Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Resumo: Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística. Palavras-chave: Complexidade; abordagem ecológica; qualidade; narrativa; educação linguística.
Resumo: Pautando-se na teoria da complexidade, na abordagem ecológica e no conceito de comunidade de prática, este artigo discute o que configura qualidade no âmbito da educação linguística. Tomo como base uma narrativa de aprendizagem e formação de um professor de ILE para examinar como os conceitos da complexidade, da ecologia do desenvolvimento humano e dos sistemas sociais de aprendizagem podem circunscrever uma melhor compreensão do que poderíamos definir como a qualidade a ser almejada na educação linguística. Concluo com considerações acerca dos desafios e contribuições que a incorporação da noção de qualidade aqui esboçada pode trazer para as disciplinas da linguagem e para a educação linguística. Palavras-chave: Complexidade; abordagem ecológica; qualidade; narrativa; educação linguística.
Com base no conceito de "educação lingüística", os autores discutem a necessidade de atender às demandas sociais por essa educação lingüística e definem as áreas de reflexão e atuação mais importantes para a implementação de uma política de educação lingüística no Brasil.
2019
RESUMO: Levando em consideração que as experiências do sujeito podem influenciar em suas escolhas profissionais e, por conseguinte, que o percurso do ser professor começa antes do seu ingresso na universidade, este artigo propõe uma reflexão em relação a formação inicial de professores de Língua Estrangeira alinhada a uma análise do ser professor para compreender como a identidade docente se estabelece a partir de suas experiências de vida. Desta forma, objetivou-se compreender, à luz da Teoria da Complexidade (TC), como as experiências emergem nas Narrativas Digitais como implicações na escolha docente e na constituição do ser professor. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, com a análise categorial de Narrativas Digitais com enfoque no conteúdo. Cada professor em formação inicial, participante dessa pesquisa, compõe um Sistema Complexo, segundo a TC. Foram analisadas quatro categorias: lembranças escolares, questões afetivas, prática com a 1 Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Autora possui apoio e fomento do IFRS. 2 Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Autora possui apoio e fomento do UTFPR.
Pensares em Revista , 2013
This paper aims at sharing the experience of two teacher researchers who develop their studies in the applied linguistics area, in view of the complexity theory (MORIN, 1990/2006a,b, 1990/2008, 2005/2006, 2008/2010; MORAES, 2006, among others), and work with writing practice in teachers’ formation. D’Esposito (2012) researches the design and implementation of an online writing course of English, under the complexity perspective, for regular high schools teachers in São Paulo. Oliveira (2012) investigates a face to face subject on the teaching of the mother tongue with focus on written production in an undergraduate course of Physical Education. We start the article by presenting complexity, and then we move on to the presentation of the teaching practices experienced and we conclude by sharing some reflections on the researches.
2016
Esta pesquisa e fruto de uma reflexao sobre as contribuicoes que o Letramento Critico e a Complexidade podem trazer para o ensino de linguas. Alternativas epistemologicas sao necessarias, em virtude do momento de transformacoes que vivenciamos, e essas duas teorias ajudam a entender o contexto historico atual, tornando-se outro caminho para uma nova era na educacao. Foram analisados depoimentos em foruns de discussao de professores em formacao em um curso de Letras / EaD de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Observamos que so o Letramento de uso das tecnologias nao e garantia de um bom ensino ou uma boa aula. E necessario o Letramento Critico para perceber que nao ha supremacia entre as verdades partilhadas socialmente ou em comunidades de praticas, o que ha sao possibilidades de se fazer de uma ou outra forma. . A Teoria da Complexidade apazigua essa questao porque o que temos sao sistemas abertos e adaptaveis as realidades de sala de aula.
2017
Na mudanca do paradigma de ensino tradicional para o paradigma emergente ou da Complexidade, desafios na esfera escolar sao analisados e avaliados no que diz respeito a elaboracao e producao de material didatico. Este trabalho tem por objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguistica de Corpus e a teoria da Complexidade na producao de atividades didaticas a partir de letras de musica, a fim de estimular a construcao do conhecimento do aprendiz de ingles como lingua estrangeira. Para tanto se utilizou de um corpus composto por letras de musicas pop na lingua inglesa. A frequencia lexical desse corpus foi contrastada a frequencia lexical de outras variedades de manifestacao da lingua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teorico na Linguistica de Corpus, adotando as principais nocoes apresentadas por Berber Sardinha (2004) e Biber (1988). Ao tratar da Complexidade, utilizou-se principalmente os preceitos de Morin (2005, 2007, 2008, 2009, 2010). Para o desen...
QUANDO A PRIMEIRA LÍNGUA NÃO É A MATERNA: O ENTRE-JULGAR DAS LÍNGUAS EM FAMÍLIAS IMIGRANTES NO BRASIL, 2023
Editora Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Open access publication by Atena Editora Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterála de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Todos os manuscritos foram previamente submetidos à avaliação cega pelos pares, membros do Conselho Editorial desta Editora, tendo sido aprovados para a publicação com base em critérios de neutralidade e imparcialidade acadêmica. A Atena Editora é comprometida em garantir a integridade editorial em todas as etapas do processo de publicação, evitando plágio, dados ou resultados fraudulentos e impedindo que interesses financeiros comprometam os padrões éticos da publicação. Situações suspeitas de má conduta científica serão investigadas sob o mais alto padrão de rigor acadêmico e ético.
Working Papers em Linguística
Este artigo tem como objetivo apresentar um parâmetro utilizado para se medir complexidade linguística, parâmetro este advindo dos estudos da Linguística Aplicada. Antes, porém, apresentaremos brevemente os rumos dos estudos da Complexidade Linguística e por que a diferença de complexidade entre as línguas se tornou um tabu. Este trabalho se faz pertinente porque há pouca ou mesmo nenhuma literatura a respeito no Brasil ou mesmo em Língua Portuguesa. Por outro lado, queremos fazer um justo apontamento da contribuição da Linguística Aplicada aos apontamentos sobre Complexidade Linguística. Dito de outra forma, o que faremos aqui, via de regra, é apontar uma possibilidade de se medir complexidade que há muito já existe, mas que parece inatingível à Linguística Teórica.
Editora UFFS eBooks, 2021
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento 4.0.
2020
Os trabalhos aqui apresentados resultam das discussões do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPEDULING), cadastrado no CNPq, desde 2008, tendo como líder a professora doutora Dieli Vesaro Palma e como vice-líder a professora doutora Nancy dos Santos Casagrande. Esse Grupo está ligado à linha de Pesquisa Leitura e Ensino da Língua Portuguesa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua origem foi em 2000, como um Grupo de Pesquisa em Linguística Funcional, que reunia professores da Graduação e da Pós-Graduação <em>Lato</em> e <em>Stricto Sensu.</em>
2021
sudeste e sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, tendo a sua reitoria localizada na cidade de Pelotas. O início da instituição teve como base o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Pelotas e consequentemente houve a criação e/ou desenvolvimento dos demais campi que estão inseridos pelo estado do Rio Grande do Sul (IFSUL, 2019). v. UFCSPA: A Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), foi criada em 1980 através da Lei n° 6.891/80. Até o ano de 2003 a instituição ofereceu, na graduação, apenas o curso de Medicina, e a partir de então, entrou numa fase de expansão, principalmente curricular, oferecendo graduações em cursos como Nutrição e Psicologia. Esta expansão foi o fator determinante para que em 2008, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFF-CMPA) fosse transformada em universidade especializada na área de ciências da saúde (UFCSPA, 2021). vi. UFFS: Criada em 2009 pela Lei n° 12.029/2009, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior localizada nas mesorregiões da Grande Fronteira do Mercosul-Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. A UFFS tem um papel destaque na região devido a carência de oportunidades de um ensino superior gratuito, dando essa oportunidade numa região que abrange mais de quatrocentos municípios. Estando localizada em Chapecó (SC)-sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS) (UFFS, s.d.). vii. UFPel: A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criada em 1969, a partir da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, federalizada em 1965. Atualmente a Universidade conta com quatro campi: Campus Capão do Leão, Campus Porto, Campus Centro, Campus Norte, o Campus Fragata e o Campus Anglo, onde está instalada a Reitoria e demais unidades CAPÍTULO 1
Este trabalho propõe uma pesquisa bibliográfica e documental averiguando se há a ocorrência de Polidez Linguística nos enunciados dos fóruns do Curso Mídias Integradas na Educação – Ciclo Intermediário e, em caso positivo, pretende-se questionar qual a contribuição delas na interação entre o aluno/cursista e o enunciado em questão.
RESUMO – Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Este arti-go visa contribuir para a reflexão sobre as relações entre a brincadeira de faz-de-conta e a aprendizagem da linguagem oral em contextos narrativos significativos em creches. Pretende apresentar, por meio de exemplos e re-sultados de pesquisa-ação em curso, como uma narrativa emergente pode ser construída pelas crianças, coletivamente, em suas brincadeiras a partir da leitura em voz alta de livros literários pelos professores. Os resultados revelam a integração entre brincar e aprender, dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguísti-co e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças. Palavras-chave: Aprendizagem pela Brincadeira. Brincar e Letramento. Brincar em Linguagem Oral. Livros Infantis. Creches. ABSTRACT – Children's Oral Language and Literacy Play in Day Care Centers. This article seeks to contribute to the reflection of the relation between children's make-believe play and oral language learning in meaningful narrative contexts in day care centers. By providing examples of ongoing action research, it aims to present how children can collectively construct an emerging narrative during their playtime from teachers reading literary books aloud. The results reveal the correlation between playing and learning , which are two sides of the same coin when mediated by children's literature as it supplies a meaningful linguistic and semantic repertoire for children's expressive and communicative production.
Revista Iberoamericana de Educación, 2010
O artigo faz uma reflexão sobre a proposta formativa divulgada pela educação diante das novas configurações culturais. O objetivo é investigar a influência dos grandes ideais modernos nas práticas pedagógicas contemporâneas, mapeando algumas possibilidades de formação, tendo em vista formas intersubjetivas de se relacionar com o conhecimento. Introduzir no mundo da vida as questões culturais, tratando-as no paradigma da linguagem, significa irrigar este mundo com as diferentes produções feitas sobre este cenário. Sob o enfoque linguístico, a racionalidade e a construção de um telos compreensivo não estão tão ligados à posse de saberes, mas, conforme Habermas, ao modo como estes sujeitos se relacionam com tais saberes. Autonomia, assim, só faz sentido enquanto possibilidade de participar de uma prática comunicativa.
2018
Dados internacionais de catalogação na Publicação (ciP) (câmara Brasileira do Livro, sP, Brasil) Gramática(s) e discurso(s) : ensaios críticos / Lucas nascimento, tania conceição clemente de souza (organizadores). -campinas, sP : Mercado de Letras, 2018. Vários autores. Bibliografia. isBn 978-85-7591-539-4
Uniletras, 2021
Reflexões sobRe o peRfil linguístico de pRofessoRes de línguas em foRmação no contexto multilíngue de foz do iguaçu the construction of knowledge about plurilingual socio-educational contexts and the management of multilingualism in education, supporting reflections on institutional language policies. The research presupposes that recognition and sensitization of the academic community regarding local and regional linguistic plurality is essential so that actions around languages at and within the institution are aligned with the context in which it operates.
Antecipando a conclusão a que as estas observações e reflexões gerais conduzem, devo claramente afirmar que, se se justifica plenamente o Ensino da Linguística no Ensino Superior, não se justifica de forma alguma a existência de um Curso de 1º Ciclo em Linguística de índole e cariz teórico como são os actuais cursos existentes na Universidade de Lisboa e na UNL. O Ensino da Linguística no Ensino Superior no 1.º Ciclo deve estar assegurado, em meu entender, sobretudo pela existência e oferta de cadeiras integradas noutras licenciaturas cujos conteúdos abordem matérias afins ao objecto da Ciência da Linguagem (i.e. Línguas e Literaturas, Antropologia, Sociologia, Ciências da Comunicação, História, Ciência Política, Relações Internacionais, etc.).
The Especialist, 2020
A educação bilíngue para surdos vem conquistando as atenções públicas, políticas e educacionais no Brasil atualmente. Marcos históricos na educação de surdos revelam os rumos que esse modelo educacional está tomando. A exemplo disso, temos políticas linguísticas como a Lei da Libras nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, que foram criadas com o intuito de nortear caminhos para um possível bilinguismo para surdos. Posto isso, como aporte metodológico da análise documental à luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), este artigo trata criticamente do perfil institucional e da organização linguística do currículo de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da Escola Bilíngue de Libras e Português Escrito, em Brasília, evidenciando, assim, que um modelo de educação bilíngue para surdos deva compreender bem mais do que uma adaptação curricular. Para além disso, que seja pensado e adequado para e por surdos.
Working Papers em Linguística, 2017
Este artigo trata da linguística como matéria de ensino na escola. A ideia é contrastar, por meio de um diálogo crítico, a abordagem gramatical contemporânea com a gramática escolar. A finalidade deste trabalho é refletir sobre a inserção da linguística no contexto escolar, considerando a realidade enfrentada pelos professores de gramática e pelos alunos. Este estudo também mostra que a linguística pode mudar as relações professor-aluno e de ensino-aprendizagem dentro do espaço escolar. Não se tem a intenção de relacionar o ensino da linguística à arte de bem escrever. A proposta apresentada privilegia a entrada da linguística na escola enquanto estudo científico e descritivo de fenômenos gramaticais do português brasileiro. Este trabalho está ancorado em Perini (2006, 2010, 2016) e no estudo recente de Pires de Oliveira e Quarezemin (2016).
Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 2019
Este artigo busca mostrar a Linguística como componente indispensável para a formação do pedagogo, visto que o suporte desse campo científico oferece ampliação do repertório docente na superação das práticas tradicionais da aquisição da linguagem escrita e do ensino da língua portuguesa. Com mais de um século de existência, a Linguística hoje é constituída por áreas diversas que permitem aprofundar nos componentes da linguagem falada ou escrita. Sendo assim, são muitas as contribuições que esse campo científico nos traz ao se debruçar, sob diferentes prismas, ao que é muito caro ao trabalho do pedagogo: o texto.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.