Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A telenovela Avenida Brasil (2012) entrou para a história da TV brasileira como um fenômeno de audiência. O protagonismo da chamada " nova classe C " foi considerado a principal alavanca de identificação com o público consumidor, ao mesmo tempo em que foi visto como um retrato equivocado do subúrbio carioca. Esse texto pretende refletir sobre como se concretizou essa representação do real na narrativa ficcional, que foi ao ar em horário nobre (19h-22h) na principal emissora de TV brasileira, a TV Globo.
2016
De que maneira podemos entender as telenovelas como dispositivos capazes de realçar e projetar novos enquadramentos da classe C em situações cotidianas, de forma a transformar a imagem simbólica dos personagens representantes dessa classe em sujeitos empoderados socialmente? Esta é a pergunta central desta pesquisa. Em busca de sua resposta, nosso objetivo geral foi promover um resgate histórico, identificando a televisão e seu principal produto, a telenovela, como um dispositivo capaz de enquadrar e representar as distinções sociais, buscando entender essa questão através do nosso objeto empírico, a telenovela "Avenida Brasil". Produzida originalmente e exibida no Brasil pela Rede Globo de Televisão, em 2012, buscamos entender se essa novela foi capaz de promover o empoderamento da classe C, ou seja, se motivou essa classe para uma articulação de interesses, no sentido de conquistar plenamente direitos de cidadania e influenciar as ações do Estado em prol de suas reivindicações. A metodologia adotada na investigação desse objeto empírico, baseada em um estudo de caso, foi construída a partir de três conceitos operadores: enquadramento, representação e empoderamento. Nosso corpus foi constituído por 31 capítulos da novela, que foram analisados através de seis enquadramentos elencados para a discussão das distinções sociais dentro da trama televisiva, a saber: moradia, refeições, trabalho, dinheiro, intimidades e família. Em cada um desses enquadramentos, mostramos ângulos das distinções de classe, destacando, qualitativamente, os diferentes comportamentos e o perfil dos personagens em diferentes núcleos da novela, buscando entender se "Avenida Brasil" foi mesmo um dispositivo capaz de representar os novos olhares do cotidiano da classe C. Nossa conclusão aponta para o sucesso da novela na promoção de diversos enquadramentos de classe e formas de representação, mas também comprova a ineficiência no empoderamento da classe C através do objeto pesquisado.
Espelho da vida real, a televisão desde os anos 1950 retrata os anseios de seus telespectadores. Com o crescimento da classe C, que já representa 52% dos telespectadores da TV aberta, as emissoras tiveram de se adaptar e criaram programas com linguagem e temas mais próximos a esse público. Este artigo tem justamente esse intuito: identificar imagens recorrentes relacionadas a essa parcela da população, utilizando como objeto de estudo as novelas exibidas simultaneamente atualmente pela Rede Globo de Televisão, "Avenida Brasil" (21h) e "Cheias de Charme" (19h).
O objetivo deste artigo é apresentar as mudanças da programação da Rede Globo em relação à temática da 'Classe C', influenciando, assim, a massificação do fenômeno 'Social TV' no Brasil. Metodologicamente, o artigo se apresenta como um estudo de caso qualitativo por analisar de forma profunda durante 15 meses a programação da emissora. Para apresentar os resultados do fenômeno 'Social TV' procedeu-se um recorte metodológico, sendo que para humorísticos, minisséries, programas e realities shows foram analisados seus conteúdos com o objetivo de apresentar a inserção da temática 'Classe C' na programação da emissora. Para as novelas, além de proceder a análise da inserção dessa temática, procedeu-se também uma investigação netnográfica para evidenciar empiricamente o fenômeno 'Social TV'. Na categorização dos dados, três formatos de programas evidenciam as mudanças na programação da emissora, quais sejam: (i) novelas, (ii) programas e realities shows e (iii) humorísticos e mini-séries. Estas três dimensões são compostas por categorias que emergem da análise do caso da Rede Globo e explicam três desdobramentos importantes do fenômeno 'Social TV' na análise da indústria do entretenimento, quais sejam: (a) cócriação de conhecimento; (b) Ibope qualitativo do conteúdo; e (c) Mídia social voluntária.
The theme of this study is to research the sociology of fashion from Avenue Brazil Brazilian soap opera, which can be considered a case study which demonstrates how to use the peripheral layers of society. The fashion has been the subject of studies and reflections of some philosophers, economists, sociologists and psychologists over the last three centuries. The contributions of sociology to the study of fashion can be divided into two periods: the first from the late nineteenth century to the first half of the twentieth century, where authors like Spencer, Simmel, Tarde and Veblen, published books and essays containing enlightening hypotheses of this complex social phenomenon. The second period extends from the fifties of the last century to the present day and present works of scholars who with intuitive observations to also contain research on the phenomenon of fashion. This research aims to outline arguments about the phenomenon of fashion from some well-known philosophers (Kant to Rousseau, Nietzsche Benjamin) and in sociology also considered (Afternoon to Blumer, Baudrillard Spencer, Simmel and Crane). An anthology that also part of some translated for the first time the Italian texts, offering a vision of sociological theories on the diffusion of fashion and its key features.
ENPModa - Encontro Nacional de Pesquisa em Moda, 2014
Resumo O presente artigo aborda o segmento do luxo denominado luxo acessível e apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa de grupo focal com uma amostra de jovens de classe C de Blumenau. Os jovens de classe C são os que possuem maior renda nesta classe, e os que mais procuram por produtos de luxo. Com a pesquisa foi possível perceber a disposição desses jovens a pagar um alto preço por estes produtos de luxo, pois são esses bens materiais que eles acreditam conseguir diferenciá-los da condição de classe emergente que se encontram, proporcionando status e aparência de riqueza.
Introdução As telenovelas do horário nobre são parte dos processos ideológicos e culturais que reproduzem e modificam os laços sociais no Brasil, ao incitarem reflexões das pessoas comuns sobre a formação social brasileira e sobre temas como as desigualdades de classe e de gênero. O objetivo do presente texto 2 é entender os usos sociais da ficção televisiva por mulheres das frações baixa e média baixa da classe trabalhadora e sua interferência na construção de uma feminilidade (modo de pensar, agir, sentir e valorar que são tidos como "femininos") de classe, capturada pelas visões de mundo que as informantes manifestam. No artigo, discutimos a ritualidade (Martín-Barbero, 2009), conceituada como o modo de ler o texto melodramático, a partir do exame da experiência de 12 mulheres jovens, maduras e idosas para compreender a construção de identidades femininas e suas relações com os modos de representar o gênero feminino. Concentramo-nos na descrição das representações da fe...
Elegância suburbana: a indústria da moda e os modelos de consumo da telenovela Avenida Brasil. Elegance suburban: the fashion industry and consumption patterns of the soap opera Avenue Brazil. Resumo O objetivo é analisar o consumo através do fenômeno da moda explicitada a partir da telenovela Avenida Brasil. Procura-se demonstrar neste artigo, em que medida a telenovela é considerado um bom produto para os anunciantes e seus efeitos nas camadas periféricas da sociedade brasileira. As revisões bibliográficas estão pautadas em teorias de Baudrillard e König. Palavras-Chave: Consumo. Moda. Telenovela. Abstract The aim is to analyze the phenomenon of consumption through explicit fashion from the soap opera Avenue Brazil. Seek to demonstrate in this article, the extent to which the soap opera is considered a good product for advertisers and their effects on peripheral layers of Brazilian society. The literature reviews are guided by theories of Baudrillard and König.
Comunicação Mídia e Consumo
O foco do texto é entender os usos sociais da ficção televisiva por mulheres das frações alta e média alta da classe dominante, em particular, a construção de uma feminilidade de classe, a qual é capturada pelas visões de mundo que as informantes manifestam. Tais representações se compõem de enunciados sobre as práticas cotidianas – de gestão do corpo, do trabalho e do estudo, da família e das relações amorosas – que dão sentido às práticas e as constituem. Dissertarmos sobre a incorporação das narrativas das telenovelas na formação de um capital cultural midiático que endossa o estilo de vida das mulheres heterossexuais da elite. A análise revela que a assimilação da noção hegemônica da distinção burguesa ocorre pela rejeição da figura fútil da “perua” e pela identificação com a imagem da mulher “moderna”.
O negro na telenovela brasileira: a atualidade das representações, 2012
Resumo O artigo aborda a representação do ne-gro nas telenovelas da TV Globo na dé-cada de 2000. O corpus da pesquisa é composto de 53 telenovelas, exibidas nos três horários: 18, 19 e 21 horas. Pri-meiro, foi realizado um levantamento da presença de personagens negros nas te-lenovelas, em seguida, a partir dos da-dos obtidos. Faz-se uma análise de al-gumas telenovelas sobre a representação do negro. Apesar desse novo contexto, de forma hegemónica, os negros ainda permanecem com papéis de pouco desta-que nas narrativas. Entretanto, observam-se alguns "avanços" categorizados de três maneiras: negros (as) como protagonis-tas, núcleos negros e negros como vilões. Palavras-chave: telenovela brasileira, negro, representação, identidade The Black in Brazilian telenovela: the actuality of representations Abstract This article discusses the representation of black men in Brazilian "telenovelas" (TV Globo) in the 2000s. The research corpus is composed of 53 Brazilian "tele-novelas", presented in three showtimes: 18, 19 and 21 hours. First, a survey was made about the presence of black characters in Brazilian "telenovelas". Then, from the results obtained, the research conducted an analysis of the representation of black characters in some of those products. Despite this new context of representation, so hegemonic, black characters still remain mostly with non-prominent roles in the narratives. However , some "advances"were observed and categorized in three ways: black as protagonist , nuclei blacks and blacks as villains. Estudos em Comunicação nº 11, 185-204 Maio de 2012
Revista FAMECOS, 2014
Exame da telenovela Avenida Brasil (Globo, 2012), por meio da metodologia da análise audiovisual, com o objetivo de detectar inovações estilísticas. Com base no conceito de schemata, utilizado por pesquisadores de linha cognitivista, como Patrick C. Hogan e David Bordwell, procura-se indicar que um processo de revisão de paradigma ocorre na ficção televisiva brasileira, no sentido da renovação de características estilísticas consagradas pelo sucesso de décadas de produção. A análise parte da ideia, sustentada por Edgar Morin, de que a cultura de massa se caracteriza também por uma dinâmica de conservação e inovação. No período atual, algumas telenovelas brasileiras, de que Avenida Brasil é provavelmente o melhor exemplo, absorvem schemata audiovisuais testados no cinema e em outras mídias, reconfigurando-os segundo suas próprias necessidades narrativas e comunicacionais.
Resumo Esta comunicação adentra ao palco do melodrama francês para vislumbrar as pro-priedades remanescentes desse gênero dramático na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012). No quadro teórico de referência são apresentados: a constitui-ção da matriz por Oroz (1992), as correntes clássica, romântica e diversificada em Thomasseau (2005), a expansão do gênero como estética em Brooks (2005), a nature-za das personagens e expedientes que integram o caudaloso substrato dessa repre-sentação artística: à parte, monólogo, diálogo, confidência, quadro vivo, balé, canção, peripécia, reconhecimento, catástrofe e golpe de teatro. O protocolo metodológico foi estabelecido na análise comparativa dos sete primeiros capítulos da telenovela com o melodrama clássico Coelina ou a Filha do Mistério (1800). Abstract The article presents the remaining caracterics of the french melodrama in the first phase of the soap opera Avenida Brasil (2012). It's contains: the constitution by Oroz (1992), the classical, romantic and diverse currents by Thomasseau (2005), the expansion of gender as aesthetic in Brooks (2005), characters and the elements of the voluminous substrate of this artistic representation: apart, monologue, dialogue, confidential information, tableau, ballet, song, mishap, recognition, catastrophe and theatrical coup. The methodological protocol was established in the comparative analysis of the first seven chapters of the soap opera with the classic melodrama Co-elina or the Mystery Daughter (1800).
Mediação, 2014
Neste artigo são analisadas as influências do cinema em cenas do último capítulo da telenovela Avenida Brasil, exibida pela Rede Globo de Televisão. Esse produto midiático ficou conhecido por suas inovações na forma de produção de telenovelas no país. Para contextualizar a questão de interfaces da comunicação, foram utilizados os autores: Maria Immacolata Lopes, José Luiz Braga e Muniz Sodré. A análise baseou-se em José Roberto Sadek e Renato Pucci Júnior. Os resultados alcançados apontam contribuições das interfaces comunicacionais no fortalecimento da produção de telenovelas brasileiras e o alcance de novo público pertencente à era das convergências midiáticas.
Logos, 2013
Resumo: A relação entre patroas e empregadas constitui uma privilegiada situação para a discussão sobre os conflitos de gênero e classe, uma vez que está inserida em um contexto considerado essencialmente feminino, o ambiente doméstico. Diante deste cenário, Preuss (1997) e Kofes (2001) realizaram, em diferentes épocas, estudos que exploravam esta relação. Suas pesquisam evidenciam que os conflitos gerados entre patroas e empregadas domésticas são um reflexo da disputa entre as classes pelo domínio do poder simbólico. Com base nos resultados obtidos pelas autoras e utilizando o conceito de poder simbólico do teórico Pierre Bourdieu, é feito um estudo da representação das classes nas tramas das telenovelas Cheias de Charme e Avenida Brasil exibidas pela Rede Globo em diferentes horários no ano de 2012.
Resumo Esta comunicação adentra ao palco do melodrama francês para vislumbrar as pro-priedades remanescentes desse gênero dramático na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012). No quadro teórico de referência são apresentados: a constitui-ção da matriz por Oroz (1992), as correntes clássica, romântica e diversificada em Thomasseau (2005), a expansão do gênero como estética em Brooks (2005), a nature-za das personagens e expedientes que integram o caudaloso substrato dessa repre-sentação artística: à parte, monólogo, diálogo, confidência, quadro vivo, balé, canção, peripécia, reconhecimento, catástrofe e golpe de teatro. O protocolo metodológico foi estabelecido na análise comparativa dos sete primeiros capítulos da telenovela com o melodrama clássico Coelina ou a Filha do Mistério (1800). Palavras-chave: audiovisual; telenovela; melodrama. Abstract The article presents the remaining caracterics of the french melodrama in the first phase of the soap opera Avenida Brasil (201...
RESUMO: Em nossa sociedade as diferenças de classes são marcadas pelas bases capitalistas de acúmulo de renda e exploração da mão de obra. Nesse cenário, o pobre se mostra desde o início dos tempos como força necessária tanto para que a economia seja impulsionada, e a engrenagem social funcione, quanto para que sejam inscritas e reafirmadas essas diferenças sociais por todas as camadas da sociedade. Neste trabalho, sob o viés da teoria das fórmulas discursivas de Krieg-Planque e de estudiosos brasileiros, lançamos um olhar à formação "Classe C", vocábulos que juntos emanam sentidos diferenciados, contrastantes, polêmicos, de acordo com a circulação e com os posicionamentos em que são inseridos. Nosso corpus constitui-se de enunciados diversos coletados na dispersão de materialidades disponíveis na internet, datadas de 2001 até os dias atuais. Neste trabalho, foi possível evidenciar que a fórmula Classe C possui diferentes paráfrases como "Novo Pobre", "Classe Média", "Nova Classe Média", e tantas outras que evidenciaram um material linguageiro relativamente estável, sequência identificável por Classe C, funcionando como lugar comum do debate, como significante partilhado, e o percurso teórico analítico nos possibilitou observarmos que a fórmula atendeu bem às características de cristalização, inscrição discursiva, referente social e polemicidade. Embora a discussão tenha sido breve, acreditamos que foi possível comprovar que essa construção complexa assumiu posição de fórmula discursiva nos diferentes gêneros explorados, representantes de diversos posicionamentos e campos discursivos emergentes em nossa sociedade. PALAVRAS-CHAVE: classe C; fórmula discursiva; pobre.
Sentar-se diante da televisão para assistir a sua telenovela favorita deixou de ser o único modo possível de fruição desse gênero audiovisual. Regido pela grade horária de programação, o ritual coletivo e diário que se faz presente no nosso cotidiano a décadas vem se modificando e se diversificando. Das telas da tevê o seu acesso migrou para os dispositivos móveis e para os computadores pessoais. Por estes aparatos pode-se acompanhar em tempo real a sua transmissão ou navegar pelo arquivo sob demanda liberado em um curto espaço de tempo após a exibição, superando a comercialização tardia e seletiva das histórias em DVDs. Na era sob demanda, a Rede Globo de Televisão, uma das maiores produtoras de telenovela do mundo, acompanha a tendência da disponibilização, possibilitando que o espectador desfrute seus produtos ao bel prazer no além do preestabelecido pela agenda da emissora. Partindo desse pressuposto, este trabalho analisa a oferta sob demanda do primeiro capítulo de Avenida Brasil (2012), realizada de forma gratuita e fracionada para não assinantes do portal Gshow e do aplicativo Globo Play. Cabe explicar que a fragmentação provém de operações efetuadas no capítulo, desmembrando-o em inúmeros vídeos, utilizando os núcleos e eventos como métrica. O processo que vem ocorrendo há, pelo menos, quatro anos na plataforma oficial de acesso online GShow tem se estendido às novas propostas da emissora, como o recém-lançando aplicativo Globo Play de 2015, indo além da serialidade. O exame do córpus segue a análise de cena de Mckee (2006) e os conceitos de dialogismo e de gênero do discurso cunhados por Bakhtin (1992).
Revista Poiesis, 2008
As telenovelas, produtos televisivos brasileiros de grande audiência, consolidaram-se a partir de uma matriz literária do folhetim e do melodrama. Observa-se que, mesmo com a renovação narrativa ao introduzir na trama elementos, realísticos, a representação feminina permaneceu nos apelos da tradição. È recente a incorporação de um tratamento narrativo da subjetividade feminina nas temáticas das telenovelas. Algumas leituras sobre o produto televisivo telenovelas costumam apontar para uma unidade narrativa do produto e conferir certa homogeneidade ao traçar a relação desse produto com a sociedade brasileira, a partir de uma positividade que desconsidera os períodos críticos de baixa audiência e pouca aceitação do produto, como também, as especificidades de produções. As telenovelas, em sua maioria, são marcadas por tipificações de personagens, padronizações de comportamentos, matrizes narrativas que convocam a uma modelização de estruturas, mas também existem possibilidades de ruptura, de
Razon Y Palabra, 2011
Cinema e grupos minoritários Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que tem por objetivo identificar as diferentes formas como os grupos minoritários aparecem nos diferentes suportes midiáticos, em especial na produção audiovisual. Parte-se do princípio de que a representação e a expressão de grupos minoritários nos diferentes meios de comunicação merecem a atenção do pesquisador, devido à importância teórica e empírica que adquirem quando se considera que os meios de comunicação são, na maioria das sociedades contemporâneas, os grandes construtores culturais e ocupam lugar central nas disputas pela hegemonia e pela fixação dos significados sociais. A proposta de escrever sobre as representações midiáticas, em especial no audiovisual, da classe trabalhadora, segmento tão expressivo na sociedade brasileira, surgiu a partir de estudos sobre subalternidade e minorias 3 que, coincidentemente, compartilharam o tempo com algumas leituras inspiradoras, como, por exemplo, uma coletânea de contos intitulada Trabalhadores do Brasil, entre outros 4. Se a literatura brasileira e os estudos literários já se defrontaram há vários anos com os personagens pobres, gente simples, esquecida, o mesmo não se pode dizer dos estudos de cinema. Com as exceções de praxe 5 , pouco se tem abordado, nos estudos de cinema, sobre trabalhadores como protagonistas. É verdade que sempre existem, nas mais diferentes tramas cinematográficas, personagens pertencentes às classes trabalhadoras, mas em papéis secundários ou como suporte para ações expressivas de outros personagens. Atualmente tem se tornado mais comum a mudança do foco para grupos chamados grupos periféricos, em geral, composto por indivíduos ou grupos pertencentes a organizações ilegais e quase sempre violentas ou, por outro lado, ligados a manifestações culturais, musicais e folclóricas. Dessa maneira, pode-se pensar em práticas de representaçãonão no sentido político, da representação formal (falar por)mas como maneiras de se mostrar imagens socialmente verossímeis, credíveis que passam a fazer parte do imaginário cotidiano das populações. Adquirem sentido, assim, na perspectiva das investigações em comunicação, as análises das diferentes formas de representação, à medida que
E-Compós
O foco do texto é entender os usos sociais da ficção televisiva por mulheres das frações baixa e média baixa das classes populares, em particular, a construção de uma feminilidade de classe, a qual é capturada pelas visões de mundo que as informantes manifestam. Tais representações se compõem de enunciados sobre as práticas cotidianas de gestão de si, do trabalho e do estudo, da família, das relações sociais e revelam a moral das mulheres. Os métodos são a observação participante e o estudo de caso comparativo construído com base em perfis sociológicos individuais. Para a descrição e a interpretação dos mesmos, contamos com o auxílio do software de análise qualitativa NVIVO9. Os resultados indicam que as telenovelas oferecem às mulheres das classes populares promessas de transformação da vida amorosa, padrões de comportamento sexual, modos (respeitáveis) de apresentação no espaço público e o modelo do self ideal burguês.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.