Academia.eduAcademia.edu

PROCESSOS GRUPAIS EM " O SENHOR DAS MOSCAS " : UMA ANÁLISE PICHONIANA

Abstract

Este ensaio objetiva analisar a situação grupal do filme " O senhor das Moscas " a partir da teoria de Pichon-Rivière. Por meio da seleção de algumas cenas, são alinhavados os conceitos da teoria pichoniana ao que é retratado no filme. A obra narra a estória de algumas crianças que sofrem um acidente, ao voltar para casa de avião, e são obrigadas a conviver em uma ilha, sendo que o único adulto presente na viagem, o piloto, falece. Assim, o filme aborda a luta dessas crianças pela sobrevivência e nos permite discuti-lo através dos conceitos pichonianos de papéis, tarefa e tipos de líderes. Essa análise produz um novo olhar sobre esse clássico, enfatizando como os processos grupais influenciam o desenvolvimento da narrativa. ABSTRACT This essay aims to analyse the group situation in the film entitled "The Lord of the Flies" using the theory of Pichon-Rivière. A linkage between theoretical concepts by Pichon-Rivière and scenes portrayed in the film are made. The film tells the story of a group of children who suffer an airplane accident when coming back home, and is forced to live on an island. The pilot, the only adult in the plane, dies. Thus, the film deals with the children struggle for survival and enable us to understand it through the Pichon-Rivière concepts of roles, task and types of leaders. This analysis produces a new perspective of this classic, emphasizing how group processes influence the development of the narrative.

Key takeaways

  • Considerando o caráter dual da teoria de Enrique Pichon-Rivière (1998) sobre grupos, que descreve como forças opostas influenciam no desenvolvimento da atividade grupal, ela foi selecionada como referencial teórico para analisar os vários momentos do SPAGESP -Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo Revista da SPAGESP,14(2),[114][115][116][117][118][119][120][121][122][123][124][125] grupo, os quais são marcados por oposição, conflito e disputa.
  • A ilha que serve como cenário para o desenrolar da trama é fundamental nesse sentido, uma vez que é um ambiente paradisíaco e selvagem, mas que oferece as condições básicas para a subsistência, como água e comida, embora exija que os infantes lutem por isso.
  • A psicanálise no pensamento de Pichon-Rivière é percebida pela relevância de alguns conceitos, tais como identidade, transferência e vínculo.
  • É importante ressaltar a importância que essa assembleia inicial assume, uma vez que se caracteriza como um dos pontos fundamentais do filme na articulação com a teoria pichoniana, posto que há um líder democrático que agrega o grupo, estabelece prioridades, divide responsabilidades, possibilita a todos que expressem sua opinião e inaugura um canal de comunicação por meio da concha.
  • Finalizando, é importante enfatizar que quando se busca entender uma obra de arte por meio de um vocabulário teórico específico, corre-se o risco de não jogar luz sobre vários pontos possíveis e importantes.
Loading...

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.