Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Resumo Esta comunicação adentra ao palco do melodrama francês para vislumbrar as pro-priedades remanescentes desse gênero dramático na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012). No quadro teórico de referência são apresentados: a constitui-ção da matriz por Oroz (1992), as correntes clássica, romântica e diversificada em Thomasseau (2005), a expansão do gênero como estética em Brooks (2005), a nature-za das personagens e expedientes que integram o caudaloso substrato dessa repre-sentação artística: à parte, monólogo, diálogo, confidência, quadro vivo, balé, canção, peripécia, reconhecimento, catástrofe e golpe de teatro. O protocolo metodológico foi estabelecido na análise comparativa dos sete primeiros capítulos da telenovela com o melodrama clássico Coelina ou a Filha do Mistério (1800). Abstract The article presents the remaining caracterics of the french melodrama in the first phase of the soap opera Avenida Brasil (2012). It's contains: the constitution by Oroz (1992), the classical, romantic and diverse currents by Thomasseau (2005), the expansion of gender as aesthetic in Brooks (2005), characters and the elements of the voluminous substrate of this artistic representation: apart, monologue, dialogue, confidential information, tableau, ballet, song, mishap, recognition, catastrophe and theatrical coup. The methodological protocol was established in the comparative analysis of the first seven chapters of the soap opera with the classic melodrama Co-elina or the Mystery Daughter (1800).
Resumo Esta comunicação adentra ao palco do melodrama francês para vislumbrar as pro-priedades remanescentes desse gênero dramático na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012). No quadro teórico de referência são apresentados: a constitui-ção da matriz por Oroz (1992), as correntes clássica, romântica e diversificada em Thomasseau (2005), a expansão do gênero como estética em Brooks (2005), a nature-za das personagens e expedientes que integram o caudaloso substrato dessa repre-sentação artística: à parte, monólogo, diálogo, confidência, quadro vivo, balé, canção, peripécia, reconhecimento, catástrofe e golpe de teatro. O protocolo metodológico foi estabelecido na análise comparativa dos sete primeiros capítulos da telenovela com o melodrama clássico Coelina ou a Filha do Mistério (1800). Palavras-chave: audiovisual; telenovela; melodrama. Abstract The article presents the remaining caracterics of the french melodrama in the first phase of the soap opera Avenida Brasil (201...
Revista Contemporânea, 2021
Com o melodrama como uma de suas principais bases de construção, a telenovela atua como espaço privilegiado de problematizações sociais do país, com frequente exploração de sujeitos em sofrimento a partir de valores morais, do apelo realista e das possibilidades da linguagem televisiva. Nesse contexto, a drogadição, com suas consequências internas e externas aos adictos, tem sido tema frequente dessas tramas desde a década de 1980. Partindo desse contexto, propomos uma reflexão sobre a relação intrínseca que há entre telenovela, melodrama e sofrimento associado às experiências de drogadição. Acreditamos que essa tríade apresenta peculiaridades que permitem uma compreensão mais nuançada dessas narrativas e do sofrimento que comunicam e produzem sentidos, mostrando-se mais elaboradas, complexas e em sintonia com mudanças e/ou permanências sensíveis, sociais e morais ocorridas ao longo da história da teledramaturgia.
Sentar-se diante da televisão para assistir a sua telenovela favorita deixou de ser o único modo possível de fruição desse gênero audiovisual. Regido pela grade horária de programação, o ritual coletivo e diário que se faz presente no nosso cotidiano a décadas vem se modificando e se diversificando. Das telas da tevê o seu acesso migrou para os dispositivos móveis e para os computadores pessoais. Por estes aparatos pode-se acompanhar em tempo real a sua transmissão ou navegar pelo arquivo sob demanda liberado em um curto espaço de tempo após a exibição, superando a comercialização tardia e seletiva das histórias em DVDs. Na era sob demanda, a Rede Globo de Televisão, uma das maiores produtoras de telenovela do mundo, acompanha a tendência da disponibilização, possibilitando que o espectador desfrute seus produtos ao bel prazer no além do preestabelecido pela agenda da emissora. Partindo desse pressuposto, este trabalho analisa a oferta sob demanda do primeiro capítulo de Avenida Brasil (2012), realizada de forma gratuita e fracionada para não assinantes do portal Gshow e do aplicativo Globo Play. Cabe explicar que a fragmentação provém de operações efetuadas no capítulo, desmembrando-o em inúmeros vídeos, utilizando os núcleos e eventos como métrica. O processo que vem ocorrendo há, pelo menos, quatro anos na plataforma oficial de acesso online GShow tem se estendido às novas propostas da emissora, como o recém-lançando aplicativo Globo Play de 2015, indo além da serialidade. O exame do córpus segue a análise de cena de Mckee (2006) e os conceitos de dialogismo e de gênero do discurso cunhados por Bakhtin (1992).
2015
E inegavel que a ficcao seriada ocupa uma papel de destaque na contemporaneidade. A telenovela, que sempre esteve presente na televisao brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado tanto na programacao televisiva quanto nos estudos academicos pelo fato de servirem como meio de entretenimento, mas tambem por responderem por um processo de interacao e de representacao diante do cotidiano constitui-se como um produto fertil para se tecer consideracoes acerca de interpretacoes sobre o Brasil. Por se tratar de um genero hibrido, o qual tem na genero folhetim sua genese, a telenovela comporta as mais diversas analises. Dessa forma, o presente artigo pretende tecer consideracoes acerca da constituicao desse genero televisivo de maior sucesso no pais. Para tanto, utilizara postulacoes de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Tavola e outros teoricos que se preocupam em tratar acerca desse genero tao significativo para o pais. Palavras-chave: Telenovela. Ficcao. Representacao. Folhetim.
Contracampo, 2022
A função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base nos estudos de telepoética, como o abandono de incapaz é tratado em Chiquititas (SBT), explorando as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem que, se tratando do contexto de produção, houve um movimento da mídia em contextualizar condicionamentos socioculturais que, a partir da leitura crítica dos fenômenos, pode constituir um processo educativo-libertador.
Revista FAMECOS, 2014
Exame da telenovela Avenida Brasil (Globo, 2012), por meio da metodologia da análise audiovisual, com o objetivo de detectar inovações estilísticas. Com base no conceito de schemata, utilizado por pesquisadores de linha cognitivista, como Patrick C. Hogan e David Bordwell, procura-se indicar que um processo de revisão de paradigma ocorre na ficção televisiva brasileira, no sentido da renovação de características estilísticas consagradas pelo sucesso de décadas de produção. A análise parte da ideia, sustentada por Edgar Morin, de que a cultura de massa se caracteriza também por uma dinâmica de conservação e inovação. No período atual, algumas telenovelas brasileiras, de que Avenida Brasil é provavelmente o melhor exemplo, absorvem schemata audiovisuais testados no cinema e em outras mídias, reconfigurando-os segundo suas próprias necessidades narrativas e comunicacionais.
The theme of this study is to research the sociology of fashion from Avenue Brazil Brazilian soap opera, which can be considered a case study which demonstrates how to use the peripheral layers of society. The fashion has been the subject of studies and reflections of some philosophers, economists, sociologists and psychologists over the last three centuries. The contributions of sociology to the study of fashion can be divided into two periods: the first from the late nineteenth century to the first half of the twentieth century, where authors like Spencer, Simmel, Tarde and Veblen, published books and essays containing enlightening hypotheses of this complex social phenomenon. The second period extends from the fifties of the last century to the present day and present works of scholars who with intuitive observations to also contain research on the phenomenon of fashion. This research aims to outline arguments about the phenomenon of fashion from some well-known philosophers (Kant to Rousseau, Nietzsche Benjamin) and in sociology also considered (Afternoon to Blumer, Baudrillard Spencer, Simmel and Crane). An anthology that also part of some translated for the first time the Italian texts, offering a vision of sociological theories on the diffusion of fashion and its key features.
2016
De que maneira podemos entender as telenovelas como dispositivos capazes de realçar e projetar novos enquadramentos da classe C em situações cotidianas, de forma a transformar a imagem simbólica dos personagens representantes dessa classe em sujeitos empoderados socialmente? Esta é a pergunta central desta pesquisa. Em busca de sua resposta, nosso objetivo geral foi promover um resgate histórico, identificando a televisão e seu principal produto, a telenovela, como um dispositivo capaz de enquadrar e representar as distinções sociais, buscando entender essa questão através do nosso objeto empírico, a telenovela "Avenida Brasil". Produzida originalmente e exibida no Brasil pela Rede Globo de Televisão, em 2012, buscamos entender se essa novela foi capaz de promover o empoderamento da classe C, ou seja, se motivou essa classe para uma articulação de interesses, no sentido de conquistar plenamente direitos de cidadania e influenciar as ações do Estado em prol de suas reivindicações. A metodologia adotada na investigação desse objeto empírico, baseada em um estudo de caso, foi construída a partir de três conceitos operadores: enquadramento, representação e empoderamento. Nosso corpus foi constituído por 31 capítulos da novela, que foram analisados através de seis enquadramentos elencados para a discussão das distinções sociais dentro da trama televisiva, a saber: moradia, refeições, trabalho, dinheiro, intimidades e família. Em cada um desses enquadramentos, mostramos ângulos das distinções de classe, destacando, qualitativamente, os diferentes comportamentos e o perfil dos personagens em diferentes núcleos da novela, buscando entender se "Avenida Brasil" foi mesmo um dispositivo capaz de representar os novos olhares do cotidiano da classe C. Nossa conclusão aponta para o sucesso da novela na promoção de diversos enquadramentos de classe e formas de representação, mas também comprova a ineficiência no empoderamento da classe C através do objeto pesquisado.
Mediação, 2014
Neste artigo são analisadas as influências do cinema em cenas do último capítulo da telenovela Avenida Brasil, exibida pela Rede Globo de Televisão. Esse produto midiático ficou conhecido por suas inovações na forma de produção de telenovelas no país. Para contextualizar a questão de interfaces da comunicação, foram utilizados os autores: Maria Immacolata Lopes, José Luiz Braga e Muniz Sodré. A análise baseou-se em José Roberto Sadek e Renato Pucci Júnior. Os resultados alcançados apontam contribuições das interfaces comunicacionais no fortalecimento da produção de telenovelas brasileiras e o alcance de novo público pertencente à era das convergências midiáticas.
Revista Geminis, 2017
Qual é a semelhança entre a disponibilização fracionada da telenovela Avenida Brasil (2012) no Globo Play e a transmissão televisiva da minissérie Justiça (2016)? A oportunidade de escolher apenas algumas de suas histórias para fruir. O trabalho revela quais tramas obtiveram maior número de acessos sob demanda com base na análise de visualizações de suas páginas. O núcleo de Carminha superou os demais na telenovela. Justiça (2016) obteve média diária de 26 pontos na tevê. Disponibilizadas, suas histórias de segunda-feira e de terça-feira obtiveram acesso superior. Embora a exibição no fluxo contínuo já possibilitasse realizar escolhas, ela concretizou-se apenas online.
2021
O presente artigo tece considerações acerca da constituição da telenovela no Brasil. Interessa-nos percorrer, de modo não exaustivo, a história desse gênero e apontar como essa narrativa televisiva alterou sua configuração desde a sua implantação no país para se constituir em uma narrativa de grande valor sociocultural, sobretudo por se efetivar como um enunciado, que dialoga intensamente com cotidiano vivido. Para tanto, a cronologia proposta por Maria Immacolata Vassallo de Lopes (2009; 2014) serviu como modelo, sobretudo por se estruturar pela orientação diacrônica, que permite observarmos a historicidade do gênero
Rumores, 2020
Comunicação & Educação, 2009
Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 2021
Este artigo apresenta um debate sobre os entrecruzamentos do imaginário melodramático e do imaginário religioso para a construção das chamadas telenovelas espíritas. Partindo da experiência de modernidade latina, com suas próprias nuances secularizantes, o texto se sustenta metodologicamente na televisualidade e na aplicação do estilo televisivo como parâmetro procedimental. Com base nas telenovelas A Viagem, Alma Gêmea e Além do Tempo, o artigo identifica que as marcas estilísticas empregadas nas tramas ressignificam os sentidos da morte para atender a estas duas grandiosas matrizes que formatam a cosmovisão latina: melodrama e religião.
Televisão e Realidade (Gomes, I. org.) Edufba, 2009
AUTORES | 293 9 APRESENTAÇÃO A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais frequente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considere seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. Tais estudos têm o mérito de reconhecer a televisão como objeto de interesse científico e de produzir conhecimento relevante sobre a televisão no Brasil, em especial quanto ao seu caráter histórico, social e econômico, mas a pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo. e ele conclui:
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, 2015
Culturas Midiáticas, 2021
A telenovela é um produto cultural que há sete décadas está presente no cotidiano dos brasileiros, inclusive no segmento infantojuvenil. Este artigo, portanto, objetiva compreender a telenovela infantojuvenil brasileira contemporânea em termos de narrativa e estilo, tendo como objeto de estudo As Aventuras de Poliana (SBT, 2018-2020). Para isso, faz-se um levantamento bibliográfico, em diálogo com os registros de Coelho (2000) sobre as narrativas para esse público, além de se propor uma retomada dos conceitos de Bordwell (2008) e de Butler (2010) sobre narrativa e estilo audiovisuais. Por fim, realiza-se uma análise em dois trechos considerados pertinentes para o enredo da obra.
A partir dos estudos sobre a convergência tecnológica (JENKINS, 2009), este artigo traça um panorama acerca das características contemporâneas do gênero telenovela (SOUSA, 2004). Parte-se da ideia de que as novelas têm apresentado transformações nos últimos quatro anos, no Brasil, embora ainda preservem os seus elementos básicos essenciais (HAMBURGER, 2005). Nesse sentido, busca-se inserir a narrativa teledramatúrgica diária nos fenômenos modernos de consumo de conteúdos televisivos, tais como o second screen, o social TV (PROUX; SHEPATIN, 2012) e a hipertelevisão (SCOLARI, 2008). A partir de uma análise geral dos folhetins eletrônicos exibidos entre 2012 e 2016, nos horários das 19h e das 21h, na Rede Globo, pretende-se expor um painel descritivo acerca do conteúdo audiovisual de maior penetração no Brasil.
Revista de Estudos da Comunicação
Considerada como um dos principais produtos da TV brasileira, a telenovela, mesmo diante das novas configurações culturais e midiáticas, continua a evidenciar o seu potencial mobilizador na produção de sentidos e agendamento de temas. Neste artigo, nos propomos a analisar a repercussão da audiência da telenovela Império (2014-2015) durante suas duas últimas semanas de exibição, quando foram propagadas em sites de notícias e de entretenimento informações sobre a possível morte do protagonista, José Alfredo, o Comendador. Por intermédio da utilização da Análise do Discurso de orientação francesa como método, as nossas reflexões centram-se na análise dos discursos produzidos a partir dos comentários destas notícias emitidas nas duas últimas semanas da telenovela, bem como tweets postados durante a exibição do último capítulo. Em suma, esses comentários e tweets discursivisaram, em sua maioria, uma expressão de recusa e frustração dos telespectadores em aceitar a morte e o consequente f...
2009
A telenovela é uma das principais narrativas audiovisuais no cenário midiático nacional. A Rede Globo, líder no setor, firma como grande característica de suas tramas a presença de temáticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temática da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teórico a esse estudo. Como recorte empírico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteúdos abordados e as características desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identificação do momento vivido com a trama elaborada para o espetáculo. Palavras-chave: Comunicação. Telenovela. Merchandising social. Sustentabilidade ambiental.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.