Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Ce texte discute certains aspects de l'art de la performance e de la performance au Brésil et la recente production du Collectif Osso de Performance Urbaine (Salvador, 2009).
ex aequo, 2019
Resumo O objetivo neste artigo é fazer uma leitura dos contos da autora goesa de língua portuguesa Beatriz da Conceição de Ataíde Lobo e Faria (1913-1994) que foram publicados nas seções para mulheres dos jornais goeses A Vida, O Heraldo e O Académico. O principal argumento é que nesses contos Lobo e Faria mostra a necessidade de a mulher ter uma educação esmerada, não para a sua emancipação mas, sim, para se tornar uma verdadeira companheira de seu marido e uma mãe que pudesse ter um papel decisivo na educação de seus filhos. Contudo, se, ao educar uma família, a mulher educa uma nação, conforme o pensamento da época, os contos de Lobo e Faria, de fim moral, tinham como objetivo último a formação da consciência social e política da sociedade goesa.
Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado em comunicação intitulada "Corinho de fogo: arranjos sígnicos como estratégia de midiatização entre a música gospel pentecostal brasileira e a cultura afro", que investiga o fenômeno cultural dos "Corinhos de fogo". O fenômeno cultural do Corinho de Fogo possui grande alcance dentro do universo da música gospel do Brasil contemporâneo, circulando principalmente em mídias como o YouTube. Para estudar tal fenômeno, este estudo buscará discutir como se configuram seus arranjos sígnicos em eventos de territórios distintos (Rio de Janeiro e Salvador). O percurso metodológico deste artigo adotará a semiótica peirceana a partir do modelo descrito no livro "Semiótica Aplicada" (Santaella, 2005). Como resultados, espera-se compreender as representações e arranjos sígnicos do objeto de análise, a fim de melhor entender o fenômeno cultural evangélico no.
A salvaguarda do património arquitetónico, que tem um percurso já longo, pode considerar-se a precursora das preocupações de salvaguarda de todos os bens que respeitam à cultura da humanidade.
Resumo: Neste artigo, propomos uma breve reflexão sobre as formas como os cemitérios aparecem na constituição de territórios urbanos, com o objetivo de aclarar esta relação na formação do espaço urbano de Cruz Alta, RS, e de Belo Horizonte, MG. Analisamos os processos de implementação dos respectivos espaços funerários e os impactos da secularização desses cemitérios na malha urbana e na sociedade envolvente. Finalmente, discutimos a relação dos cemitérios na manutenção de uma memória pessoal, atentando para o papel dos túmulos na preservação da figura e identidade do morto. Palavras-chave: Urbanização; Cemitérios; Memória.
Revista Geográfica de América Central , 2011
O grafite como arte e manifestação cultural de subversão e resistência popular, onde abase material se expressa principalmente nas ruas. O grafite que carrega um discurso próprio do cotidiano das cidades apoiado em diferenças e identidades e em umaforma peculiar de representação.Nosso pressuposto é quea ação dos grafiteiros revela a pluralidade da condição humana, desnudandoo caráter político e contestatório de sua relação com o espaço público. Para tanto, foram selecionados lugares com diferentes características sociais, culturais e espaciais, na tentativa de,através do lugar,compreenderos fenômenos e representações do cotidiano de Salvador. Guiam nosso trabalho as reflexões do Professor Milton Santos –particularmente as que fazemuma ligação com a subjetividade e experiência dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Analisamos também, quem fez, onde fez e o que fez.Partimos da tesede que existem culturas subdominantesque podem ser residuais, emergentes e excluídas, e que as chamadas subculturas encontrarão rebatimento no espaço e na paisagem. Este trabalho também assume o que coloca Denis Cosgrove, ou seja, que a Geografia estáem toda parte.
A ideia deste artigo é propor uma discussão sobre a identidade e etnicidade sobre a perspectiva da afrodescendência soteropolitana. Esta é a primeira parte cuida do conceito de afrodescendência criado pela Historiadora Marli Geralda Teixeira. A segunda parte fará uma discussão sobre reflexões sobre o que venha ser identidade e pertença cultural do ponto de vista da afrodescendência. A terceira parte deste artigo tem como objetivo provocar uma discussão sobre a movimentação de identidade e pertença do ponto de vista cultural de sujeitos brancos.
Anais eletrônicos do VI Encontro Nacional do Núcleo de Estudos do Mundo Atlântico e do II Encontro Nacional do Núcleo de Estudos Impérios Coloniais, 2019
"Os cemitérios surgiram no século XIX no Brasil." Essa afirmação que é repetida por alguns pesquisadores como mantra que não pode ser questionado, contudo esse trabalha parte do ponto que se existia cemitérios na Europa antes do século XIX, qual seria a razão do Brasil também não ter? Passando pela primeira menção no termo no século XVII, as epidemias e a criação de campos santos para as vítimas, as primeiras plantas de cemitérios de escravos no século XVIII até o Alvará régio de 1801, no qual o príncipe regente ordena a criação de cemitérios públicos em todo o domínio português. Esse texto é um convite para uma reflexão necessária dentro da arqueologia da morte no Brasil. Pois se existem até sítios arqueológicos em metropoles que existiam campos santos, em sua múltipla variedade, antes do século XIX, qual seria a razão de negar isso?
Resumo: Foram realizados ensaios em laboratório com agregados graúdos, miúdos e com aglomerante (cimento Portland), com base nas normas da ABNT para a seguintes determinações: - Agregados: Composição granulométrica, massa específica, massa específica aparente, absorção de água, massa unitária e volume de vazios. - Cimento Portland: Massa específica, Resistência à compressão, módulo de finura, determinação da pasta de consistência normal e resistência à aderência. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Palavras-chave: Agregados, propriedades, cimento Portland.
Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 2017
Este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis relações entre a queixa escolar e a construção de gênero em prontuários em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de Salvador- BA. Ele partiu de pesquisa de mestrado que objetivou analisar como essas queixas eram entendidas e atendidas nesse serviço. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. Aqui serão apresentados os resultados relativo à análise de prontuários, com um recorte para as questões de construção de gênero. Como resultado, foi encontrado que os meninos representaram maior parte dos encaminhamentos (71%). Proporcionalmente, as meninas apresentaram mais relatos de situações de humilhação na escola e também descrições que indicaram um alto grau de sofrimento psíquico. Os dados revelam uma forte influência de padrões existentes na construção de gênero s...
A comunicação apresenta o espaço cemiterial como uma ferramenta educativa para as aulas de Ensino Religioso, uma vez que o mesmo fornece inúmeros atributos para o estudo da religiosidade, da arte, da morte e da história. A comunicação tem o objetivo sugerir uma metodologia que incentive novas práticas pedagógicas que atendam o adolescente contemporâneo que a cada dia está mais inserido na realidade virtual e distanciado do cotidiano real. Acreditamos que o estudo do cemitério irá contribuir na aproximação deste indivíduo com as questões ligadas à religiosidade, além de propiciar ao aluno e ao professor um espaço de troca, identificação e de reflexão sobre os mais variados temas e valores que perpassam nossas vidas e que são de fundamental importância para a composição dos adultos que irão compor a sociedade do futuro.
Resumo: Este texto constitui um estudo sobre o importante papel cultural que a Sombra di Polon constitui na configuração de Morança (unidades habitacionais de famílias agregadas) e Tabanka (um complexo de povoados no território de herança Kaabunke) na atual Guiné Bissau no Oeste da África, que define o lugar da construção cultural, contemplação familiar, ensino religioso e reuniões políticas das comunidades, que quando situado nas florestas, torna-se lugar central da crença espiritual Baloba e de prática da iniciação Fanadu nas matas sagradas.
digitAR – Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, nº 8, 2022
LEITÃO, Marta Isabel Caetano (2022) – “A cidade de Alcácer do Sal durante o emirato e o califado de Córdova” in digitAR – Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, nº 8. Coimbra: Impactum-Journals/CEAACP - Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, pp. 242-253. DOI: 10.14195/2182-844X_8.
Relatório experimental acerca do principio de Arquimedes. Relaciona a densidade do fluído com a força de empuxo.
No início de março de 2013, no decurso do acompanhamento arqueológico do projeto de “Requalificação da Avenida Vasco da Gama, Reabilitação e Consolidação da Falésia de Sines e Reforço à Acessibilidade à Avenida Vasco da Gama: Instalação de Ligação Vertical “, a cargo da empresa Smile at Culture, identificaram-se vários enterramentos na área de afetação direta da vala para implantação dos cabos de média tensão, no Largo Poeta Bocage, em Sines. A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) foi informada de imediato sobre os vestígios arqueológicos e foi convocada uma reunião no local para determinar as medidas de minimização a aplicar. A DRCA determinou que o local seria escavado manualmente e que todos os enterramentos identificados na área de afetação direta seriam removidos por uma equipa técnica especializada. O presente relatório apresenta os resultados arqueológicos da escavação de emergência realizada no Largo Poeta Bocage
Para o autor Jaime Pinsky, um pesquisador, que tem o passado como matériaprima, não pode utilizar dos mesmo recursos das ciências exatas para determinar com precisão como os fatos passados se sucederam e recriá-los.
Resumo: Este artigo analisa as especificidades do estilo de vida homossexual e a sua relação com o espaço urbano na cidade de Salvador, a partir de reflexões iniciadas na monografia de graduação em Urbanismo, intitulada "Territórios e Circuitos Homossexuais em Salvador: há um gueto gay?", defendida no ano de 2007 na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. O objetivo principal da pesquisa foi questionar a existência de um "gueto" tal como descrito por Wirth (1987). A hipótese que norteou a investigação era a de que os homossexuais prefeririam os locais fechados por sofrerem mais discriminações nos espaços públicos. Dessa forma a opção por lugares reservados seria proporcional ao preconceito sofrido nos espaços livres. Ou seja: onde há maior preconceito há maior preferência por locais fechados. Palavras-chave: usos do espaço, gueto gay, sociabilidade homossexual De acordo com Wirth , os grupos minorizados segregam-se no espaço urbano, criando espaços de moradia e satisfação das necessidades de seus indivíduos, reforçando também os laços de solidariedade. O gueto serve como uma forma de acomodação usada entre grupos em conflitos, através do qual um grupo minoritário sobrevive diante da opressão sofrida diante de um grupo majoritário em áreas específicas das cidades. No dizer deste autor, é "uma forma de acomodação através da qual um grupo minoritário efetivamente é subordinado a um grupo dominante" e oferece integração comunitária à sociedade, garantindo condições de existência do grupo minoritário e dos seus costumes (WIRTH, 1987, p. 58). As características básicas descritas por este autor para a existência de um gueto são a concentração residencial, a área de serviços institucionais, o isolamento e fechamento em relação ao grupo majoritário.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.