Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
164 pages
1 file
Editora SESES, 2019
A coletânea COMUNICAÇÃO e TECNOLOGIA (SESES, 2019) é composta por 13 capítulos que tratam do atravessamento da tecnologia nas práticas profissionais e de ensino nos últimos décadas, em áreas tais como Publicidade, Jornalismo, Fotografia, Produção Audiovisual e Cinema, Radio e Consumo. Agradeço a todes que participaram do livro. Para àqueles interessados(as) posso enviar uma cópia em pdf da obra. Sumário: 1. Do marketing direto à publicidade data-driven: big data , algoritmos e a falta de privacidade do marketing orientado por dados – Maria Alice de Faria Nogueira 2. O cartaz publicitário. Uma arte viva que atravessa séculos: das ruas de Paris do final do século XIX aos ambientes hipertextuais contemporâneos – Shyrlei Guitério 3. Narrativas publicitárias: da unidade de campanha multimídia à fragmentação do storytelling transmídia – Ana Beatriz Galvão 4. Imagem e ambiguidade nas práticas do phoneur contemporâneo – Adriano Chagas 5. Inspirações, transformações, necessidade. O secular documentário pede passagem – Luis Oscar Colombo 6. Uma breve arqueologia (das mídias) GIF: do pré-cinema ao microcinema – Wilson Oliveira Filho 7. Produção de rádio em tempos de internet e redes sociais – Paulo Sergio Jesus Madureira 8. Do “olha o passarinho” ao “manda nudes ”: transformações nos usos sociais e no ensino da fotografia entre o analógico e o digital – Soraya Venegas Ferreira 9. Contos de criativos: um panorama sobre as práticas de ensino de criação publicitária e as lições de Roberto Menna Barreto – Rodolfo Vianna 10. Nós e os outros: a atividade jornalística diante dos novos fluxos informativos – Milton Faccin 11. A convergência midiática e o ensino do Jornalismo: a tecnologia e as mudanças nos laboratórios universitários – Marco Aurélio Reis 12. Das tecnologias digitais às metodologias ativas em sala de aula: relato de experiência de um docente do campo da comunicação social – Pablo Laignier 13. Consumo, cultura e memória: o descarte como metáfora do esquecimento em uma sociedade do desmanche – Rafael Rocha Jaime
Comunicacao Organizacional, 2007
Os objetivos desta investigação são identificar a comunicação informal como traço cultural e avaliar a sua influência nas práticas comunicacionais cotidianas da organização. Existe na literatura específica uma maior preocupação com a chamada rede formal, oficial, do que com a rede informal de comunicação. Ao contrário, o sistema informal ou rede informal é relegado a um segundo plano por falta de conhecimento do seu potencial e porque não se apresenta de maneira tão visível quanto o sistema formal. Porém, é através da rede informal que são exteriorizadas as subjetividades e, por isso, essa rede deve não apenas ser considerada como também identificada como um traço cultural da organização.
Nenhuma parte deste material poderá ser reproduzida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletrônico, mecânico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, da Fundação.
O objetivo desse artigo é descortinar as manifestações da cultura organizacional em uma organização de caráter público, tendo a questão do foco no cidadão um papel preponderante na análise, para isso particularmente destacando as relações existentes entre a cultura da organização e as normas burocráticas. Mediante uma estratégia de pesquisa qualitativa, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com funcionários de uma universidade pública para identificar os principais aspectos do trabalho. Os resultados encontrados revelam que a lógica burocrática é responsável por uma dinâmica complexa entre os funcionários e a organização, com reflexos perceptíveis sobre a cultura da organização, que apresenta significativa influência das normas internas.
A comunicação exerce um extraordinário poder no equilíbrio, desenvolvimento e expansão das empresas. Este livro mostra que ela é uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções, numa abordagem sistêmica da problemática da comunicação empresarial e institucional, numa época em que os desafios sociais se multiplicam, simultaneamente com uma rápida evolução da tecnologia da comunicação.
2007
A “comunicação” assumiu um lugar tão central nas nossas sociedades que se tornou corrente a afirmação de que vivemos em plena “sociedade da comunicação”.
Organicom, 2017
O presente ensaio visa apresentar as contribuições da abordagem narrativa/narratológica à comunicação das organizações. Para tanto, analisa-se a evolução da perspectiva narrativa, dos estudos literários até sua introdução no domínio das ciências humanas e sociais, destacando, especialmente, a abordagem narratológica da comunicação organizacional (D’ALMEIDA, 2001). Finalmente, apresentam-se exemplos e aplicações de tal abordagem no contexto organizacional, almejando, com isso, demonstrar a pertinência dos estudos narrativos ao campo profissional e científico da comunicação organizacional.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Comunicação & Informação
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, …
Comunicação & Informação, 2021