Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Atualmente o Brasil possui um número considerável de programas de aceleração de startups distribuídos em seu território. Contudo, são escassos os estudos e pesquisas acadêmicas sobre o assunto. O presente trabalho identifica as principais características que definem e qualificam os programas de aceleração de startups no país através de consultas às bibliografias clássicas e editais e/ou informações públicas sobre tais programas. Foram analisados 49 programas no país e suas principais características e parâmetros foram agrupados em nove categorias: (i) geral e status; (ii) foco de atuação; (iii) governança; (iv) internacionalização; (v) etapas; (vi) atividades; (vii) natureza processo seletivo; (viii) investimento e remuneração; e (ix) finalização do programa. Após uma revisão descritiva dos programas, é realizada uma discussão dos perfis, características e parâmetros qualificadores dos programas de aceleração de startups no Brasil. Por meio de uma reflexão sobre as características convergentes e divergentes entre os programas analisados, o texto oferece uma análise das iniciativas no país e levanta novas questões a serem consideradas por gestores no projeto e condução de programas de aceleração de startups e aprofundadas por novos esforços de pesquisa.
2017
A ausência de indicadores de empreendedorismo validados, relevantes e comparáveis pode dificultar o avanço das pesquisas em empreendedorismo e a formulação e avaliação de políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Um indicador é uma medida usada para quantificar ou operacionalizar um conceito (Jannuzzi, 2002). Conceitos abstratos derivados de realidades complexas e objetos de múltiplas compreensões, não podem ser reduzidos a apenas um indicador (
Com o aumento das pesquisas sobre como algumas organizações prosperam em ambientes influenciados por risco, inovação, rapidez, mudança e sorte, o presente trabalho objetiva identificar se mitos arraigados, de acordo com o estudo apresentado por Collins e Hansen (2011), também são percebidos e/ou aceitos por brasileiros com relação às organizações em que atuam ou atuaram. Utilizando a metodologia quantitativa, de caráter descritivo, foi realizada uma pesquisa, cuja amostra é não probabilística, por julgamento. O questionário eletrônico estruturado foi divulgado pelas redes sociais LinkedIn e Facebook. A análise dos dados foi realizada pela estatística descritiva e análise de conteúdo. Obteve-se 259 questionários respondidos em 7 dias de aplicação. Os resultados demonstram que é possível traçar uma tendência de não aceitação desses mitos, facilmente identificada através dos comentários e da apuração das respostas para cada afirmação apresentada
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
Introdução: As aceleradoras de startups têm um papel fundamental no ecossistema de empreendedorismo, permitindo formas diferentes de desenvolver novos produtos e serviços, por meio da inovação. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as startups apresentadas no site startupbase.com, mapeando a influência delas no cenário brasileiro. Método: A partir de pesquisa exploratória descritiva, com análise qualitativa dos dados, foram analisadas 13.297 startups. Resultado: nove startups analisadas são unicórnios com investimentos de mais de nove bilhões em cinco anos na economia brasileira (2015-2020). Conclusão: Percebeu-se que por meio da inovação, produtos e serviços foram dinamizados, sendo a mecanização de processos o primeiro passo utilizado pelas novas empresas emergentes, mas nem todos os processos de mecanização levam à criação de tecnologia. Para que isso ocorra, é necessário o uso de ferramentas corretas e a disponibilização de informações estratégicas para mudanças adequadas.
CIRIEC World Conferece Latin America 2021, 2021
Publicado no CIRIEC 2021 - International Research Conference on Social Economy, o artigo é fruto de um TCC de Izabel Silveira, que orientei sobre as dificuldades de empreendedores negros na gestão de seus negócios no Rio de Janeiro
2011
A internacionalização das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) vem ganhando intensidade nos últimos anos, como mostram os investimentos em países que não os de origem das empresas multinacionais (EMNs). Tendo em vista que o processo de industrialização da economia brasileira é historicamente marcado pela presença de EMNs, o propósito deste estudo é investigar os fatores que podem influenciar a decisão de uma empresa em termos de investimento em atividades de P&D fora de seu país de origem. Para isso, apresentamos resultados de um survey aplicado entre os anos de 2006 e 2007 com filiais de EMNs instaladas no Brasil, o qual nos permitiu examinar, classificar e hierarquizar os mais importantes desses fatores de atração de P&D para as subsidiárias brasileiras das EMNs estrangeiras. Dentre os resultados desse estudo está a constatação de que no Brasil os fatores de atração mais relevantes são, em ordem, o custo e a disponibilidade da mão-de-obra, estabilidade política e econômica e segurança jurídica e patrimonial, tamanho e dinamismo do mercado e incentivos e financiamento público à P&D.
Métodos e Pesquisa em Administração
Devido as crescentes discussões sobre o estudo do empreendedorismo na atividade econômica, e da investigação temática de startups pela academia, surgiram trabalhos no tema em plataformas científicas como congressos, seminários, encontros e periódicos. O presente artigo tem como objetivo investigar a produção nacional sobre startup em eventos de administração de 2014 a 2018. O estudo caracteriza-se, portanto, como uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, a partir de uma revisão sistemática da literatura, de natureza quanti-quali. Foram identificados 45 trabalhos, publicados em três eventos de alto renome no campo da Administração: Egepe, Semead e Enanpad. Os resultados permitiram observar que há uma tendência de crescimento de investigações sobre a temática Startups. Palavras-chave: Startup. Produção Científica. Bibliometria.
Revista Científica Semana Acadêmica , 2021
Esta pesquisa tem como foco o registro de marca feito por empresas exportadoras de açaí no Estado Pará junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A pesquisa foi me-todologicamente orientada como um estudo de caso e foi executada através de técnica de mi-neração de dados em bancos oficiais como o e-marcas do INPI e o DataScience Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa sinalizam para a baixo percentual de proteção de ativos de in-tangíveis do tipo marcário por esse grupo de empresas e o resultado apresenta todos os signos distintivos utilizados pelas empresas em seus produtos e/ou serviços. Nossa indicação é que o registro de marca seja inserido no plano de negócios das empresas como uma prioridade para melhor posicionamento de seus produtos e/ou serviços e que exista incentivo da gestão públi-ca paraense através de campanhas educativas quanto à importância do registro de marca.
By observing the dialogue between spatiality and perfomativity, there comes an axis which enables the operation of the actor's work called spatial masking. The purpose is to investigate scenic poetic leading performer to relate it to your creative process with, at least, three ways of thinking space: abstract, concrete and organic. The resulting change in the body plasticity develops the actor's reasoning necessary to deal with their psychophysical apparatus as a variant of the environment. Ao se lançar um olhar para o diálogo entre espacialidade e performatividade, surge um eixo de exploração do ofício do ator denominado de mascaramento espacial. O propósito é investigar poéticas cênicas que conduzem o atuante a se relacionar no seu processo de criação com pelo menos três maneiras de se pensar o espaço: abstrato, concreto e orgânico. A consequente transformação na plasticidade corporal desenvolve no ator o raciocínio necessário para lidar com o seu aparato psicofísico como uma variante do ambiente. Al lanzar una mirada para el diálogo entre la espacialidad y la performatividad, se propone un eje que permite la investigación de oficio del actor llamado enmascaramiento espacial. El objetivo es investigar poéticas escénicas que conducen el actor a relacionarse con su proceso creativo con al menos tres formas de pensar el espacio: abstracto, concreto y orgánico. El cambio resultante en la plasticidad del cuerpo desarrolla el razonamiento necesario al actor para hacer frente a su aparato psicofísico como una variante del medio ambiente.
É com imensa satisfação e alegria que recebi o convite do dr. Eduardo Goulart para fazer o prefácio do segundo volume da série Legal Talks: Startups à Luz do Direito Brasileiro. Em 2017, participei da organização da primeira edição e, ainda como profissional do direito, escrevi o artigo que trouxe o contexto desse mercado tão fascinante de tecnologia e negócios digitais. Esse universo das startups, inovação e tecnologia realmente me capturou e, poucos meses depois, fundei o Órbi Conecta, hub de inovação em Belo Horizonte, juntamente com empreendedores da comunidade de startups da capital mineira e grandes empresas do nosso país: MRV, Localiza e Inter. Sou grata à JBL Advocacia e Consultoria pelo apoio e por acreditar que nosso país pode ser transformado pelo empreendedorismo tecnológico.
Análise da alavacagem financeira das empresas de capital aberto do agronegócio brasileiro Grupo de Pesquisa: Administração Rural e Gest ão do Agronegócio Resumo: A questão do endividamento ainda é considerada uma questão não plenamente resolvida no campo da gestão financeira das empresas. Neste aspecto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os determinantes da alavancagem das empresas do agronegócio brasileiro conforme o modelo de Rajan e Zingales (1995). Na definição da amostra foram selecionadas 26 empresas que estavam enquadradas em alguma das três subdivisões do agronegócio brasileiro: a) o setor de produção agropecuária; b) setor fornecedor de insumos e fatores de produção e c) setor de processamento e distribuição, com base em classificação da CNA. O estudo foi feito com base no banco de dados da Economática®, tendo sido utilizado o modelo de regressão com dados em painel. Os resultados indicaram que as variáveis tangibilidade dos ativos, oportunidade de crescimento, tamanho e lucratividade foram estatisticamente significantes e podem ser interpretadas como fatores determinantes do endividamento das empresas do agronegócio brasileiro. Conclui-se ainda que o modelo estimado por meio da regressão com dados em painel gerou resultado compatível com aqueles preconizados pela pecking order theory. Palavras-chaves: Endividamento, Estrutura de Capital, Agronegócio, Pecking Order Theory. Abstract: The question of debt financing is a question not yet entirely answered in the field of corporate finance management. In this regard, the present study intends to evaluate XLV CONGRESSO DA SOBER "Conhecimentos para Agricultura do Futuro" Londrina, 22 a 25 de julho de 2007, Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural 2 the determinants of corporate leverage in the Brazilian agribusiness sector using the model of . In the definition of the sample there were selected 26 companies that are classified in one of three subdivisions of the brazilian agribusiness sector: a) the agriculture or cattle raising; b) inputs or production factors and c) processing and distribution sector, using as reference the CNA classification. The study used data from the Economatica® database, with the adoption of panel data methods. The results indicated that the variables tangibility of assets, growth opportunities, size and profitability were statiscally significant as determinant factors of the debt structure of Brazilian agribusiness companies. It is also possible to conclude that the model estimated by panel data generated results that are compatible with those suggested by the pecking order theory.
Gestao Org, 2011
2024
Editora Direitos para esta edição cedidos à Atena Editora pelos autores. Open access publication by Atena Editora Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterála de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Todos os manuscritos foram previamente submetidos à avaliação cega pelos pares, membros do Conselho Editorial desta Editora, tendo sido aprovados para a publicação com base em critérios de neutralidade e imparcialidade acadêmica. A Atena Editora é comprometida em garantir a integridade editorial em todas as etapas do processo de publicação, evitando plágio, dados ou resultados fraudulentos e impedindo que interesses financeiros comprometam os padrões éticos da publicação. Situações suspeitas de má conduta científica serão investigadas sob o mais alto padrão de rigor acadêmico e ético.
Um dos principais desafios das incubadoras de empresas é alinhar as atividades da organização a sua estratégia. Surge daí a necessidade de uma ferramenta operacional que ofereça mais do que indicadores de desempenho tradicionais e que permita delinear um direcionamento estratégico. O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica desenvolvido pelos americanos Kaplan e Norton nos anos de 1990, apresentando ao mundo dos negócios uma nova filosofia de gestão onde as perspectivas financeiras são equilibradas por perspectivas não financeiras, com isso quebrando paradigmas dos tradicionais métodos até então praticados pelas empresas. O BSC se propõe a traduzir a visão e a estratégia da organização em objetivos operacionais, direcionando o seu desempenho e tornando possível gerenciar a estratégia de maneira integrada garantindo que os esforços estejam todos voltados ao foco estratégico. Atualmente as incubadoras do Brasil priorizam a implantação do modelo CERNE, buscando a certificação através da implementação de suas práticas. A implantação das práticas-chave do CERNE é um processo que envolve todas as áreas de atuação das incubadoras, proporcionando o monitoramento e avaliação do desempenho através de uma série de indicadores. O intuito deste trabalho é discutir a proposta de um modelo de gestão aplicável às incubadoras tendo por base os mapas estratégicos e painéis de desempenho à luz das premissas do Balanced Scoredcard (BSC) e utilizá-lo como ferramenta de medição de desempenho das empresas incubadas de acordo com as práticas-chaves do modelo CERNE. Adotou-se para desenvolvimento do estudo uma abordagem qualitativa desenvolvendo-se um estudo de caso na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), utilizando-se da técnica Delphi para construção dos objetivos estratégicos os quais foram concebidos para composição do Mapa e do Painel de Indicadores de Desempenho, por possibilitar um processo participativo, onde os referidos objetivos estratégicos escolhidos para composição do mapa foram repetidos a cada rodada, de modo que os participantes da Incubadora Tecnológica Natal Central pudessem reavaliar as suas respostas e as justificar. Os achados da pesquisa apresentam uma proposta inicial de mapa e painel de desempenho contemplando as quatro perspectivas propostas pelo BSC (Aprendizagem e Desenvolvimento, Processos Internos, Clientes e Financeira). Trata-se, portanto, de uma abordagem inovadora da gestão do relacionamento e de avaliação de desempenho entre a incubadora e as empresas beneficiadas pelo sistema.
2017
No contexto nacional, a referência a uma organização start-up, tem definido, no plano dos discursos político e mediático, uma amenidade, uma platitude, correlativa da apologia dos seus méritos como factos consumados, anódinos, salvíficos. Neste quadro, é reduzida a visibilidade de perspectivas que procurem interrogar este fenómeno, em si mesmo relevante, para uma putativa recomposição das práticas que enformam a actividade económica nacional. Apresentando como suporte empírico um conjunto de observações registadas em diário de campo constituído no decurso de uma pesquisa longitudinal realizada entre Novembro de 2014 e Novembro 2015, numa das organizações start-up portuguesas que maior crescimento (e visibilidade) tem conhecido nos últimos três anos, o presente artigo procura explorar a praxis da gestão de RH (GRH) observável no contexto de uma organização start-up. Regista-se, em termos empíricos, uma praxis de GRH tributária de uma lógica e uma cultura de gestão ancorada na experim...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.