Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
39 pages
1 file
Este livro é dedicado àqueles que acreditam que o governo é um mal necessário: Vocês estão metade certos.
Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 2016
Pioneers of Chaos-Who are the pioneers? How did everything begin? For the Greeks, in the beginning there was Chaos. Rebel, Rameau and Haydn set chaos (and the separation of the four elements) to music. Simon Schama declared Turner the 'painter of chaos'. Feigenbaum, a pioneer in chaos theory, drew inspiration from the paintings of Turner and van Gogh. In the arts, fragmentation (atomization) led to chaos. In the 1950s and 60s writers, painters and composers rejoiced in chaotic methods of creation, and scientists followed them with powerful aleatory techniques to solve complex problems. Chaos means gas and disorder is measured by entropy. This lecture is a random walk across time and space guided by the sciences and the arts. Quem são os pioneiros? Quando ou como tudo começou? Para os Gregos, no princípio era o Caos. Rebel, Rameau e Haydn puseram em música o desembrulhar do caos (e a luta dos quatro elementos para se separarem uns dos outros). Turner foi, no dizer de Simon Schama, "o pintor do caos". Feigenbaum inspirou-se nas pinturas de Turner e de van Gogh para encontrar soluções para questões de turbulência e outros problemas não-lineares. A borboleta e o atractor de Lorenz confundem-se. A fragmentação nas artes gerou caos. Nos anos 1950 e 60, escritores, pintores e compositores reuniram-se à volta do caos, e os cientistas aproveitaram a moda para inventar poderosos métodos aleatórios para resolver os mais diversos problemas. Para um químico, caos é sinónimo de gás e a desordem é medida pela entropia. A criatividade vive paredes-meias com o caos. A palestra será um passeio aleatório através dos tempos sobre o caos, guiado pelas ciências e pelas artes.
Engenheiro Químico pela UNICAMP, Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Profissional do Setor Fibras e Polímeros da Rhodia S.A. * RESUMO: Um dos desenvolvimentos mais importantes das últimas décadas foi a descoberta e estudo do chamado comportamento caótico de sistemas dinâmicos não lineares. Esta pesquisa procura sintetizar as principais aplicações da Teoria do Caos relacionadas a campos de estudos ligados à Administração de Empresas. São sucessivamente tratados estudos relacionados a Finanças, Economia e Gerenciamento. Os princípios, idéias e conceitos tratados pela Teoria revelam-se ferramentas úteis na evolução do conhecimento dos sistemas complexos. Relacionados aos desenvolvimentos ligados à Teoria dos Sistemas, ao Paradigma da Complexidade e aos sistemas auto-organizados, os conceitos da Teoria do Caos representam uma importante troca de paradigma nas ciências sociais e naturais: a superação da visão de um mundo determinista e previsível, sujeito a leis universais. 94 Revistade Administraçãode Empresas * PALAVRAS-CHAVE: Teoria do Caos, complexidade, Teoria Sistêmica, modelagem, sistemas auto-organizados. * ABSTRACT: One of the most important developments in the last decades has been the discovery and study of the so called chaotic behavior in dynamic, non-linear systems. This research summarises some theoretical and practical applications of the Chaos Theory in various fields of the Business Administration. Studies related to Finances, Economyand Management are treated. The principIes and ideas derived from the Chaos Theory are useful skills to enhance the knowledge of complex systems. These concepts are dose to those from Open Systems Theory, the Complexity Paradigm and the Self-organized Systems. They represent an important shift of paradigm in the natural and social sciences: the overcome of the vision of the world deterministic and predictable, subordinate to universal and controlled rules.
Apoiado nas leis da Física newtoniana descritas por meio de equações diferenciais, os cientistas acreditaram durante muito tempo que a natureza era determinista sabendo que com base nelas, era possível prever todos os fenômenos. Por volta da virada do século XIX para o século XX, os avanços nas ciências naturais e da matemática colocaram sérias dúvidas sobre a validade da visão mecanicista newtoniana. A Mecânica Quântica colocou em xeque a visão de mundo determinista introduzindo o princípio da incerteza. No enfoque determinista tradicional, a incerteza era vista como resultado da ignorância das diferentes causas envolvidas na realização de um evento, bem como da complexidade do mesmo. A Teoria do Caos ou a nova Ciência da Complexidade sugere que o mundo não deve seguir rigorosamente o modelo determinista newtoniano, previsível e certo, porque tem aspectos caóticos. O observador não é quem cria instabilidade ou imprevisibilidade devido a sua ignorância porque estes fenômenos existem na natureza. Um exemplo típico é o clima. Os processos da realidade dependem de um enorme conjunto de circunstâncias incertas, que determinam, por exemplo, que qualquer pequena mudança em uma parte do planeta, haverá nos próximos dias ou semanas um efeito considerável sobre a outra parte da Terra. A Teoria do Caos ou a Ciência da Complexidade representou um dos grandes avanços na pesquisa científica do século XX terminando com a dicotomia que existia no enfoque determinista tradicional entre determinismo e aleatoriedade.
Nucleus, 2014
Este trabalho procura verificar se existem elementos típicos da Teoria do Caos em organizações, assim como se a visão, missão e objetivos consistem em atratores que evitam que a bifurcação ou ponto de ruptura se instale. Para responder à estas perguntas, tornou-se necessário incluir nesta pesquisa um objetivo geral além dos específicos. Como suporte desenvolveu-se um referencial teórico sobre Teoria do Caos. Esta teoria apresenta um sistema com uma ordem em uma aparente aleatoriedade, com padrões-comportamentos que ocorram mais de uma vez, ao longo do tempo. Em seguida abordou-se a metodologia que classificou-se como qualitativa, por meio de um estudo exploratório para avaliação de dez empresas da Grande Belo Horizonte. Analisou-se os dados obtidos nas entrevistas quando conclui-se que os resultados observados validaram as proposições iniciais. Palavras-Chave: Teoria do caos. Controle de rupturas. Ponto de bifurcação. Missão e objetivos.
2007
Com o aumento da complexidade das organizacoes e as constantes mudancas dos ambientes que as envolvem, o modelos lineares, analiticos e padroes deterministicos, apresentam-se como alternativa limitada para a compreensao das situacoes, interferindo no trabalho do gestor. Diante desta situacao, este trabalho, apresenta uma proposta teorica, abordando a Teoria de Sistemas e a Teoria do Caos, relacionando aspectos de ambas, atraves de fenomenos da fisica, da matematica e da administracao, objetivando salientar a importância para os administradores modernos, de desenvolver uma visao transdisciplinar, compreendendo conceitos das areas do conhecimento que possuem uma dinâmica muito proxima com a ciencia da administracao. Ate entao esta enfase se fez muito presente nas ciencias economicas no final dos anos 80. A proposta do artigo tem o intuito de fomentar as discussoes de temas relacionados a complexidade, interacao, interdependencia, dentro do universo empresarial, buscando mudancas parad...
REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões, 2014
A atividade criadora de Deus é a luta contra o caos. Para se referir ao caos, o Antigo Testamento emprega uma terminologia própria de sua época e de seu contexto, que é o Antigo Oriente, mencionando o mar, o dragão, Leviatan, Behemoth, Rahab. Deus criou, continua criando e conduz a sua criação ao telos (objetivo final). A criação é contínua, pois o caos pode retornar, principalmente na forma de catástrofes da natureza. Como imagem de Deus, o ser humano é chamado a administrar a criação, que lhe é confiada. A criação é o início da redenção. E a redenção é a plenitude da criação. Derrotando as forças do caos, Deus quer estabelecer o seu reino. Jesus combateu o caos, quando ameaçou ao vento e ordenou ao mar que se calasse. Ele curou doentes, devolveu a vida aos mortos e caminhou sobre o mar. Enquanto o caos pode retornar, Deus nos concede forças para lutar contra as forças desintegradoras da vida.
Revista Eletronica De Administracao, 2013
Dentro da teoria financeira moderna do me rcado de capitais, o estudo da existência da previsibilidade no comportamento do mercado é objeto de pesquisa de inúmeros artigos. Tal tipo de pesquisa é indicada como um teste da eficiência do mercado. Uma grande parte desses estudos baseiam-se no encontro de relações entre o comportamento dos ativos em relações a outras variáveis (Fama e French (1992)) ou no teste de modelos matemáticos de previsão (Rodríguez, Rivero e Artiles (2001)). Uma abordagem alternativa para o tipo de pesquisa destacada anteriormente encontra-se na teoria de sistemas não lineares, mais precisamente na teoria do caos. O presenta artigo possui como objetivo verificar a existência de comportamento caótico para os contratos de café arábica entre 11/03/2002 até 30/12/2002 (todos com ve ncimento até janeiro de 2003). Para atingir tal objetivo, foi utilizada a proposta qualitativa e quantitativa do teste descrito em, respectivamente, Gilmore (1998) e Ceretta (2003). A principal conclusão da pesquisa é o encontro de evidências favoráveis a existência de dinâmicas não lineares nos contratos de café arábica, sugerindo que o comportamento do ativo não é previsível no longo prazo. Teoria do Caos Aplicada aos Contratos de Café no Mercado de Derivativos
Revista Ibero-Americana de Estratégia, 2011
Pretende-se, por meio desse trabalho, contribuir para o entendimento da influência da teoria do caos sobre a formação da estratégia organizacional no ambiente complexo e dinâmico no qual as organizações estão imersas. Nesse sentido, apresenta-se um ensaio teórico, alavancado por uma epistemologia dialética, em que se propõe apresentar alguns atributos da teoria do caos e de pressupostos teóricos a serem considerados dentro das diversas áreas da estratégia organizacional com o objetivo de tentar elucidar e aproximar as características analíticas de ambas às teorias e evidenciar como a teoria do caos pode contribuir e/ou influenciar a formação das estratégias empresariais.
De Caos Em Caos - Ev, 2019
Resenha: De Caos Em Caos De Caos em Caos, conta a história de uma adolescente perdida em seus pensamentos e incompreendida por todos. Como uma forma de escape emocional, apaixona-se por alguém que ela julga estar mais perdido em si do que ela. A medida que os sentimentos dela foram ficando mais intensos, ela passou a anotar seus pensamentos mais distorcidos sobre o que ela achava da sociedade, e seus sentimentos confusos. E para declarar-se, entrega este manuscrito para ele como uma forma de confiança ao expor a sua nudez de pensamentos, e no final deste manuscrito contém a sua mais sincera declaração. A história é narrada por ele, que conta para alguém o desenrolar do antes e até o surgimento dela em sua vida. Algumas falas do manuscrito são narradas por ela. Este livro passa uma grande moral quanto à atenção com as pessoas próximas de nós, muitas delas sentem-se perdidas em si mesmas, e incompreendidas perante as pessoas em volta.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista de Administração de Empresas, 1993
Colecao Meira Mattos Revista Das Ciencias Militares, 2014
Revista Geotemas, v. 11, e02112, 2021
Projeto Historia Revista Do Programa De Estudos Pos Graduados De Historia E Issn 2176 2767 Issn 0102 4442, 2012