Academia.eduAcademia.edu

Federalismo, descentralização e democracia

2007

Abstract

A análise do poder local hoje, em especial dos municípios do interior do país, passa pela discussão dos temas do federalismo, descentralização e democracia, como processos fundamentais para o entendimento da reforma do Estado no Brasil, que teve e tem na descentralização seu locus fundamental. O país tem hoje 5.527 municípios, dos quais 1.327 foram criados a partir de 1989, sendo que a metade deles tem menos de 5 mil habitantes.

Key takeaways

  • Como o Brasil se constitui numa república federativa, a inclusão dessa dimensão na reforma do Estado implica não apenas entender a singularidade da caracterização dos municípios como entes federados, mas também entender a diversidade de trajetórias da descentralização no Brasil.
  • Para o processo de descentralização no Brasil, vale ressaltar que ele não decorre simplesmente da Constituição de 1988 e nem apenas da descentralização fiscal.
  • Não vamos entrar aqui na discussão sobre descentralização fiscal, que aponta a transferência de recursos antes do fortalecimento da capacidade fiscal local como um problema a ser enfrentado pela descentralização.
  • Nestes casos "os conselhos tendem a ser percebidos como instrumentos importantes para a promoção da descentralização administrativa, a ampliação da participação popular no processo decisório e a introdução de maior eficácia na implementação de políticas públicas.
  • Sistema representativo federal e participação popular local se intercruzam nesse processo, produzindo diferentes impactos na trajetória da descentralização no Brasil.