíduo, bem como a sua ação como sujeito histórico, partindo do pressuposto que toda ação transformadora da sociedade só pode ocorrer quando indivíduos se agrupam.
Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 2022
Este artigo teve o objetivo de abordar e analisar o filme “Doze homens e uma sentença” (LUMET, 1957), a partir das contribuições teóricas e de técnicas diferenciadas para dinâmica de grupo. Neste contexto, levantou-se a questão norteadora: indivíduos com diferenças socioculturais específicas e historicidades divergentes colaboram nos desenvolvimentos psicológicos em processos grupais? Assim, o objetivo geral se fundamentou em compreender diferentes técnicas de dinâmica de grupo e suas aplicabilidades. A hipótese firmou-se no pressuposto de que indivíduos com históricos antagônicos podem contribuir com suas diferentes vivências para a aplicabilidade das técnicas de dinâmica de grupos e amadurecimento dos sujeitos. Como metodologia, a pesquisa se amparou no ponto principal de observação e análise do filme “Doze homens e uma sentença” (LUMET, 1957) e a relação com a revisão teórica de estudiosos para refletir e analisar suas influências, baseando-se nos princípios dos fundamentos histó...
Introdução Apesar de os estudos sobre grupos e fenómenos sociais colectivos re-montarem a muitos séculos atrás a procura de compreensão e a análise/ estudo sistemático do fenómeno dos pequenos grupos é muito mais recente. Com efeito, os primeiros artigos começaram a aparecer somente por volta de 1900, de Lourenço (2002), e também Dimas (2007), consideramos que, apesar da multiplicidade de enfoques, abordagens, mo-delos e quadros teóricos que têm sido desenvolvidos no domínio da Psicologia dos Grupos, a diversidade existente é passível de ser categorizada em duas grandes linhas de investigação: a primeira, associada sobretudo à Psicologia Social, caracteriza-se pelo estudo dos grupos em laboratório e enfatiza os processos intra e intergrupais (e.g., coesão, normas, conformidade) e o seu impacto nos membros do grupo; a segunda, essencialmente relacionada com...
Processos estocasticos e teoria de filas
Palavras-chave: Musicoterapia, Emoções, Processo Grupal.
O presente artigo, dirigido a uma problemática histórica, apóia-se, ele mesmo, em certas condições históricas de existência. Dentre elas, um longo trajeto docente como professora, em cursos de graduação em Psicologia, da disciplina intitulada Dinâmica de Grupo e Relações Humanas (DGRH).
One way to study the relative sea level fluctuations is to construct curves, for stablish old sea levels positions with paleoindicators, that is an important tool for understanding coastal evolution in the Quaternary. For this representation it is necessary that the indicators be defined in space, knowing the current altitude in relation to the sea level of the time, and in time, establishing the age of its sedimentation. This present work aims to contribute to the studies on marine oscillations in Armação dos Búzios, Rio de Janeiro (Brazil), using bioindicators, with emphasis on the Vermetidae group. Altimetric surveys were realized using geodetic GPS; Dating by the 14C method; Construction of a relative sea level curve, using the Excel program and the fourth-degree polynomial for the establishment of the trend line; And reconstruction of old landscapes, using the program ArcScene 10, from simulations performed for the different marine levels and the modifications of the landscape along the Holocene. The altimetric surveys and radiocarbon dating allowed the construction of a curve with maximum around 2.4 m in the period of 4,700 - 4,500 years BP, because vermetids (subfossils) take us to marine levels with reliability and precision. Three evolutionary stages were established: sea level lower than the current one (8,148 to 6,300 years BP), rising of sea level (6,300 to 4,500 years BP) and reduced sea level (4,500 years AP to the present), according to the geological map determined for the place of study and with the distribution of Holocene deposits.
Resumo: Este artigo analisa o processo de individuação, conforme exposto pôr Marie Louise von Franz, em O Homem se Seus Símbolos, coletânea de textos de psicologia analítica, e pelo próprio Carl Jung em Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, e o desenvolvimento de Gandalf, mago protagonista de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. A partir das categorias de crescimento psíquico, inconsciente, sombra e Si-Mesmo, entendemos como a passagem de Gandalf de O Cinza para o Branco estabelece sua individuação. Abstract: This article analyses the process of individuating, as exposed by Marie Louise von Frans, in The Man and His Symbols, analytical psychology collection of texts, and by Carl Jung in The Archetypes and Collective Unconscious, through the development of Gandalf, the wizard who role The Lord of The Rings, by J.R.R. Tolkien. By the junguian categories of Psyche Growth, Unconscious, Shadow and Self, we understand de Gandalf´s passage from The Grey to The White, stands his individuation.
O presente artigo objetiva apresentar uma análise filológica de um processo-crime de estupro de uma criança, ocorrido na vila de Santo Amaro das Brotas, na então província de Sergipe d’El Rei, em 1883. A partir do manuscrito original, salvaguardado no Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, cota Defloramento Cx. 01/1006, pretende-se explorar as funções substantiva e transcende da Filologia. Nesta, o texto passa a ser um instrumento que permite ao filólogo reconstruir a vida espiritual de um povo ou de uma comunidade em determinada época, tornando possível analisar o corpus em suas dimensões histórica, social e cultural. Aquela, que se concentra no texto para editá-lo, abre caminho para a realização de uma edição semidiplomática fac-similar do manuscrito, como forma de preservação e divulgação das informações nele contidas.
A presente resenha examina, de forma crítica-reflexiva, a obra “O Processo”, de Franz Kafka (1883 a 1924). Inicialmente, introduz o tema com uma breve biografia do escritor tcheco, de língua literária alemã. A seguir, faz um sintético panorama do livro em comento, traçando linhas gerais. Então, aborda o evento ocorrido no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), no dia 05 de novembro de 2024, em que Paulo Briguet expõe uma apresentação concernente a: “Josef K. e o Tribunal da Eternidade: Uma Reflexão sobre ‘O Processo’, de Franz Kafka”. Adiante, traz-se algumas reflexões sobre “O Processo” por José Roberto de Castro Neves. Assim, expõe-se uma seleção de alguns excertos significativos e emblemáticos da obra em pauta. Finalmente, comenta-se, brevemente, sobre a Exposição Komplett Kafka, ocorrida no Goethe-Institut, em São Paulo/SP, como homenagem ao centenário da morte de Franz Kafka. O referido evento artístico ocorreu de 01.09.2024 a31.10.2024. O objetivo da resenha é desvendar os profundos meandros de uma obra eterna. Sabe-se que isto é uma tarefa árdua, dada a natureza do livro. Porém, nos aventuramos nessa empreitada hercúlea contextualizada com o direito e suas relações jurídicas com a arte literária, questões existenciais, psicológicas, sociológicas e históricas. Adentrou-se, pois, numa densa floresta literária. Porém, guiou-se com prazer, atenção e cuidado pelos caminhos que conduziram a uma abordagem completa, analítica e minuciosa da obra em tela. Espera-se que o leitor e a leitora encontrem aqui um subsídio para melhor compreensão do livro. E, claro, que, ao lê-lo, tenham deleite e satisfação! Avante!
Perspectivas Em Psicologia, 2013
A intervenção de um profissional em Psicologia, inserido no contexto comunitário, é direcionada para os processos grupais, nosso objeto de investigação. Assim, este projeto tem como objetivo produzir condições necessárias para que o grupo "Promovendo a Saúde Mental" e seus integrantes sejam empoderados, fortalecendo os valores da democracia, da solidariedade e da justiça e, consequentemente, promovendo a sua ressignificação subjetiva e a do próprio grupo. Para isso, através de situações lúdicas, serão discutidos os seguintes assuntos: drogas, família, envelhecimento/envelhecer, o perder, os preconceitos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas, oficinas em dinâmica de grupo e o diário de campo. Para análise recorremos aos conceitos de grupo, processo grupal e às categorias sartreanas para análise do movimento grupal.
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de campo de natureza semi-estruturada e qualitativa, no qual foi utilizada uma ilustração sequencial denominada "Infaustas Aventuras do Senhor Pancracio" originaria de uma revista ilustrada do final do século XIX intitulada "O Diabo a Quatro". A pesquisa consistiu na realização de 10 de entrevistas com sujeitos, de idades entre 22 a 39 anos, todos com formação superior; cada participante criou histórias a partir da observação desta ilustração. Posteriormente as narrativas expressas pelos participantes foram analisadas, com o objetivo de verificar as impressões que emergiram pelo olhar contemporâneo a partir da observação desta sequência do século XIX. This article presents the results of a field research with a semi-structured, qualitative approach, in which a sequential illustration was used, called “Infaustas Aventuras do Senhor Pancracio”, which was originally published in an illustrated magazine during the late nineteenth century entitled “O Diabo a Quatro” (The Devil on All Fours). This research consisted of 10 interviews with individuals aged between 22 and 39 years, all with a university degree. Each participant created stories from observing this illustration. At a later date, the narratives expressed by the participants were analyzed in order to verify the impressions that emerged from a contemporary viewpoint by observing the sequence from the nineteenth century.
Vinculo Revista Do Nesme, 2011
Este trabalho pretende realizar um intercâmbio entre a semiótica, ciência que sistematiza e desvela o mundo dos signos, descrevendo-os e classificando-os segundo uma lógica e a literatura, arte de empregar a palavra de forma a extrair dela várias possibilidades de significado. As abordagens de leitura de um texto não se extinguem porque cada vez que um leitor toma conhecimento de um conteúdo coloca nele suas impressões, seus valores e, num movimento reflexo, retorna-o ao ambiente em que está inserido com novas possibilidades. A discussão a seguir será uma das possíveis leituras, associando a teoria do discurso de Greimas e Fontanille com a teoria do imaginário de Gilbert Durand. A base para a análise será o texto literário “Avarmas” de Miguel Jorge, cujo sujeito/protagonista é Eugênia, à procura do filho Marcos, desaparecido durante o regime militar no Brasil. A análise da sua jornada e peripécias será analisada sob o prisma das paixões teorizadas pela semiótica e dos regimes do imaginário.
Resumo: A partir de uma metodologia transnacional, dentro dos estudos da Literatura Comparada, analisaremos as obras O Processo de Franz Kafka e A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade, tendo como escopo uma aproximação pela estética marxista. A literatura é compreendida como consciência crítico-realista das lutas de classes e dos sujeitos históricos que as vivenciam. O processo do povo que fundamenta a interpretação deste artigo perpassa as experiências de personagens em conflito com o sistema capitalista. Palavras-chave: Franz Kafka. Carlos Drummond de Andrade. Literatura Comparada. Marxismo. Realismo. Abstract: From a transnational methodology, within Comparative Literature studies, we will analyze the works The Trial by Franz Kafka and A Rosa do Povo by Carlos Drummond de Andrade, aiming to approach Marxist aesthetics. Literature is understood as a critical-realistic awareness of class struggles and of the historical subjects who experience them. The people's process that underlies the interpretation of this article runs through the experiences of characters in conflict with the capitalist system. Keywords: Franz Kafka. Carlos Drummond de Andrade. Comparative Literature. Marxism. Realism.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.