Academia.eduAcademia.edu

50 anos a mil: quando a literatura se torna jornalismo gonzo

Abstract

Resumo: O jornalismo e a literatura apresentam pontos de diferença e semelhança em suas mais variadas características, como linguagem, técnica de apuração de informações, formatação, pro-dução, dentre outros. Entretanto, nos pontos de semelhança é que ocorre a convergência entre o jornalismo e a literatura. Ao ocorrer essa convergência, diversos tipos de jornalismo passam a ser criados por jornalistas escritores, como o estilo que ficou conhecido como New Journalism nos Estados Unidos das décadas de 1960 e 1970 e o jornalismo literário contemporâneo. Entre-tanto, aborda-se aqui um terceiro tipo de jornalismo que bebe da fonte da literatura: o jornalismo gonzo. Nesse sentido, o presente estudo faz uma recuperação histórica e teórica do jornalismo gonzo, criado por Hunter Thompson (2004), analisando as características desse tipo de jorna-lismo que aparecem na obra literária e autobiográfica 50 anos a mil, do músico João Luiz Wo-erdenbag Filho, o Lobão, apresentando, assim, um caso onde a literatura se torna jornalismo.

Key takeaways

  • A notícia cotidiana, em geral, é levada pelo vento.
  • Além disso, é bom não perder de vista que a narratividade está intimamente vinculada à necessidade humana de conhecimento e revelação do mundo ou da realidade (BULHÕES, 2007, p. 40 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
  • Enquanto, em uma análise superficial, alguns podem considerar que tudo é jornalismo gonzo, Thompson aponta algumas características que devem estar presentes nesse tipo de reportagem.
  • A culpa não é da utopia.
  • Não se pode dizer que jornalismo e literatura são antagonistas em todos os as- Em um mundo onde a internet está consolidada e as plataformas digitais evoluem em ritmo alucinante, cabe a pergunta: o jornalismo gonzo, em especial no Brasil, tem espaço nas diferentes plataformas de comunicação?