Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2 a ed.
1.1 Informalidade (ou "setor informal"?): um conceito polissêmico Conceito amplamente utilizado nos trabalhos acadêmicos e meios de comunicação, a informalidade e o conjunto de trabalhadores a que pertence é um fenômeno facilmente perceptível, mas de difícil conceituação. Segundo Malaguti (2000), trata-se de uma dimensão "transteporal" da sociedade do capital, de difícil percepção pelo fato da sua universalidade, ou seja, a informalidade é um fenômeno presente tantos em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos. O fato é que não encontramos um denominador metodológico efetivo e consensual na literatura sobre o tema. Entretanto os estudos convergem para o entendimento que o informal diz respeito a trabalhos e rendas realizadas desconsiderando regras expressas em leis ou em procedimentos usuais. Tomando ainda pela sua natureza complexa, Maria Cristina Cacciamali diz que:
Apostila básica de informática para concursos
ABSTRACT The organizations have suffered significant changes in the last decades due to adoption of new administrative means in order to stay competitive in a constant changing market. In this paper the means are identified as being the qualified collaborators, Information and Decision Support System.
As pessoas começaram a reunir-se e a debater a ideia de que estaria prestes a ocorrer uma revolução na tecnologia capaz de mudar drasticamente a sociedade Steve Wozniak (1986) 1
Por acaso, será honesto, a cada crise, deixar morrer à míngua os trabalhadores, para salvar os dividendos dos acionistas? 3 Émile Zola RESUMO: O objetivo do artigo é refletir sobre o trabalho informal e a sua funcionalidade para a acumulação do capital. Para ilustrar as análises destaca a feira livre, presente nas zonas urbanas das cidades, como exemplo de espaço que estampa de forma bem evidente a precarização do trabalho, o desemprego "oculto" e o comércio. Além disso, o texto mostra que a realidade do trabalho informal é um fenômeno que se planetariza e avança para os países centrais do capitalismo. Busca analisar essas questões a partir de discussões pontuais a respeito da flexibilização do trabalho, do neoliberalismo e da empregabilidade. Palavras-chave: Trabalho informal. Reestruturação Produtiva. Flexibilização. Globalização. Transnacionalização.
Em 1991, THOMPSON, iniciou assim um artigo publicado pela Revista Brasileira de Contabilidade Compare estas duas cenas. Um atarefado empregado, com a gravata afrouxada, maneja uma pesada máquina. Faz lançamentos contábeis em uma ficha, atrás da qual há uma folha com carbono. Depois transcreve essas informações no Diário, por meio de gelatina. Ou, então, um operador faz os mesmos lançamentos em um microcomputador, com velocidade cinco vezes maior, deixando para o programa a elaboração de relatórios, que depois serão emitidos pela impressora. É a diferença entre usar ou não a informática como ferramenta no dia-a-dia do profissional da contabilidade. (1991, 22).
A busca de superação de uma pedagogia puramente técnica, linear e instrumental e a atual preocupação com a formação de professores, revela-se um desafio que a Instituição de ensino Superior tem enfrentado nas últimas décadas. A importância das TIC -Tecnologia da Informação e Comunicação, neste contexto se deve, sobretudo, ao fato de ser um elemento essencial de integração do homem na sociedade, surgindo como instrumento de desenvolvimento da personalidade, de autonomia e estímulo à criatividade, meio indispensável de educação. Os novos acordes docentes advém de uma criteriosa pesquisa sobre a utilização de diferentes recursos oferecidos pelas TIC, tendo como foco o processo de formação do professor de música. A análise que segue não tem a pretensão de esgotar as possibilidades de informações obtidas através da pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Música, mas encaminhar algumas questões pertinentes ao tema deste estudo. Neste estudo optou-se pela metodologia quantitativa para apoiar as investigações realizadas durante a pesquisa de campo, nesse sentido, pontua-se que ao adotar o método quantitativo, tem-se consciência que apesar de sua relevância, algumas questões que aqui serão apresentadas carecerão de um maior aprofundamento, o que exigirá estudos futuros de cunho qualitativo para melhor analisá-los. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior na Região Sul, que atualmente oferece na graduação cursos de licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música, Dança, Artes Plásticas e Artes Cênicas; além do Bacharelado em Artes cênicas, Música Popular Brasileira, Dança e o curso de Musicoterapia.
São vários os aspectos que podemos analisar com relação as contribuições das novas tecnologias e das TIC´s, em particular para a Educação Contemporânea.
The society of information and knowledge imposes to the public security structures to fit new realities, crossing the need for investments in the area of intelligence. Intelligence activity is part of the historical, social and political societies and states, which relied on this tool for their strategies and actions. Information and knowledge management acquires more importance and relevance in intelligence activities, which entails that new tools, new information technologies and new concepts of communication help in this process. Accordingly, the intelligence activity must be understood as a complex adaptive system, in which the processes of construction, production and information management and knowledge may optimize their organization and use in public safety to defend the state, the society and the citizen.
(revisto e modificado em dezembro de 2006) RESUMO O artigo lança um olhar no desenvolvimento da ciência da informação e no seu relacionamento com a tecnologia. As mudanças na tecnologia da informação ocorridas nos últimos 50 anos organizam e ordenam todas as atividades associadas com a ciência da informação. O modelo tecnológico inovador é fechado e não permite dúvidas ou contestação. Nesta ambiência são analisados o presente e o futuro da área. O papel do fluxo de informação, das estruturas de informação, do profissional da área e os objetivos da ciência da informação são delineados a partir da crença em que a realidade se divide em três mundos : o subjetivo, o material e o do ciberespaço. ABSTRACT The article launches a glance in the development of information science and in its relationship with its technologies. The changes in the technology of information that happened in the last 50 years organized and they gave the order to all the activities associated with information science. The model of information technological innovation is closed and it does not allow for doubt or questions. In this environment the present and the future of the information science are analyzed. The role of the flow of information, of the structures of information, of the professional of the area and the objectives of information science are delineated starting from the faith in that, the reality is divided in three worlds: the subjective, the material and the one of the cyberspace.
Frequentemente, o vendedor de determinado produto conhece mais a respeito da qualidade do produto do que o comprador. Os trabalhadores geralmente conhecem suas próprias habilidades melhor do que os empregadores. Mostrando assim que cada responsável pelo seu bem respectivo conhece mais a respeito dele. Isso mostra que geralmente uma parte entende mais do produto do que a outra e as Informações Assimétricas explicam a razão de muitos arranjos institucionais ocorrem na nossa sociedade. Ainda pensando na sociedade, o mercado competitivo gera uma situação eficiente, mas isso é uma visão idealizada do sistema. Na realidade, existem algumas circunstâncias que são conhecidas como falha de mercado, que impedem que ocorra uma situação ótima. O governo existe para guiar, corrigir e complementar o sistema de mercado, resolvendo as falhas existentes. Ambos conceitos estão ligados a vida de todas as pessoas, mas somos apenas a parte com menos informação e com mais informação. Ao mesmo tempo que os governos tem o controle da informação, eles não podem garantir que todos os indivíduos façam o que é melhor para eles, o governo. Palavras-chaves: Informação,
-Hardware: são os dispositivos físicos, que podemos tocar. -Software: são as partes lógicas, os programas.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.