Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
4 pages
1 file
Apresentação do dossiê Arte & Rua, publicado na edição 7.2 da PROA: Revista de Antropologia e Arte, e concebido a partir do caloroso debate envolvendo artistas de rua e gestores públicos de São Paulo nos primeiros meses de 2017.
Arquivos do CMD, 2019
O dossiê Arte do Carnaval reúne, a partir da multiplicidade de interpretações e entradas oferecidas por esta festa, artigos que nos convidam a refletir sobre os processos e fazeres do carnaval, suas circulações e fronteiras, sua economia, estética e visualidade. Contempla, assim, os carnavais do Brasil e outros carnavais, seu patrimônio e registro por linguagens e ângulos diversos em um diálogo entre pesquisadores(as) e artistas que capturaram imagens do carnval. Em "Memoria LGBTI del Carnaval de Barranquilla: Las artes viven em los archivos", Danny Armando González Cueto intenta reconstruir a memória de artistas transformistas e drag queens, utilizando-se de entrevistas em profundidade e de pesquisa em arquivos, remetendo ao trabalho realizado pela antropóloga norte-americana Esther Newton. A investigação seguiu a metodologia desenvolvida por Elkin Naranjo Yarce e Walter Bustamante Tejada no estudo da memória do travestismo na Colômbia, além de recorrer aos materiais audiovisuais e de curadoria museológica disponíveis. González ainda realizou levantamento na imprensa colombiana, entre 2000 e 2015, para compreender como os periódicos vocalizavam a expressão performática e visual na participação dos carnavais. No artigo "Drama, Performance e Experiência: O desfile de carnaval do maracatu Nação Iracema", as autoras Danielle Maia Cruz e Lea Carvalho Rodrigues interpretam o desfile carnavalesco dos maracatus, na cidade de Fortaleza, a partir das noções de drama, performance e experiência formuladas por Victor Turner e Richard Schechner. Analisando a agremiação Nação Iracema, as autoras entenderão o carnaval como drama social e drama estético,
Revista História e Cultura, 2013
É com grande satisfação que nos unimos ao corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", para lançar o primeiro número do segundo volume da revista História e Cultura, publicação semestral online do Programa. O dossiê temático desta edição traz em foco as discussões interdisciplinares entre História e Música.
Ant(h)rpológicas, v. 26, n. 1, 2015
Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2020
A hipótese com a qual este dossiê trabalha é que desigualdades e violência são prismas produtivos para análises e temas fundamentais do debate urbano, conectando-nos diretamente às cidades e aos territórios. Nesse sentido, os artigos exploram a violência a partir de diferentes perspectivas que giram em torno dos conflitos urbanos decorrentes das práticas de roubo. Nosso objetivo é duplo: de um lado, procuramos refletir sobre práticas criminais contra o patrimônio a partir de suas especificidades, apreendidas em pesquisas qualitativas de caráter etnográfico centradas em interações e situações empíricas, mas sem perder de vista suas implicações sociológicas mais amplas. De outro, mais do que uma abordagem criminológica, interessam-nos as relações entre o fenômeno dos roubos e a questão urbana.
Revista da Associação Brasileira de Pesquisador s Negr s - ABPN, 2019
Resumo: Nessa edição, reunimos e divulgamos diferentes olhares investigativos que convergem para as questões raciais, potencializando novas possibilidades de análises e intervenções sobre as desigualdades no campo das artes. O caderno reúne trabalhos de jovens pesquisadores, militantes e artistas de origem negra que propõem questões acerca da criação, da poética, da circulação e da interpretação da obra de arte dessa parcela de artistas historicamente negados e desprestigiados. As pesquisas demonstram que na música, no audiovisual, nas artes visuais, no teatro ou na dança, a identidade negra torna-se elemento emblemático na produção artística contemporânea.
Em Tempo de Histórias, 2020
Apresentação do Dossiê História & Cinema O dossiê História e Cinema reúne trabalhos que tematizam o cinema com base em diferentes aportes teórico-metodológicos, buscando pensar o filme como documento histórico que deve ser interrogado a partir da especificidade da linguagem cinematográfica, da história do cinema, das tradições cinematográficas e do contexto histórico e cultural de produção, assim como das formas de circulação e consumo das imagens. Assim, o dossiê contém artigos que investigam a circulação de memórias hegemônicas ou subterrâneas, do imaginário social e político em diferentes gêneros, ficção ou documentário, animação ou série televisiva, e em diferentes suportes, películas ou digital. Também apresenta pesquisas que situam as discussões sobre a historiografia do cinema e o mercado cinematográfico.
2021
Breve apresentação do Livro Sobre Arte e Fogo. Contém Resumo, Sumário e Apresentação da Obra.
A proposta deste dossiê faz parte das iniciativas realizadas pelo Grupo de Investigação: Democratização da América Latina em Perspectiva Comparada (DALC), integrante da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP), buscando instigar a difusão das análises comparadas na região.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.