Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Fortalecimento emocional, psicossocial e inclusao social, 2024
Este manual contem informações necessárias sobre as mudanças no estilo de vida e fortalecimento emocional e psicológico, afim de reduzir a estigmatização e a desigualdade social dando aos leitores conhecimento e capacidade de compreender diversos factores sociais dando a eles habilidades para o melhoramento da vida social nas comunidades e no seio familiar.
O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir como acontece o alinhamento entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais. A partir do referencial teórico e da experiência de uma empresa estudada, este trabalho identifica quais são as características da empresa e como deve ser um ambiente organizacional para promover este alinhamento. Como uma empresa deve proceder e quais ferramentas podem ser utilizadas para possibilitar a participação dos funcionários de todos os níveis e áreas, desde o planejamento até a execução do seu plano estratégico e do programa de gestão por competências. Apresenta também, a importância do desenvolvimento das competências ligadas a estratégia, denominadas competências essenciais, que resultam em um desenvolvimento organizacional. Este desenvolvimento organizacional ocorre com o treinamento dos funcionários e com o crescimento de suas respectivas competências individuais, promovendo a ligação entre as estratégias empresariais e as competências organizacionais por meio da aprendizagem organizacional e individual.
2015
Currículo e competências 1 2 Domingos dos Santos da Silva Bengo Introdução Pensar currículo é controverso. É como o amor: todo mundo ama. Mas quando chega a hora de nos inquirirmos a respeito de tal sentimento, o mundo não sabe teorizá-lo. Mas é da teorização dos conceitos que surgem os planos de ação pedagógicos. Um velho adágio popular, não muito distante daquele que Trotsky empreendera, apelanos a se reconhecer no outro, "queres conhecer a própria casa, vá antes à casa do outro". Eis a artimanha do destino. A universidade pretendeu me fazer conhecer o sistema de ensino angolano mediante o estudo analítico, crítico e cínico dos sistemas de ensino brasileiro e português, respetivamente. Julgou, assim, que o coração da lusofonia me instruísse a respeito da minha própria realidade académica. Porém, o destino foi oportuno, fez-me vivenciar, pelo menos em parte, o sistema de ensino anglófono. Este confronto metodológico entre currículo lusófono e currículo anglófono só pôde parir uma síntese: o sistema de ensino angolano é uma completa desilusão para a anglofonia e uma dolorosa vergonha para a lusofonia. Primeiro, porque esse sistema de ensino permite o monopólio das tomadas de decisão em matéria de educação, colocando os atores envolvidos no processo, à margem de assuntos de seu interesse, e a seguir por não haver pretensão, por parte dos atores de nível macro da política de educação de melhorar o panorama académico atual. Essas conclusões não me merecem senão repugnância, e um crescente desejo-(…) vontade, (…) de potência. Longe de ensaiar uma perspectiva curricular própria, que se adeqúe aos anseios do angolano em matéria de educação, o presente texto não é senão uma mera recensão crítica da
The consequences of the violence suffered by the individual generate biological, psychological, moral and social grievances, that hinder his or hers experience of living fully human and social equality, featuring a public health problem. Policies for coping with violence have been employed, and among them, we highlight the importance of empowering professionals to deal with the problem. The objectives of the extension course were to instruct professionals in the areas of health, education and law, throughout the country, improving their skills to act with better sheltering and correct routing of these cases, additionally, promoting human and social development of these professionals and the university-tutors of the course. The extension course "Confronting Violence in the Cycle of Life -DE" was offered in the form of distance education (DE) with 90 hours per class. Initially 150 places
Revista Brasileira De Psicanalise, 2008
La capacidad de estar vivo Resumen: Este trabajo, ilustrado con casos clínicos, trata de acompañar el desarrollo y la expresión de la capacidad de estar vivo en las varias etapas del madurar. Utilizando la teoría de Winnicott, el tema se expande, para destacar las implicaciones que tiene con la experiencia corporal, emocional y afectiva, hasta llegar en cuestiones relativas a la ambivalencia del paciente y del analista teniendo en cuenta la capacidad de estar vivo. Palabras claves: relación analítica; vitalidad en Winnicott; supervivencia; presencia viva del analista; sentirse verdadero; estar vivo.
Este artigo aborda o tema gestão de competências nas empresas atuais. Sendo que as competências importantes para o desenvolvimento das empresas são as individuais e as organizacionais. O mapeamento de competências é importante para se definir quais as tarefas e atividades que a organização e pessoal lhes podem ser atribuídos. Para medir o nível de competências são usados alguns indicadores, que foram discorridos no texto.
Com essas competências, viremos a melhorar a qualidade de ensino. Tente praticar...
r@u, 2019
Este artigo tem como objetivo argumentar que entre grupos Tukano Orientais contemporâneos o nascimento da criança é um momento considerado fundamental para a construção da pessoa e para a circulação de conhecimentos masculinos e femininos, e envolve uma articulação intergeracional e entre gêneros, para atualização de certas práticas de cuidados. As elaborações aqui apresentadas foram desenvolvidas a partir de 1 A família Tukano Oriental é composta por 19 grupos linguísticos que na maior parte correspondem a grupos de descendência exogâmicos:
Entrevista com Luma Nogueira de Andrade
Em contextos multilingues, pós-coloniais, a situação linguística apresenta questões particularmente complexas e interessantes. No caso específico de Moçambique, a língua portuguesa é, para a maior parte dos seus falantes, uma língua segunda (L2), adquirida quer em ambiente natural no seio da comunidade em que vivem os aprendentes, quer em contextos de instrução formal. Durante a aquisição do Português/L2, em Moçambique emergem propriedades gramaticais diferentes do Português Europeu (PE) que parecem ter tendência a fixar-se, passando a tomar parte do seu reportório linguístico. Estas propriedades manifestam-se ao nível fonético-fonológico, lexical, sintáctico e morfológico, constituindo áreas de fossilização dos "erros" de aquisição desta L2. A sua erradicação requer metodologias específicas de ensino que dêem aos aprendentes a possibilidade de alcançarem uma proficiência linguística semelhante à dos falantes nativos. O presente estudo tem os seguintes objectivos: (i) apresentar uma taxonomia de "erros", face ao Português Europeu (PE), produzida pelos estudantes do 1° e 2° anos das licenciaturas na área do Português; (ii) identificar as áreas problemáticas do Português da população tomada como alvo, ao nível do léxico, léxico-sintaxe, sintaxe, morfo-sintaxe, ortografia e acentuação; (iii) mostrar que o conhecimento destas áreas problemáticas pode contribuir para uma reflexão sobre os conteúdos dos programas da disciplina de 1 Comunicação realizada no âmbito do projecto de investigação "A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique" coordenado cientificamente pela Prof. Doutora Perpétua Gonçalves.
A atuação do MEC/SEESP na implantação da política de educação especial tem se baseado na identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos sistemas de ensino que encaminham para o melhor atendimento educacional do aluno com altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, a Secretaria de Educação Especial, implantou, em parceria com as Secretarias de Educação, em todas as Unidades da Federação, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação -NAAH/S. Com essa ação, disponibiliza recursos didáticos e pedagógicos e promove a formação de professores para atender os desafios acadêmicos, sócio-emocionais dos alunos com altas habilidades/superdotação. Estes Núcleos são organizados para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, oportunizando o aprendizado específico e estimulando suas potencialidades criativas e seu senso crítico, com espaço para apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias de alunos com altas habilidades/superdotação.
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 2019
Este artigo procura entender quais são as competências pessoais e profissionais demandadas pelo mercado de trabalho para os profissionais da área de administração de empresas e também se e como essas competências são inseridas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial oferecido pelas Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, entidade pública mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Para tanto, fundamenta-se em pesquisa qualitativa na qual se analisa a pertinência da matriz curricular do curso tanto na visão do gestor escolar como diante das expectativas de algumas empresas que, por conta da sua atuação, têm amplo contato com o mercado. Os resultados obtidos indicam que há uma relação positiva, de reciprocidade e de diálogo, entre a oferta educacional e a demanda corporativa.
Tese sobre as possibilidades de brinquedos e brincadeiras para a inclusão da criança cega.
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, 2022
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os principais padrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: o Information Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade. Palavras-chave: Padrões de competência em informação. Competência em comunicação. Competência em informação. Information Literacy Standards: analysis through categories of information and communication skills Abstract This article analyzes the main information literacy standards promoted by international institutions. For this, a bibliographic and documentary research was carried out and five well known information literacy standards were retrieved, which are the Information Literacy Competency Standards for Higher Education, the Framework for Information Literacy for Higher Education, the Information Literacy Standards, the Australian and New Zealand Information Literacy Framework and the Seven Pillars. For the comparative analysis, categories of information and communication skills were used as parameters. The results show that there is a considerable incidence of information literacy, represented by the following categories: access, analysis and evaluation of information. However, regarding communication skills, the standards only occasionally establish related parameters. Thus, it was possible to identify, through analysis, the
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.