Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Catalogue of the exhibition held in the Archaeological Museum of Vila Velha on the Roman Serapeum of Panóias (Vila Real). A new interpretation of the archaeological structures is presented as well as the historical and cultural context of the cult of Sarapis in the Roman Empire.
Revista Estética e Semiótica, 2018
Apesar do impacto que o culto de Serápis teve no mundo helenístico, as origens do seu culto permanecem pouco conhecidas. Neste artigo, confrontamos as referências às origens do deus, as quais sugerem uma proveniência alóctone do culto, com os dados decorrentes da etimologia e iconografia, as quais apontam claramente para uma origem autóctone do culto de Serápis.
Um percurso de trinta anos
Actas I Jornadas ed Arqueologia de Vouzela-Lafões, 2021
Abstract: The baths, of Roman origin, began to be built in the first half of the 1st century, with a large outdoor pool having been built during the Flavian dynasty. Probably during the reign of Trajan, the original building was demolished, and new baths were built within the perimeter of the old building, having the great portico with Ionic columns and capitals been readapted. A square was built on the eastern side of the building, with a second portico of Tuscan style and buildings meant to house the bathers, in addition to the tabernae. Fully operational in the 4th century, the area remained occupied in the centuries that followed, and a pre-Romanesque chapel was built at the eastern top of this square in the late 9th century / first quarter of the 10th century, of which the foundations have been found. Known and preserved since the Middle Ages for having treated King Afonso Henriques after the disaster of Badajoz, the building was restored and adapted by Manuel I of Portugal, who established a Royal Hospital there, enlarged during the reign of Peter II of Portugal. It continued in use until the end of the 19th century, when the new Bathhouse was built and visited by Queen Amélia.
O r g a n i z a d O r e s hiERÓPolis: o saGRado, o PRoFano E o uRBano Hierópolis: o sagrado, o profano e o urbano
Revista Lusofona De Ciencia Das Religioes, 2013
Como (novo) deus tutelar de Alexandria, pretendia-se que Serápis funcionasse como elo agregador das populações helénicas e egípcias, étnico e culturalmente bastante heterogéneas. Esse era, com efeito, um dos intuitos iniciais dos procedimentos ptolomaicos: realizar a conciliação funcional da história política e cultural do jovem mundo helenístico e da história cultural e política do velho mundo egípcio. A religião constituiu então um território particularmente estimulante e profícuo para o encontro das etnias e das culturas existentes no Egipto.
Latitude, 2014
Resumo: O trabalho de investigação aqui enunciado, só foi possível num espaço culturalmente enriquecido por um legado histórico de extremo valor, como o Santuário de Panóias, localizado em Vila Real, que durante alguns anos recolheu informação sobre o perfil dos visitantes e o seu nível de satisfação com o Monumento. Este estudo teve como principais objetivos caraterizar os públicos que visitaram o Santuário entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2011, e ouvir as suas opiniões e propostas de melhoria. Para concretização destes objetivos foram construídos três instrumentos de investigação: inquérito por questionário, inquérito por entrevista e grelha de observação direta. A investigação desenvolveu-se entre a análise quantitativa e qualitativa e o cruzamento de dados mostrou-se fundamental em todo este processo. Tendo em conta o objetivo da investigação, concluímos que os públicos que, maioritariamente visitaram o Santuário de Panóias, no período analisado, foram o que Lopes (2004:45) designou nos seus trabalhos como Habituais. Assim, analogamente ao que Lopes (2004:46) referencia nos seus estudos, os públicos do Santuário de Panóias caraterizam-se por possuir habilitações académicas elevadas e profissões qualificadas, sendo detentores de um forte capital cultural já intrínseco e enraizado.
Arqueología Iberoamericana, 2016
Os sítios arqueológicos de época romana conhecidos na vila de Canas de Senhorim levam alguns autores a propor a existência de um vicus. Este trabalho procura sintetizar o conhecimento sobre o património arqueológico desta vila e, através destes e de outros vestígios, nomeadamente as antigas vias romanas e alguns ainda inéditos, encontrar novas evidências que contribuam para o conhecimento deste lugar escassamente investigado. ABSTRACT. The Roman archaeological sites located in the village of Canas de Senhorim have led some authors to suggest the presence of a vicus in this area. This paper synthesizes what is known of the archaeological heritage of the village and uses this, in combination with information on ancient Roman roads and unpublished data, to increase understanding of this little-studied locale.
Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa História e Economia Mundial Contemporâneas, 2006
Análise das fotografias selecionadas de Wesley Duke Lee que constituem o ensaio que integrou o livro “Paranóia”, do poeta Roberto Piva. Texto publicado em Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa História e Economia Mundial Contemporâneas – Grupo de Trabalho Estudos de História Contemporânea – Universidade de São Paulo (USP). ISSN: 1676-8671. Set. 2006 (disponível no sítio: http://www.gtehc.pro.br/Textos/sao_paulo.pdf).
2013
PanAmerica, obra do escritor brasileiro Jose Agrippino de Paula, se inicia com a descricao de uma cena inusitada: o narrador-protagonista (cujo nome nunca chegamos a conhecer), com um megafone em maos, sobrevoa um dos varios estudios que utiliza em Hollywood, supervisionando a producao do mar de gelatina verde que servira como cenario para a sequencia. Descobrimos, algumas linhas abaixo, que a cena em questao visa recriar -- cinematograficamente -- o mito biblico do exodo, mais especificamente a fuga dos hebreus pelo Mar Vermelho (PAULA, 2001, p. 13-27). O presente artigo visa problematizar a questao do sagrado na presente obra, atraves do uso que faz de imaginario cristao e de acoes do narrador em relacao a tal imaginario.
Coleção Mil Palavras (Série Patrimônio), 2017
O Programa MHIMU -Museus e História dos Municípios -desenvolve ações educativas e técnicas em parceria com prefeituras e órgãos públicos, universidades, escolas, instituições culturais, entidades sociais e a população local. O ponto de partida é a história das cidades e o patrimônio existente nos municípios brasileiros. Estudos, seminários, cursos, exposições, observação direta, práticas de intervenção imediata promovem a preservação e a divulgação de acervos museológicos, paisagens culturais e do patrimônio -histórico, natural, industrial, ferroviário, rural, edificado, artístico e a memória social. O objetivo é estimular a qualidade do ensino na Educação Básica, a formação continuada de professores, técnicos, gestores e conselheiros municipais, a economia criativa e a valorização da cidadania.
Cadmo Revista de História Antiga, 2013
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em . Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
2008
O presente artigo pretende mostrar, a partir da análise do romance de Mário Cláudio, Peregrinação de Barnabé das Índias, como se dá a revisão historiográfica proposta por ele, qual sua motivação e o meio escolhido para tal. A mitologia da saudade como elemento caracterizador da identidade portuguesa é usada como arcabouço para a análise e para essa revisão do passado que aponta um outro futuro possível em meio ao caos do capitalismo avançado.
Estudos de Religião, 2019
O culto imperial teve um papel importante na produção do Apocalipse de João. O livro contém várias imagens extraídas do seu âmbito, mas a descrição das realidades celestiais e mobilização da igreja na terra que apresenta são transformadas por meio da construção de uma realidade contracultural. Essa contracultura assume os valores da cultura greco-romana, mas os inverte. O livro cria sua própria estrutura de referência, um tipo de imagem que espelha a cultura original, a partir da qual aquele que habita essa reconstrução da realidade social encontra o status de autoestima que a cultura de origem lhes nega. Sua crítica ao poder vigente transcende sua localização histórica particular e questiona suas pretensões de universalidade e eternidade, tornando o Apocalipse uma voz importante do cânon cristão e uma testemunha das lutas da humanidade no estabelecimento de uma comunidade justa e fraterna. Palavras-chave: Religião e poder. Culto Imperial. Apocalipse de João.
Revista de História da Arte – Da Cidade sacra à Cidade Laica. Dinâmicas urbanas e novas memórias. Série W 5/2016 (2017): 129-140. Lisboa: IHA-FCSH/UNL. ISSN: 16461762
The Instituto de Odivelas (Infante D. Afonso), women’s military college established in 1900, was placed at the ancient Monastery of S. Dinis, founded by King Dinis, with the agreement of the Queen consort Isabel at the end of the 13th century. The Institute was created as an initiative of the Portuguese Royal House in compliance with the decree of dissolution of the religious orders that had determined the incorporation into the Fazenda Nacional and the consequent secularization of the monastery. This article focuses on the history of conversion of the monastic complex, the pros and cons of this process, its ideological significance and its practical relapses. It will also be an occasion to launch a proposal of valorisation, in order to restore visibility and accessibility to the Monastery of S. Dinis of Odivelas, classified as “Monument of national interest” already in 1910, taking in account the important heritage it still preserves.
Revista Aspas
Neste conto exponho a história de Eliseu: um jovem de classe média alta, cisgênero, branco, homossexual e profissionalmente reconhecido. Aparentemente, bem-sucedido aos padrões da estrutura da sociedade brasileira. Porém, ainda falta um amor em sua vida. Na busca desse relacionamento, Eliseu é como o mito de Penélope, na Odisseia de Homero, subvertido: em vez de esperar, procura por seu amado construindo no dia as possibilidades de uma relação, mas a destruindo à noite com facilidade o pouco que construiu, sempre na busca de uma felicidade pautada nas normas de uma sociedade heteronormatizada e sem referências claras de amor-gay. Palavras-chave: Literatura LGBT; Conto LGBT.
O reino suevo foi convertido ao cristianismo em meados do século VI. Analisando a produção escrita desta época, observamos um esforço de cristianização e o estabelecimento de um vínculo entre clero e monarquia. Posicionados na região da Galiza, os suevos promoveram uma organização religiosa, normativa e territorial junto à hierarquia eclesiástica, o que podemos observar, dentre outros documentos, pela lista de sedes e paróquias intitulada Parochiale Suevum. Provavelmente escrita entre 572 e 582, tal lista fornece dados sobre o crescimento/reordenação de dioceses e a formação de um quadro administrativo para o reino e para a hierarquia eclesiástica. Debatida por sua autenticidade e lida, geralmente, em comparação às organizações imperiais anteriores e/ou visigóticas posteriores, acreditamos que a fonte ainda careça de atenção que privilegie aspectos das demandas locais Portanto, abordamos e contrapomos, nesta comunicação, os debates historiográficos realizados acerca do Parochiale, objetivando investigar tendências e possíveis lacunas de análise, bem como propor questões para sua leitura.
2017
O tema desta apresentação é a rede de relações entre lideranças do povo Yawanawa (Pano), do Acre, e lideranças da religião Santo Daime, do Rio de Janeiro, com o enfoque sobre o caso das relações entre os Yawanawa e a igreja Céu do Mar. Essas relações fazem parte das redes xamânicas, associadas ao consumo ritual da bebida ayahuasca (e de outras medicinas da floresta). O objetivo da apresentação é um mapeamento das relações, entre as lideranças Yawanawa e lideranças (ou comandantes) de igrejas daimistas do Rio de Janeiro, onde realizei trabalho de campo entre junho de 2015 e maio de 2017. Esse mapeamento faz parte de minha pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-graduação em Antropologia e Sociologia (PPGSA) da UFRJ/IFCS, com bolsa da CAPES, cujo objeto é a aliança entre os Yawanawa e a igreja Céu do Mar, em meio a relações de alteridade. Essa pesquisa etnográfica enfoca as relações entre esse povo indígena e agentes da sociedade nacional. Minha hipótese é a de que essas relações podem ser descritas como fato social total, em meio a um sistema de trocas envolvendo diálogo xamânico, uma economia política de incorporação de pessoas, objetos e recursos econômicos à sociedade Yawanawa, em meio e a relações de afinidade e produção de aparentamento (efetivo e classificatório/putativo).
2016
Resumo: O trabalho de investigação aqui enunciado, só foi possível num espaço culturalmente enriquecido por um legado histórico de extremo valor, como o Santuário de Panóias, localizado em Vila Real-Portugal, que durante alguns anos recolheu informação sobre o perfil dos visitantes e o seu nível de satisfação com o Monumento. Este estudo teve como principais objetivos caracterizar os públicos que visitaram o Santuário entre 1996 e 1999 e entre 2006 e 2011, e ouvir as suas opiniões e propostas de melhoria. Para concretização destes objetivos foram construídos três instrumentos de investigação: inquérito por questionário, inquérito por entrevista e grelha de observação direta. A pesquisa desenvolveu-se entre a análise quantitativa e qualitativa e o cruzamento de dados mostrou-se fundamental em todo este processo. Tendo em conta o objetivo da investigação, concluímos que os públicos que, majoritariamente visitaram o Santuário de Panóias, no período analisado, foram o que Lopes (2004, p...
Boletim de Pesquisa NELIC
O capitalismo contemporâneo entendido como modernidade metropolitana marca uma virada nos escritos estéticos de Bandeira. Em algumas das crônicas dos anos 20, ele empreende uma pesquisa sobre a essência da tragédia cultural como jogo de contrastes entre os impulsos da verossimilhança apolínea e a verdade dionisíaca. Esse enfoque formal evoca os meios tecnológicos, bem como certas práticas vanguardistas vindas não apenas de Paris mas também da modernidade mexicana.
O CASO EXCEPCIONAL DO CULTO A SERÁPIS José das Candeias Sales U . Aberta jsales@oninetspeed . pt V ivemos hoje, no limiar do séc. XXI e do III milénio d.C., num mundo marcado por profundos conflitos de interesse e acentuadas oposições de toda a espécie. Frequentemente, tomamos conhecimento através da comunicação social da multiplicação de actos anti-semitas, anti-islâmicos ou anti-cristãos; somos informados da profanação de locais sagrados de culto, de cemitérios, sinagogas, mesquitas ou igrejas; sabemos de agressões e injúrias de carácter racista contra alvos de diferentes etnias, credos ou cores. Para muitos, trata-se da factura da globalização; do preço a pagar pelo multiculturalismo e pela necessidade de coexistência de grupos diferentes e, por vezes, antagónicos. Em muitos casos, o factor religioso é apontado como a causa da conflitualidade, das incompreensões, do extremar de posições.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.