Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
RESUMO O presente texto nasceu da proposição de um exercício crítico sobre a questão da ideologia e do uso de estratégias de marketing no contexto do que se pode denominar de mercado religioso, ou de produtos religiosos. A leitura e inversão neste trabalho se fazem a partir dos aspectos que envolvem o discurso ideológico e os mecanismos usados para sua propagação e fixação junto ao público alvo: o ser humano pleno de carências e crédulo de que há um pai que é capaz de cuidar dele, a criança desprotegida, ressentida da ausência de colo e de alimentação, nutrição, sobretudo dos aspectos emotivos ou emocionais, intelectuais e também espirituais. Trata-se de um ensaio crítico sobre o discurso das religiões e de seu principal produto: o deus protagonista da teoria criacionista.
O presente artigo busca expor e debater algumas práticas evangelizadoras adotadas por líderes religiosos no Brasil, fundamentando-se em dados recentes a partir do prisma de três recortes específicos. O primeiro concerne à prédica e às justificativas dos dirigentes; o segundo aos procedimentos e métodos evangelizadores; e o terceiro ao mercantilismo dos produtos sagrados em favor do capitalismo.
O engendramento da sociedade atual provoca um esvaziamento simbólico nos indivíduos, mas encontra meios mercadológicos de fornecê-los novamente. Caso assim não fosse, estaríamos vivendo um processo intenso de anomia social. O que verificamos na prática é exatamente o contrário, talvez nunca na história brasileira presenciamos um momento tão intenso de ajustamento a realidade, de consumi-la, de se apropriar dos seus prazeres. Ou seja, ao mesmo tempo em que muito se apregoa a ausência de parâmetros seguros na pós-modernidade, nunca se produziu tanta simbologia quanto agora.
Anagrama Revista Cientifica Interdisciplinar Da Graduacao, 2011
O objetivo do artigo é compreender os modos como são enunciados os produtos ofertados e anunciados nos portais de informação e no shopping online da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Foram analisados os enunciados e a estrutura dos websites para identificar algumas intenções dos enunciadores para seduzir o seu receptor/fiel/consumidor acerca dos produtos religiosos/midiáticos ofertados.
Revista de Administração da Unimep, 2007
Revista de Administração da UNIMEP, v. 5, n. 2, Maio / Agosto -2007 Endereço eletrônico deste artigo: http://raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/20 . ©Copyright, 2007, Revista de Administração da UNIMEP. Todos os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Os artigos só devem ser usados para uso pessoal e não comercial. Em caso de dúvidas, consulte a redação. A Revista de Administração da UNIMEP é a revista on-line do Mestrado Profissional em Administração, totalmente aberta e criada com o objetivo de agilizar a veiculação de trabalhos inéditos. Lançada em setembro de 2003, com perfil acadêmico, é dedicada a professores, pesquisadores e estudantes. Para mais informações consulte o endereço Revista de Administração da UNIMEP -Maio/ Agosto -2007, v. 5, n. 2. Página 106. Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com pastores evangélicos em Belo Horizonte que teve como objetivo identificar a visão dos pastores sobre o uso do marketing nas igrejas. No Brasil, o crescimento dos evangélicos é considerável nos últimos anos e o uso de temas da administração neste meio tem sido cada vez mais aplicado para a gestão das igrejas. A comunicação entre os evangélicos tem recebido uma forte atuação, no intuito de divulgar as programações, comercializar produtos e propagar a fé. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, com 121 pastores de várias denominações, por meio de questionário estruturado, e utilizou-se a amostra por conveniência. Os resultados demonstram que os pastores percebem o marketing como um instrumento de propagação da fé, que precisa ser utilizado com ética. Os pastores, em sua maioria demonstraram não considerar o marketing como forma de mercantilização do sagrado e indício de secularização. Entre os meios de divulgação utilizados pela igreja, os que demonstraram maior freqüência, foram sinalização na fachada e mural de informações na igreja. O estudo revela a vivência dos pastores com instrumentos de comunicação em marketing a partir do contexto contemporâneo de contextualização.
CONVIVENDO NA PLURALIDADE RELIGIOSA E MIGRATÓRIA - Caminhos possíveis, 2023
Próximos lançamentos: 4. A vida consagrada latino-americana através dos gritos das migrações forçadas.
Revista Olorun, 2015
Utilizando as falas de Pierre Verger, Roberto Motta e Gisele Cossard, o texto mostra os perigos que as teorias acadêmicas intelectuais representam para o Candomblé. Explica também a origem da palavra “acadafro” e seu significado como rótulo ao acadêmico iniciado.
2017
O estudo proposto neste artigo analisa o drive-thru da fe (delizacao) e sua influencia nos valores humanos atraves das ferramentas de marketing. Para tal pesquisou-se valores instrumentais e terminais ou finais adaptados da escala Likert (Senna et al 2008) com 5 pontos. O estudo possui carater exploratorio e quantitativo. A analise dos dados obtidos foi realizada por meio do software SPSS versao 23.0, apontando que os valores instrumentais que mais influenciam o comportamento e a conduta humana sendo eles: crenca, ensinamento e acreditar. E valores terminais ou finais que influenciam sao paz de espirito, salvacao e sentido da vida e vida harmoniosa ocorreu empate.
Revista Jurídica Luso Brasileira nº 6, 2020
As duas proposições enunciadas no título deste escrito apresentam-se paradoxais, contudo, são passíveis de serem identificadas nos aspectos de uma sociedade que, ao tempo que se globaliza, se torna multicultural, evidenciando uma diversidade antes inimaginável de crenças. A religião sem Deus e Deus sem a religião fluem da atual discussão que transcende o âmbito daquilo que se conhece como espaço privado das confissões religiosas e, ao ultrapassarem esse âmbito, apontam para a compreensão do que se trata, na modernidade, como religião.
Resumo O objetivo da pesquisa consiste em analisar a estrutura discursiva e as estratégias de persuasão desenvolvidas com o objetivo de vender produtos de fé em cultos transmitidos através de programas de TV e pela internet da Igreja Mundial do Poder de Deus. Para a realização do estudo, foi selecionado um dos vídeos para a análise do discurso religioso e de persuasão assim como suas figuras de linguagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva análise documental de diversos materiais e análise do discurso. Conclui-se que o uso das estratégias de marketing e marketing religioso utilizado pela Igreja Mundial do Poder de Deus está relacionado à venda de produtos de fé, materiais ou imateriais, ofertando aos espectadores prosperidade, cura e a resolução para os mais diversos problemas do cotidiano. Introdução A presente pesquisa é resultado de leituras que geraram curiosidades, dúvidas e reflexões relacionadas às áreas de mídia e religião. O objetivo em abordar esta correlação, cenário em que já existem várias pesquisas, é contribuir para a percepção de que com a secularização e a consolidação do pluralismo no Brasil, o mercado religioso adotou
Análise das mudanças no quadro religioso brasileiro com o advento da pósmodernidade e a perda de referências para o indivíduo. Desta forma, cada pessoa procura resolver individualmente as questões religiosas, procurando se agregar às instituições religiosas que lhe pareçam mais atrativas. Neste quadro, as igrejas neopentecostais, em especial, desenvolvem estratégias persuasivas que colocam as preocupações teológicas de uma vida futura ou da salvação em segundo plano, priorizando aspectos práticos e cotidianos da sociedade de consumo -por exemplo, o sucesso profissional e financeiro. Algumas dessas igrejas conseguem, em paralelo, reinterpretar valores tradicionais da religiosidade brasileira, aceitando o que havia sido rejeitado pelo protestantismo tradicional.
Resumo O objetivo do presente artigo é refletir sobre o fenômeno do consumismo dos livros de autoajuda, cuja ideologia contribui para a alienação e a coisificação da consciência. As ilusões sobre as possibilidades de enriquecimento a partir da primazia das ideias e não das condições objetivas de existência na sociedade capitalista são problematizadas. O significativo crescimento deste mercado no mundo contemporâneo justifica a importância dessa análise no campo das ciências humanas, o que em nossa compreensão decorre de múltiplos fatores. Destacamos o uso intenso da publicidade que aliada aos recursos financeiros e tecnológicos, organizados pelo capital comunicacional e concentrados nas mãos de pequenos grupos controlam o mercado editorial. Tais grupos não se preocupam com a coerência ou com a qualidade de suas publicações, buscam prioritariamente assegurar altas taxas de lucro e por isso dão preferência a obras literárias que visam à manipulação, no sentido de entorpecer o indivídu...
Protestantismo em Revista, 2014
Este artigo e uma analise sobre o papel contemporâneo do fenomeno religioso visto sob outro enfoque, a saber, a relacao sacralizada entre os objetos e os seres humanos, segundo Theodor Adorno. O ser humano precisa ver-se em algo que o transcenda. No cinema, por exemplo, o personagem que assume o papel de mocinho, que “salva a humanidade” e que assume uma funcao redentora pulula a cabeca de homens e mulheres em nossa contemporaneidade. A adoracao, o seguimento caolho, o fetiche sao os novos sagrados. Sendo assim, nao ha uma diferenca entre os tempos antigos e os modernos no que se refere a vida sagrada ou religiosa, o que ha e a uma nova manifestacao das sacralidades . Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE
PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP
Esse artigo tem como objetivo estabelecer através do método exploratório bibliográfico uma análise dialógica entre identidade, religião e marketing. Diante de um complexo panorama de questionamentos, nossa hipótese consiste na afirmativa de que em um mundo moderno, onde a identidade humana se estabelece de forma fragmentada, fluida e inacabada, a religião tanto para ‘sobreviver’ quanto para continuar sendo sistema gerador de sentido e identidade deve se adaptar as táticas de mercado. Como resultado, a práxis do marketing no campo religioso pode ser observada como um dos elementos estruturantes da identidade religiosa contemporânea. Isso é o que pretendemos articular ao longo dessa introdutória discursão. Palavras-chave: Identidade. Religião. Mercado. Poder. This article aims to establish through the bibliographic exploratory method a dialogical analysis between identity, religion and marketing. Faced with a complex panorama of questions, our hypothesis is that in a modern world, w...
2008
A proposta de utilizacao do marketing na acao evangelizadora da Igreja Catolica provoca debates entre os diversos segmentos da instituicao. Por um lado, setores favoraveis defendem que a utilizacao do marketing religioso e uma alternativa disponivel para Igreja Catolica buscar a eficacia na realizacao de seus objetivos. Por outro lado, setores contrarios ao marketing religioso afirmam que ha incompatibilidade entre a logica do marketing e a logica profetica da tradicao judaico-crista. Estes setores assumem a visao de que a logica do marketing esta articulada a logica da sociedade do consumo, e, portanto, a logica do capitalismo. Como sao criticos ao capitalismo, passam a ser, tambem, contrarios ao uso do marketing na acao eclesial. Diante desta controversia, esta dissertacao tem o objetivo de mostrar que nao ha contradicao na utilizacao de algumas tecnicas de marketing na acao evangelizadora dos setores catolicos comprometidos com a critica profetica a cultura do consumo, a fim de q...
Revista Línguas(agem), 2019
Neste artigo apresentamos uma análise do perfil leitor representado em obras do segmento religioso. Nosso corpus constitui-se de três obras representativas dos segmentos católico, neopentecostal e espírita, e mais vendidas em 2015. Dedicamo-nos especialmente à análise de algumas características da escrita desses textos e seu potencial como indício de representações da leitura e do público leitor a que são destinadas. Para tanto, nos apoiamos em princípios da Análise do discurso e em estudos dedicados a esse segmento editorial. Palavras-chave: Leitura; Representação dos leitores; Livros religiosos. Abstract In this article we present an analysis of the reader profile represented in works of the religious segment. Our corpus consists of three works representative of the Catholic, neo-Pentecostal and Spiritist segments, and best sold in 2015. We are especially dedicated to the analysis of some characteristics of the writing of these texts and their potential as an indication of representations of reading, and the reading audience to which they are destined. To this purpose, we are supported by the principles of Discourse Analysis and in studies dedicated to this editorial segment.
Este artigo proposto na disciplina Teoria da Comunicação se dedica a explanar o mercado musical brasileiro, considerando seu repertório como meio de comunicação que promove integração e desenvolvimento, mas destaca a logomaquia no dualismo gospel/secular que revela as contradições produzidas pela indústria cultural e propõe uma solução na adequação morfológica de gospel para música brasileira de raiz cristã. Para tanto, apresenta breve histórico a respeito da arte e religião, fazendo referência às correntes filosóficas de cada época, expõe a atual situação do mercado musical brasileiro apontando sobre que estruturas e interesses este é condicionado e aponta um pós-movimento-gospel.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.