Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
RESUMO Visando promover um " resgate " da hermenêutica jurídica clássica e levando em consideração a importância desse estudo para a própria construção do arcabouço teórico do direito, a autora desenvolve no presente artigo um estudo sistematizado da Escola da Exegese.
2018
This essay explores the idea of exile from a psychoanalytic perspective, as a logical-structural element, starting from the place of non-return —or the foreclosure of immigration— and its various implications and shapes within the narrative of a subject. The analysis is based on Lacan’s teachings about logical-linguistic articulations in the emergence of a subject, presenting also, in parallel, the narrative of subjects submitted to different kinds of exile.
Este artigo tem como objetivo principal pesquisar e analisar a educação de jovens e adultos (EJA). Por ser essa uma modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira. Destinadas a indivíduos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada. Tendo em vista que essa realidade tem se mostrado bem diferente do esperado. Com certeza é um dos mais sérios problemas enfrentados no sistema educacional brasileiro. Pois as políticas públicas educacionais fracassam sobre esse e tantos outros aspectos em relação à educação. E claro que problemas de ordem social também contribuem para esse fracasso, pois a maioria de nossos estudantes abandona a escola em vista da necessidade de trabalhar e a colaborar na renda familiar, levando muitos alunos a trocarem a sala de aula pelo ganha-pão. E ao entrar para essa modalidade de ensino, fica difícil conciliar muitas vezes trabalho, família e estudos, resultando no abandono. A evasão dos alunos é um problema grave na Educação de Jovens e Adultos em todo o país. Pois, os alunos ao perceberem que a escola é incapaz de solucionar seus questionamentos sentem-se desmotivados. No entanto, o professor é peça fundamental, nessa modalidade de ensino, pois, através da sua pratica pedagógica e da sua criatividade direcionada para as realidades educativas e sociais dos alunos, sendo a teoria como a prática essencial ao desenvolvimento dos educandos, motivando-os a dar continuidade aos seus estudos. Palavras-chave: Aluno do EJA. Evasão. Pratica docente.
Este artigo pretende apresentar algumas dicas de como preparar um texto e transformar o estudo detalhado do texto bíblico em uma pregação. Embora, essa apresentação pareça se aplicar mais ao sermão chamado textual, na verdade, pode-se aplicar a qualquer tipo de sermão, levando-se em conta que o texto bíblico é o objeto da exposição homilética.
Revista e-Curriculum, 2021
Os currículos, tanto da educação básica quanto os de formação docente, ainda são construídos em uma perspectiva colonial e colonizadora, o que significa, branco, masculino, eurocentrado e excludente, tanto no sentido sociocultural quanto epistemológico. Diante disso, o objetivo deste artigo é discutir as possibilidades para construção de um currículo diverso e multicultural, inspirado na cosmovisão afro-brasileira, centrada na figura do orixá Exu, como parte do projeto de resistência à colonialidade. Para isso dialogamos com os estudos pós-coloniais afro-latino-americanos, com o pensamento social afro-brasileiro e as epistemologias ancestrais do povo de santo. A partir desta discussão, por meio de um estudo teórico com viés bibliográfico, analisamos as tensões sobre o currículo na contemporaneidade e anunciamos as possibilidades de resistência e criação de um currículo diverso, polifônico e multicultural.
2021
Resumo Busca-se no presente artigo refletir sobre a tênue fronteira entre a evasão e a exclusão na pós-graduação stricto sensu brasileira. Argumenta-se que por diversas vezes a educação não cumpre seu papel transformador da sociedade, em especial no contexto da pós-graduação, acabando por gradualmente excluir os indivíduos. Na discussão, essas reflexões dialogam com a experiência vivenciada durante o I fórum das representações discentes dos programas de pós-graduação em Educação da região sul do Brasil, o qual aconteceu em Porto Alegre (RS), entre os dias 23 a 25 de julho de 2018, e foi realizado durante a XII reunião da ANPEd Sul. Palavras-Chave: Evasão; Exclusão na Pós-Graduação; Fórum Discente.
Ex 1-Os israelitas no Egito. a) Após a morte de José os israelitas se multiplicaram, e José foi esquecido pelos egípcios. O faraó resolveu oprimir os israelitas, porque achava que eles estavam ficando poderosos, e poderiam expulsar os egípcios de seu país. Impôs uma dura escravidão, na fabricação de tijolos, e nos trabalhos do campo. b) Pediu às parteiras para matarem os filhos homens dos israelitas ao nascer, mas elas não obedeciam, e eles se multiplicavam. Então mandou que jogassem os meninos no Rio Nilo. Ex 2-Moisés. a) Uma família da casa de Levi teve um filho, e o escondeu por três meses, depois o colocou numa cesta, e a deixou entre os juncos do rio, no local onde a princesa se banhava. A irmã do menino vigiava. A princesa encontrou o cesto com o menino, viu que era um hebreu, e o pegou. A irmã que vigiava o menino, saiu e perguntou à princesa se queria alguém para amamentá-lo. Ela respondeu que sim. A menina correu e avisou sua mãe, que veio falar com a princesa, e pegou a criança para amamentar. O menino cresceu, e a mulher o devolveu à princesa, que o adotou, e lhe deu o nome de Moisés. b) Moisés cresceu. Um dia visitando os hebreus, Moisés viu um egípcio batendo num deles, e então matou o egípcio. O faraó soube, e mandou matar Moisés. E ele fugiu para a terra de Madiã. c) Chegando em Madiã ficou perto de um poço, e as filhas do sacerdote vieram buscar água para as ovelhas, mas alguns pastores não deixavam. Moisés ajudou as moças, dando de beber ao seu rebanho. Voltando para casa as moças contaram tudo ao seu pai. Ele chamou Moisés, e o acolheu em sua casa. d) Moisés se casa com Séfora filha do sacerdote Raguel, e tiveram um filho que se chamou Gerson. e) O faraó morreu. Os israelitas clamavam a Deus devido à escravidão. Deus os reconheceu, e os ouviu. Ex 3-Deus fala com Moisés.
Revista Olorun, 2019
Trata sobre as diversas interpretações do polêmico oriqui Exu Ota Orixa, elencando vários autores que tentaram elucida-lo.
Uma breve apresentação da Definição de Exegese e uma breve história da exegese do Antigo Testamento de forma clara e lacônica.
RESUMO: Um estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade ≥27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar ≥5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal ≥35h, renda ≥360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência"
Caros Irmãos Umbandista, este Livro foi uma maneira de agradecer mais uma vez, a todos os ORIXÁS que me acompanham, e aos Exus com quem tenho a Honra de trabalhar.
Famecos, 2007
Exegesis ou «Ele está no meio de nós» ntre Philip K. Dick e os mundos que criou poderse-ia dizer que parecem concretizar, mesmo que no plano da ficção, a conhecida sugestão de Descartes acerca do demónio maligno que se compraz em iludir os seres que, aliás, criou com esse fito perverso. A realidade é aí ilusória; é um tapete que desliza por debaixo dos pés para revelar que nada há sob eles (porventura nem mesmo os pés). As personagens descobrem que não são seres humanos e sim andróides [«Impostor» e «The Electric Ant»], o mundo objectivo revela-se uma encenação [Time out of Joint], um acto volitivo [«The World she Wanted»] ou um delírio de outra mente [The Three Stigmata of Palmer Eldritch] ou de uma mente colectiva [A Maze of Death]; o próprio estatuto da realidade deriva muito rapidamente para a possibilidade de não ser mais do que um mero sonho ou alucinação alheios [Eye in the Sky, Flow my Tears, the Policeman Said].
Quando dois amigos se reencontram depois de muito tempo se se verem gostam de pôr em dia as novidades. Nesta obra, um dos amigos narra suas estranhas novidades: apaixonou-se perdidamente por uma mulher enigmática, que guarda um misterioso segredo dentro de uma aura de suspense.
Tradução: Neide Luzia de Rezende RESUMO Para abordar com serenidade as relações entre educação e exclusão importa primeiro distinguir o que depende da exclusão social e de seus efeitos na escola, da exclusão escolar propriamente dita. A situação atual é, sem dúvida, definida pelo reforço dos processos sociais de exclusão com o aumento das desigualdades e do desemprego. Entretanto, o fenômeno mais marcante e mais paradoxal é o desenvolvimento da exclusão escolar propriamente dita, como conseqüência de uma vontade de interrogação inigualada. Quanto mais a escola intensifica o seu raio de ação, mais ela exclui, apesar das políticas que visam a atenuar esse fenômeno. Nesse contexto, a exclusão não é apenas uma categoria do sistema e dos processos globais, é também uma das dimensões da experiência escolar dos alunos.
INTERAÇÕES, 2012
RESUMO A Torá, livro sagrado do judaísmo, considerado o plano divino revelado a Moisés, contém 169 exortações a lembrar e a não se esquecer dos mandamentos divinos. Essas determinações a guardar na lembrança e a obedecer aos mandamentos, como também a transmiti-los às futuras gerações, que estão expressas nos versículos contidos em alguns capítulos texto sagrado, levou à criação de símbolos e rituais para diversas ocasiões da vida judaica. Neste texto serão apresentadas algumas incitações a lembrar, expressas em versículos da Torá, e os símbolos e rituais criados a partir desses versículos, que ativam a lembrança dos mandamentos e preservam o sentimento de comunidade e a identidade do grupo. PALAVRAS-CHAVE: Torá. Judaísmo. Lembranças dos Mandamentos. Símbolos. Rituais. ABSTRACT Torah, the sacred scriptures of Judaism, considered the divine words revealed to Moses, has some 169 exhortations to remember, not to forget the divine commandments and to transmit them to the next generations. These determinations to remember and to obey the divine commandments were transformed into symbols and rituals to many occasions of the Jewish life. In this text are presented some incitements from the Torah which were transformed into symbols and rituals that active the memory and preserve the sense of community as well as the Jewish identity. KEY-WORDS: Torah. Judaism. Commandments. Remembrance. Symbols. Rituals.
Vivências Press News, 2019
Há 134 anos, ou seja, no 1º dia da Graça do Senhor e de Sua Alteza Real D. Luís I, do mês de Fevereiro de 1885, estiveram presentes no lugar de Simulambuco-a poucos quilómetros do centro da cidade de Cabinda e onde, tive o privilégio de lá estar em 2009-, o comandante da corveta "Rainha de Portugal", Guilherme Brito Capello, como delegado do Governo de Sua Majestade Fidelíssima, e notáveis de Cabinda (príncipes e mais chefes e seus sucessores-artº 1º) para que nesse local, e após petição a Portugal, de príncipes e barões do território de Cabinda, de 22 de Janeiro de 1885, se tivesse processado a assinatura de um acordo, dito Tratado , de protecção e salvaguarda deste território por parte de Portugal contra eventuais possíveis ataques de potências estrangeiras. Como se sabe, terá sido convocada para hoje uma manifestação ma província de Cabinda para recordar esta data e para criticar a presença-considerada por alguns cabindenses, e dentro da sua legitimidade cívica, como estrangeira-angolana no território, após a independência.
Analisaremos alguns termos técnicos e fundamentais para a compreensão deste ponto do estudo. 1.1 Tradição, Redação e Composição Tradição: este termo pode designar, no estudo bíblico, um conteúdo oral ou escrito que se transmite de uma geração à outra, de um grupo a outro grupo ou de uma pessoa a outra pessoa (cf. Jz 6,13; Sl 44,2; 78,3; Jl 1,3; Est 4,17 l/m ). Uma tradição pode pertencer ao gênero narrativo, legislativo, hínico etc. "tradidi enim vobis in primis quod et accepi quoniam Christus mortuus est pro peccatis nostris secundum scripturas et quia sepultus est et quia resurrexit tertia die secundum scripturas".
A exegese é uma das principais ferramentas de pesquisa e interpretação usada para o estudo da Bíblia, principalmente no âmbito religioso. O termo exegese vem do grego e tem como sentido básico a interpretação ou a explicação crítica de um texto. É, portanto, a arte de extrair do texto o seu sentido mais original. Encontramos no Novo Testamento referência a esta palavra, sempre usada no sentido da explanação, interpretação ou narrativa: "E eles narraram εξηγουντο os acontecimentos do caminho... (Lc. 24.35)" "... o Deus unigênito que está no seio do Pai é quem o revelou εξηγησατο (João 1.18)" "E, havendo-lhes contado tudo εξηγησαμενος, os enviou a Jope (Atos 10.8)." A explicação sistemática de um texto é assim, o sentido essencial da exegese. É tarefa daquele que narra ou explica um acontecimento, comunicar a mensagem para seu destinatário. Na dinâmica da narrativa bíblica o texto é o item mais fundamental nesta tríade: narradornarrativa ou textodestinatário, pois ele é a razão de ser do intérprete e do estudante.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.