Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
6 pages
1 file
O Amplificador Emissor Comum é um dos blocos mais utilizados em projetos de circuitos integrados, apresentando características de ganho de corrente, ganho de tensão, impedância de entrada e impedância de saída bastante flexíveis e úteis. O modelo de pequenos sinais (ac) deste amplificador é apresentado abaixo, onde: gm = IC/VT; rπ = β /gm; ro = VA/IC No modelo de grandes sinais vemos que, para Vi variando de 500mV até cerca de 800mV, o transistor Q1 vai do corte até a saturação.
IFSC, 2014
Os Amplificadores Operacionais são componentes eletrônicos integrados que podem ser configurados em circuitos diversos. De acordo com o arranjo de resistências e impedâncias conectadas aos seus terminais, são passíveis de apresentação de sinais de saída diferentes. Os circuitos de amplificação inversores e não-inversores são um dos exemplos, como já visto em experimento anterior. Os comparadores são circuitos integrados semelhantes aos amplificadores, porém com diferenças operacionais e estruturais. Tais circuitos dividem-se em: comparadores de 1 ou 2 níveis. São aqueles que realizam comparações entre os sinais de tensão aplicados nos terminais + e -, efetuando uma determinada operação para que disponibilize um sinal saturado na saída. Estes comparadores possuem aplicações em termos de realização de funções como ativação ou desativação de outros circuitos quando o sinal de entrada ultrapassa ou está abaixo da tensão de referência.
Resumo-Esta prática trata-se do estudo dos circuitos com amplificadores operacioanais. Estuda-se as consequências de alterações no valores do resistor de realimentação e os efeitos da frequência do sinal de entrada sobre o ganho de tensão do amp-op.
Amplificadores operacionais como Osciladores Em muitas aplicações é necessário gerar um sinal, que pode ter as mais diversas formas, retangular, senoidal, triangular, etc. Entretanto, o único sinal disponível é continuo da própria alimentação, daí há necessidade dos osciladores, estes são de grande importância em sistemas eletrônicos. Os osciladores podem ser classificados como de relaxação, que produzem não lineares e senoidais que produzem sinais lineares. Estes ainda podem ser divididos nas mais diversas formas de circuitos, sendo que algumas serão detalhadas neste capítulo. Multivibrador astável É um gerador de onda retangular, é utilizado para produzir pulsos na saída a partir de um sinal continuo, utilizado na alimentação. Este tipo de circuito é multo comum em circuitos digitais, onde são usados como " clock ". Seu funcionamento é bastante simples, o tempo de comutação é feito através da realimentação negativa, onde o capacitor carrega-se exponencialmente até atingir a referência positiva UTP, neste ponto o capacitor começa a descarregar até atingir a referência negativa LTP. Veja ilustração:
Este artigo apresenta um estudo do conversor Boost para a correção de fator de potência, com o intuito de desenvolver conversores eletrônicos que drenem correntes senoidais da rede CA de alimentação respeitando os limites de distorção harmônica de corrente, impostos por normas internacionais. Neste trabalho, uma análise completa do conversor Boost operando com uma técnica de controle capaz de mitigar o conteúdo harmônico de corrente e proporcionar alto fator de potência é apresentada.
Brazilian Journal of Development, 2020
Abordagem sobre o projeto de amplificadores de biopotenciais Approach on biopotential amps project
IFBA 1. INTRODUÇÃO Os amplificadores operacionais constituem, em geral, uma parcela significativa dos circuitos integrados que formam o arcabouço de sistemas eletrônicos. Quando se deseja obter um sinal de maior amplitude na saída de um circuito e, com forma de onda de igual sentido do sinal de entrada, utiliza-se essa tipologia de circuitos integrados. Apresentam, comumente, facilidade construtiva e boa controlabilidade e qualidade para o sinal de saída. Os amplificadores operacionais possuem uma vasta aplicação na área de eletroeletrônica, utilizado em circuitos de controle por garantir redução de ruídos. No desenvolvimento deste experimento, nos atentamos ao estudo do amplificador operacional 741, onde observou-se os efeitos da realimentação positiva, por meio da análise de sua curva de histerese. Por sua vez, está analise foi realizada, através de simulação no software Multisim, para os circuitos comparador regenerativo e para o oscilador de relaxação. 2. REFERENCIAL TEÓRICO O amplificador operacional com realimentação positiva é caracterizado por conduzir o circuito à saturação mais rápido do que normalmente iria, ou seja, buscando a região de instabilidade. Por isso sua principal aplicação está associada aos circuitos oscilados. A Figura 1, representa um amplificador com realimentação positiva, que também opera em malha fechada.
lucas, 2019
o seguinte relatório discorrer sobre o funcionamento e experiências envolvendo um amplificador operacional Amp op ideal, reconhecendo e familiarizando o conceito de porta inversora e não inversora e a sua respectiva saída, e assim fixando a ideia de que um Amp op pode amplificar sinais infinitamente pequeno. Também será introduzida o conceito de ganho de malha fechada, entendendo-se o que significa um curto-circuito virtual, e assim mostrar resultados concretos experimentais executados no laboratório sendo antes o circuito simulado em um software livre. Palavras-chave: Amplificador, Ganho, Software. 1. INTRODUÇÃO Um amplificador operacional, fig.01, ou amp-op, é um amplificador diferencial de ganho muito alto com impedância de entrada muito alta e impedância de saída baixa. É comum o amplificador operacional ser utilizado para obtenção de variação na tensão. Um amp-op contém alguns estágios amplificadores diferenciais para atingir um ganho de tensão muito alto. Figura 01. Amplificador operacional. Um amplificador operacional nada mais é que um circuito integrado amplificador, com ganho elevado, seu diferencial é que ele tem duas entradas, uma inversora negativa e outra não inversora positiva, a tensão de sua única saída é o resultado da diferença entre as entradas inversora e não inversora multiplicado pelo ganho. Os amplificadores operacionais tiveram suas origens em computadores analógicos, este circuito integrado amplificador recebeu o nome de operacional, por que foi profetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de quantidade. Um dos primeiros amplificadores pode ser visto na fig.02 abaixo. Figura 02. Antigo amplificador operacional.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Ensino de Física, 2013
Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica