Academia.eduAcademia.edu

CONTABILIDADE: OBJETO, OBJETIVOS E FUNÇÕES

Abstract

RESUMO — Este trabalho apresenta um sumário da evolução histórica do pensamento contábil, enfocando as diversas escolas que desenvolve-ram estudos em torno desse pensamento, desde o Contismo, passando pelo Personalismo, Neocontismo, Controlismo, Aziendalismo, Patrimonialismo, Neopatrimonialismo e pela escola Anglo-Saxônica, conceituando a Con-tabilidade e proporcionando uma análise sobre os enfoques evidencia-dos por diversos estudiosos sobre o objeto, objetivos e funções da Con-tabilidade. Afinal, saber de forma conveniente, quais são o objeto, os objetivos e as funções da Contabilidade é necessidade fundamental para quem se dedica aos estudos dessa ciência.

Key takeaways

  • O estudo da Contabilidade é bastante antigo, pois, desde tempos remotos, o homem já se preocupava em controlar sua riqueza, afinal, à medida que o ele desenvolvia um patrimônio, era necessário que procurasse desenvolver procedimentos para determinar as suas posses e avaliá-las.
  • A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação -necessárias à tomada de decisões -sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
  • Inegável que, conforme evidenciado pelo direcionamento dos estudos desenvolvidos pelas diferentes escolas da Contabilidade, divergências houve quanto ao objeto da mesma, pois, se para os contistas o objeto da Contabilidade era o estudo das contas; para os personalistas, era o estudo das relações de débito e crédito entre os proprietários e os agentes consignatários; para os controlistas, o controle econômico; para os aziendalistas, a "azienda"; hoje, constata-se que ocorre entre os estudiosos uma convergência de que o objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades, conforme o ponto de vista de alguns autores citados a seguir:
  • Crepaldi (1995, p. 20 Logo, o objetivo da Contabilidade é fornecer informações fidedignas e tempestivas sobre o patrimônio e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil.
  • E que as funções da Contabilidade, ou seja, os meios de se atingir os objetivos, se caracterizam pelo registro, classificação, demonstração e análise dos fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades.