Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O filme se chama Ser e Ter (Être et Avoir, de Nicolas Philibert) e foi lançado na França, em 2002. Trata-se de um documentário que retrata o cotidiano de uma pequena escola no interior daquele país. Nas palavras do diretor: "Existem ainda, espalhadas pela França, o que se chama de 'classes únicas': classes em que se agrupam, em torno do mesmo professor ou professora todas as crianças de uma mesma localidade, do maternal ao CM2. A vida de todos os dias, para o melhor e para o pior. É em uma delas, em um lugar no coração [da região] de Auvergne, que foi rodado esse filme". Na escola, que é exatamente uma casa, vive um experiente professor, de 55 anos, em vias de se aposentar. Vive e trabalha com seus alunos, crianças de diversas idades. Sua presença é fortemente paternal: é rigoroso, sóbrio em sua delicadeza, protetor. Essa pequena escola de uma região agrícola, é para as crianças um pequeno mundo, mas é também uma espécie de casa de passagem para um outro mundo: seu destino é a cidade, onde necessariamente completarão sua formação escolar básica, para voltarem depois (ou não) para a casa da família. Esse é um dado importante, ainda que apenas suposto, sussurrado: todas as crianças irão à cidade.
Linguagens, Educação e Sociedade
Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar possibilidades de integração do laptop educacional às práticas pedagógicas de professores de matemática no ensino da álgebra do 8°ano. A pesquisa foi baseada nos estudos das abordagens do uso de computadores na educação e integração de tecnologias ao currículo escolar. A metodologia adotada foi da observação participante, sendo a observação realizada em uma escola pública, de dois professores, durante planejamentos de aulas realizados em parceria com a pesquisadora, e desenvolvimento de aulas com o uso do laptop educacional. Observou-se que os professores apresentaram dificuldades no processo de integração do laptop em suas práticas pedagógicas, mas há possibilidades desta tecnologia ser integrada ao ensino de álgebra do 8º ano em aulas de matemática, em especial com o uso de applets.Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Abordagens com uso de computadores. Projeto UCA. Álgebra.
Matemática e ensino: propostas para professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais, 2021
Climate studies have gained relevance due to the increase in climatic events with severe impacts observed in the last decade, especially in urban areas. For example, large volumes of precipitation can cause floods and landslides, impacting city traffic and even costing citizens' lives. In order to make it possible to monitor rainfall volumes, pluviometers are installed throughout the country. However, such stations are controlled by multiple organizations and produce data in different space/time resolutions and formats. This paper proposes TEMPO, a system that uses OLAP (Online Analytical Processing) techniques to propose efficient storage, query, and analysis mechanisms to handle pluviometers data. To evaluate the tool, we present a case study showing the integration and analysis of data from CEMADEN and Alerta Rio. Resumo. Estudos sobre o clima têm ganhado relevância devido ao aumento do número de eventos climáticos com impactos severos observados na última década, em especial em áreas urbanas. Por exemplo, ocorrências de grandes valores acumulados de chuva podem causar inundac ¸ões e deslizamentos de terra, impactando o trânsito da cidade e até mesmo custando a vida de cidadãos. Para possibilitar o monitoramento de volumes de chuva, estac ¸ões pluviométricas se encontram instaladas pelo país. Entretanto, tais estac ¸ões são controladas por múltiplas organizac ¸ões e oferecem dados em formatos distintos. Neste artigo propomos a ferramenta TEMPO (sisTema dE Monitoramento PluviométricO) que utiliza técnicas OLAP (Online Analytical Processing) para propor mecanismos de armazenamento, consulta e análise eficientes de dados pluviométricos. Para avaliar a ferramenta, apresentamos um estudo de caso de integrac ¸ão e análise dos dados do CEMADEN e do Alerta Rio. * Os autores gostariam de agradecer a FAPERJ, CAPES e CNPq por financiarem o artigo.
Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
O estudo da Álgebra constitui um espaço bastante significativo no currículo escolar brasileiro e tem por objetivo possibilitar que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização. A pesquisa apresentada neste texto tem o objetivo de estudar como a Álgebra é compreendida por professores de Matemática do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, desenvolvida junto a um grupo de professores da rede particular de ensino de São José dos Campos, no estado de São Paulo. A análise dos dados revelou três modos pelos quais estes professores compreendem a Álgebra: sua importância no contexto escolar, as dificuldades dos estudantes que se revelam nas aulas de Álgebra e o pensamento algébrico.
Resumo. As discussões matemáticas contribuem fortemente para a aprendizagem dos alunos Abstract. Mathematical discussions contribute strongly to pupils' learning, as they put into play a set of social interactions and processes of negotiation of mathematical meanings. This communication analyzes the discussion practices of a mathematics teacher of the 3 rd cycle of basic education, in the context of collaborative work. The study is interpretive, qualitative and draws on interviews and participant observation of collaborative work sessions and of the teacher's lessons, supported in field notes. The results show that the teacher focuses on supporting and extending actions in collective discussions.
Anais do Simpósio …, 2006
This work tries to subsidize the process of passage from arithmetical reasoning to algebraic reasoning, in children aged 7-8 years, so that it occurs as naturally as possible. A study on the use of new computer technologies, which can allow cognitive gains in teaching-learning processes on elementary algebra, is presented. Among these new technologies, we included the use of educational computer games, and we carried out a survey with students from this age group. Data analysis and perspectives of significant yields are presented as well.
2012
The main object of this study is the analysis of some speeches from a group of future Mathematics teachers from São Carlos, São Paulo State, in relation to algebraic language teaching in Basics Education. The question which led to the development of this research was to investigate what future Mathematics teachers say about the algebraic language in Basics Education based on their past and actual perception of their under graduation course. This qualitative research has foundation in an analytical-descriptive nature. The data collection was carry out by students’ group participation of Mathematics Degree from São Carlos, São Paulo State, whom had already taken part of an internship program in Basics Education. The data analysis was accomplished through future teachers’ written statements on a questionnaire disposed into categories. The mixed questionnaire was compounded by three distinct moments: the first involved some aspects concerning Algebra, Algebraic Thought and Algebraic Tea...
Educação Matemática Debate
Este artigo buscou investigar, na forma de um estudo bibliográfico, distanciamentos e aproximações entre a Álgebra Acadêmica e a Álgebra Escolar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Matemática Licenciatura nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul. As análises contemplam cursos de formação de professores de Matemática de seis universidades. Do total de 34 disciplinas obrigatórias identificadas que possuem relação com a Álgebra Acadêmica, há indícios de que, em 31 delas, o foco está no estudo e domínio de conceitos específicos vinculados à Matemática Acadêmica. Já nas outras três, há evidências de relações entre os conceitos estudados e o ensino da Educação Básica. De forma geral, percebe-se uma maior discussão de aspectos associados à Álgebra Escolar nas disciplinas de Álgebra Acadêmica presentes nos cursos de Matemática Licenciatura. Ainda que não seja um movimento em todos os cursos, são mudanças importantes no tratamento da Álgebra para a formação de professores.
A Abrangência da Ciência da Computação na Atualidade, 2019
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Conselho Editorial Ciências Humanas e Sociais Aplicadas APRESENTAÇÃO A área da Ciência da Computação apresenta atualmente uma constante ascensão, seus profissionais estão sendo cada vez mais valorizados e requisitados pelas empresas, tornando-a mais importante, prestigiada e reconhecida. As empresas de todos os portes e setores necessitam de profissionais qualificados desta área, que apresentem potencial para promover inovação, desenvolvimento e eficiência. A Ciência da Computação é uma área com amplas possibilidades de atuação, como por exemplo: a elaboração de programas e softwares, o gerenciamento de informações, a atuação acadêmica, a programação de aplicativos mobile ou ainda de forma autônoma. A abrangência da Ciência da Computação exige de seus profissionais conhecimentos diversos, tais como: novos idiomas, pensamento criativo, capacidade de comunicação e de negociação, além da necessidade de uma constante atualização de seus conhecimentos. Dentro deste contexto, este livro aborda diversos assuntos importantes para os profissionais e estudantes desta área, tais como: API de localização da google, identificação de etiquetas RFID, ferramentas para recuperação de dados, ensino de computação, realidade virtual, interação humano computador, gestão do conhecimento, computação vestível, gerência de projetos, big data, mineração de dados, Internet das coisas, monitoramento do consumo de dados na Internet, pensamento computacional, análise de sentimentos, filtros ópticos, rede óptica elástica translúcida, algoritmo de roteamento, algoritmo de atribuição espectral, algoritmo de utilização de regeneradores e algoritmo genético. Assim, certamente que os trabalhos apresentados nesta obra exemplificam um pouco a abrangência da área de Ciência da Computação na atualidade, permitindo aos leitores analisar e discutir os relevantes assuntos abordados. A cada autor, nossos agradecimentos por contribuir com esta obra, e aos leitores, desejo uma excelente leitura, repleta de boas reflexões.
No ano lectivo 2002/2003 vai ser introduzida, no ensino secundário, uma nova disciplina designada Matemática Aplicada às Ciências Sociais, que se destinada ao Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas e ao Curso Tecnológico do Ordenamento de Território. O objectivo desta disciplina é desenvolver capacidades de formulação e resolução matemática de problemas aplicáveis a situações reais, mostrando mais a vertente prática do que a teórica da matemática nas futuras áreas de especialização dos alunos. Esta ...
Nesse estudo analisamos o histórico das políticas públicas federais focadas na promoção da informática na educação no Brasil. Conduzimos uma revisão bibliográfica crítica que aponta a construção da política, iniciada na década de 1970, como parte de uma visão estratégica de soberania e de autonomia tecnológica. Essa se transforma, com inúmeros contratempos, em uma política que visa ser de amplitude nacional. Apontamos os diversos programas e atores envolvidos nesse histórico, destacando as descontinuidades nos projetos. Apesar dos inúmeros entraves identificamos elementos que perduram ao longo do tempo, como a busca pela capilaridade e descentralização a noção de um pacto cooperativo entre diferentes entes (municípios, estados e governo federal). Em contraste, destacamos a hierarquização dos projetos através do modelo controlador do governo federal e da importância das universidades públicas e centros de pesquisas do país como propagadores de conhecimento nessa área.
Números e álgebra na aprendizagem da matemática e …, 2006
Resumo. Esta conferência tem por objectivo discutir os problemas que se colocam actualmente aos Números e Álgebra, dois temas que considero fundamentais no currículo da Matemática escolar, mas que pouca atenção têm tido na Educação Matemática em Portugal. Em primeiro lugar, analiso diversos aspectos que têm de ser tidos em conta na abordagem curricular dos conceitos numéricos e algébricos, incluindo os modelos intuitivos essenciais, as formas de representação fundamentais, o uso que se dá às tecnologias e a natureza das actividades a realizar pelos alunos. Analiso igualmente algumas das principais dificuldades dos alunos na Aritmética e na passagem da Aritmética para a Álgebra, ou seja, aos problemas associados ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Argumento, então, que no campo dos Números os principais problemas do currículo actual português prendem-se por um lado com a aprendizagem dos racionais, dada a insuficiente articulação entre as representações decimal e fraccionária e a reduzida atenção aos modelos intuitivos importantes para o desenvolvimento do conceito de número racional; prendem-se, por outro lado, com a visão redutora que prevalece quanto à actividade de aprendizagem do aluno, demasiado centrada no exercício e pouco atenta às potencialidades dos problemas e das explorações e investigações. Argumento, igualmente, que no campo da Álgebra, o principal problema do currículo português tem a ver com o seu quase desaparecimento como área bem definida, empobrecendo seriamente as experiências de aprendizagem de iniciação ao pensamento algébrico; daqui decorre uma variedade de problemas respeitantes aos contextos, representações, uso da tecnologia e actividades de aprendizagem. Argumento, finalmente, que pelos seus problemas específicos e pela evolução da sociedade, da educação e da tecnologia, estas questões devem merecer atenção central da educação matemática portuguesa.
… : Ministério da Educação, DGIDC.(disponível online), 2009
Álgebra com computador m muitas áreas da actividade humana, fazemos uso de números. Frequentemente, este uso é intenso e, porisso mesmo, o homem vem procurando desenvolver métodos artificiais para auxiliá-lo. Provavelmente, após o uso dos dedos, o primeiro dispositivo artificial de cálculo foi o ábaco. Sucedendo ao ábaco, Charles Babbage criou, no fim do século 19, a Máquina Analítica, que apresentava muito mais recursos. Depois, teve-se a régua de cálculo e hoje estamos acostumados a conviver com computadores gigantescos e calculadoras de pulso.
2018
A inclusao de pessoa cega em disciplinas de infraestrutura tecnologica, no ensino tecnico profissionalizante, envolve o agenciamento de uma variedade de recursos utilizados tambem no mercado de trabalho. O processo de ensino/aprendizagem neste contexto estara, em parte, limitado por quanto acessiveis forem estes recursos. Para que a referida inclusao efetive-se, mesmo na ausencia de tecnologia acessivel, pode ser necessaria a utilizacao de estrategias pedagogicas, e descreve-las e o objetivo desse trabalho, assim como propostas para producao de tecnologia mais acessivel. A existencia de atividades que envolvam algum tipo de risco tambem deve ser considerada, assim como adaptacoes curriculares e definicao de atividades individuais ou em grupo, em contexto de sala de aula e laboratorio. Como metodologia e utilizada uma reflexao teorica sobre pratica docente realizada atraves de estudo de caso descritivo. Como conclusao tem-se uma serie de consideracoes para o aperfeicoamento dos recur...
Neste escrito trazemos uma breve discussão do Teorema Fundamental da Álgebra – TFA, tópico de estudo compulsório na disciplina Análise Complexa - AC e na disciplina de História da Matemática – HM no Estado do Ceará. Neste sentido, aliamos o uso da tecnologia com o intuito de evidenciar um entendimento gráfico-geométrico relativo ao resultado previsto pelo teorema. A descrição gráfico-geométrica extraída de ambos os softwares extrapola o significado condicionado pelas formulações lógicas descritas nos compêndios especializados que se enquadram na área de HM e de AC. Assim, para um teorema importante com o TFA, pretendemos descrever um cenário que conduza o aprendiz em adquirir um entendimento do mesmo, bem como a compreensão do comportamento de funções do tipo ()fz. Nosso approach enfatiza profícuas implicações quando aliamos a História da Matemática com a Tecnologia, tendo em vista o ensino de tópicos específicos.
Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Neste artigo apresenta-se o resultado de um estudo que buscou investigar conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Álgebra e seu ensino. A Álgebra é uma das cinco unidades temáticas da Matemática para os anos iniciais, proposta na Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo intuito é desenvolver o pensamento algébrico dos alunos. Como base de dados, utilizaram-se questionários respondidos por 98 professores e aprofundaram-se os dados através de entrevistas. A metodologia utilizada para análise de dados é a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados obtidos apontam a ausência de formação específica para o ensino da unidade temática Álgebra, relatada por 74,5% dos professores, condição que os leva a não se sentirem preparados em seus conhecimentos para desenvolver atividades algébricas. Após diagnóstico inicial, passou-se às entrevistas reflexivas/formativas, realizadas com três duplas de professores, nas quais se enfatizaram dimens...
Resumo Numa sociedade em constante mutação e evolução tecnológica é fundamental que o ensino caminhe a par destas exigências e prepare os alunos para um mercado de trabalho com requisitos a vários níveis. O ensino da Matemática, até há poucos anos, estava desfasado desta realidade em vários aspetos. Por exemplo, o ensino da Álgebra, estava reduzido a procedimentos rotineiros, desprovido de qualquer contextualização e sentido e sem grande utilidade para o futuro dos alunos. Atualmente, a maioria destes procedimentos são facilmente realizados através da utilização das tecnologias, seja de um computador ou de uma calculadora. Em 2007 foi homologado um programa de Matemática para o ensino básico com diretrizes inovadoras, em particular para o ensino/aprendizagem da Álgebra. Este tema passou a desenvolver-se ao longo dos três ciclos de ensino, de uma forma articulada, fazendo apelo a uma variedade de tipologia de tarefas e ao uso da tecnologia em sala de aula. O seu principal objetivo é ...
Números e Álgebra na …, 2006
Tomemos como ponto inicial de reflexão a afirmação de Fuson (2003) de que, tanto nos Estados Unidos como no Canadá, o que muitas pessoas esperam do currículo de
Cadernos CEDES, 2021
RESUMO Em 1905, um estudo sobre a reestruturação do ensino elementar estadunidense é publicado na revista Educational Review, apontando a necessidade de uma álgebra neste nível escolar. Um estado do conhecimento histórico acerca desse tema na revista foi realizado, com base na perspectiva das humanidades digitais, utilizando o software IRaMuTeQ. A álgebra foi o foco na busca por publicações, a partir da seleção e da análise dos textos com o software. Observou-se um movimento a favor de um ensino centrado em equações e sistemas lineares, aplicados a problemas complexos de aritmética.
Bolema: Boletim de Educação Matemática
Resumo Principalmente em consequência do esforço despendido por cientistas durante os séculos XVII a XIX visando construir um sistema de cálculo intrínseco aos elementos geométricos que viabilizasse a aplicação do método analítico à solução de problemas da Geometria, a Álgebra Linear pôde consolidar-se no início do século XX como um novo ramo da Matemática. Partindo dessa premissa, evidenciamos neste artigo o modo como se deu sua introdução como conteúdo de ensino e, posteriormente, como disciplina acadêmica universitária na graduação em Matemática e nos cursos de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Destacamos a influência exercida nesse processo por matemáticos franceses, especialmente alguns daqueles que constituíam o grupo Bourbaki e que estiveram presentes na USP, de 1945 a 1966. No curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, desde o início da década de 1950 até 1964, a Álgebra Linear esteve presente como conteúdo de ensino em Complementos...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.