Academia.eduAcademia.edu

AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA SURDOS

Abstract

RESUMO O tema do presente estudo refere-se às Novas Tecnologias para Surdos e as formas que o professor mediará suas aprendizagens nas diversas áreas do conhecimento, no entanto trataremos aqui mais especificamente do Ensino das Artes. Tem como objetivo investigar as tecnologias que pode-se trabalhar com pessoas com deficiência auditiva e as novas tecnologias no ensino das artes. Procurou-se primeiramente situar o que é a surdez tanto por seus aspectos médicos como culturais. Em seguida, buscou-se examinar a Libras, Língua de Sinais Brasileira que é considerada como língua materna dos surdos tendo estes direito de usufruí-la juntamente com o aprendizado da Língua Portuguesa. Logo após, analisamos as novas tecnologias e a história da educação dos surdos, para só depois conhecer um pouco mais do ensino das artes para surdos, permeado pelo campo tecnológico. Assim, por meio desta pesquisa bibliográfica, notamos que as novas tecnologias para surdos são muito importantes e não devem estar restritas a nenhum campo do saber, o professor é que precisa mediar tanto os conhecimentos escolares como os instrumentos para que seu aluno consiga aprender.

Key takeaways

  • Pelas questões culturais a surdez é notada com diferença na linguagem e na sua identidade cultural, construída por pessoas surdas, com a língua de sinais como seu principal elemento e idioma natural.
  • Outro mito é que somente há uma única e universal língua de sinais usada por todas pessoas que são surdas, porém isto não é verdade já que cada país tem sua respectiva língua de sinais.
  • Somente deste modo é que poderemos respeitar sua cultura e língua materna ou natural.
  • Schallenberger (2010) apud Bataglin (2012), afirma que o youtube é uma ferramenta muito usada pelos surdos e "quando explorado nas produções de uma comunidade cultural como a dos surdos, produz uma maneira de ver e perceber as coisas diferente do que se percebia no passado, quando a televisão não oferecia conteúdos relativos aos surdos" (p. 15) Os surdos também podem criar seus vídeos usando diversos elementos que evidencie e de espaço ao seu modo de ser.
  • Porém, ela tem sua própria língua, a língua dos sinais, que permite-a interagir no mundo, e deve aprender a língua nacional, como por exemplo, a Língua Portuguesa.