Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2016
Neste artigo, descrevemos o desenvolvimento de um modelo físico tridimensional para análise qualitativa, e examinamos seu uso em apoio à uma conversação de membros de uma equipe de design. O objetivo é o de entender o papel do modelo na conversação para representação, interpretação e construção de conteúdos, e a natureza das conversações desenvolvidas por meio dele. Ao fim de alcançar este objetivo um workshop foi realizado, analisado e será aqui discutido detalhadamente. Mais especificamente, foi feita a análise da transcrição de uma conversação que ocorreu durante a utilização do modelo físico tridimensional, em que os participantes deveriam interpretar uma entrevista. Os participantes eram todos estudantes de doutorado em design. A análise se baseou nas seguintes categorias: (i) interpretação do texto; (ii) o processo de relacionar o conteúdo e o modelo; e (iii) a representação do conteúdo da narrativa em e pelo modelo. Nossas observações apontam que houve uma resistência inicial em utilizar o modelo; que a interpretação evoluiu durante a conversação e que o modelo auxiliou essa evolução; e, para uma direta relação entre raciocínio e interação física com o modelo.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2006
O objectivo deste trabalho prende-se com a relevância de se considerar, cada vez mais, o valor interventivo do Design na nossa contemporaneidade. Constituiu preocupação a selecção de um conjunto de áreas de análise que se consideraram de maior importância para o domínio do Design, bem como os requisitos relativos ao produto e respectivos métodos de concepção. Na sociedade da informação global, dos dias de hoje, as empresas têm de se concentrar na tarefa de se manterem competitivas e aceitarem novos desafios. Dado o encurtamento do ciclo de vida dos produtos, a inovação e o estimulo à criatividade, devem ser factores em conta, visando a melhoria do desempenho do processo de concepção. As propriedades subjectivas do Design foram também objecto de análise, pela importância que têm assumido na persecução do projecto do design, nomeadamente a abordagem das interacções, dos domínios sociais, culturais, psicológicos, metafísicos sensoriais, do design para o prazer, entre outros, procurando a satisfação dos consumidores, para assim se poderem projectar e construir objectos de fruição competitivos nos diversos mercados. Todos estes aspectos pluridisciplinares, devem estar sempre interligados quer, à prática da concepção, quer à satisfação do consumidor.
DAT Journal
A importância da personalidade no design vem sendo defendida ao longo do tempo. Estudos demonstram que consumidores preferem produtos com uma personalidade consistente com os seus conceitos e isso leva a uma maneira de melhorar a preferência por esses produtos. Trabalhos sobre interfaces conversacionais falam sobre a necessidade da implementação de traços de personalidade como maneira de estabelecer uma conversa mais humanizada e engajadora. Este trabalho estudou o desenvolvimento de um framework de design conversacional com foco em atribuição de personalidade a enunciados de conversas desenhadas para um agente a partir da revisão e reflexão de processos de modelagem de personalidade. Diante dos modelos e referências estudadas percebeu-se uma lacuna no que diz respeito a um método objetivo para designers realizarem a transposição da personalidade em enunciados de conversa e é justamente nessa lacuna que o presente trabalho atuou. A partir da análise desses modelos, foi proposto um p...
iSys, 2015
O grande crescimento da Educacao a Distância no Brasil e o intenso uso do bate-papo nessa modalidade motivaram o estudo apresentado neste artigo. A pesquisa tem um duplo objetivo: demonstrar a influencia do tamanho do grupo na participacao em bate-papo educacional e produzir um modelo matematico para estimar a quantidade maxima de alunos que devem participar de um bate-papo mantendo o nivel de participacao desejado pelo professor. A metodologia usada foi a Design Science Research, que orienta a realizacao de uma pesquisa comportamental aliada a producao de um artefato. As estimativas produzidas pelo modelo foram confrontadas com dados reais e mostraram precisao adequada corroborando para sua validade.
Ciência & Educação (Bauru), 2015
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em que investigamos o papel da Modelagem Matemática para o estabelecimento de interações cujas características favorecem a aprendizagem. Diante da importância atribuída à comunicação em atividades de Modelagem Matemática e às interações em sala de aula, investigamos as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem e procuramos identificar interações classificadas por alguns pesquisadores como sendo aquelas associadas à aprendizagem. As análises que apresentamos indicam que aquelas interações identificadas durante o desenvolvimento das atividades que podem ser caracterizadas como ‘diálogos’ favorecem a aprendizagem dos alunos. Subsidiamos nossas conjecturas na análise de atividades desenvolvidas por um grupo de alunos de um curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública.
2014
This paper describes process and results of a research conduct on the influence of group size on student participation when using educational chat. The research aims to produce a mathematical model to estimate the maximum number of students who must participate in a chat session maintaining the desired level of participation set by the teacher. This research was guided by the method Design Science Research in Information Systems, which conducts performing a behavioral research and the production of an artifact. Communication of this paper aims both technicians in systems modeling and managers in Distance Education (DE).
2018
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.Questões relativas à autoria permeiam o campo do design desde sua origem e consolidação como disciplina, envolvendo institucionalização da profissão, prática projetual e contextos sociopolíticos. Nesta pesquisa, procuramos compreender como a autoria em design pode ser concebida e questionada, tanto historicamente quanto na atualidade. As discussões, de caráter ensaístico, apresentam questionamentos que englobam outros campos de pesquisa, como arte e teoria literária. A pesquisa se divide em dois momentos: compreensão teórica do tema e formulação e execução de um curso de extensão com o objetivo de propor uma abertura das reflexões junto à comunidade, ampliando o espaço institucional da universidade como lugar de reflexão.Issues regarding authorship have permeated the field of design since its inception and consolidation as a discipline, involving the institutionalization of...
Projetica
Partindo de uma pesquisa de levantamento analítico sobre a utilização de CANVAS por profissionais da área de Design de Serviço, consideramos os desafios atuais que os designers enfrentam quando expostos a responsabilidade de trabalhar com grupos multidisciplinares tendo os CANVAS como ferramenta central e de suporte para a integração dos saberes. Entra em questão a capacidade do designer em mediar, acima da de facilitar, as interações e conflitos inerentes na busca de resultados socialmente relevantes, uma vez que os grupos de trabalho apresentam alto nível de instrução e têm origem em distintas áreas do saber.
14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2022
Este artigo tem por objetivo discutir a teoria e as práxis de design a partir do conceito de coisa em oposição ao conceito de objeto-sendo o entendimento do objeto enquanto um fato consumado, estável e a coisa como algo transitório, em devir, que participa ativamente do mundo, gerando relações de poder, potências e novas possibilidades de relações. Para essa discussão trazemos as pedras do Cais do Valongo com seus objetos da diáspora africana, a fim de compreender quais dimensões eles suscitam e como podem nos ajudar a compreender os muitos mundos que habitamos e a propor caminhos para pensar o campo do design, suas teorias e práticas, para além do antropocentrismo.
Imaginação, participação e correspondência: Experiências do Laboratório de Design e Antropologia, 2023
Neste capítulo, reflito sobre o conceito de Sentipensar trazido para a pesquisa sociológica pelo pensador colombiano Orlando Fals Borda, um dos pioneiros da Investigação-Ação Participativa (IAP). Relaciono esse conceito ao de correspondência proposto pelo antropólogo Tim Ingold. A partir de algumas experiências como designer e pesquisadora, pergunto-me como esses conceitos podem se nutrir mutuamente e como podem nos ajudar a repensar nossas próprias práticas em design.
iade.pt
Este artigo discute o papel dos designers e dos usuários como co-autores de mensagens e produtos. Para tanto, destaca três momentos da história do design, nos quais a noção de autoria aparece distintamente: o período relativo ao design modernista, com a preponderância do Estilo Internacional; o final dos anos 80 e início dos anos 90, com a retórica visual pós-moderna; o começo do século XXI, com o advento da revolução informacional e da Web 2.0, destacando suas repercussões para o design de interação. Ao final, tendo em vista o futuro de pervasividade e ubiqüidade computacionais, aponta questões latentes que atualizam a discussão sobre a co-autoria de mensagens e produtos, ressaltando a importância de aprofundar as discussões sobre os processos de comunicação no campo do design.
2008
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação científica do Programa de Educação Tutorial em Design (PETDesign) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) acerca do trabalho colaborativo no âmbito do design. Para a investigação, parte-se da premissa de que o design é um processo desencadeado e dependente do trabalho humano, que aqui é analisado em seus níveis estratégico, tático e operacional. Revisa-se, em seguida, a taxonomia dos principais termos relacionados à colaboração, investigando as distinções entre os conceitos. Não houve, no entanto, a intenção de adentrar em discussões profundas sobre os diferentes significados dos termos envolvidos. O artigo procurou, sobretudo, manter como eixo vertebrador a dimensão prática e criativa do processo colaborativo em design sem perder de vista a faceta experimental e inovadora das investigações sobre o assunto. Finalmente, o artigo caracteriza o fenômeno da colaboração no âmbito do design de produto e aponta as suas principais repercussões.
Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014
Resumo: O artigo mostra a fundamentação teórica sobre modelos de diversas fidelidades como ferramentas de teste e avaliação no processo de design iterativo. O trabalho também apresenta uma descrição dos tipos de modelos utilizados no design de produto, as vantagens do uso para a equipe de projeto e as informações que podem ser coletadas para o aperfeiçoamento dos projetos. Finalmente é mostrado um exemplo prático de construção de um modelo de baixa fidelidade de um veículo ultra compacto utilizando novas tecnologias. Dessa forma, o artigo defende o uso da prototipagem ao longo do processo projetual como fornecedor de insights para o designer.
Blucher Design Proceedings, 2016
Resumo: O trabalho propõe o diálogo entre duas importantes vertentes da criação e produção do vestuário, o Design de Superfície e o Design de Moda, por meio da modelagem virtual. Ao desenvolver uma padronagem para tecidos o designer trabalha no campo bidimensional, porém essa superfície assumirá uma tridimensionalidade ao envolver o corpo na produção do vestuário formando um novo todo compositivo, juntamente com a modelagem, o corte, a costura e os acabamentos, sendo assim, encontra-se a necessidade do diálogo entre as duas áreas e entre os profissionais que nelas atuam. Com o objetivo de compreender melhor essa relação, o trabalho tem início com uma revisão acerca do Design de Superfície, da Modelagem e da percepção visual. Posteriormente, são ouvidos os profissionais das áreas envolvidas e realizadas experimentações em ambiente virtual, investigando como o padrão do tecido influencia no resultado final de uma peça do vestuário, com o intuito de agregar conhecimento às áreas de elaboração do produto, valorizar a técnica e a função estética do produto de moda e contribuir para ampliar o conhecimento sobre o Design de Superfície.
Sumário O objectivo deste trabalho prende-se com a relevância de se considerar, cada vez mais, o valor interventivo do Design na nossa contemporaneidade. Constituiu preocupação a selecção de um conjunto de áreas de análise que se consideraram de maior importância para o domínio do Design, bem como os requisitos relativos ao produto e respectivos métodos de concepção. Na sociedade da informação global, dos dias de hoje, as empresas têm de se concentrar na tarefa de se manterem competitivas e aceitarem novos desafios. Algumas das propriedades subjectivas do Design são também objecto de análise, pela importância que têm assumido na persecução do projecto do design, nomeadamente a abordagem das interacções, dos aspectos sensoriais, do design para o prazer, entre outros, visando a satisfação dos consumidores, para assim se poderem projectar e construir objectos de fruição e competitivos nos diversos mercados. Todos estes aspectos pluridisciplinares, devem estar sempre interligados quer, à prática da concepção, quer à satisfação do consumidor.
O conceito da inovação vem sendo amplamente debatido e apontado como a nova forma de obtenção de vantagem competitiva ou até mesmo de sobrevivência. Dentre as questões a seu respeito, uma parece não ter resposta: "como inovar?". A teoria e a prática não conseguem estabelecer uma relação direta entre a combinação de elementos tangíveis, processos intangíveis e a inovação. Porém, algumas abordagens se propõem a "facilitá-las". Nesse contexto, o Design Thinking tem se mostrado efetivo na obtenção de inovações. Visando discutir a inovação geradora de vantagem competitiva de longo prazo, este artigo discute a aplicabilidade da abordagem em inovações em Modelos de Negócio. Para tanto, foram estudadas diversas teorias de estratégia, negócios e inovação, além de aprofundar o conceito do Design Thinking. Posteriormente, foram realizadas três entrevistas com consultorias em inovação, além de pesquisa com dados secundários de um caso de inovação em modelos de negócio. A partir da análise das informações, concluiu-se que o Design Thinking é aplicável a este tipo de inovação, já que lida com problemas complexos, com ênfase no usuário e em fatores de restrição, sendo capaz de reformular o modelo de negócio ou a proposta de valor.
A temática de identificação de tendências para o design de moda suscita curiosidade entre acadêmicos e profissionais da área, na atualidade. Estudos apontam para a utilização de ferramentas e métodos, associando a maioria a análises circunscritas ao campo em si. Esse trabalho visa apontar caminhos para um entendimento amplificado dessa temática, relacionando tendências a interações entre indivíduos e o teor subjetivo que liga esses a caracterizações presentes em objetos. O estatuto polifônico de Bakhtin é o fio condutor dessas considerações, e o pressuposto dialógico é apontado como um caminho para o entendimento de questões como a importância da ideia e a relação entre essa e sensibilidades emergentes no contexto sociocultural. Palavras Chave: tendências, diálogos, design de moda
Material produzido junto com os estudantes do programa de pós-graduação em Design da UFPE. No livro estão resumos da biografia e produção acadêmica de um conjunto de pesquisadores em Design.
2020
With the advancement in Artificial Intelligence techniques applied to the analysis and interpretation of human behavior, it is, increasingly easier, to apply such resources to improve the performance of people's daily tasks. When used in an educational environment, these techniques have improved the teaching/learning process. In this sense, this work proposes the definition of an architecture for integrating Chatbots into Educational Environments. In addition to improving the interaction process between environment, teachers and students, the proposed architecture aims to integrate student modeling resources in this communicational process. Resumo. Com o avanço nas técnicas de Inteligência Artificial aplicadasà análise e interpretação do comportamento humano, está, cada vez mais simples, aplicar tais recursos para melhorar a realização de tarefas do cotidiano das pessoas. Quando empregadas a ambiente educacionais, essas técnicas têm trazido melhoria do processo ensino/aprendizado. Neste sentido, este trabalho propõe a definição de uma arquitetura para integração de Chatbots a Ambientes Educacionais. Além de melhorar o processo de interação entre ambiente, professores e estudantes, a arquitetura proposta busca integrar recursos de modelagem de estudante neste processo comunicacional.
Design e Inovação Social, 2017
graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em uma graduação-sanduíche pelo período de um ano, em Ciência de Computação, pela University of Victoria (Canadá). Possui conhecimentos e experiência nas áreas de concepção e desenvolvimento de jogos digitais, no design de interfaces digitais para aplicativos web-based e em conteúdos voltados à interação humano-computador. Interesses de atuação direcionados ao desenvolvimento de artefatos interativos digitais, com especial interesse nas mecânicas e estéticas de jogos digitais.
Blucher Design Proceedings
design, ensino de design, prototipagem rápida, fabricação digital. Atendendo as novas necessidades de projeto, mais precisos e complexos em formas e soluções, surgem diversas tecnologias inovadoras de fabricação, que vêm modificando a forma de projetar. A Prototipagem Rápida (PR) consiste em materializar de forma direta modelos digitais concebidos em softwares CAD (Computer Aided Design) de maneira rápida e precisa, viabilizando testes de funcionalidade com maior eficiência. Aplicada ao ensino do design, esta tecnologia impulsiona o aprendizado, bem como oferece maior liberdade ao estudante e ao pesquisador, permitindo identificar precocemente possíveis falhas e viabilizar o aperfeiçoamento constante. Esse estudo tem o objetivo de analisar os impactos da introdução da PR no Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, como elemento auxiliador no processo de projetação, manufatura e inovação. O uso desta tecnologia tem contribuído e impulsionado o ensino e a pesquisa nesta instituição, sendo adotada em diversas disciplinas, projetos de pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC. design, design learning, additive manufacturing (am), digital manufacturing. In now our days, there are several innovative manufacturing technologies in order to satisfy new design needs with more precise, rigorous and complex solutions, which have been changing the way of designing learning. Additive Manufacturing (AM) consists of materializing digital models directly from CAD software (Computer Aided Design) quickly and accurately, enabling functionality tests with greater efficiency. Once applied to the design learning, this technology can stimulate the studying of this subject, can allowed create freedom for the student and the researcher and also help to find mistakes easily, and as consequence, enabling constant and rapidly improvement. This study aimed at introducing AM in the Design Course of the Federal University of Maranhão UFMA, as an auxiliary element in the design, manufacturing and innovation process. The use of this technology has contributed and propelled the teaching and the research in the present time, being adopted in diverse disciplines, research projects and monography.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.