Academia.eduAcademia.edu

A Política da Álgebra – A Presença da Computação na Escola, Afinal

Abstract

O filme se chama Ser e Ter (Être et Avoir, de Nicolas Philibert) e foi lançado na França, em 2002. Trata-se de um documentário que retrata o cotidiano de uma pequena escola no interior daquele país. Nas palavras do diretor: "Existem ainda, espalhadas pela França, o que se chama de 'classes únicas': classes em que se agrupam, em torno do mesmo professor ou professora todas as crianças de uma mesma localidade, do maternal ao CM2. A vida de todos os dias, para o melhor e para o pior. É em uma delas, em um lugar no coração [da região] de Auvergne, que foi rodado esse filme". Na escola, que é exatamente uma casa, vive um experiente professor, de 55 anos, em vias de se aposentar. Vive e trabalha com seus alunos, crianças de diversas idades. Sua presença é fortemente paternal: é rigoroso, sóbrio em sua delicadeza, protetor. Essa pequena escola de uma região agrícola, é para as crianças um pequeno mundo, mas é também uma espécie de casa de passagem para um outro mundo: seu destino é a cidade, onde necessariamente completarão sua formação escolar básica, para voltarem depois (ou não) para a casa da família. Esse é um dado importante, ainda que apenas suposto, sussurrado: todas as crianças irão à cidade.

Key takeaways

  • Não saber É essencial ao pensador da Matemática não sabê-la.
  • A tecnologia da informação é o nome que damos a esse jogo infinito que é a Matemática real, a que chamamos também de Computação enquanto não estamos preparados para o desafio que ela nos propõe.
  • Se a Matemática sintética é um espectro, não quer dizer que estejamos a ensaiar um banimento das sínteses, do saber.
  • Mas não é a capacidade de utilizar esse tipo de achado que faz de alguém um bom jogador: eles são raros, e, quando se apresentam, em geral já é tarde demais.
  • Mas a verdade na Matemática contemporânea não é mesmo uma questão de essências.