Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
24 pages
1 file
Belas Infiéis
A versão é normalmente entendida como uma atividade de passagem de um texto escrito na língua materna do tradutor para uma língua estrangeira e parece ser uma prática cada vez mais comum, embora ainda seja criticada. Esse trabalho traça um diagnóstico dos estudos acerca da versão no Brasil, a partir de uma pesquisa de base descritiva em três etapas: análise de currículos de cursos brasileiros de graduação e de pós-graduação; consultas às obras constantes nas referências bibliográficas das disciplinas teóricas de tradução e práticas de versão de algumas universidades; e consulta a revistas científicas especializadas à procura de trabalhos sobre a atividade. Os resultados sugerem que, em geral, a tradução e a versão não têm o mesmo estatuto prático-teórico-conceitual, e que parece haver baixa produtividade acadêmica sobre o assunto.
O presente artigo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico. Ao discutir a formação do professor da educação básica no Brasil, destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. Apresenta o Pibid como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas. Diferencia o Pibid Diversidade como demanda das escolas do campo e indígena que visa fortalecer a construção de práticas pedagógicas em parceria com os sujeitos do campo. Discute o potencial desse programa para fortalecer o projeto de Educação do Campo em construção no país. Apresenta os resultados de um projeto desenvolvido na comunidade Santa Luzia, MG. Palavras-chave: Formação do Professor. Pibid. Educação do Campo. Práticas Pedagógicas.
Energia fotovoltaica , 2022
Dedico este trabalho a minha família, especialmente ao meu querido irmão Arsénio Januário. iii AGRADECIMENTOS Primeiramente, agradeço, a Deus pelo dom da vida, aos meus familiares que sempre apoiaram me, ao corpo Docente do Instituto Politécnico da Universidade Katyavala Bwila em especial e ao meu Orientador que em muito contribuiu para que este projecto seja uma realidade. iv PENSAMENTO "A natureza usa a energia solar a milhares de anos, e bem usada, só a raça humana ainda não conseguiu, usar em toda sua possibilidade" Cello Vieira v RESUMO O presente trabalho refere-se a proposta de utilização de um sistema híbrido eólico-solar fotovoltaico para geração de energia eléctrica para um centro médico em sistema autónomo. Tendo em conta as alterações climáticas é imprescindível o uso de energias limpas a fim de colmatar o aquecimento global através de uso destas fontes, a energia solar e a eólica possuem maior predominância neste quesito visto que elas estão presentes em todo globo com menor ou maior disponibilidade energética. O sistema proposto devera suprir com 6kW, sendo assim utilizou-se 16 painéis de 390W de marca Canadian, uma turbina eólica, dois controladores de carga híbrido, dois inversores, e um banco de baterias a fim de suprir a demanda em momentos em que nenhuma das fontes estiver disponível em termos energéticos, para fins de base de cálculo de disponibilidade climática da província de Benguela usou-se base de dados de disponibilidade energética a partir de aplicativos como Weather e Windy, tendo em vista que a província de Benguela tem como maior disponibilidade energética renovável a energia solar com 7HSP de disponibilidade e com ventos até de 5m/s.
Recursos naturais e matérias-primas poupadas pela Rede Cata Bahia
Oliveira, S. C. S. de, 2022
Recebido em agosto/2022 e aceito em outubro/2022 Resumo: O presente artigo apresenta uma análise contrastiva dos trabalhos de Shell publicados em 1965 e 1975, considerado pela maioria dos panoístas como a principal referência dos estudos da família e como se a segunda publicação fosse uma simples tradução da primeira. Após apresentar algumas informações biográficas e de contextualização das duas obras, demonstra-se que a maioria dos pesquisadores de línguas Pano têm usado Shell (1975) como referência principal. Na sequência, analisa-se as diferenças entre os dois textos, evidenciando mudanças substancias no quarto capítulo das publicações da autora que incidem sobre a reconstrução da terceira sílaba e do morfema de referência transitiva. O artigo encerra chamando a atenção para a importância dos pesquisadores da área darem mais atenção a importantes detalhes da tese de Shell (1965) e de se considerar a publicação de 1975 como uma revisão e ampliação da primeira publicação, com diferenças substanciais.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Linguística Antropológica, 2022
TRAÇOS, PONTOS E MODELADOS: ANÁLISE ICONOGRÁFICA DA CERÂMICA BARRANCOIDE NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SANTA PAULA, PORTO VELHO - RONDÔNIA, 2017
Tradução em Revista, 2020
Internet e saúde: desafios e tendências, 2021
Monografia Avaliação do comportamento de sapatas com seção transversal em L para torres de transmissão de energia elétrica, 2018
Revista do SETA - ISSN 1981-9153, 2019
ARIÁ (Goeppertia allouia (aubl.) Borchs. & S. Suárez), 2018
DESPESAS PÚBLICAS E RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA NOS ESTADOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO 2004 – 2018, 2022