Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
8 pages
1 file
O problema do afundamento de edificações, causado pelo colapso do solo, tem demandado estudos que resultem em soluções técnicas, economicamente viáveis, para o projeto de fundações de edifícios localizados em regiões onde é colapsível. Sem estas técnicas, os engenheiros civis têm calculado fundações baseados em métodos inferidos empiricamente. Desta forma, na maioria dos casos, os resultados obtidos são indesejáveis e com excessivo dispêndio de recursos.
A busca de superação de uma pedagogia puramente técnica, linear e instrumental e a atual preocupação com a formação de professores, revela-se um desafio que a Instituição de ensino Superior tem enfrentado nas últimas décadas. A importância das TIC -Tecnologia da Informação e Comunicação, neste contexto se deve, sobretudo, ao fato de ser um elemento essencial de integração do homem na sociedade, surgindo como instrumento de desenvolvimento da personalidade, de autonomia e estímulo à criatividade, meio indispensável de educação. Os novos acordes docentes advém de uma criteriosa pesquisa sobre a utilização de diferentes recursos oferecidos pelas TIC, tendo como foco o processo de formação do professor de música. A análise que segue não tem a pretensão de esgotar as possibilidades de informações obtidas através da pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Música, mas encaminhar algumas questões pertinentes ao tema deste estudo. Neste estudo optou-se pela metodologia quantitativa para apoiar as investigações realizadas durante a pesquisa de campo, nesse sentido, pontua-se que ao adotar o método quantitativo, tem-se consciência que apesar de sua relevância, algumas questões que aqui serão apresentadas carecerão de um maior aprofundamento, o que exigirá estudos futuros de cunho qualitativo para melhor analisá-los. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior na Região Sul, que atualmente oferece na graduação cursos de licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música, Dança, Artes Plásticas e Artes Cênicas; além do Bacharelado em Artes cênicas, Música Popular Brasileira, Dança e o curso de Musicoterapia.
Resumo: O artigo parte de uma pesquisa acerca da cultura digital e versa sobre a emergência de uma práxis formativa extraída do mapeamento de teses sobre tecnologias e educação de universidades públicas brasileiras. Como recorte do trabalho, apresentamos uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca pelas palavras-chave tecnologia e educação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo por objetivo identificar, descrever e compreender as contribuições e problemáticas levantadas em teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Os desafios das tecnologias na práxis educativa vêm à cena como um saber social, no sentido de acionar, em algumas teses, uma relação educando-computador mais emancipadora e menos dependente da técnica. As questões de pesquisa revelam um processo eminente inserido na ação pedagógico-tecnológica, que visa tornar o educador um provocador dessa relação assentada na curiosidade e na reconstrução dialética com a práxis formativa, aproximando reflexivamente as dimensões do saber, saber-fazer e saber ser, despertando um olhar crítico e indagador do educando face às tecnologias na formação e na ação pedagógica. Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Práxis Formativa. Dialética.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Editora SESES, 2019
RAMOS, D. R., 2021
MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO QUESTÃO TEÓRICA: mapeamento e análise de possibilidades conceituais , 2017