Academia.eduAcademia.edu

Uma história da “internet aberta”: da internet “fixa” à “móvel”

Abstract

A segunda seção contrasta as materialidades e imaginários da histórica internet 'fixa'com a crescente onipresença da internet 'sem fio'. Começa por examinar as diferenças nas materialidades entre os dispositivos de acesso à internet móvel e os da internet 'fixa'e prossegue examinando como as culturas participativas que emergem em relação à internet móvel são diferentes das dos 'públicos recursivos' da internet 'fixa'.

Key takeaways

  • Uma mudança em particular, que não recebe muita atenção, é a da internet 'fixa' para a internet móvel'.
  • A estimativa de Gartner é a de que os telefones celulares superarão os microcomputadores como os dispositivos de acesso à internet mais comuns no mundo todo por contexto em mudança o uso da internet em dispositivos móveis se torna algo fluido: os aplicativos demandam conexões de dados, mas não necessariamente uma conexão à internet global, enquanto os e-mails, ainda que sejam transmitidos pela internet pública desde sua fonte, são passados aos dispositivos móveis por meio de protocolos de propriedade privada.
  • No entanto, diferentemente das estruturas de contribuição 'aberta' da internet fixa, que acolhiam não apenas as contribuições a vários projetos de fonte aberta, em que o código era mantido para uso de outras pessoas, mas também contribuições ao desenvolvimento de padrões abertos, a ecologia do desenvolvimento de aplicativos é muito menos aberta.
  • Esta é uma mudança que se afasta da meta mais radical de abertura de todo o processo de produção do desenho e fabricação de equipamentos móveis, com resultados que sugerem uma mudança completa no ecossistema móvel distanciando-se da governança de pares, e em direção do mercado consumidor.
  • Conquanto projetos como o OpenMoko tenham tentado enfrentar esta discrepância e levar os princípios da fonte aberta ao espaço móvel, a publicização de seus imaginários abertos é frequentemente obstruída pelas expectativas vinculadas à materialidade dos celulares.