Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A responsabilidade pelo conteúdo e imagens desta obra é do(s) respectivo(s) autor(es). O conteúdo desta obra foi licenciado temporária e gratuitamente para utilização no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil, através da UFSC. O leitor se compromete a utilizar o conteúdo desta obra para aprendizado pessoal, sendo que a reprodução e distribuição ficarão limitadas ao âmbito interno dos cursos.
Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas conseqüências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias conseqüências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.
Resumo -Este artigo pretende conceituar e exemplificar o que vem a ser uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos.
Brasil. Ministério da Cultura. Instituto do Programa Monumenta Manual de elaboração de projetos de preservação do patrimônio cultural / Elaboração José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva, Sylvia Maria Nelo Braga. _ Brasília : Ministério da Cultura, Instituto do Programa Monumenta, 2005. 76 p. (Programa Monumenta, cadernos técnicos 1) I. Patrimônio cultural. II. Gomide, José Hailon. III. Silva, Patrícia Reis da. IV. Braga, Sylvia Maria Nelo. V. Brasil. Instituto do Programa Monumenta.
Gerenciamento de projetos; Gestão Estratégica de Projetos; Liderança; Planejamento Estratégico;
2014
O objetivo deste artigo e demonstrar a aplicacao das tecnicas de gestao de projetos no planejamento do projeto para a instalacao de uma balanca rodoviaria com capacidade maxima de 100 toneladas, numa usina siderurgica localizada na regiao da Zona da Mata, estado de Minas Gerais. Neste trabalho aplicam-se conhecimentos, habilidades, ferramentas e tecnicas conforme descreve o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK. A fundamentacao teorica e o estudo para aplicacao desses conhecimentos foi delimitada para a fase de planejamento e a aplicacao da tecnica foi feita num estudo de caso real. Desse modo, esse trabalho se propoe a oferecer artefatos para um planejamento suficientemente detalhado para ser executado, minimizando riscos e dificuldades.
Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK® Projeto: [PI] [Projeto Integrador]
■ SEÇÃO 1 -Estimar os custos 74 ■ SEÇÃO 2 -Determinar o orçamento 76 ■ SEÇÃO 3 -Controlar os custos 77 qUALI DADE 81 ■ SEÇÃO 1 -Planejar a qualidade 82 ■ SEÇÃO 2 -Realizar a garantia da qualidade 83 ■ SEÇÃO 3 -Realizar o controle da qualidade 84 RECURSOS hUMANOS: EqUIpE 87 ■ SEÇÃO 1 -Desenvolver o plano de recursos humanos 88 ■ SEÇÃO 2 -Mobilizar a equipe do projeto 89 ■ SEÇÃO 3 -Desenvolver a equipe de projeto 90 ■ SEÇÃO 4 -Gerenciar a equipe de projeto 91 COMUNI CAÇÃO 93 ■ SEÇÃO 1 -Identificar as partes interessadas e planejar as comunicações 94 ■ SEÇÃO 2 -Distribuir informações, gerenciar as expectativas e reportar desempenho 96 RI SCOS 99 ■ SEÇÃO 1 -Identificar e analisar os riscos 100 ■ SEÇÃO 2 -Planejar as respostas, monitorar e controlar os riscos 101 AqUI SIÇõES: CONTRATAÇÃO 105 ■ SEÇÃO 1 -Planejar, realizar e administrar as aquisições 106 ■ SEÇÃO 2 -Encerrar aquisições 109 ■ PALAVRAS FINAIS 113 ■ REFERÊNCIAS 115 ■ ANEXOS 117 Anexo 1: Escopo das Atividades Técnicas 117 ■ NOTAS SOBRE OS AUTORES 129 pALAvRAS DO pROFESSOR Caros residentes É com muito prazer que preparamos este material de apoio para mediar o desenvolvimento desta nova disciplina: Supervisão de projetos. Esta disciplina tem como objetivo formal desenvolver competências para avaliar, verificar, supervisionar, elaborar termo de referência para contratação de projetos. Porém, decidimos adotar um escopo um pouco mais abrangente, no desenvolvimento das aulas, no sentido de municiá-los com um conteúdo atual e ainda muito pouco explorado na formação de engenheiros e arquitetos: a gestão de projetos. Trata-se de um tema de extrema relevância, uma vez que grande parte dos problemas enfrentados pelos gestores na produção das edificações têm origem em falhas ou decisões mal tomadas na etapa de projeto. A disciplina será desenvolvida por três profissionais da área: uma pesquisadora (Ercilia Hitomi Hirota) e dois arquitetos urbanistas com experiência profissional no desenvolvimento e gestão de processos de projetos integrados (Celso Saito e Lucas Melchiori Pereira). Desta forma, esperamos poder contribuir para uma formação adequada à prática da supervisão de projetos nos diferentes órgãos públicos do Estado. ObjetivOs ObjETIvO gERAL: Desenvolver competencias para avaliar, verificar, supervisionar, elaborar termo de referência para contratação de projetos. ementa Termo de referência. Projeto arquitetônico. Projeto estrutural. Instalações hidráulicas, incêndio, elétricas, telefônicas, SPDA, voz e dados, automação predial, mecânicas, gás. Segurança. Resíduos Sólidos. Uso e reuso da água. Canteiro de obras. Sondagem e planialtimétrico. Drenagem. Impermeabilização. Acessibilidade. Comunicação visual. Aprovações. Documentações. Compatibilização. Validação dos projetos. Arquivamento. Erros no projeto e responsabilidade do autor.
Apresentação da metodologia de projetos para auxiliar na condução e gerenciamento de projetos aplicados à área ambiental. Documento parte da aula preparada para o curso promovido pela GS Ambiental.
Gestão de Projetos em Arquitetura e Urbanismo, 2021
O Brasil possui uma parcela significativa na história da arquitetura mundial, foi o movimento moderno que colocou o país no mapa da arquitetura, e com isso trouxe para o nosso contexto uma consistente base para estudar, debater e produzir arquitetura. Entendendo que ela não é feita apenas por desenhos abre-se um vasto horizonte que permite inserir pesquisas em cada um dos caminhos que a arquitetura oferece, para que se possa produzir material de qualidade, com discussões atuais e relevantes para o momento. A produção modernista brasileira é bastante vasta e permite estudos interessantes, é com esse tema que o livro inicia, com obras de Ruy Ohtake. Debate-se então a arte tumular, muitas vezes esquecida, mas relevante para a história, acompanha a arquitetura nos estilos e produções, e deve ser tratada com atenção e cuidado. A história da arquitetura se abre para técnicas construtivas brasileiras diferenciadas, e que têm vindo à tona, principalmente com as questões da sustentabilidade, nesse viés entram os artigos destinados à arquitetura de terra e as habitações palafíticas, com discussões que permeiam nossa identidade cultural e se fazem presentes na atualidade. Tema de significativa importância são as Habitações de Interesse Social, é tratado na sequência com o enfoque de sua produção qualitativa. É em busca dessa qualidade na produção das construções que surgem os próximos artigos, tratando do conforto das edificações. Retomando a questão da sustentabilidade apresentam-se artigos que abordam o descarte das podas urbanas, um problema ignorado por muitos, mas de considerável impacto; e também o bambu como material construtivo dinâmico e ecológico, cada vez mais presente na construção civil. Como produzir arquitetura de qualidade depende de bons profissionais, as discussões seguem para as metodologias de ensino de projeto nas faculdades, e possíveis abordagens para os temas. E finaliza com uma discussão bastante pertinente sobre a área, que é a valorização do profissional da arquitetura. Enfim, espero que todas essas discussões sejam ampliadas e delas surjam novos debates, novas perguntas, e que encontre pessoas dispostas a partir em busca dessas respostas e de novos horizontes para nossa arquitetura. Boa leitura e muitas reflexões!
Tekhne E Logos, 2012
A proposta deste artigo é apresentar, para o processo específico de projeto de edifício de escritórios, algumas informações críticas das diversas disciplinas que devem ser definidas ainda na concepção da arquitetura e a sua correta seqüência de inserção no processo. A clareza quanto aos pontos que devem ser definidos, e quem deve defini-los, ainda nesta fase, é fundamental para que o empreendimento apresente viabilidades técnica, construtiva e de negócio, e a gestão do processo do projeto deve ter domínio total destas questões. Para tal, a metodologia adotada baseia-se no método do estudo de caso, cujo objeto estudado possui condições de contorno ímpares: a incorporadora, contratante de projetos, tem domínio das necessidades mercadológicas do produto, possui corpo técnico com condições de avaliar e escolher soluções técnicas construtivas, e também é empresa de administração predial, resultando em decisões de projeto que focam toda a vida útil do empreendimento. O desenvolvimento de um fluxo de informações de projetos, que indique a necessidade e a etapa de cada informação no processo de projeto, ajuda a esclarecer o correto papel de cada agente no processo e constitui uma ferramenta extremamente útil para a sua gestão. Palavras-chave: Edifício de escritórios, Gestão do projeto, Processo do projeto, Fluxo de informações.
A cópia do material didático utilizado ao longo do curso é de propriedade do(s) autor(es), não podendo a contratante vir a utilizá-la em qualquer época, de forma integral ou parcial. Todos os direitos em relação ao design deste material didático são reservados à Fundação Getulio Vargas. Todo o conteúdo deste material didático é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), que autoriza(m) a citação/divulgação parcial, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
ANAIS DO VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUIDO, 2019
, 12 de março de 2016. Resumo Esta pesquisa refere-se a busca por informações e dados relevantes para os profissionais de arquitetura, design, light design e projetos de interiores. Diante do ambiente profissional encontrado atualmente buscou-se informações e bibliografias que abordassem assuntos sobre gerenciamento, gestão, e administração de projeto e de escritórios de arquitetura, criando uma relação entre os conhecimentos e técnicas de processo de projetos e o comportamento dos profissionais, na cidade de Cascavel – Pr. O mercado de arquitetura e projetos de design mudou muito nos últimos anos. O número de profissionais aumentou significativamente, e o comportamento dos clientes não é mais o mesmo. Diante destas mudanças de mercado o gerenciamento de projeto, que surgiu ainda na década de 50, tem um impacto muito grande nos profissionais de projeto (design). É uma ferramenta que traz resultados positivos em relação à redução de prazos, ao aumento da qualidade dos serviços prestados, ao aumento da lucratividade e organização das etapas de projeto, o que significa um impacto positivo no mercado de trabalho. Além destas condicionantes, surge ainda o despreparo dos profissionais de arquitetura na hora de administrar seus escritórios. Tomando como hipótese que os escritórios atuais, mesmo conhecendo que existe o gerenciamento de projeto ainda não aplicam estes processos em seus escritórios e muitas vezes não estabelecem esta relação administrativa e de empreendedorismo com o mercado de negócios, propõe-se um estudo bibliográfico aprofundado sobre a importância de tais métodos para a qualidade dos trabalhos apresentados. A pesquisa foi feita através de troca de informações com profissionais da área e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que criar um padrão de serviços, aliado a um bom gerenciamento de projeto e dos escritórios é fundamental na consolidação e valorização dos profissionais de Arquitetura, Design de Interiores e Light Design, agregando qualificação e comprometimento nas etapas que envolvem uma obra, seja ela da dimensão que for, levando os profissionais a novos patamares de qualificação e reconhecimento por parte de um mercado muito mais exigente, interativo e rápido. Palavras-chave: Escritórios de Arquitetura. Gerencimento. Projeto. Gestão. Design.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.