Academia.eduAcademia.edu

A Antropologia, os Antropólogos e a Educação no Brasil

Abstract

O campo da Antropologia da Educação no Brasil encontra-se em processo de constituição, todavia, ainda não tem sido realizado um levantamento mais detalhado sobre sua configuração. Nesse traba- lho, almejamos analisar esse campo a partir dos Programas de PósGraduação em Antropologia existentes atualmente, o que será rea- lizado considerando principalmente as linhas de pesquisa em tais programas e a atuação de seus docentes no campo educacional. Examinaremos em maior profundidade o perfil dos antropólogos que possuem alguma interface com a educação, considerando os seguintes indicadores: a) indicação da educação enquanto campo de atua- ção; b) desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou extensão na interface com essa área; c) produção acadêmica no campo da educa- ção; d) desenvolvimento de orientações em pós-graduação nessa área.

Key takeaways

  • Almejamos, dentro dos limites desse trabalho, analisar como a educação se insere na agenda de pesquisa da Antropologia brasileira, o que será realizado tanto a partir de sua presença nas linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia, quanto através de como ela aparece na atuação dos antropólogos vinculados a tais programas, considerando projetos de pesquisa, produção acadêmica, orientações e áreas de atuação indicadas 2 .
  • Ressalta-se desde já que compreendemos que o campo da Antropologia da Educação ultrapassa em muito os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, considerando a atuação de antropólogos também em Programas de Pós-Graduação em Educação, em Ciências Sociais, dentre outros.
  • Desse modo, para aprofundarmos a análise do lugar da Educação na Antropologia brasileira passaremos a um exame mais minucioso dessa questão junto aos antropólogos que compõem os programas atualmente em funcionamento no país.
  • Esse conjunto de pesquisadores orientou 23 dissertações e teses em Antropologia que se voltavam para a questão educacional, afora outros trabalhos em nível de pós-graduação realizados em programas de educação, interdisciplinares, dentre outros.
  • Tal ministério foi extinto através da Medida Provisória 726, de maio de 2016 5 Mais uma vez é relevante se reconhecer aqui que a Antropologia da Educação em muito ultrapassa o que há nos programas de Antropologia, de modo que recorrentemente encontramos em outros programas dissertações e teses orientadas por antropólogos que se voltam para a questão educacional, isso é especialmente evidente nos programas de educação a partir de múltiplas interfaces, tais como a questão indígena, as relações étnico-raciais, a cultura popular etc (Oliveira 2011), em que pese a crítica que pode ser realizada por vezes ao processo de apropriação das categorias antropológicas, bem como à etnografia nessas pesquisas (Oliveira 2013c).