Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
O Brasil por apresentar um amplo território nacional e um vasto litoral, é visitado por inúmeros turistas todo o ano em suas Regiões e Estados. Conhecido pelas pessoas que o visitam por possuir um clima agradável e propício para o turismo, no entanto, um único segmento pode resumir ao mesmo tempo Fé,
The study aims to analyse the importance of physical accessibility to the handicapped in the cultural and tourist attractions. Several international efforts confirm the success achieved by providing access to culture to this growing portion of the population, including children and other particular situations. The data from Portugal and Brazil, related to the number of people who need a universal design, or the growing numbers of tourism, emphasize the importance of the issue. Examples of Lisbon in cultural and tourism places demonstrate that is possible to get access to classified areas, without compromising the heritage.
As oportunidades de recreação são formadas por quatro elementos: visitantes que buscam atividades recreativas, em ambientes especí cos para terem experiências únicas que ge- ram diversos benefícios. Oportunidades de Recreação é o conceito central da metodologia Rol de Oportunidades de Visitação em Áreas Protegidas (ROVAP) (Recreation Opportunity Spectrum - ROS). O objetivo deste capí- tulo é utilizar ROS/ROVAP para elaborar um Índice de Atratividade Turística para o sistema de Unidades de Conservação (UC) do Brasil. ROS/ROVAP trabalha com indicadores em três atributos internos das UC: físico, social e de manejo. O presente artigo adaptou esses atri- butos para a realidade brasileira. No entanto, os visitantes também consideram outros fato- res externos às UC para decidir seu destino. Assim, para abordar esses fatores, também foi desenvolvida uma nova dimensão externa de atributos físicos, sociais e de manejo. O siste- ma de UC do Brasil abrange 76 milhões de hectares divididos em 326 unidades, das quais 71 são designadas como parques nacionais e 65 como orestas nacionais. A pesquisa cole- tou dados de 94 parques e orestas nacionais para apresentar um panorama das diferentes oportunidades recreativas que o sistema tem para oferecer com base nos ambientes inter- nos e externos das UC. Os indicadores internos considerados foram a variedade natural e cultural, atratividade cênica, atividades, infraestrutura, serviços, pessoal, orçamento, acesso interno, regulamentação fundiária e plano de manejo. As variáveis externas consideradas foram atrações regionais, acesso, estabelecimentos de hospitalidade, contexto socioeco- nômico e densidade populacional. Os resultados apresentam uma classi cação geral de oportunidades recreativas para as UC brasileiras. A classi cação pode ajudar tomadores de decisão e gerentes a de nir per s de visitantes, alocar recursos, priorizar investimentos e garantir a conservação e sustentabilidade do sistema.
ParaOnde!?, 2022
Nesta pesquisa, faz-se uma aproximação dos valores abstratos da Teoria do Espaço Turístico com suas representações concretas. Sabe-se que o Turismo,como campo científico e prático,tem muito deseu estatuto definido no seu reconhecimento como atividade eminentemente territorial. Essa teoria dá subsídios para formular hierarquias localizacionais. Espera-se,inicialmente,ao aportar o seu ambiente e a atividade,reforçar seu papel na formulação de redes geográficas e turísticas. Ao estabelecer seu recorte espacial na Serra Gaúcha –RS,faz-se levantamentos indiretos junto aos órgãos dos governos federal e municipais e apesquisas jornalísticas e de ambientes informacionais. Confrontam-se esses com observação direta realizada em visitas aos municípios e especificamente em áreas de apropriações turísticas. Com esse arcabouço teórico e prático,qualificam-se as formações hierárquicas para compreender o seu papellocalizacionaldefinidas pela Teoria. Conclui-se acerca de sua aplicação que os indicadores atribuídos na sua origem teórica devemagregar novos fatores como as funções sociais do espaço, reconhecendo as sociedades presentes,além de fatores físicos que interferem na composição dos destinos turísticos.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados iniciais do trabalho que está sendo desenvolvido através do projeto interinstitucional (UFJF-UNISINOS) Copa 2014 FrameNet Brasil. O objetivo do projeto é a criação de um dicionário eletrônico trilíngue (português, inglês e espanhol), voltado para os domínios do Turismo e do Futebol, que poderá ser utilizado por aqueles que estarão envolvidos com a organização da Copa do Mundo FIFA 2014, a ser sediada pelo Brasil, e também por turistas que necessitarão ou estarão interessados nesse vocabulário específico. O presente projeto estabelece interface com o Kicktionary (SCHMIDT, 2009), recurso lexical multilíngue (inglês -alemão -francês) da linguagem do Futebol, baseado em Semântica de Frames. A contraparte desse projeto para o português brasileiro, Kickitionary_Br, está sendo desenvolvida pela equipe da professora Rove Chishman. A base teórica que norteia os estudos realizados na nossa pesquisa é também a Semântica de Frames . Será a partir desse aporte teórico que a proposta do dicionário temático se distinguirá dos tradicionais, uma vez que este será baseado em cenas conceptuais, que poderão ser visualizadas a partir dos frames, e não apenas dos sinônimos que o lexema possui.
RELIGION AND SOCIETY: ADVANCES IN RESEARCH, v. 9, p. 24-38, 2018
Este texto propõe uma discussão conceitual e uma análise preliminar de uma situação específica. Em uma cidade brasileira, um monumento que retrata uma santa católica é apresentado como um empreendimento de "turismo religioso". Parte da literatura sobre esse tema é avaliada para se delinear uma perspectiva que, antes de apontar suas contradições ou ambiguidades, permita acompanhar, em suas múltiplas possibilidades e sentidos, os encontros entre religião e turismo. O caso do monumento é analisado visando demonstrar como nele convergem três distintas visões: a do Estado, a da Igreja Católica e a de um grupo de "peregrinos". Em 2016 circulam notícias acerca da construção de um monumento na cidade de Imbituba, localizada no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. O monumento retrata, em grandes proporções, Santa Paulina, cujo santuário oficial situa-se em outra cidade, no mesmo estado. 2 A fim de delinear uma perspectiva que permita entender os elementos que se articulam nessa situação, realizei uma série de leituras e sistematizei dados sobre o projeto para a construção do monumento-que acompanho desde 2014. O projeto será detalhado adiante. Por ora, basta informar que é apresentado como um empreendimento de "turismo religioso" e que um de seus principais apoiadores é uma associação local de "peregrinos". "Turismo religioso" é um sintagma que pode soar como uma contradição em termos-se é turístico, deixa de ser religioso; se é religioso, continua a não ser turístico. Nessa perspectiva, a presença de "peregrinos" seria a confirmação de que se trata, na verdade, de algo religioso; ou, na pior das hipóteses, a situação se configuraria como uma confusão monumental, em que peregrinos apoiam um projeto de turismo. Este texto busca apontar caminhos que nos livrem dessas impressões de confusão e de contradição. 1 Texto produzido no âmbito do projeto "Religião, cultura e espaço público", apoiado por Bolsa de Produtividade do CNPq. Agradeço a contribuição de Gabrielle Cabral como bolsista integrada ao projeto. 2 Ver, por exemplo,
2015
This study aims to analyze the process of transformation of ethnic boundaries in the quilombo do Campinho da Independencia, Paraty, Rio de Janeiro. This community was the first in the state to be entitled to their lands and be recognized as quilombo remnants. Throughout its history pervaded by different moments of transformation, especially with the emergence of ethnic tourism. In this research we use the concept of ethnic border by Wimmer (2008), an author who discusses and extends the classical approaches of Barth (1976) on ethnic lines. In the first chapter we analyze contemporary quilombos in Brazil since the 1988 Federal Constitution relating this process to the concept of ethnic border. Then present public policies, quilombos in Rio de Janeiro and ethnic tourism. In the second chapter we present the historical and social characteristics of the community of quilombo do Campinho da Independencia and analyze three moments of the ethnic boundary construction process: since the recognition as quilombo, the intervention of external agents in the formation of the Association and the political identity. In the third chapter it analyzes the ethnic tourism consolidation time in the community and the opening of the cultural border of the entry of visitors and outsiders who participated in the reconstruction of knowledge and african Brazilian practice. To carry out this research was used field interviews between the years 2013 and 2014 in the community.
Revista Formação (ONLINE), 2018
Este trabalho tem como objetivo central evidenciar a importância dos roteiros geo-turísticos na cidade de Belém do Pará, apresentando o tema Belle Époque como central no processo de Educação patrimonial da cidade. A Belle Époque se constituiu como um processo de reurbanização de Belém do Pará, aos moldes do que representara a cidade de Paris – referência de urbanização do final do século XIX e início do século XX. A construção de prédios foi um dos legados deixados na cidade de Belém e que perduram até o atual momento, representados por autênticas rugosidades espaciais. Os roteiros geo-turísticos, por sua vez, retomam a importância da Belle Époque por meio do reconhecimento geográfico, histórico, cultural, simbólico e da arquitetura que aquela época representou naquele momento. Foram utilizados referenciais teóricos acerca da Belle Époque e Educação patrimonial. Além disso, a aplicação dos roteiros geo-turísticos no centro de Belém, bem como os registros históricos, imagéticos, de cartografia e levantamento de informações junto a órgãos responsáveis, foram sintetizados para este trabalho.
O Imposto de Renda Pessoa Física, como um dos mais importantes em se tratando tanto da incidência na vida de cada brasileiro bem como aos cofres da União, possui princípios constitucionais orientadores de sua instituição. Tendo em consideração o fato de sermos uma sociedade plural, com cidadãos diversos e que auferem rendas e/ou proventos também de modo diverso, em busca da realização do princípio da capacidade contributiva e de uma justiça fiscal eficaz, é trazido neste texto os pontos de incidência na regra-matriz daquilo que individualiza tal tributo e o modo com que a progressividade é atualmente aplicada.
Debates do NER, 2019
Esta é uma tradução do influente artigo de Saba Mahmood, "Religious Reason and Secular Affect: an Incommensurable Divide? Critical Inquiry, Chicago, v. 35, n. 4, p. 836-862", realizada por Daniel N. Silva e revisada por Bruno Reinhardt. A autora avança o debate de que o secularismo "não é simplesmente (...) a separação doutrinal entre igreja e Estado, mas (...) a rearticulação da religião de uma maneira que é comensurável com sensibilidades e formas de governo modernas." Empiricamente, a autora a analisa a polêmica em torno dos cartuns dinamarqueses que em 2005 fizeram chacota da imagem de Maomé - e que foram republicados em vários jornais no mundo secular. A autora mostra que a dicotomia liberdade de expressão x blasfêmia é insuficiente para explicar esse episódio de injúria e dor moral. Ao demonstrar o próprio caráter religioso do secularismo, a autora identifica também que, no contexto multicultural europeu, religiões majoritárias tendem a ser protegidas legalmente, enquanto religiões e práticas minoritárias tendem a ser submetidas a sanções e exclusões não aplicáveis às maiorias. Os conceitos mobilizados pela autora incluem o de ideologia semiótica, um desdobramento do influente conceito de ideologia linguística proposto por Michael Silverstein em sua releitura de linguistas como Whorf e Jakobson.
Discuto um aspecto das várias manifestações religiosas que têm sido pesquisadas no Brasil, que é a mística e, mais especifi camente – em meu caso particular –, na Amazônia Oriental. A mística está presente em todas as formas de religião, mas restrinjo estas refl exões a determinados cultos e igrejas. Começo tratando de cultos xamânicos que estudei mais particularmente numa parte da Amazônia brasileira, passando em seguida ao importante fenômeno do pentecostalismo, que estudei, por vários anos, no âmbito da Arquidiocese de Belém, através da Renovação Carismática Católica. Analiso ainda a mística das aparições marianas, a presença da mística de matriz africana e, também, no xamanismo urbano, em algumas manifestações da nova era, bem como a mística das plantas e de outras substâncias de poder. Estes últimos tópicos, com base na literatura disponível. Todas essas questões serão discutidas tendo como pano de fundo teórico a temática da secularização, do desencantamento do mundo e, também, de um possível reencantamento, em que as igrejas estabelecidas perdem seus adeptos, enquanto outras formas religiosas se mantêm ou se multiplicam.
Gestión Turística, 2008
Thermalism is presently associated with a comprised concept that surpasses classical thermal treatment and is fundamental to consolidate attractive and sustainable tourism projects. Thus, recognizing the problem of the Portuguese thermal inadequacy, it was considered necessary to analyze the adjusted type of development to thermal supply, making it possible to identify intervention strategies supported by reference models applied to the Portuguese case. For the effect, three case studies were analyzed-Portuguese, French and German-that reflect different realities, so that it was possible to identify intervention strategies supported on referenced models to be applied to the Portuguese case. The results of the analyses of an empirical study of the thermal offer, based on the excellence model of the German case and on the results of the exploratory study to a board of tourism/thermalism experts, allowed us to conclude the urgency of the restructuring of the Portuguese thermal resorts through the articulation and complementarity between healing, preventive and entertaining thermalism as well as its regional/local complementarity.
TURISTAS PSICOCÊNTRICOS E OS FATORES INFLUENCIADORES NO VALOR DE COMPRA HEDÔNICO DE UM DESTINO TURÍSTICO DE MASSA, 2021
Essa pesquisa buscou verificar quais influências a imagem do destino (ID), a motivação (MO) e a percepção de crowding (PC) poderiam exercer sobre o valor de compra hedônico (VCH) de turistas psicocêntricos em um destino turístico de massa. Metodologia/abordagem: foi utilizada uma abordagem quantitativa através de um survey como instrumento de coleta de dados. Desse modo, o questionário estruturado foi direcionado para pessoas que visitaram a cidade de Gramado/RS, obtendo assim, 153 respondentes, todos válidos para a amostra final. Os dados obtidos na pesquisa foram investigados a partir da análise de regressão linear múltipla. Originalidade/Relevância: Reside na associação do valor de compra hedônico com os construtos imagem do destino, motivação e percepção de crowding com a intenção de visitar Gramado/RS. Principais resultados: A pesquisa demonstrou que o construto imagem do destino a partir da dimensão entretenimento e o construto motivação influenciam positivamente o valor hedônico de compra. Dessa forma, observa-se que o valor de compra hedônico não está associado apenas à utilidade dos bens e serviços no qual o consumo utilitário se apoia, mais também ao prazer, a autorrealização e o status que o consumidor pode relacionar à compra do bem ou serviço. Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição desta pesquisa foi verificar que turistas denominados psicocêntricos, mesmo mantendo características semelhantes, podem ter comportamentos diferenciados a partir do novo modelo de consumo, da necessidade de estar incluso na sociedade, de status, de satisfação e de prazer. Logo, esta pesquisa pode complementar estudos futuros sobre valor de compra hedônico. Contribuições sociais/para a gestão: Os achados podem auxiliar em novas estratégias de planejamento da atividade turística. Palavras-chave: Imagem do destino. Motivação. Percepção de crowding. Valor hedônico de compra. Gramado/RS.
A percepção do primeiro Wittgenstein, em torno do que entendemos como “linguagem mística” será um primeiro passo a ser abordado, a partir desse ponto, surge uma chave de leitura que possibilita identificar traços pertinentes à forma que se dá o conteúdo da escrita presente em Teresa de Ávila. Um último passo de síntese é realizar esta aproximação, após ter compreendido os aspectos da linguagem e da mística, bem como, de aspectos em torno da construção do pensamento Teresiano à luz desta linha de pensamento, teremos chegado ao objetivo principal desta exploração que nos propomos a realizar: identificar como a linguagem mística apresentada por L. Wittgenstein contribui para uma leitura de Teresa de Ávila.
O Hinduísmo testemunhou no século XVI a consolidação da tradição devocional (bhakti), que se expressou notadamente por meio do Vaiṣṇavismo. Este movimento se es-palhou por todo o subcontinente indiano e teve como um dos seus principais personagens Caitanya Mahāprabhu (1486-1533). A tradição estabelecida por Caitanya teve no grande místico, filósofo e poeta Rūpa Gosvāmī (1489-1564) uma das suas maiores expressões teo-lógicas. Rūpa Gosvāmī integrou o conceito de experiência estética (rasa), enquanto essen-cialização das emoções, desenvolvido por Bharata Muni, o sistematizador das artes cênicas e poéticas da Índia, com o conceito de mística amorosa ou bhakti. Diferentes tradições de teorias estéticas e religiosas abriram o caminho para que Rūpa Gosvāmī desenvolvesse uma dimensão soteriológica que institui a devoção emocional enquanto experiência estéti-ca (bhakti-rasa). Os fundamentos dessa elaboração original que tem seu clímax na obra Bhakti-rasāmṛta-sindhu – objeto central dessa tese -, está profundamente enraizada na tra-dição védica das Upaniṣads, nos Tantras vaiṣṇavas e nos Purāṇas. Rūpa Gosvāmī seguin-do a tradição de Caitanya Mahāprabhu, mais conhecida como Vaiṣṇavismo Gauḍīya, iden-tificou a emoção devocional (bhakti-rasa) como caminho e condição perfeccional da exis-tência, entendida como relação de amor puro por Kṛṣṇa (kṛṣṇa-prema-bhakti).
RESUMO O território brasileiro configura um espaço rico em demonstrações de diversidade cultural, que se refletem em sua arquitetura. Ao tratarmos da região nordeste, observamos que as cidades guardam exemplares arquitetônicos com tipologias variadas. O conhecimento sobre o papel da arquitetura na evolução de Pau dos Ferros/RN, e os aspectos socioculturais que ai se inserem, configura uma contribuição importante no entendimento da formação das cidades do Nordeste e os modos de produção empregados ao longo de sua evolução. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, através da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo, e catalogar os principais exemplares arquitetônicos encontrados nas cidades do sertão nordestino produzindo um acervo de consulta digital, na forma de site, intitulado "Memória do Sertão", que auxiliará em pesquisas acadêmica e ações de ensino, desde as séries primárias até a graduação. A primeira etapa se voltou para a cidade de Pau dos Ferros/RN, buscando entender suas características estilísticas e de tipologias. A pesquisa busca ampliar o conhecimento da arquitetura produzida no interior do Nordeste, conhecendo os materiais, a forma de construir, as influências ali aplicadas. Neste artigo nos focaremos na arquitetura religiosa da cidade, que por décadas se configurou como a principal paróquia da região, com uma das igrejas matrizes mais antigas. A falta de conhecimento e interesse dos órgãos de preservação fez com que este patrimônio fosse completamente descaracterizado, e os poucos registros existentes são insuficientes para demonstrar todas as suas características, o que justifica, mais uma vez, a realização deste estudo. PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura. Memória. Pau dos Ferros. Nordeste. INTRODUÇÃO Este trabalho está centrado no estudo dos elementos arquitetônicos da cidade de Pau dos Ferros/RN, buscando catalogar os estilos e exemplares expressivos para a história da cidade, tendo em vista que a expansão urbana, e a especulação imobiliária, que vem ocorrendo na cidade tem auxiliado no desaparecimento de diversos edifícios antigos, que guardavam importância para a memória coletiva local. O conhecimento sobre o papel da arquitetura na evolução de Pau dos Ferros, e os aspectos socioculturais que ai se inserem, configura uma contribuição importante no
Poços de Caldas. Profº. Ms. Flávio Martins e Nascimento Graduado em Turismo e mestre em Ciência da Informação, docente do curso de Turismo da PUC-MG, Campus Poços de Caldas. Valéria de Oliveira, turismóloga graduada pela PUC-MG, Campus Poços de Caldas.
T&H TURISMO E HOTELARIA NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE, 2018
Com o objetivo de chamar atenção dos governantes de todos os países e da sociedade de forma geral para a conscientização e para a necessidade da adoção de providências no intuito de garantir a acessibilidade, a igualdade de condições, a participação plena e a mudança de valores sociais, foi o ano de 1981 proclamado, pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), como Ano Internacional das Pessoas Deficientes. Passados 36 anos, no ano de 2017, quais os avanços obtidos para a acessibilidade na sociedade brasileira? Nesse contexto, destaca-se que no Brasil, no ano de 2012, 23,9% da população total, tinha algum tipo de deficiência (IBGE, 2012), entre elas a deficiência motora que será o foco nesse trabalho em razão da necessária delimitação do tema a ser estudado.
Agradeço, primeiramente, à Causa Primeira por ter me concedido força e inspiração para realização da pesquisa. Muito obrigada à minha mãe, Iranilda, ao meu pai, José Rodrigues, à minha avó, Maria Letícia, e ao meu tio, Messias, por todo amor e compreensão dedicados a mim. À Samanta e à Marissa que mesmo sem entender me fizeram sorrir mesmo em dias difíceis. Às minhas orientadoras, Prof a. Dra. Ursula Anne Matthias por se dispor a me orientar e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e Prof a. Dra. Francisca Galiléia Pereira da Silva que me orienta em muitos aspectos, além de ser uma amiga e modelo de pesquisadora. Agradeço à Prof. Ms. Andréa Coutinho por ter me incentivado a estudar filosofia, sendo para mim um exemplo de professora. Sou grata por todas as observações do Prof. Dr. Jan Gerard Joseph Ter Reegen, pela paciência em ler meu trabalho e por indicar o que devia ser melhorado. Agradeço ao Prof. Dr. Jamil Ibrahim Iskandar por aceitar participar da minha banca de defesa de mestrado. Deixo meus agradecimentos aos membros do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval (GEFIM-UFC) pelas discussões e obras estudadas. À Suelen e ao Erison que estiveram ao meu lado, me apoiaram e me ajudaram a não desistir. À Francimeire e à Franciele, amigas amadas que são como irmãs. Obrigada por estarem ao meu lado e por todo amor que têm por mim. À Neyla, obrigada por sua preocupação, por sempre me ouvir e por cada conversa. À Larissa e ao Vinicius, pelas orações, pela preocupação e por todo carinho. Também agradeço ao meu amigo, Rodolfo, por ter me ajudado com o meu notebook. À CAPES, pelo apoio financeiro que viabilizou a presente dissertação.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.