Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
16 pages
1 file
Resumo: Este trabalho analisa o conto " Benedito Heráclito ", contido na obra Mercadorias e Futuro (2008), do músico e escritor pernambucano José Paes de Lira (Lirinha), e a música homônima presente no espetáculo teatral do qual o livro se originou. Busca-se mostrar que esta experiência musical consiste numa tentativa de deslindar o fio da criação poética/profética do domínio ficcional de Lirovsky–Benedito Heráclito, em cujo conto se dá o ponto de confluência de três vozes proféticas: as pedras pintadas de João Pedra Maior, as cartas cifradas de Teresa Purpurina e as mensagens intervenientes enviadas através de ondas de rádio por Benedito Heráclito. Abstract: This paper analyzes the short story " Benedito Heráclito ", from the work Mercardorias e Futuro (2008), by José Paes de Lira (Lirinha), along with the homonymous song performed in the theatrical play that originated the book. It seeks to demonstrate how this musical experience consists in an attempt to unravel the thread of the p(r)o(ph)etic creation from the fictional domain of Lirovsky-Benedito Heráclito, whose short story (the last one in the book) represents the confluence of the three prophetic voices: the painted stones of João Pedra Maior, the enigmatic cards of Teresa Purpurina and the intervening messages sent through radio waves by Benedito Heráclito. MARINHO, Danielle. Música, poesia e profecia em Mercadorias e futuro, de Lirinha. Intersemiose - Revista Digital, v. III, p. 41-56, 2014.
2015
Os espetaculos de Maria Bethânia caracterizam-se pela construcao teatral e pela presenca de uma dramaturgia feita por fragmentos de cancoes e textos literarios. O artigo investiga a composicao dessa tessitura e as marcas da lirica que a perpassam. Tais operacoes sao detectadas em trechos de Bethânia e as palavras, espetaculo que estreou em 2010. Da mesma forma que Wisnik classifica o Brasil como uma “nova gaia ciencia”, colocamos a performance de Maria Bethânia como uma ponte entre o oficio dos rapsodos antigos e o teatro contemporâneo, caracterizado pelo alto grau de poeticidade e por uma pulsao rapsodica (sintetizada pelas fragmentacoes e costuras). Maria Bethânia’s concerts are characterized by theater construction and the presence of a dramaturgy made with fragments of songs and literary texts. This paper investigates the composition of this text and the lyric marks that permeate it. These operations are detected in excerpts from Bethânia e as palavras, concert that debuted in ...
Ant(h)rpológicas, v. 26, n. 1, 2015
Revista de Cultura Teológica, 2022
Sob o impulso do Concílio Vaticano II, o profetismo “renasceu” na América Latina. A tomada de conciência da realidade LA aliada ao nascimento de uma teologia autóctona que viria a ser a TdLib impulsiona novas formas de fazer e viver o cristianismo no continente. Entre tantos nomes que entraram nessa nova dinâmica pastoral e teológica, certamente encontra-se D. Paulo Evaristo, Cardeal Arns, e sua característica inegavelmente profética traduzida em sua defesa ampla da dignidade humana. Contudo, atualmente tem-se a impressão de que a profecia desapareceu na América Latina. Por essa razão, mais que falar de D. Paulo, porém mantendo-o como paradigma de profeta, temos por objetivo nesse artigo retomar os elementos essenciais e re-situar os principais elementos da Profecia cristã alinhados ao momento atual. Iniciaremos pela reflexão filosófica para, posteriormente, apresentar as razões teológicas do profetismo. Seguramente a pessoa e a vida de D. Paulo serão identificadas nessa reflexão.
Viagem à Lua, o famoso filme de Georges Méliès, captura a essência da era moderna e do que o cinema em si se transformaria em três frentes que podem ser identificadas tanto na trajetória co-mercial do filme quanto nos temas que trabalha: primeiro, uma filiação à futura condição do cinema como arte-espetáculo, procurando reconhecer-se como tal e sendo incapaz de distinguir uma coisa da outra; em segundo lugar, o reconhecimento da própria condição técnico-industrial da modernidade, sendo o filme um inventário de temas positivistas, colonialistas, progressistas; por último, o filme aponta para uma dimensão mais autoral e artística do cinema, através de sua relação com a mágica, a magia e a poesia.
2015
Viagem a Lua , o famoso filme de Georges Melies, captura a essencia da era moderna e do que o cinema em si se transformaria em tres frentes que podem ser identificadas tanto na trajetoria comercial do filme quanto nos temas que trabalha: primeiro, uma filiacao a arte-espetaculo, reconhecendo-se como tal e incapaz de distinguir uma coisa da outra; em segundo lugar, o reconhecimento da propria condicao tecnico-industrial da modernidade, sendo o filme um inventario de temas positivistas, colonialistas, progressistas; por ultimo, o filme aponta para uma dimensao mais autoral e artistica do cinema, atraves de sua relacao com a magica, a magia e a poesia.
Artesanato Potiguara Catu dos Eleotérios e Sagi Trabanda, 2018
O projeto de pesquisa A arte indígena do Rio Grande do Norte - Catu dos Eleoté- rios e Sagi-Trabanda foi iniciado em 2016, apoiado pelo Edital Interno nº 16/2016, e teve continuidade em 2017 por meio do Edital nº 01/2017 PROPI-IFRN em fluxo contínuo. Como objetivo geral, procurou-se investigar, utilizando os aportes da etnografa, quais elementos estão envolvidos nos processos de criação do artesanato/arte elaborados pelas comunidades indígenas da etnia potiguara Catu dos Eleotérios e Sagi-Trabanda, ambas situadas na microrregião do Litoral Sul Potiguar, território atendido pelo IFRN/ Campus Canguaretama. Foram destacados não apenas bens materiais, mas também informações gerais sobre seus autores e parte da complexidade dos aspectos imateriais implícitos nessa prática cultural e contemporânea em transformação
Mouseion, 2018
As marcas do fandango são danças compostas por diversas coreografias, conhecidas como modas. O fandango valsado é dançado pelos pares, que giram pelo salão em sentido anti-horário e o batido é dançado exclusivamente pelos homens, que sapateiam com o auxílio de tamancos feitos de madeira. Devemos pensar que por possuir características repentistas e letras que apresentam variações e particularidades em cada local onde é tocado, o fandango é vivo e circulante e agrega ainda a dança e a linguagem poética própria do caboclo e do caiçara, e entrar em contato com as letras e melodias do fandango é captar a sensibilidade de homens e mulheres que escrevem a própria história a partir de suas vivências. Desta forma, procuramos analisar algumas melodias do fandango, que trazem a vivência e a convivência cotidianas como um patrimônio que se transmite pela música e pela dança, e verificar como essa manifestação cultural vem sofrendo alterações e recebendo influências com o passar do tempo.
Teoliterária - Revista de Literaturas e Teologias, 2024
Este artigo tem por objeto a obra Orchideas (1928), da poeta goiana Leodegária Brazília de Jesus (1889-1978). O objetivo deste texto é discutir a mística e a poesia do mundo leo-degariano. Destacam-se as pertinências epis-temológicas do olhar mais atento sobre a obra da pioneira da poesia feminina no estado de Goiás com vista à metacrítica literária e mís-tica de sua segunda obra poética. Utiliza-se dois acessos à fonte primária de Orchideas. 1. A versão da edição integral de 1928 em PDF fac-simile (Biblioteca Central da UFG); 2. A obra integral republicada no livro “Lavra dos Goiases II” (DENÓFRIO, 2019), que também nos serve como fonte secundária em seus di-versos comentários aos contextos literários sobre a obra e a poeta conjuntamente com França (1996). Para tal empreitada da base conceitual de mística e poesia destacam-se Maria Clara Bingemer (2020; 2022); Henrique Cláudio Lima Vaz (2000; 2014); Octávio Paz (1982); Giorgio Agamben (2002); Benedito Nunes (2007); Alberto Pucheu (2009). Dessa maneira, faz-se uma pesquisa qualitativa com a técnica de revisão bibliográfica da metacrítica literária da poesia e da mística como linguagens de empréstimo para pensar as dores do mundo sobrevivente no cotidiano possível a partir da poética de Leodegária de Jesus.
Opiniães, 2016
O presente artigo pretende mostrar como a cidade de Belo Horizonte, capital mineira, desde a sua inauguração e principalmente com as primeiras décadas do século XX, esteve ligada intimamente à poesia como espaço de produção e como temática poética. Com Carlos Drummond de Andrade e os modernistas de A Revista, de 1925, a cidade entra na cena literária brasileira e se torna uma importante referência na produção literária e intelectual do país.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Philósophos - Revista de Filosofia, 2015
Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, 2020
Blucher Design Proceedings, 2020
Metamorfoses - Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros
Revista Scripta Uniandrade, 2017
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, 2018
Revista do Centro de Estudos Portugueses, 2011
Revista Geografias
PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, 2021
Musica Hodie, 2011
Biblos Revista Da Faculdade De Letras Da Universidade De Coimbra, 1995