Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Como a transformação ocorre a volume constante deve-se concluir que o gás não realiza trabalho.
Matéria para a QUARTA prova. Numeração conforme a quarta edição do livro "Fundamentos de Física", Halliday, Resnick e Walker.
Abakós, 2016
Neste trabalho, apresenta-se o kit Caixa Mágica com experimentos de termodinâmica para alunos do Ensino Médio. Os experimentos utilizam material de baixo custo, incluindo materiais reciclados, facilmente adaptáveis em salas de aula. A Caixa Mágica foi testada em uma escola estadual com alunos do segundo ano do ensino médio. O impacto das experiências como estímulo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica foi investigado por meio de questionários aplicados antes e após a experimentação. O nível de acerto dos questionários aumentou significativamente após os experimentos, sugerindo que a abordagem experimental é eficiente. Palavras-chave: Ensino de Física. Termodinâmica. Experimentos de baixo custo. Ensino Médio.
Apostila de termodinâmica, 2022
Trata-se de uma livre tradução de edição antiga do livro de termodinâmica do Vas Wylen
Físico química, 2020
Conteúdo para o nível superior do curso de licenciatura em ensino de biologia
2021
Enunciado e interpretação da primeira lei da termodinâmica. Energia interna e suas relações com trabalho e calor. Trabalho de expansão e trabalho de expansão reversível, trabalho elétrico, trabalho adiabático. Calor à volume constante, calor a pressão constante e introdução do conceito matemático e físico da entalpia. Pressão interna e a derivada parcial da energia interna. Tudo numa linguagem acessível. Todas as deduções matemáticas abertas e de fácil compreensão.
A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva, e não pode ser criada nem destruída durante um processo. Em sistemas fechados, o princípio de conservação da massa é usado implicitamente pela exigência de que a massa do sistema permaneça constante. Em volumes de controle, ou sistemas abertos, a massa pode atravessar a fronteira do sistema e devemos levar em conta a quantidade de massa que entra e sai do volume de controle.
Experiências em ensino de ciências, 2018
São vários os fatores que contribuem para a predominância de uma metodologia tradicional de ensino nas escolas, passando pelo uso quase exclusivo do quadro branco, pincel e apagador, e até pelo uso de metodologias que têm como base o que Paulo Freire chama de educação bancária. Assim, entendemos que se faz necessário o uso de mecanismos que venham a facilitar o ensinoaprendizagem, em especial para o ensino das ciências. Nessa perspectiva, propomos uma metodologia de ensino com o intuito de melhorar a aprendizagem dos estudantes de Física no Ensino médio. Utilizamos os Folhetos de Cordel enquanto ferramenta didática, e uma sequência de ensino para o uso dos mesmos em sala de aula. Para avaliarmos nossa proposta, realizamos um minicurso de três encontros, numa turma do primeiro ano de uma escola de ensino médio situada na cidade do Crato, Ceará. De início, utilizamos o Folheto de Cordel, Física Conceitual em Folhetos de Cordel: Calor, Temperatura e Dilatação, quando aplicamos uma sequência de ensino que propomos. Para trabalharmos com os conhecimentos prévios e a aprendizagem dos alunos, fundamentamos nosso trabalho com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e consideramos os folhetos como uma ferramenta que carrega o Enfoque CTS em sua abordagem. Analisamos a aprendizagem dos alunos, acerca do conteúdo, por meio de questionários e entrevistas, que serviram para verificarmos quais conceitos relevantes na estrutura cognitiva dos mesmos foram alterados ou acrescentados. A partir da análise das respostas dos questionários e das entrevistas, verificamos que o uso dos Folhetos de Cordel para além da divulgação científica, com o uso da sequência proposta, nos trouxe evidências de aprendizagem e motivação dos alunos, especificamente para o conteúdo: Calor, Temperatura e Dilatação.
Revista Extensão em Foco, 2021
RESUMO: Este artigo apresenta um relato da sala de Termodinâmica e Fluidos, durante a VI EXPOFÍSICA, realizada no Instituto Federal do Espírito Santo-Cariacica em 2019. Esta atividade de extensão tem sido realizada anualmente junto com a Semana de Ciência e Tecnologia com o objetivo de promover a divulgação científica para a comunidade. O público são alunos da rede pública e particular do Estado, visitantes externos, além dos alunos do próprio campus. Na sala atuaram como mediadores 21 licenciandos do curso de Licenciatura em Física do campus. Para essa pesquisa foram utilizadas observações feitas pelos professores coordenadores da sala e um questionário respondido pelos mediadores. Além da divulgação científica, os resultados apontam para diversos aspectos positivos para os licenciandos mediadores, tais como: ganho de autonomia, aprendizado de Física, interação com os visitantes, colaboração com os colegas proporcionando a integração do curso, evolução e aprendizado na transmissão de conhecimento e incentivo para a carreira docente. Palavras-chave: Extensão. Exposição de Física. Termodinâmica. Fluidos. Formação de professores.
Será apresentado neste trabalho uma forma para a determinação de propriedades dos materiais, através de um simples aparato experimental. Em particular , serão determinados experimentalmente o calor específico de dois sólidos metálicos diferentes, o calor latente de condensação da água e a capacidade térmica do calorímetro utilizado. Os valores obtidos serão comparados com valores tabelados para essas propríedades, verificando -se assim a eficiência deste método.
O objetivo deste trabalho é apresentar um formato de aula de Física que resgata algumas características e elementos importantes esquecidos atualmente , que preze pela compreensão conceitual e promova um ambiente agradável aos alunos. Isso foi feito a partir de um minicurso realizado em um colégio estadual do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma proposta em Termodinâmica, preocupando -se também em promover discussões acerca da metodologia do trabalho científico. Para o minicurso foram feitos três experimentos realizados e discutidos em s ala de aula: i) medida de temperatura pelo tato; ii) condução de calor ; iii) convecção. De acordo com a avaliação, as aulas tinham bastantes informações e foram dinâmicas. Os alunos conseguiram promover uma melhor distinção entre os conceitos relacionados à termodinâmica. Pretende -se que este relato sirva como um auxílio e incentivo a muitos professores que t êm a mesma preocupação de tornar as suas aulas mais significativas para seus alunos.
Os dispositivos ou sistemas utilizados para produzir potência são geralmente chamados de motores ou máquinas, e os ciclos termodinâmicos nos quais eles operam são chamados de ciclo de potência.
Material didactico , 2015
Assume-se que seja do conhecimento de todos, que o processo de ensino-aprendizagem da Física, em qualquer nível de ensino, tem sido um verdadeiro desafio. E entre os exemplos está a realização de actividades laboratoriais, que deverá fornecer ao estudante uma oportunidade de testar e comprovar qualitativa e quantitativamente as teorias físicas. No entanto, sendo o laboratório (de Física em particular) um espaço delicado e que merece cuidados especiais, achamos oportuno compilar o presente texto para fornecer uma orientação básica no desenvolvimento das actividades laboratoriais.
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.
2014
Introdução à termoquímica e termodinâmica. Calor. Reações exotérmicas e endotérmicas. Lei de Hess. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Energia livre de Gibbs. Um resumo de quando estudei química na Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda - RJ.
De todos os empreendimentos tecnológicos do homem o mais importante é a capacidade de controlar grandes quantidades de energia. Uma das finalidades desta apostila é tentar explicar um método de análise, baseado na ciência da termodinâmica, para processos que envolvem produção, controle e o uso de energia. Assim a termodinâmica é uma ciência que abrange uma gama muito extensa de fenômenos naturais e que compreende o estudo da energia e das suas transformações, com isso possibilitando ao homem a capacidade de controlá-la. Desta forma podemos definir a termodinâmica como a ciência das transformações de energia relacionadas com as propriedades físicas das substâncias.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.